Tumgik
liftuphc · 7 months
Text
O Hospital PUC-Campinas está buscando voluntários para participar de um estudo clínico envolvendo um medicamento experimental para o tratamento da Covid-19. Os requisitos incluem ter 18 anos ou mais, doenças crônicas como diabetes, obesidade, hipertensão ou doenças cardiovasculares, e ter testado positivo para Covid-19 com sintomas nos últimos três dias. Pessoas acima de 65 anos ou em tratamentos imunossupressores também são elegíveis. Os voluntários serão divididos em dois grupos, um que receberá o medicamento e outro um placebo, com duração de 24 semanas e monitoramento rigoroso.
Para participar, os interessados podem contatar o hospital pelo telefone (19) 3343-8450 ou visitar o local pessoalmente de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, na Avenida John Boyd Dunlop, s/n, Jardim Ipaussurama. Vale ressaltar que as despesas relacionadas às consultas serão reembolsadas. No entanto, pacientes já hospitalizados para tratamento de Covid-19, em tratamento médico de emergência, ou com histórico de cirrose, problemas no fígado ou uso prévio de outros medicamentos para Covid-19 não são elegíveis para participar.
Este estudo clínico internacional visa avaliar a eficácia do medicamento experimental tanto no tratamento da Covid-19 como na prevenção da chamada "Covid longa", com acompanhamento rigoroso dos participantes ao longo das 24 semanas.
Fonte: https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2023/10/02/hospital-de-campinas-busca-voluntarios-para-teste-de-medicamento-contra-covid-19-saiba-como-participar.ghtml
0 notes
liftuphc · 2 years
Text
WasiVerde App
Tumblr media
Coming soon. Solutions to help maintain ecosystems health.
1 note · View note
liftuphc · 2 years
Text
LiftApp
Tumblr media
Coming soon. Affordable and acessible Health solutions via mobile digital application.
0 notes
liftuphc · 2 years
Text
#BoletimLIFTuPAntiCovid19 #12
Ainda mais sobre saúde.
"De uma e outra margem do rio estava a árvore da vida, que produz doze frutos, de mês em mês; e as folhas da árvore servem para a cura das nações." Apocalipse 22:2
0 notes
liftuphc · 3 years
Text
#BoletimLIFTuPAntiCovid19 #11
Tumblr media
A história do mRNA: como uma ideia antes rejeitada se transformou em uma tecnologia primordial no desenvolvimento da vacina contra o coronavírus
Tumblr media
Os cientistas agora podem criar um material genético chamado mRNA para nos auxiliar a desenvolver imunidade a certos vírus, incluindo o SARS-CoV-2, o Covid-19.
Os pesquisadores entenderam seu papel como um ‘livro de receitas’ para os trilhões de células do corpo, mas seus esforços para expandir o cardápio surgiram aos poucos. O conceito: fazendo ajustes precisos no mRNA sintético e injetando nas pessoas com ele, qualquer célula do corpo poderia ser transformada em uma ‘fábrica de medicamentos’ sob demanda.
+
Dados de pesquisa mostram que imunidade ao covid-19 pode durar anos
Um novo estudo conduzido recentemente mostra que a imunidade ao coronavírus é duradoura entre os pacientes que já contraíram a doença. Segundo os pesquisadores, a lenta perda de imunidade pode sugerir que as defesas no organismo podem durar anos ou até mesmo décadas.
Especialistas re-informaçam que teste em massa monitorado é um dos melhores meios para conter a contaminação pelo vírus
O teste rápido e frequente de antígenos (exames de saúde pública para suprimir surtos) é a melhor ferramenta possível que temos à nossa disposição hoje - e não a estamos usando. Isso reduziria significativamente a propagação do vírus sem ter que realizar ‘lockdowns’ no país novamente.
Estratégia que o Brasil tem falhado em implantar sobretudo pela incompetência do governo de Bolsonaro. 
Mesmo sendo o vice-campeão em casos de Covid-19, o Brasil ainda pena para testar as pessoas.
Testes rápidos, mais acessíveis e mais eficientes para detectar o vírus podem ser um vetor crucial para reduzir significamente o impacto da crise
Testes baratos de coronavírus para que os cidadãos comuns possam administrar em casa, sem receita ou experiência médica, podem reduzir decisivamente as taxas de infecção, segundo pesquisadores da Universidade do Colorado e de Harvard. Suas descobertas contrariam as preocupações antigas de que os testes rápidos são menos precisos do que aqueles que são enviados para laboratórios.
A necessidade de combater a “fadiga da quarentena” (o relaxamento dos cuidados diante das notícias sobre vacinas): os próximos meses podem ser tão problemáticos em termos de pandemia quantos os meses de pico
“A realidade é que dezembro e janeiro e fevereiro serão tempos difíceis. Na verdade, acredito que eles serão os mais difíceis na história da saúde pública desta nação, em grande parte por causa do estresse que será colocado em nosso sistema de saúde. ” (...) Um fator que torna este vírus tão perigoso, disse Redfield, é que ele se espalha amplamente através de pessoas que não apresentam sintomas, ou se espalha antes que os pacientes desenvolvam os sintomas. Isso torna difícil controlar o que ele chamou de “epidemia silenciosa” sem fazer testes amplamente para toda a população, incluindo pessoas sem sintomas, mas que podem ter sido expostas ao vírus.
0 notes
liftuphc · 3 years
Text
LiftApp (preview)
https://liftuphc.tumblr.com Anti-coronavirus information and tools RSS Reader + (to be updated)
Tumblr media
0 notes
liftuphc · 4 years
Text
#BoletimLIFTuPAntiCovid19 #10
Tumblr media
Rússia acaba de anunciar uma solução em termos de vacina contra o coronavírus
A corrida pelo espaço do desenvolvimento e distribuição da vacina fica cada dia mais acirrada, trazendo consigo bons ânimos, a promessa é de que “a 2ª fase tem previsão para fim de julho, e a 3ª, até o meio de agosto. Se resultados continuarem satisfatórios, produção pode começar em setembro”.
A expectativa sobre vacinas contra o covid-19 vai crescendo exponencialmente pois a demanda é absurda, o que levanta discussões sobre prioridades e interesses financeiros-comerciais, acadêmicos e políticos-estatais das empresas fabricantes, pesquisadores e governos. Na balança a pressa e urgência para resolver essas crises sanitárias e econômicas que andam juntas na pandemia.
O The New York Times, e o The Guardian criaram rastreadores de vacinas para acompanhar novidades, sempre checando os fatos claro.
Segundo o The Guardian no momento há 3 vacinas em na fase 3 do estágio experimental, ou seja, mais próximas de serem aprovadas
A fase 3 é onde “a vacina é dada a milhares de pessoas para confirmar sua segurança - incluindo efeitos colaterais raros - e eficácia. Estes ensaios envolvem um grupo de controle que recebe um placebo.”
Fabricante de medicamentos promete ‘milhões de doses’ de vacina anti-covid19 experimental na Australia
Governo do Japão já configurou o seu processo de distribuição da futura vacina para priorizar primeiro os mais velhos e os trabalhadores da área de saúde
Há um esforço global para tornar recipientes de vacinas mais pequenos para viabilizar uma distribuição mais igualitária no mundo
Uma vacina que utiliza um método em mRNA promete ‘esquentar’ o mercado através de autorizações emergenciais para o uso em tempo recorde de soluções anti-coronavírus
A OMS diz que embora algumas das vacinas apareçam antes do fim do ano, elas não serão perfeitas, havendo assim a necessidade de continuar pesquisas e os cuidados etc.
Instituto Butantan dar início ao processo de testagem da fase 3 de vacina chinesa em pessoas recrutadas
Testes de uma ‘vacina de Oxford’ estão também sendo feitos no Brasil
1 note · View note
liftuphc · 4 years
Text
#BoletimLIFTuPAntiCovid19 #9
Tumblr media
Circula a notícia errônea de uma solução milagrosa e bala de prata contra o coronavírus, mais um caso parecido com a cloroquina, a Ivermectina - vermífugo anti-piolhos, não há base científica sólida  para afirmar que a Ivermectina é eficiente:
De acordo com o Boatos.org, é falsa a informação que diz que cientistas australianos teriam descoberto um remédio que trata o novo coronavírus. De acordo com a corrente que vem sendo compartilhada nas redes sociais, o medicamento que é utilizado no tratamento de piolhos e sarna, impediria a ação do crescimento do SARS-Cov-2 em células in vitro.
Assim como outras substâncias, a ivermectina também foi estudada no intuito de descobrir um tratamento eficaz contra a covid-19. Entretanto, novamente, uma pesquisa foi divulgada de forma bastante alarmista, o que acendeu as esperanças de muita gente. O estudo conduzido por pesquisadores da Universidade Monash e do Instituto Peter Doherty de Infecção e Imunidade, na Austrália, mostrou uma ação anti-viral da substância ivermectina sobre o SARS-CoV-2 em células in vitro. O fármaco foi capaz de inibir a replicação do RNA do vírus, isto é, conter a reprodução do vírus dentro da célula.
Apesar do resultado positivo, os próprios cientistas envolvidos na pesquisa afirmaram que o estudo foi realizado apenas em células in vitro (uma das etapas mais básicas de uma pesquisa na área da saúde). Eles destacaram que mais testes, como o pré-clínico e o clínico em humanos, são necessários para comprovar a eficácia do medicamento no combate à doença.
Ainda nesse tópico acima: Sociedade de intensivistas é contra o uso de ivermectina e cloroquina:
“Não existe recomendção de nenhuma das sociedades que representam especialistas.”
Mais: Post distorce informações sobre eficácia da ivermectina
A primeira publicação sobre o uso da droga no tratamento de pacientes com covid-19 ocorreu na Austrália. A Universidade de Monash publicou um artigo no dia 3 de abril mostrando que a droga poderia eliminar o Sars-CoV-2, em uma cultura de células in vitro, dentro de 48 horas. O próprio estudo já ressalva, porém, que esse resultado não prova a eficácia da medicação contra a infecção em humanos pelo novo coronavírus e que era preciso aguardar novos testes. Em e-mail enviado ao Comprova no dia 4 de junho, o Departamento de Medicina, Enfermagem e Ciências da Saúde da instituição explicou que o estudo apenas mostrou que a ivermectina tem efeito em eliminar o vírus em laboratório. E foi taxativo: “a ivermectina não pode ser usada em pacientes com covid-19 até que outros testes tenham sido conclusivos em estabelecer a eficácia do medicamento em níveis seguros para dosagem em humanos”.
O FDA (Food and Drug Administration) agência reguladora dos EUA se posiciona contra o uso de cloroquina contra o covid-19: 
Revogou a autorização emergencial para o uso das drogas cloroquina e hidroxicloroquina para o tratamento de casos severos da Covid-19 . Os medicamentos são utilizados no tratamento de malária, lúpus e artrite, porém, não há evidência científica de que tenha efeitos contra o novo coronavírus (Sars-CoV-2).
Segundo a nota do FDA, os benefícios do uso de cloroquina e hidroxicloroquina não superam os riscos do medicamento, que pode causar adversidades cardíacas e outros efeitos colaterais graves.
Dexamethasone se mostra como um medicamento mais cientificamente eficiente para salvar vidas de pacientes mais graves da pandemia
Estudo inédito trouxe dados animadores sobre um caminho mais confiável com respeito ao tratamento de pacientes mais graves acometidos pelo covid-19:
A droga faz parte do maior teste do mundo,testando os tratamentos existentes para verificar se eles também funcionam para o coronavírus. Reduziu o risco de morte em um terço para pacientes em ventiladores. Para quem usa oxigênio, reduziu as mortes em um quinto. Se o medicamento tivesse sido usado para tratar pacientes no Reino Unido desde o início da pandemia, até 5.000 vidas poderiam ter sido salvas, dizem os pesquisadores.
O efeito da dexametasona foi mais marcante entre os pacientes gravemente enfermos nos respiradores. Aqueles que estavam em oxigenoterapia, mas não usavam respiradores, também tiveram melhora: o risco de morrer foi reduzido em 20%. O esteróide não teve efeito em pessoas com casos leves de COVID-19 - aqueles que não receberam oxigênio ou ventilação.
Logo após a divulgação dos resultados, o governo do Reino Unido anunciou que havia autorizado imediatamente o uso de dexametasona em pacientes hospitalizados com COVID-19 que necessitavam de oxigênio, incluindo aqueles em respiradores.
A  Sociedade Brasileira de Infectologia já se pronunciou positivamente sobre o uso da dexametasona no Brasil:
Em informe publicado ainda nesta terça, a associação demonstrou otimismo com o anúncio, classificando-o como uma “boa nova”. Isso porque a dexametasona é o único tratamento farmacológico a demonstrar resultados práticos em relação à mortalidade em um experimento clínico com metodologia rígida, ainda que os dados ainda não tenham sido publicados em uma revista científica até o momento.
Vale notar também que a dexametasona não é um antiviral e não age na prevenção contra o coronavírus. Ela age na resposta imunológica do corpo ao vírus, que pode causar inflamação e complicações em pacientes que já apresentam quadros mais graves da doença. Portanto, ele só deve ser usado em situação de internação.
1 note · View note
liftuphc · 4 years
Text
#BoletimLIFTuPAntiCovid19 #8
Tumblr media
Atualizações sobre vacinas, medicamentos e estratégias preventivas:
Ferramenta wearable desenvolvida em universidade dos EUA promete facilitar a vida dos sistemas de saúde no combate ao covid-19 através da ação de sensores via algoritmos que monitoram a saúde de profissionais  da linha de frente e pessoas do grupo de risco:
"Ao monitorar continuamente indivíduos de alto risco, como profissionais de saúde e idosos, podemos minimizar o número de visitas hospitalares desnecessárias e fornecer um alerta precoce para permitir medidas preventivas”
Medicamento antiviral com histórico de sucesso no combate ao covid-19 no Japão, Faviporavir, já está sendo considerado para uso no Kuwait
Os esforços internacionais em prol do desenvolvimento da vacina anti-coronavírus estão trazendo resultados positivos cada vez mais eficientes e mais rápidos:
Grupo farmacêutico AstraZeneca prevê a divulgação da eficácia da vacina, desenvolvida em conjunto com a Universidade de Oxford, já em Setembro
Há verdadeiramente indícios que a vacina contra o coronavírus será a mais rapidamente desenvolvida na história
Pensando já no pós-crise pandêmica:
O impacto da pandemia tende a gerar um avanço expressivo nos sistemas de energia:
Os sistemas de energia distribuídos geram e armazenam energia no local ou perto de onde serão usados. Eles são flexíveis e escaláveis, tornando o sistema de energia mais resiliente diante da crise. 
A digitalização é vital para a descentralização do sistema energético. 
Os sistemas de energia distribuída podem despertar novas idéias sobre colaboração. [o que ajudaria a combater com maior êxito problemas sanitários de grande escala]
1 note · View note
liftuphc · 4 years
Text
#BoletimLIFTuPAntiCovid19 #7
Tumblr media
Autocuidados (Recomendações básicas da Organização Mundial de Saúde para as pessoas nesta quarentena)
Se você se sentir doente, deve descansar, beber bastante líquido, como água, e comer alimentos nutritivos.
Fique em uma sala separada dos outros membros da família e use um banheiro reservado, se possível.
Limpe e desinfete as superfícies freqüentemente tocadas.
Todos devem manter um estilo de vida saudável em casa. Mantenha uma dieta saudável, durma, mantenha-se ativo e faça contato social com os entes queridos por telefone ou internet. As crianças precisam de mais amor e atenção dos adultos em tempos difíceis.
Mantenha rotinas e horários regulares o máximo possível. É normal sentir-se triste, estressado ou confuso durante uma crise.
Conversar com pessoas em quem você confia, como amigos e familiares, pode ajudar.
Se você se sentir sobrecarregado, converse com um profissional de saúde ou conselheiro.
A combinação de medicamentos que pode nos ajudar a vencer o Covid-19
Num esforço global com grande parte das forças científicas, através de pesquisas e metodologias de tentativa-e-erro, se têm chegado à possíveis soluções em termos de “covid19 drugs” ou medicamentos que sejam mais eficientes enquanto não temos a vacina ou as vacinas propriamente ditas. 
Esperamos um tempo - não muito distante, esperamos - em que que alguém com sintomas precoces poderá dirigir-se a um centro de testes, fazer um exame de cotonete, obter um resultado rápido e uma receita para uma combinação de medicamentos eficazes, antes que os piores sintomas apareçam.
Essa combinação pode incluir uma droga antiviral, uma droga imunossupressora e uma droga anti-inflamatória.
Essa medida está sendo no Reino Unido, sob acompanhamento médico-científico e como todas as soluções deve ser tratada com cautela.
2 notes · View notes
liftuphc · 4 years
Text
#BoletimLIFTuPAntiCovid19 #6
Tumblr media
Pesquisa realizada pela Coalizão Covid-19 Brasil recruta pacientes para testar um novo medicamento, o tocilizumabe, para tratar quem está doente em casos do coronavírus
É preciso ter cautela ainda:
“Questionada sobre as diferenças entre a hidroxicloroquina e a tocilizumabe, a médica alertou que nenhum medicamento ainda tem eficácia comprovada contra o coronavírus. "São situações extremamente diferentes, são mecanismos de ações diferentes, hoje não temos nenhuma droga que tenha sua eficácia comprovada com segurança para infecções por coronavírus. Além da hidroxicloroquina, outras drogas têm sido estudadas e a tocilizumabe é uma das drogas que vamos investigar para esse grupo de pacientes", finalizou.”
“...o tocilizumabe, demonstrou reduzir rapidamente a febre e melhorar a função respiratória dos acometidos pela doença.”
0 notes
liftuphc · 4 years
Text
#BoletimLIFTuPAntiCovid19 #5
Tumblr media
var divElement = document.getElementById('viz1586263510113'); var vizElement = divElement.getElementsByTagName('object')[0]; if (divElement.offsetWidth > 800) { vizElement.style.width = '1100px'; vizElement.style.height = '850px'; } else if (divElement.offsetWidth > 500) { vizElement.style.width = '1100px'; vizElement.style.height = '850px'; } else { vizElement.style.width = '100%'; vizElement.style.height = '950px'; } var scriptElement = document.createElement('script'); scriptElement.src = 'https://public.tableau.com/javascripts/api/viz_v1.js'; vizElement.parentNode.insertBefore(scriptElement, vizElement);
Tumblr media
Acompanhamento do distanciamento social durante a pandemia da covid19 no Brasil: CLIQUE AQUI para acompanhar.
1 note · View note
liftuphc · 4 years
Text
#BoletimLIFTuPAntiCovid19 #4
Tumblr media
A partir do momento em que a população já desenvolveu uma consciência profiláxica com os cuidados preventivos de lavar as mãos, manter distanciamento e finalmente adotar o uso de máscaras, que alias está sendo incentivado em campanhas e decretado por governantes:
youtube
Acesse Todos Pela Saúde: “ Os vídeos de Drauzio Varella fazem parte da iniciativa “Todos Pela Saúde”, criada com o objetivo de combater o novo coronavírus e seus efeitos sobre a sociedade brasileira. Composta por quatro eixos – informar, proteger, cuidar e retomar – a iniciativa abrange desde orientação e valorização de iniciativas já existentes até a compra de equipamentos de saúde, capacitação de profissionais e compra e distribuição de insumos.”
Uso obrigatório de máscaras no RS, em SP e também no RN
É necessário portanto manter a vigilância de olho em estimativas como essa que preveem uma baixa significativa na curva da covid-19 em Agosto:
Estudo prevê que pandemia no Brasil chegue ao fim em agosto: “O infectologista Carlos Fortaleza, membro da Sociedade Paulista de Infectologia e professor da Faculdade de Medicina da Unesp, afirma que esse tipo de estudo é interessante, porém, traz dados imprecisos que não podem ser encarados como a "palavra final""A situação é absolutamente imprevisível quando você tem um número de variavéis tão grande", destaca o professor. "O grande problema de modelos matemáticos e simulações é acertar os parâmetros que influenciam na transmissão do vírus. Essas novidades fazem com que as coisas mudem. É muito difícil conseguir uniformizar [as previsões]", pondera o especialista.A transmissibilidade do vírus, a densidade demográfica de cada país e as medidas colocadas em prática com o objetivo de frear a covid-19 são exemplos de aspectos relevantes que ficam de fora desse tipo de projeção, segundo o professor.”
A adesão ou não da população às medidas de isolamento é um fator determinante no risco de ‘novas ondas’ de contaminação. 
“Com a previsão de que o Brasil está mais próximo de atingir o pico da pandemia de covid-19, ainda não é hora de aliviar o isolamento social da população. Qualquer medida nesse sentido pode pressionar ainda mais o sistema de saúde, já perto do limite em diversas regiões do país.”
Sabemos que os problemas da crise econômica é uma realidade inescapável intra e pós-pandemia, ainda mais quando governos desastrados e inertes como o do criminoso Jair Bolsonaro abandona os cidadãos mais pobres; resta-nos proteger-nos e proteger os que estão ao nosso redor até que se chegue a vacina prevista em alguns dos casos para o fim do ano, porém com ressalvas:
Otimismo em Oxford: “Tradicionalmente, vacinas levam em média dez anos para serem produzidas - a mais rápida foi a da caxumba, que demandou quatro anos (e isso foi nos anos 1960). Mas o desenvolvimento de novas tecnologias acelerou o processo, e a expectativa atual é que se tenha um produto no ano que vem. Na semana passada, o otimismo cresceu com o anúncio de resultados de uma vacina em desenvolvimento na Universidade de Oxford. Ela é uma das que está em teste clínico e se estimou que pode estar pronta até o fim deste ano.”
“Recuo” nos EUA:  O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou atrás na alegação de que seu país entregaria uma vacina eficaz contra o coronavírus até o final deste ano. Durante coletiva de imprensa na tarde de hoje, ele foi questionado por um jornalista sobre a promessa e respondeu: "Não posso prometer nada, mas acho que temos uma boa chance de ter algo substancial".
1 note · View note
liftuphc · 4 years
Text
#BoletimLIFTuPAntiCovid19 #3
Tumblr media
Com o status da pandemia ficando cada vez mais crítico no Brasil e a  insciência do governo federal não sabendo lidar com a situação precisamos ficar mais atentos, filtrando as informações, ignorando as fake news e seguindo as medidas profiláticas, sobretudo o distanciamento social, lavar as mãos e usar máscaras.
Confira as últimas:
Contribua, doe e colabore com iniciativas que prestam variadas assistências sociais nesse momento, acesse ParaQuemDoar.com.br 
0 notes
liftuphc · 4 years
Text
#BoletimLIFTuPAntiCovid19 #2
Tumblr media
Continuando nossa blitz em busca de soluções contra o coronavírus chegamos num período de agregamento de esforços interessante:
Em busca de evitar um colapso no sistema de saúde pública,o governo britânico tem urgido a população para adotarem as medidas preventivas contra o coronavírus sobretudo o #StayAtHome (Fique Em Casa), aqui essa semelhante ação evitará um aperto no SUS, que apesar de já enfrentar problemas, mortes causadas pela sobrecarga poderão ser evitadas
A desinfecção de superfícies também é importante para prevenir:
youtube
uma importante medida de prevenção contra a Covid-19 é a higiene e a desinfecção de superfícies, principalmente as muito tocadas, como maçanetas, interruptores, mesas e bancadas. Ainda que o foco principal sejam os cômodos onde as pessoas que chegam da rua mais circulam, a recomendação é deixar toda a residência sempre higienizada.
O Ministério da Saúde indica uma solução de água sanitária com uma parte do produto para cada nove partes de água para a desinfecção doméstica de superfícies. Quando isso não for possível, podem ser usados outros produtos de limpeza, como desinfetantes específicos para cada material ou álcool líquido com teor entre 70% e 90%.
Existe um trabalho interessante no Instituto Butantan com o desenvolvimento de anticorpos contra a covid-19
Ainda na temática sobre desinfecção de superfícies, o Dr. ‘Bactéria’ tira dúvidas importantes: 
youtube
Específico sobre embalagens:  Mas calma, não é necessário desistir o delivery! Basta higienizar as embalagens recebidas. "Misture um litro de água com duas colheres de sopa de água sanitária. Molhe um paninho, torça e passe na embalagem", explica o biomédico Roberto Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria.
Leo DiCaprio, De Niro e Martin Scorcese criaram um desafio “ #AllInChallenge “ onde oferecem vaga em novo filme em troca de doações em prol de iniciativas de combate a essa pandemia
A Coalizão Covid-19 Brasil iniciou uma pesquisa para verificar a eficácia da cloroquina, sobretudo em casos leves, “...entre outros objetivos, realizar testes clínicos com a cloroquina e a hidroxicloroquina.A ideia é realizar testes em 70 hospitais pelo país em mais ou menos mil pessoas com diferentes quadros: dos leves aos mais graves, inclusive aqueles que estão na UTI. A pesquisa deve durar entre dois e três meses.” Embora que com riscos o Conselho Federal de Medicina (CFM) já ter liberado o uso, “Apesar de reconhecer que não há ainda comprovação de segurança e eficácia do tratamento, a entidade afirma que a liberação ocorre devido à excepcionalidade da pandemia.” 
Ainda sobre o uso da cloroquina:
“O posicionamento é que não existe nenhuma evidência cientifica forte que sustente o uso da hidroxicloroquina para o tratamento da covid-19. É uma droga amplamente utilizada para outra doenças já há 70 anos, mas em relação ao tratamento da covid não existe nenhum estudo, nenhum ensaio clínico prospectivo randomizado feito por grupos de pesquisadores de respeito com trabalhos publicados em revista de ponta”, disse o presidente do CFM, Mauro Ribeiro, ao deixar a reunião com Bolsonaro.
Discussões sobre imunidade de grupo (herd immunity) estão dia-a-dia sendo levantadas, porque a imunidade adquirida poderia se tornar um fator natural rápido para frear a pandemia e afrouxar as medidas de distanciamento social, alguns alertam que sob um preço alto..., com atenção especial para a sobrecarga de leitos de hospitais
O governador de Nova York, Andrew Cuomo, anunciou resultados animadores sobre anti-corpos contra o coronavírus, o compartilhamento dessa novidade na comunidade científica poderá desencadear a produção e distribuição em massa desses tipos de anticorpos
A inabilidade do “presidente” do Brasil em 2020 em lidar com a crise fez governador adotar operação de guerra para adquirir respiradores, grave. Os ventiladores-respiradores foram liberados mesmo assim.
Em tempos como esse o cuidado contra golpes e fraudes precisa ser reforçado, atenção para segurança pessoal, financeira e digital, no tocante à serviços de entrega, auxílios do Governo e outros
Dietas para reforçar a imunidade: em busca de se prevenir de gripes e outras doenças que piorariam o quadro num possível contágio pessoas têm procurado alimentos ricos sobretudo de vitamina C, mas existem dietas direcionadas para esse sentido, com alimentos específicos, 
“...uma dieta balanceada como um todo ajuda o organismo a se manter preparado contra invasores. Se o indivíduo se alimentar corretamente, seu sistema imunológico estará competente, independentemente do tipo de infecção”, informa a nutricionista Deise Cristina Caramico, professora do Centro Universitário São Camilo, em São Paulo, em entrevista à SAÚDE.”
A FIFA  tem organizado uma campanha com atletas incentivando a prática de exercícios e atividades lúdicas durante a quarentena, é #BeActive #HealthyAtHome, seja ativo; saudável em casa:
youtube
Dentre as atividades sugestionadas estão: 
Aulas de exercício-treino online 
Dançar
Jogar games de ação
Pular cordas
Praticar atividades de fortalecimento muscular
1 note · View note
liftuphc · 4 years
Text
#BoletimLIFTuPAntiCovid19 #1
Tumblr media
Essa é uma crise na saúde de proporcões gigantescas e os cuidados preventivos devem ser tomados seriamente.
Para conter o avanço do covid-19, o distanciamento social é ESSENCIAL, esses médicos de Nova York alertam sobre a gravidade desse problema e a necessidade de praticar o #FiqueEmCasa (além de lavar as mãos com sabão e usar máscara se sair):
youtube
Em um relato ainda mais esclarecedor, um médico que trabalha no setor de emergência em Boston (EUA) alerta : “Se as entendessem o quanto o vírus pode se espalhar exponencialmente, elas ficariam mais assustadas e preocupadas”
Seguir as orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde) também é muito importante neste momento onde líderes políticos comunicam mal e desastrosamente, demonstrando uma tremenda irresponsabilidade, incompetência e até mesmo opiniões anti-científicas 
Uma grande notícia: numa ação considerada duas gigantes do mercado farmacêutico, GlaxoSmithKline e Sanofi, se uniram para desenvolver uma vacina para o coronavírus e distribuir em massa
Para além do 5G, um debate sobre privacidade vs. vigilância também foi enfatizado nesses últimos dias, em torno do dilema: “as empresas de tecnologia da informação podem ajudar mas a custo de quê?”
Unilever Food Solutions criou uma ferramenta que pode ajudar a pequenos e médios estabelecimentos que trabalham com comidas e bebidas (como restaurantes, lanchonetes e bares) a passar pela crise financeira gerada pela quarentena com maior vigor e resistência
Mozilla oferece o COVID-19 Solutions Fund para desenvolvedores criarem soluções de código aberto para essa pandemia
1 note · View note
liftuphc · 4 years
Text
LIFT uP health care + pré-NATAL
Com intuito de contribuir no combate contra essa crise gerada pelo coronavírus, o LIFT uP health care nasceu, nele compilarei informações úteis, no blog, na hashtag #BoletimLIFTuPAntiCovid19 e em algumas outras ferramentas.
pré-NATAL by Vicente Saraiva
Projeto de música instrumental, com sonoridades experimental e ambiente, além de referências de gêneros musicais da diáspora negra como o rap e o hip-hop - desenvolvido entre 2019 e 2020, com propósito duplo de dar suporte a comunidade negra e periférica em tempos de crise na saúde e tensões sócio-raciais, durante a pandemia; com uma proposta meditativa, informativa, educativa e poética - de não só dar um escape em meio a adversidade mas aproximar a população ao combate a desinformação e o acesso à ciência através de notícias checadas. 
Site informativo sobre Covid: https://liftuphc.tumblr.com/ 
Álbum musical: https://vicentesaraiva.bandcamp.com/album/pr-natal-lift-up
0 notes