Tumgik
Text
3 ERROS a Evitar na Relação com o Seu Filho
Muitos pais sentem grandes mudanças na relação com os seus filhos na fase da adolescência.
São muitas as mudanças que ocorrem neste período, onde é previsto que a criança, que se está a transformar num adulto, reclame por mais autonomia, mais independência e que aos poucos se afaste, de forma saudável, dos pais, para procurar novas experiências e novas relações. Assim, é normal e natural que muitos adolescentes comecem a guardar algumas informações só para si, que passem mais tempo de volta dos seus novos interesses, e a investir nas novas amizades que surgem nesta fase.
Tumblr media
Mas isso deixa-o(a) angustiado(a)? Sente-se preocupado(a) com a qualidade destas novas relações que surgem? E o tempo que ele(a) passa sozinho(a) no quarto, põe-lhe os nervos à flor da pele por ele(a) não passar esse tempo em família, verdade?
Muitos pais sentem-se à beira de um ataque de nervos durante a adolescência dos seus filhos, e por vezes, fazem uma má gestão do que sentem em relação ao novo comportamento dos filhos. Muitos pais, quanto mais tentam aproximar-se dos filhos nesta fase, parece que mais distantes ficam! Porquê? 
Porque muitos deles estão a comer 3 erros que prejudicam gravemente a relação pais-adolescente:
1. Falar Mais do que Ouvir o Seu Filho: muitos pais têm tendência em fazer questões em excesso e dão pouco espaço à expressão dos seus filhos. Para alguns pais parece que existe sempre um Porquê?
- Porque é que não sais do teu quarto?
- Porque é que não estás a estudar para o teste de amanhã?
- Porque é que não largas o telemóvel?
Estes e outros “porquês” têm, implicitamente, um dedo acusatório e de culpabilização que atribuído ao adolescente, pois está à partida, a desaprovar as escolhas e o comportamento do seu filho.
Como pode então contornar esta questão? Não invadindo o espaço dele.
Dê-lhe espaço, tempo e sobretudo respeite as suas escolhas.
Em vez de perguntar “porque é que não sais do teu quarto” procure perceber que actividades faz o seu filho durante o tempo em que lá permanece. Explore os seus interesses, que o levam a gastar mais tempo neles do que a estudar, envolva-se genuinamente nos seus passatempos e procure saber mais sobre o seu grupo de amigos. Dê-lhe oportunidade para se expressar, para falar, para partilhar consigo as suas ideias. Durante esse tempo apenas oiça, sem interromper, sem julgar ou criticar.
2. Comparar o Seu Filho com os Outros: é dos erros mais comuns, não há mãe ou pai que não o tenha cometido pelo menos uma vez. Também não há mãe ou pai, que na sua adolescência não tenha passado pelo mesmo processo de comparação. E assim pergunto-lhe, resultou consigo, quando os seus pais o(a) comparavam aos seus amigos? Como é que se sentia?
Este erro é especialmente frequente quando o assunto é ESCOLA… Quando o seu filho trás uma positiva para casa, mas sente que ele poderia ter tirado melhor nota, como reage? Compara-o com os colegas que tiraram melhor nota que ele? Ou compara-o com a expectativa que tem, em relação ao resultado que ele poderia tirar?... Bom, tanto uma como a outra, não contribuem para a motivação do seu filho, nem para a sua auto-estima. Há miúdos que têm de se esforçar imeeensoooo para conseguirem o que conseguem, por isso o mínimo que podemos fazer é elogiar o seu esforço e motivá-lo para que chegue mais longe. 
Assim, qualquer conquista merece ser valorizada e a única comparação que devemos fazer é com ele próprio “vês como conseguiste subir a nota de Inglês? valeu a pena o esforço que fizeste! estou orgulhoso(a) de ti”.
3. Menosprezar a Vida do Seu Filho: este erro terá um impacto grande na construção da identidade do seu filho e na formação da sua autoestima. Um exemplo deste erro é aquele tipo de pensamentos de “é só uma fase, nem vale a pena me chatear”, “quem me dera (pai/mãe) que os meus problemas fossem só esses”, “a única coisa com que tens de te preocupar é com a escola”… e por ai fora…
A adolescência é um turbilhão de mudanças para os seus filhos. A nível hormonal são muitas as alterações, que o fazem sentir uma avalanche de sentimentos e emoções ao longo de um dia, que são difíceis de processar, uma vez que ainda está em fase de maturação e de desenvolvimento cerebral. As exigências escolares também aumentam neste período, novas adaptações, matéria cada vez mais complexa, mudanças de ciclo escolar, etc. As relações transformam-se, há amigos que se afastam, há amigos que se aproximam…
Se para si, que é adulto, é difícil lidar com as mudanças que ocorrem, imagine para o seu filho? Assim, é fundamental ter uma atitude compreensiva e de apoio, evitando menosprezar:
- os estados emocionais do seu filho;
- os seus problemas de vida, que incluem as relações com os amigos, as relações com os membros da família, com os professores, as dificuldades escolares, entre outras;
- os seus interesses e gostos;
- os seus medos, receios e angustias, entre outros…
Reconhece algum destes erros na relação com seu filho?
Mude a sua postura AGORA! Verá que a vossa relação irá melhorar significativamente.
Conte com a minha ajuda ;)
www.psicologicamente.pt
1 note · View note
Text
Como o Desenho contribui para o Desenvolvimento Infantil
Tumblr media
O desenho é a primeira forma de escrita da criança.
A partir dos 2 anos de idade, qualquer criança, perante uma folha e um lápis, terá como acção “rabiscar”, é a chamada Garatuja.
Aos poucos, os riscos dão origem às bolas… são as primeiras representações da figura humana, em parece que somos todos gordos com apenas 3 dedos em cada mão aos olhos da criança. Por volta dos 4 anos, o desenho vai-se aprimorando, a figura humana torna-se mais realista e começam a surgir elementos de natureza, elementos do dia-a-dia: casa, carro e até de representações do quotidiano.
De modo geral, as crianças gostam de desenhar e ao fazê-lo estão a estimular e a consolidar uma série de competências cognitivas, essenciais para o seu desenvolvimento e percurso escolar.
Com uma simples folha branca e alguns lápis coloridos o seu filho está a estimular a criatividade e imaginação, ao mesmo tempo que treina a capacidade de coordenação visuo-motora e de motricidade fina, que serão essenciais no desenvolvimento da escrita e de uma boa caligrafia. O raciocínio lógico e abstrato, fundamental para a matemática, também está em acção, uma vez que a criança terá de planear, organizar o desenho, bem como trabalhar com noções de formas, cores e quantidades. A linguagem e a expressão emocional compõem este “pack de competências”, com a possibilidade de a criança relatar o que desenhou e expressar as suas emoções em papel.
Deixo-lhe 3 dicas para proporcionar momentos divertidos e ricos em desenvolvimento com o seu filho:
- Utilizem materiais variados: canetas, lápis de cor, lápis de cera, tintas e desenhem em vários tipos de superfícies, desde papel normal, cartão, tecido, entre outros;
- Acrescentem elementos: usem papel celofane, serpentinas, colem botões e outros elementos, façam recortes, dêem asas à imaginação;
- O que desenhar?: desenhem sobre o filme que acabaram de assistir, ou sobre o passeio que deram no fim-de-semana... que tal fazerem a representação da família? ou como ele imagina que será o primeiro dia de escola?
Do que esperam? Mãos à obra e assas à criatividade.
0 notes
Photo
Tumblr media
A nossa casa é a nossa primeira escola e é no seio familiar que reside o primeiro ambiente de aprendizagem 🏡👨‍👩‍👧‍👦 . Os pais não são professores, não têm como função ensinar a criança a ler, a escrever ou até mesmo a fazer contas.
A função dos pais é apenas uma, serem o que já são: Pais! E fazerem uso dos recursos que já têm: Afecto e Sensibilidade! ❤️ . É em casa, no ambiente familiar, que os pais garantem à criança as bases para o percurso escolar, ajudando-as a desenvolverem-se do ponto de vista cognitivo, emocional e social.
Deixo-lhe 3 dicas para ajudar o seu filho a crescer, sem @ sobrecarregar com mais tarefas e sem atrapalhar o dia-a-dia da família. Vamos a isso? . 👦 Converse com o seu filho sobre os interesses e o dia-a-dia dele (estará a apoiar não só a autoestima como a estimular a linguagem, uma importante base para a leitura e escrita); . 👧 Envolva-o em tarefas do quotidiano (irá fortalecer a autonomia da criança e a sua autoconfiança); . 🧒 Brinquem juntos por uns minutos (a brincadeira estimula a imaginação e a capacidade de abstração, essencial na matemática). . E aí por casa, que tarefas é que o seu filho mais gosta de fazer consigo? Escreva nos comentários 👇🏻 🤗
0 notes
Photo
Tumblr media
E agora, o que vamos fazer? O confinamento pôs-nos numa situação complicada. Fomos testados, as nossas emoções foram postas à prova, as relações transformaram-se. Quase todos experienciamos alguma forma de ansiedade, insegurança e a incerteza tirou-nos o sono. Mas e agora? Vamos retomar o dia-a-dia como se nada tivesse acontecido? Como se estes sentimentos pudessem ser guardados numa caixinha fechada a 7 chaves e escondidos para sempre? Ou Vamos aproveitar a oportunidade para crescer? Para explorar o que foi esta experiência, estas emoções e pensamentos e encontrar uma forma de os dominar? As situações de crise são excelentes impulsionadores de mudança, e o seu crescimento pessoal só depende de si e da sua vontade… Agarre a oportunidade 😉 Dra. Ana Filipa Jerónimo Psicóloga Clínica Consultas Online ou Presenciais em: Póvoa de Santa Iria: OmniaClinic Forte da Casa: FortClinic Lisboa: AMSmiling #psicologicamente #psicologiaclinica #psicologia #psicoterapia #medo #insegurança #ansiedade #mudança #covid19 #lisboa #povoadesantairia #fortedacasa #vialonga #omniaclinic #amsmiling #fortclinic https://www.instagram.com/p/B_z0Rhigb9n/?igshid=16clwgj69nl5x
1 note · View note
Text
Tumblr media
Vamos dar a Volta ao Mundo? Sim, eu sei, estamos todos em confinamento social... Mas, e se vos disser que não precisam sair de casa e que nesta viagem vamos ganhar imunidade à Covid-19?
Agora sim, parecem interessados! 😃
Então vamos a isso, a minha proposta é que viagem através do jogo A Volta ao Mundo da Imunidade, um jogo desenvolvido para toda a família onde exploram os vossos conhecimentos sobre o tema da Covid-19 e aprendem a manter o equilíbrio emocional durante esta fase de isolamento.
Parece-vos interessante?
O jogo é totalmente GRATUITO e pode ser descarregado aqui 👇🏻
🌍🌎🌏
Este jogo foi pensado e criado por mim, Ana Filipa Jerónimo enquanto Psicóloga Clínica do Psicologicamente, em conjunto com a Sara Santana, também ela Psicóloga Clínica a desempenhar funções de psicóloga júnior numa Comissão de Protecção de Crianças e Jovens, com a colaboração da Raquel de Sousa Mendes da Onnnline Agency.
Espero que se divirtam com este material feito com o ❤️
0 notes
Text
Como Terminar com Sucesso um Ano Lectivo que se Tornou Atípico?
Ajustar rotinas, encontrar e gerir recursos, organizar o tempo de forma eficiente. Conheça as sugestões e dicas para um 3º Período Online de Sucesso.
s: www.psicologicamente.pt
i: instagram.com/psi.anafilipajeronimo
p: pinterest.com/psianafilipajeronimo
Tumblr media
0 notes
Photo
Tumblr media
Há dias que o cansaço se apodera de nós. Só queremos parar para respirar. Dar uma caminhada e relaxar. Precisamos entender que não existem super heróis ou heroínas. Desempenhamos os mais vários papéis. Corremos desalmadamente. Somos os actores e atrizes principais da nossa vida. Precisamos sonhar. Precisamos viver. Precisamos parar. É preciso ouvir o nosso coração. Parar, escutar e olhar. É urgente pedir ajuda. www.psicologicamente.pt A vida passa rápido. O tempo não pára. Vamos ajudar. #psicologia #psicologiaclinica #cansaco #luto #doenca #depressao https://www.instagram.com/p/Bt6pUFlgieR/?utm_source=ig_tumblr_share&igshid=13xsoryo6gp1j
0 notes
Photo
Tumblr media
São 3H00 da manhã e o sono fugiu, novamente?
Responsabilidades, tarefas diárias, presenças obrigatórias, dar atenção a tudo e a todos, em cenários diários, capazes de “tirar o fôlego”?
Sabe o que lhe está a fazer mal? Maus ambiente profissional? Cansaço extremo? Stress? Exigências atrás de exigências?
Pessoas tóxicas intoxicam os outros. Cegam as vítimas com o seu negativismo e pessimismo. Manipulam, assustam e acomodam-se.
Não permita que lhe roubem o sono, a alegria ou a vontade de viver!
Se não pode fugir, não pode desaparecer e ainda não ganhou o Euromilhões. Não pode deixar de trabalhar! E não dá para acabar essa relação. Está na altura de mudar. Está na altura de tomar decisões.
Aprenda a gerir as suas emoções. Aprenda a identificar tóxicos e a repeli-los para bem longe. Rir é obrigatório, dormir é essencial. Viver é mandatório.
Estratégia. Prática. Ação. Fale connosco: s: www.psicologicamente.pt e: [email protected] t: 911 072 503
#psicologicamente #psicologia #psicologiaclinica #psicoterapia #apoiopsicologico #mauambiente #insónia #stress #desespero #psicologiapovoadesantairia #psicologiafortedacasa #psicologiavialonga
0 notes
Link
Manual de etiqueta para lidar com um doente oncológico, elaborado por quem já enfrentou o cancro.
No Dia Mundial da Luta Contra o Cancro, a autora do projeto “Cancro com Humor” explica o que dizer e não dizer a quem tem a doença.
0 notes
Photo
Tumblr media
Qual o preso das palavras e pensamentos negativos na sua vida?
Não pode controlar o que os outros pensam ou falam de si. Mas será que consegue controlar o que fala e pensa de si?
Estima-se que a população global chegou a 7,6 bilhões, em outubro de 2017 e a cada segundo que passa somos mais.
A vida, por si só é uma correria e o tempo não pára por ninguém.
Mas afinal o que desencadeia esse mau estar, essa depressão ou ansiedade?
Os eventos marcantes da vida marcam e existem "n" situações que levam a um desgaste profundo. Uma doença, um mau ambiente ou má convivência, as discussões frequentes e acaloradas.
A impossibilidade de trabalhar. A chantagem emocional, as alterações hormonais. O choro constante. O cansaço excessivo. O pessimismo diário. A irritação e a falta de esperança no futuro consomem, entre tantas variáveis.
No entanto, o presente é um presente.
Pense ativo, pense positivo. s: www.psicologicamente.pt e: [email protected] t: 911 072 503
0 notes
Photo
Tumblr media
Ainda se lembra como tudo começou? O dia 14 de fevereiro traz essa memória!
Se para uns, um simples beijinho e amo-te muito chegam. Para outros, o material simboliza um: ainda voltava a pedir-te em namoro ou és muito importante para mim.
Mas, a realidade é que nem todos os relacionamentos estão em modo "love is in the air"!
Com o tempo, a relação esfria. As pessoas cansam-se e esquecem a palavra reiventar. As discussões ascendem e o "stress" diário corrói.
A verdade é que as pessoas mudam. Os gostos mudam. Os sonhos alteram, etc.
O azedume, a falta de paciência e completa displicência não ajudam.
Neste dia 14, o melhor presente poderá ser uma ajuda especializada.
Ficar, juntos, pode significar um acto heróico de sobrevivência. Mas, o melhor presente é viver, não sobreviver.
Vamos agir, s: www.psicologicamente.pt e: [email protected] t: 911 072 503
0 notes
Photo
Tumblr media
Como se sentirá cada vez que lhe disserem que não querem brincar com ela? Que já não são mais suas amigas? Sentirá tristeza, medo, cada vez que lhe disserem que não gostam dela? A infância é a idade da inocência e ao mesmo tempo da descoberta do Mundo, ainda que num contexto de grande protecção, mas e se neste processo de descoberta a criança se depara com medos, obstáculos, verdadeiros papões que não consegue enfrentar sozinha por ainda ser muito nova para entender com o que está a lidar? Nem sempre poderá ajudá-la neste caminho… Mas a psicologia sim! A psicologia ajuda a criança a dar cor aos seus sentimentos e emoções, a escrever as páginas do seu desenvolvimento, arrumando os papões no sítio certo e a enfrentá-los de sorriso no rosto! Do que espera para falar connosco? www.psicologicamente.pt www.instagram.com/psicologicamente.psi www.facebook.com/psicologicamente.spf e:[email protected] t: 911 072 503
0 notes
Photo
Tumblr media
Cansaço frequente, irritabilidade, ansiedade?
O ambiente que vive hoje é mesmo de sua vontade?
Apetece-lhe fugir ou desaparecer?
Está constantemente a pedir desculpa por tudo?
Tem que ter muito cuidado com o que diz, pois é mal interpretado(a), na maioria das vezes?
Sente que vive só para os outros, anulando-se?
Olha-se no espelho, mas já nem sabe quem é?
Existem pessoas altamente tóxicas em sua vida! Sabe quem são?
Trabalhar com estas pessoas pode ser alucinante. Viver com elas é um martírio. E para falsos amigos(as) mais vale estar sozinho(a).
Vive numa prisão, invisível, mas real. Não propositadamente, apenas confiou demais, cedeu demais, tudo demais e agora é demais.
Psicologia não é só escutar ou falar. Verdadeira Psicologia é ação! Vamos agir? Fale connosco, porque podemos mesmo o(a) ajudar.
s: www.psicologicamente.pt e: [email protected] t: 911 072 503
0 notes
Video
youtube
O que é a inteligência emocional? Como desenvolver esta inteligência?
A inteligência emocional faz a diferença, na sua vida, nos seus relacionamentos, no seu trabalho ou na procura de um novo emprego.
s: www.psicologicamente.pt t: 911 072 503 e: [email protected]
0 notes
Link
"Há jovens que se queixam de depressão, aqueles a quem as preocupações surgem várias vezes ao dia (14,2%) e 16,2% disseram mesmo que quase nunca são capazes de controlar situações importantes da vida. E se há 10,4% que dizem que não se preocupam com nada, há 21,8% que têm uma preocupação intensa que não os larga."
É imperativo cuidar dos adultos de amanhã!
0 notes
Photo
Tumblr media
Sabe o que são neurotransmissores? Conhece o papel que desempenham no seu cérebro? Gostaria de saber como potenciar a acção destes no seu dia-a-dia? Responderemos a tudo ao longo desta semana! Esteja atento ;)
0 notes
Link
Perturbação de Stress Pós-Traumático dificulta o relacionamento interpessoal.
Dra. Sandra Neves, Psiquiatra 
0 notes