Tumgik
mundojaneausten · 3 years
Photo
Tumblr media Tumblr media
7K notes · View notes
mundojaneausten · 3 years
Photo
Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media
Persuasion (2007)
1K notes · View notes
mundojaneausten · 3 years
Text
Nova série de As Patricinhas de Beverly Hills cancelada antes de começar
Tumblr media
Você sabia? Uma nova versão de As Patricinhas de Beverly Hills (Clueless) estava sendo planejada, mas foi cancelada antes de virar realidade. A série de TV estava em desenvolvimento pelo Peacock, serviço de streaming da NBCUniversal. Em 2020, o Peacock e os estúdios CBS TV anunciaram a nova série de mistério. Na história, Dionne seria a protagonista e assumiria o posto de mais popular da escola após o sumiço inexplicado de Cher.   A revista The Hollywood Reporter noticiou que o serviço de streaming rejeitou a continuação do projeto, aparentemente após declinar alguns dos roteiros apresentados. O projeto havia sido desenvolvido por Jordan Reddout e Gus Hickey, produtores de Will & Grace. Segundo fontes da revista, a CBS TV tem interesse em desenvolver outra adaptação, sem ter esclarecido se algum elemento da proposta cancelada será reaproveitado. Lembrando que a CBS Studios lançou um sitcom de As Patricinhas de Beverly Hills. A série teve três temporadas entre 1996 e 1999 e contou com parte do elenco do filme — sem Alicia Silverstone nem Paul Rudd. Nunca assisti, então não sei se a série teve algum elemento relacionado ao romance Emma, que serviu de inspiração para o filme de 1995. O fato é que o filme também teve uma adaptação nos palcos recentemente. Em 2018, Clueless, The Musical estreou no circuito Off-Broadway, com Dave Cameron no papel de Cher. Não foi tão bem recebido pela crítica nem durou muito tempo em cartaz, sendo considerada uma versão mediana que pouco inovou em relação ao filme, apostando em ser mais fiel ao original.  
2 notes · View notes
mundojaneausten · 3 years
Text
Dois filmes de Persuasão: enfim lembraram que Jane Austen escreveu essa preciosidade!
Tumblr media
Por Thaís Brito
Até pouco tempo, conversar sobre os filmes baseados no livro Persuasão, de Jane Austen, significava falar das versões lançadas em 1995 e 2007, embora existam algumas outras versões mais antigas. Sobre cada um desses filmes, temos uma diversidade de opiniões.
Alguns gostam mais da primeira versão, com Amanda Root. Outros preferem a segunda, com Sally Hawkins. Há ainda quem espere por um filme ou uma minissérie que possa arrebatar nossos corações com mais força. Estou nesse terceiro time. 
Tumblr media Tumblr media
Falei sobre isso algumas vezes e encontrei quem concordasse comigo nessa reclamação: Persuasão precisava receber mais atenção!
É a minha obra preferida entre todos os romances da autora. Nela, acompanhamos uma heroína mais madura lidando com os fantasmas do passado ao reencontrar o homem que ela amou profundamente há oito anos. É uma jornada de autoconhecimento, como nos outros romances de Austen, com uma intensidade diferente e ainda não captada nas adaptações.
Orgulho e Preconceito, como obra mais popular e mais adaptada de Jane Austen, tem versões para todos os gostos: musicais, peças de teatro, história em quadrinhos, adaptações de época e várias histórias que reinventam a trama em contextos diferentes. E assim, temos resultados bons e ruins saindo o tempo todo.
Indo por essa lógica, teríamos mais chances de ganhar a adaptação dos nossos sonhos se mais cabeças estivessem pensando em como trazer Persuasão para diversas linguagens. Na verdade, eu nunca entendi por que houve pouco interesse em investir nessa história.  
A novela Orgulho e Paixão, da Rede Globo, fez uma mistureba com todos os livros de Austen, colocando até uma personagem que faria referência a Lady Susan, mas deixou Persuasão de fora. Como é que até uma novela brasileira ignora a chance de trazer uma mocinha que reencontra seu grande amor do passado e sofre com essa situação mal resolvida? Na teoria, isso é a cara das nossas novelas, certo?
Não tenho a resposta para nenhuma dessas perguntas. Mas já sou metade esperança com as notícias desse último ano. É que, além daqueles dois filmes de 1995 e 2007, logo teremos mais versões para incluir nas nossas discussões e comparações.
No futuro próximo, teremos dois novos filmes com o título Persuasão em produções maiores e com orçamentos mais generosos. Eis o que sabemos sobre eles até agora.
Filme de época (Searchlight Pictures/Monumental Pictures/BBC Films)
Tumblr media Tumblr media
Essa produção foi anunciada em setembro de 2020, com direção de Mahalia Belo e roteiro de Jessica Swale. Quando soubemos da notícia, já tínhamos a atriz escalada para interpretar Anne Elliot: a australiana Sarah Snook, da série Sucession (HBO).
Em janeiro deste ano, tivemos o anúncio de quem ficará com o papel de Frederick Wentworth: o britânico Joel Fry, de Game of Thrones (HBO). Ainda não foi divulgada uma previsão de estreia ou de quando as filmagens serão iniciadas.
Adaptação moderna (Netflix/MCR Film)
Tumblr media Tumblr media
Em abril, chegaram as notícias do novo filme estrelado por Dakota Johnson, conhecida pela trilogia de 50 Tons de Cinza. O roteiro fica com a dupla Ron Bass e Alice Victoria Winslow, enquanto a direção será de Carrie Cracknell.
Nesta semana, tivemos o anúncio de quem será o Sr. Elliot, primo de Anne: o ator Henry Golding, que foi o protagonista de Podres de Rico (Crazy Rich Asians).
A versão será uma abordagem moderna para Persuasão. Uma sinopse inicial: “Anne é uma mulher inconformada com sensibilidades modernas, vivendo com sua família esnobe que está à beira da falência. Quando Frederick Wentworth — o homem arrojado que ela uma vez mandou embora — volta para a sua vida, Anne precisa escolher entre deixar o passado para trás ou ouvir seu coração quando se trata de segundas chances”.
Também não temos previsões de estreia para esse filme, mas as filmagens devem começar neste mês de maio. Frederick Wentworth ainda não foi escalado. Eu tenho um palpite com pouquíssimas chances de acontecer, mas eu chamaria o Rodrigo Santoro para o papel. Custa nada sonhar. 
E agora?
Tumblr media
Embora eu já tenha visto algumas opiniões de quem se empolgou e de quem já condenou algum dos filmes pelas informações divulgadas, eu prefiro aguardar! Quanto mais produções em andamento, mais chances teremos de boas adaptações. Por enquanto, fico bastante feliz ao ver Persuasão recebendo essa atenção. E com um ótimo detalhe: com mulheres na direção e nos roteiros!
Continuo torcendo para que alguma produção nova consiga transmitir a beleza dessa história, em novas roupagens ou buscando retratar a época da trama original. Vale lembrar que já temos a web série Rational Creatures com uma primeira parte lançada e o filme Modern Persuasion (que virou De Frente com o Meu Ex em português!).
Para todas estas novas versões, eu fico aguardando as soluções encontradas para um momento que não admite erros. Para mim, traduzir bem a cena da carta do Capitão é essencial. Se acertarem nessa parte, já temos muita coisa! Outros elementos secundários estão na minha lista de desejos: precisamos de um Frederick Wentworth arrebatador e de uma boa cena cômica para a queda de Louisa Musgrove. Seguiremos acompanhando as novidades sobre essas produções. Depois de passarmos tanto tempo desejando adaptações para Persuasão, nossa hora de curtir os filmes novos está bem próxima! 
6 notes · View notes
mundojaneausten · 3 years
Photo
Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media
2K notes · View notes
mundojaneausten · 3 years
Photo
Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media
- Johnny Flynn as Mr. Knightley in Emma. 2020
6K notes · View notes
mundojaneausten · 3 years
Text
Filmes inspirados em Jane Austen nos catálogos de streaming – Janeiro 2021
Tumblr media
Quer assistir filmes inspirados na obra de Jane Austen? Veja o que está disponível nos catálogos das plataformas de streaming no Brasil em janeiro de 2021!
Esta lista se baseou em pesquisas realizadas no site JustWatch, com consultas feitas no dia 8 de janeiro de 2021. Portanto, pode ser que algum título tenha saído do catálogo dependendo do dia em que você buscar.
Atenção: não foram incluídos abaixo os filmes que podem ser alugados ou comprados nos serviços de streaming. Os que estão na lista são aqueles que ficam disponíveis para quem assina os serviços, sem custo adicional.  Colocamos as sinopses com informações do AdoroCinema e adicionamos alguns comentários nossos.
Vamos à lista em ordem cronológica das produções!
Tumblr media
Metropolitan (1990)
Título original: Metropolitan
Onde assistir: MUBI
Sinopse: Quase todas as noites, um grupo de esquerdistas da alta classe se reúne para jogar bridge, discutir o socialismo de Charles Fourier e falar da mobilidade social. São eles: o cínico Nick, o filosófico Charlie, a festeira Sally, a metalúrgica Audrey e... Tom. Tom não é tão sofisticado como os outros e critica o modo de vida dos companheiros.
Nosso comentário: A lista já começou meio estranha, né? Pois bem, descobri nas pesquisas que esse filme existe e que ele faz paralelos com a trama de Mansfield Park. Aviso logo que não assisti, mas fiquei curiosa por um detalhe: o roteirista é Whit Stillman, o mesmo que adaptou Lady Susan no filme Amor & Amizade.
Tumblr media
Razão e Sensibilidade (1995)
Título original: Sense and Sensibility
Onde assistir: HBO Go
Sinopse: Em virtude da morte do marido, uma viúva e as três filhas passam a enfrentar dificuldades financeiras, pois praticamente toda a herança foi para um filho do primeiro casamento, que ignora a promessa feita no leito de morte de seu pai que ampararia as meias-irmãs. Neste contexto, enquanto uma irmã prática (Emma Thompson), usando a razão como principal forma de conduzir as situações, a outra (Kate Winslet) se mostra emotiva, sem se reprimir nunca com uma sensibilidade à flor da pele.
Nosso comentário: Só não é a melhor versão porque existe a minissérie que a BBC (sempre ela!) lançou em 2008. Com esse filme, Emma Thompson ganhou o Oscar na categoria de Melhor Roteiro Adaptado. Ela chegou a ser indicada também como Melhor Atriz.  
Tumblr media
As Patricinhas de Beverly Hills (1995)
Título original: Clueless
Onde assistir: Amazon Prime, Globoplay e Telecine Play
Sinopse: Em Beverly Hills, a adolescente Cher (Alicia Silverstone), filha de uma advogado (Dan Hedaya) muito rico, passa seu tempo em conversas fúteis e fazendo compras com amigas totalmente alienadas como ela. Mas a chegada do enteado de seu pai, Josh (Paul Rudd), muda tudo por criticá-la de não tomar conhecimento com o "mundo real".
Nosso comentário: Esse ícone dos anos 1990 prova o quanto o livro Emma tem sorte com boas adaptações. Se você cresceu nessa década, são altas as chances de você ter assistido antes de saber quem era Jane Austen. Grandes chances também de Paul Rudd ter sido seu crush antes de você usar essa palavra!
Tumblr media
O Diário de Bridget Jones (2001)
Título original: Bridget Jones’s Diary
Onde assistir: Netflix
Sinopse: Bridget Jones (Renée Zellweger) é uma mulher de 32 anos que, em pleno Ano Novo, decide que já está mais do que na hora de tomar o controle de sua própria vida e começar a escrever um diário. Com isso, Bridget começa a escrever o mais provocativo, erótico e histérico livro que já esteve na cabeceira de sua cama, onde ela irá colocar também suas opiniões sobre os mais diversos assuntos de sua nova vida.
Nosso comentário: Dificilmente esse filme é novidade para você, foi um hit dos anos 2000! O filme adaptou o livro de Helen Fielding, que utilizou elementos essenciais da trama de Orgulho e Preconceito. Mais uma vez, temos Colin Firth como Mr. Darcy! E a trilha sonora é simplesmente maravilhosa.
Tumblr media
Orgulho e Preconceito (2005)
Título original: Pride and Prejudice
Onde assistir: Netflix
Sinopse: As cinco irmãs Bennet - Elizabeth (Keira Knightley), Jane (Rosamund Pike), Lydia (Jena Malone), Mary (Talulah Riley) e Kitty (Carey Mulligan) - foram criadas por uma mãe (Brenda Blethyn) que tinha fixação em lhes encontrar maridos que garantissem seu futuro. Porém Elizabeth deseja ter uma vida mais ampla do que apenas se dedicar ao marido, sendo apoiada pelo pai (Donald Sutherland). Quando o sr. Bingley (Simon Woods), um solteiro rico, passa a morar em uma mansão vizinha, as irmãs logo ficam agitadas. Jane logo parece que conquistará o coração do novo vizinho, enquanto que Elizabeth conhece o bonito e esnobe sr. Darcy (Matthew Macfadyen). Os encontros entre Elizabeth e Darcy passam a ser cada vez mais constantes, apesar de eles sempre discutirem.
Nosso comentário: Infelizmente, não encontramos a minissérie da BBC em nenhum catálogo brasileiro. Bem que a Netflix poderia disponibilizar, hein? Mas voltando ao filme, é aquela versão pela qual a maioria dos fãs entrou no mundo Austen. Sempre bom revisitar!
Tumblr media
Amor e Inocência (2007)
Título original: Becoming Jane
Onde assistir: Belas Artes à La Carte
Sinopse: Jane Austen (Anne Hathaway) tem 20 anos e começa a se destacar como uma escritora. Enquanto ela está mais interessada em desvendar o mundo, seus pais querem que ela logo se case com um homem rico, que possa assegurar seu status perante a sociedade. O principal candidato é o sr. Wisley (Laurence Fox), neto da aristocrata Lady Gresham (Maggie Smith), mas Jane se interessa é pelo malandro Tom Lefroy (James McAvoy), cuja inteligência e arrogância a provocam.
Nosso comentário: Fala sobre a vida da autora? Fala. Com uma boa dose de exagero e um ângulo duvidoso. Não deixa de ser uma obra legal, mas sabemos que é uma grande fanfic se comparada com as biografias publicadas sobre Jane Austen.
Tumblr media
A Casa do Lago (2007)
Título original: The Lake House
Onde assistir: Globoplay
Sinopse: Kate Forster (Sandra Bullock) é uma médica solitária, que morava em uma casa à beira de um lago. Esta casa é ocupada por Alex Wyler (Keanu Reeves), um arquiteto frustrado. Kate passa a trocar cartas com Alex, com quem mantém um relacionamento à distância por dois anos. É quando, ao se descobrirem apaixonados um pelo outro, eles buscam um meio de se encontrar.
Nosso comentário: Ok, ok, é exagero colocar A Casa do Lago nessa lista, pois não é essencialmente um livro baseado nas obras de Jane Austen. Porém, o romance Persuasão aparece de uma forma especial por ser o livro preferido da personagem. E como meu livro preferido não tem lá muita sorte com adaptações, peço licença de incluir essa referência por aqui.  
Tumblr media
Sem Prada Nem Nada (2011)
Título original: From Prada to Nada
Onde assistir: Netflix, Amazon Prime, Vid Plus e NOW Net Claro
Sinopse: As irmãs Nora (Camila Belle) e Mary Dominguez (Alexa PenaVega) cresceram acostumadas ao conforto e ao luxo, mas após a morte do pai elas veem seu mundo desabar. Elas então, são obrigadas a mudar-se para a casa da tia ao descobrirem que o pai estava falido. A partir daí, Nora e Mary precisarão se adaptar a um novo estilo de vida isento de riqueza e ostentação.
Nosso comentário: Uma versão moderna de Razão e Sensibilidade, bem levinha e divertida. A história é ambientada em Los Angeles e aborda a cultura da comunidade mexicana.
Tumblr media
Marrying Mr. Darcy (2018)
Título original: Marrying Mr. Darcy
Onde assistir: HBO Go
Sinopse: Elizabeth Scott, uma professora prática, está planejando uma pequena cerimônia de outono para seu casamento com Donovan, um empresário reservado. Mas os dois têm personalidades tão diferentes que a tarefa é imprevisível, e a família dela só atrapalha.
Nosso comentário: Este filme é uma sequência do Unleashing Mr. Darcy, baseado no livro escrito por Teri Wilson, que adapta Orgulho e Preconceito para os amantes de cachorrinhos. Não dá para esperar taaanta coisa dos filmes produzidos para o Hallmark Channel, e esse foi mais fraco em comparação com o primeiro.   
Tumblr media
Emma (2020)
Título original: Emma
Onde assistir: Telecine Play e NOW Net Claro
Sinopse: Emma Woodhouse é uma jovem rica e inteligente, que não tem pretensões de se casar tão cedo para ficar sempre perto do pai. Porém, isso não a impede de dar uma de 'casamenteira', tentando juntar casais que considere apropriados entre seus conhecidos, sem perceber os problemas causados com sua imaginação e teimosia.
Nosso comentário: Temos aqui um Mr. Knightley mais vulnerável, uma fotografia incrível e mais uma prova de que Emma é privilegiada até na qualidade das adaptações. Imagina se 2020 tivesse sido normal, poderíamos ter conferido no cinema... 
Tumblr media
Prontos para fazer a pipoca e preparar a sessão Austen? Nos vemos na próxima!
3 notes · View notes
mundojaneausten · 3 years
Photo
Tumblr media Tumblr media Tumblr media
Paintings made for a competition to illustrate “Mansfield Park” by Jane Austen.
1K notes · View notes
mundojaneausten · 3 years
Photo
Tumblr media
Se Marianne Dashwood fez esse plano depois de uma grande decepção, por que não ousar na nossa meta de leitura depois de um 2020 caótico?
Só não dá muito para imitar a quantidade de horas, pois nosso modo de vida atual tem alguns detalhes para preencher os dias, tipo emprego, escola, faculdade... Mas reservar um tempinho do dia para ler já está valendo!
2 notes · View notes
mundojaneausten · 4 years
Photo
Tumblr media
Quer participar conosco em encontro virtual? Então anota o próximo livro e a data: conversaremos sobre "Aprendi com Jane Austen" no dia 13 de dezembro!
2 notes · View notes
mundojaneausten · 4 years
Photo
Crossover - As Patricinhas de Beverly Hills + Julie and the Phantoms 
Tumblr media Tumblr media Tumblr media
LOS ANGELES, 1995. Did Cher or any of her friends get to see Sunset Curve performing live?
125 notes · View notes
mundojaneausten · 4 years
Photo
Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media
Jane Austen adaptations + the heroines playing the piano
Persuasion (2007)
Emma (2009)
Pride and Prejudice (1995)
Sense and Sensibility (1995)
2K notes · View notes
mundojaneausten · 4 years
Photo
Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media
You are extraordinary, Miss Denham. Quite extraordinary.
714 notes · View notes
mundojaneausten · 4 years
Video
youtube
Como atrizes, somos ótimas moderadoras de clube de leitura... Thaís e Érica trazem um diálogo entre Harriet e Emma para lembrar a todos que a discussão online do romance Emma é no próximo mês.
Quer participar conosco? Você pode se inscrever acessando o instagram @clubedeleituradajaneausten.
2 notes · View notes
mundojaneausten · 4 years
Photo
Tumblr media
Resumindo 2020...
15 notes · View notes
mundojaneausten · 4 years
Photo
Tumblr media
Descendente do Collins?
16 notes · View notes
mundojaneausten · 4 years
Photo
Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media
Not all of us can afford to be romantic. I’ve been offered a comfortable home and protection. There’s a lot to be thankful for. […] So don’t judge me, Lizzie. Don’t you dare judge me.
PRIDE & PREJUDICE 2005 | dir. Joe Wright
3K notes · View notes