Tumgik
frustratorio · 7 months
Text
Nos últimos meses eu venho enfrentando um dos piores episódios depressivos da minha vida. Tem sido difícil seguir em frente, escrever e postar online. Mas ainda estou aqui.
1 note · View note
frustratorio · 11 months
Text
Tumblr media
Sinopse: Henrique se considera um homem tradicional e quer seguir nos passos de seus pais, seja como CEO e herdeiro da empresa da família, seja tendo um casamento arranjado igual ao deles. E ele encontrou sua noiva em Sabrina, a filha de um de seus funcionários. O que ele não suspeita ao se casar com ela é que a jovem foi à força para o altar, obrigada pelos pais que planejavam pagar suas dívidas com o dinheiro do arranjo. Agora Henrique tem uma esposa que odeia e vai fazer de tudo para conseguir o divórcio, mas o ego dele se recusa a admitir que o casamento foi um erro. 
Prólogo disponível AQUI.
0 notes
frustratorio · 1 year
Text
Enredos Secundários, um resumo
Então você começou a escrever uma história, tem seu enredo principal, e agora precisa encher linguiça entre um evento importante e outro da história. E é aí que entra o papel dos enredos secundários. Estou brincando, porque os enredos secundários tem vários outras funções na sua história além de ser filler.
Acho que não se fala muito de tramas secundárias quando se fala em escrever. O que é uma pena, porque elas são muito divertidas de ler e de escrever. Pense na história como um tapete que você está tecendo, e os enredos são fios. Eles te dão a oportunidade de escrever uma história mais completa e profunda, se você fizer o trabalho direito. Ajudam a desenvolver o mundo, a história e os personagens que você criou. As vezes são a parte mais memorável da história, afinal o enredo principal de Jogos Vorazes é a revolução contra a capital, e não o triângulo amoroso.
Eu separei alguns dos tipos mais comuns de enredos secundários que você pode usar, caso esteja precisando de ideias. Contém spoilers de: Harry Potter, Brooklyn 99, InuYasha, Guardiões da Galáxia, Avatar O Último Mestre do Ar
Subquests
eventos necessários para que o enredo principal continuar em frente, mas que não necessariamente fazem parte do enredo principal
exemplo: para conseguir a informação de se o Draco Malfoy é ou não o herdeiro da Sonserina, Hermione, Harry e Rony conseguem todos os ingredientes necessários para a poção polissuco, tomam a poção e vão até os dormitórios da Sonserina (Harry Potter)
Side Quests
eventos que acontecem simultaneamente ao enredo principal, conectados ao enredo principal ou não
exemplo: literalmente tudo em Game of Thrones
Relacionamentos
Desenvolvimento do relacionamento entre um ou mais personagens, pode ser romântico, de amizade, de rivalidade, etc
exemplo: o triângulo amoroso em todo livro de fantasia/distopia
Crescimento
Desenvolvimento pessoal de um ou mais personagens durante a duração da história
exemplo: Jake Peralta (Brooklyn 99) no primeiro episódio sendo um crianção com daddy issues e no último sendo um adulto e pai responsável
Backstory
Consequências de algo que aconteceu no passado de um ou mais personagens
exemplo: toda vez que a Kikyo feita de barro tenta matar o InuYasha (InuYasha)
Motivações
Quando um ou mais personagens tem motivações para participar do enredo principal que não são o enredo principal em si, como encontrar a família, se vingar, ganhar dinheiro, etc
exemplo: Drax decide se tornar aliado de Star Lord, Gamora, Rocket Racoon e Groot para se vingar de Ronan, que matou sua esposa e filha (Guardiões da Galáxia)
Worldbuilding
Eventos que exploram o mundo em que a história se passa, normalmente se grande importância dentro da história, mas ajudam a mostrar a personalidade dos personagens
exemplo: a taça das casas e o torneio de quadribol em Harry Potter
Filler
Encheção de linguiça, qualquer evento que não faz diferença nenhuma para a história, mas está ali para matar tempo. Pode ser usado para mostrar a personalidade dos personagens ou para dar uma pausa necessária para aliviar a tensão na história
exemplo: o episódio de praia em qualquer anime
Alívio Cômico
Eventos ou personagens que servem para aliviar tensão na história, podem ou não ser importantes para a história
O episódio "Os Atores da Ilha Ember" (que antecede o finale em 4 partes da série), em que os personagens de Avatar assistem uma peça cômica sobre tudo o que aconteceu na série até ali
25 notes · View notes
frustratorio · 1 year
Text
Update 27/03/2023
Tive um final de semana terrível. Minha vida pessoal está um lixo. Em compensação, escrever está sendo uma ótima forma de me distrair e não surtar. Então vou brindar a uma semana produtiva e fingir que estou feliz por isso.
Projeto Bruxa - Livro 01 (produção)
Terminei o rascunho dos capítulos 25 e 26
Projeto CEO (desenvolvimento)
Novo projeto que comecei essa última semana
Premissa, Enredos, Fichas de Personagens e 1/4 da linha do tempo feito
0 notes
frustratorio · 1 year
Text
Sobre Dream Casts, Aesthetic Boards, Pinterest e Mapas
Se você leu o título e ficou confuso, não se preocupe. O verdadeiro tema desse texto é procrastinação. Porque, let me tell you, autores amam procrastinar e um dos jeitos favoritos é passar o tempo criando toda uma identidade visual para a história que não é realmente necessária.
Durante meu tempo de fanfiqueira, eu entrei em vários grupos de autores e vi todo tipo de coisa. E, não vou mentir, fiz algumas dessas. Porque é divertido decidir quais atores fariam os papeis de quais personagens do seu livro. As vezes você precisa desenhar o mapa do reino que criou pra ter uma ideia melhor da distância entre uma cidade e outra. E tem pessoas (eu) que gostam de fazer rascunhos dos personagens ou criaturas que criaram para a história. Eu, particularmente, acho que é um pouco demais criar aesthetic boards com as 'vibes' dos personagens ou mesmo pastas no Pinterest, mas entendo a lógica da ideia.
O problema está quando você passa mais tempo se preocupando com isso do que com escrever a história. Todo esse conteúdo extra pode ser divertido de fazer e até dar motivação, mas é inútil se você nunca sentar sua bunda na cadeira e escrever alguma coisa. E, sinceramente, você não precisa fazer nada disso. Quero deixar isso bem claro. Sua história não vai ser melhor se você tiver uma ilustração de cada um dos personagens. E, se precisar, um esboço é tão útil quando a versão terminada.
1 note · View note
frustratorio · 1 year
Text
Uma das coisas que eu mais odeio na minha existência é que minha vontade de fazer as coisas é muito maior do que a energia que eu tenho disponível, então estou sempre cansada e achando que não fiz o suficiente.
0 notes
frustratorio · 1 year
Text
Update 20/03/2023
Essa última semana foi literalmente um milagre que eu tenha conseguido terminar alguma coisa. Me senti um lixo fisicamente a semana inteira, sem energia pra nada. E tive uma pequena obsessão com The Sims 4 que me fez jogar praticamente o dia inteiro (e ainda estou lutando contra a vontade de jogar). Porém, eu consegui escrever o rascunho de mais dois capítulos. Um deles foi bem curto? Sim, mas não vem ao caso. Também reencontrei minha motivação pra escrever, infelizmente foi graças a ideia de começar um novo projeto. Tecnicamente, pra me defender, é uma forma de reviver um outro projeto que eu estava muito animada pra começar mais cedo esse ano mas que acabou dando errado.
Projeto Bruxa - Livro 01 (Produção)
Terminei o rascunho dos capítulos 23 e 24
0 notes
frustratorio · 1 year
Text
Como Saber Qual é O Seu Enredo Principal
Eu estou escrevendo esse texto por puro ódio de livros que a sinopse diz que o enredo principal é uma coisa, e aí você começa a ler e é completamente outra coisa. E sim, eu tenho ódio de um livro específico (A Descoberta das Bruxas - Deborah Harkness), que a sinopse me fez acreditar que seria uma aventura sobre bruxas, história e alquimia, mas na real é só um romance sem sal entre uma bruxa que não é bruxa e um vampiro distante emocionalmente e estereotipado.
Então, o enredo principal é a parte mais importante da sua história, é onde todos os outros enredos se encontram, é o que você vai colocar na sua sinopse. É no que você precisa focar quando estiver escrevendo. Se você quer contar a história de uma bruxa que encontrar um livro perdido que é importante pra todas as raças de criaturas mágicas e que ela precisa proteger a todo custo, você não vai passar 75% da história escrevendo sobre o romance tóxico que ela tem com um vampiro que ela conheceu semana passada.
A melhor forma que eu tenho pra explicar isso é usando um exemplo. As Crônicas de Gelo e Fogo (mais conhecido como Game of Thrones) tem quinhentos mil enredos secundários acontecendo ao mesmo tempo. Mas no seu cerne, a história é sobre a guerra pelo trono de Westeros. E você nunca esquece disso, porque todos os enredos secundários são ou sobre isso ou por causa disso.
0 notes
frustratorio · 1 year
Text
Eu tive essa brilhante ideia de "voltar às minhas raízes" (digamos assim) e voltar a escrever no papel. Porque assim, enquanto eu estava na escola e na faculdade, eu conseguia escrever páginas e mais páginas durante um aula que eu não estava afim de prestar atenção. Então eu decidi testar se escrever a mão me faria mais produtiva kkkkkkkkk.
E não. Sem a aula chata, não faz muita diferença. E meu pulso me odeia agora.
0 notes
frustratorio · 1 year
Text
Update 13/03/2023
Finalmente. Ainda estou longe de ser tão produtiva quanto eu estava sendo antes, mas voltei a escrever e é isso que importa.
Projeto Bruxa - Livro 01 (produção):
terminei o rascunho dos capítulos 21 e 22
0 notes
frustratorio · 1 year
Text
Como fazer Fichas de Personagens
Eu pensei bastante sobre falar ou não sobre isso, porque o que não falta na internet é fichas prontas e ferramentas pra criar fichas de personagem. Na real, a popularidade de DnD e RPG em geral ajuda bastante nisso. Mas acredito que eu tenho um conselho importante sobre isso: nem todo personagem precisa de uma ficha enorme e cheia de detalhes.
Ainda que eu seja uma grande fã de planejar o máximo possível, ficar fazer ficha de personagens completas pra TODOS os personagens é um grande perda de tempo. E pra saber o quanto se dedicar na criação da ficha de cada personagem, eu recomendo separar seus personagens em 5 categorias.
Protagonistas
Obviamente, esses são os personagens que precisam de mais detalhes, então vá com tudo nas fichas deles. Quer colocar signo? Tipo de personalidade? Uma backstory enorme e detalhada? A sua oportunidade está aqui. Quanto mais melhor.
2. Personagens Importantes e Recorrentes
Dos personagens secundários (que é o resto dessa lista), esses são os que mais precisam de detalhes. Aqui ficam os vilões, antagonistas, o interesse romântico (se não foi o protagonista), aquele personagem que no começo da história não faz nada, mas no final tem uma grande revelação, o alívio cômico, etc. Pode ter tantos detalhes quanto o protagonista? Sim, especialmente se você planeja dar um spinoff pra esse personagem. Mas não é necessário.
3. Personagens Importantes, mas Não-Recorrentes
Aqui entram os personagens que são importantes pra história, mas não estão nela o tempo inteiro. Logo, não precisam de tantos detalhes assim. São os sábios misteriosos, os pais do protagonista, o amigo que morreu, o professor, etc. Todo personagem que tem um papel importante, mas curto, na história. Porque esses são os personagens mais fáceis de se tornarem clichês, é legal dar uma backstory para eles ou algum detalhe extra, mas não precisa de nada muito sofisticado.
4. Personagens Não-Importantes, mas Recorrentes
Esses são os personagens que existem pra dar corpo a história que você está escrevendo e torná-la mais "real", digamos assim. Pense nos outros alunos da escola, mercadores, vizinhos, cidadãos da cidade, funcionários, serviçais, etc. Qualquer personagem que aparece com frequência, mas só está ali porque faz sentido ter outras pessoas ao redor. A maioria nem se quer precisa de ficha, mas aqueles que tem falas ou descrições precisam ser diferenciados uns dos outros.
5. Personagens Nem Importantes, Nem Recorrentes
Por último, esses são os personagens que você precisa para uma ou outra cena, mas eles não são realmente importantes. E pra esses, você só precisa definir uma única coisa: qual é a função deles na história? E é isso. Bom, talvez dar um nome também seja legal.
5 notes · View notes
frustratorio · 1 year
Text
Nenhum update ainda, apesar de que eu comecei a escrever o capítulo 21. Minha saúde mental está melhor, mas semana passada eu foquei bastante em fazer o possível pra melhorar e me planejar melhor. Fun fact: parte da minha falta de energia era deficiência em magnésio.
0 notes
frustratorio · 1 year
Text
Você precisa planejar seu livro antes de escrever ele?
Hoje, eu sou uma grande fã de planejar as histórias que eu escrevo. Mas no meu passado de fanfiqueira (oh no), eu tinha o hábito de só começar a escrever e ver onde ia parar. E, particularmente, não acho que era muito profissional da minha parte ou dava bons resultados. A vergonha que eu sinto de reler algumas fanfics que eu escrevi é enorme (e acredito que tirei todas elas da internet).
Agora, eu entendo que tem autores que não são muito fãs de planejar suas histórias e respeito muito quem consegue fazer isso e tem um bom resultado final. Porém, na minha experiência, quanto mais eu me planejo menos eu sofro depois na hora de escrever o primeiro rascunho. E menos erros e furos na história eu encontro quando vou corrigir o primeiro rascunho. O que significa que, pra mim, a terceira versão do texto costuma ser a versão final (um passo enorme dos meus anos no Nyah!, onde eu escrevia e postava sem corrigir nada kkkkkkk).
O que precisa planejar depende muito de cada autor e do tipo de história que se está escrevendo. Um romance contemporâneo talvez só precise de ficha de personagens e enredo principal, enquanto um romance de época definitivamente precisa de uma pesquisada básica sobre a época que se está escrevendo. Distopias, Ficção Científica e Fantasia precisam de world building.
7 notes · View notes
frustratorio · 1 year
Text
Ter depressão é uma grande bosta. Mas estou saindo (aos poucos) do episódio depressivo em que estive no último mês. Estou de volta em casa e o plano é voltar a escrever o mais cedo o possível
0 notes
frustratorio · 1 year
Text
Tumblr media Tumblr media
E ele não dá a mínima
0 notes
frustratorio · 1 year
Text
Não é um update, porque não fiz nada nos meus projetos essa última semana, mas acho que pode ser importante falar sobre como estou me sentindo caso outras pessoas também estejam passando por isso.
Já estou melhor, tanto psicológica quanto fisicamente (apesar de ainda querer dormir o dia inteiro). Ficar perto da minha família por longos períodos de tempo me exaure e sinto que dei uns 10 passos para trás, se não mais. E, nessas circunstâncias, eu estou fazendo o melhor que eu posso. O que não é muito. Tirei um tempo para descansar, refleti sobre o que estou fazendo, onde quero chegar e o que me impede de chegar lá, e achei uma resposta. Estou pensando em escrever sobre isso, inclusive.
Não acho que eu estou pronta para voltar a minha rotina de antes, até porque acho que eu tive um burnout. Vou deixar isso para quando eu estiver de volta em casa (falta só mais duas semanas). Mas está na hora de retomar meus projetos, ainda que em menor escala.
0 notes
frustratorio · 1 year
Photo
Tumblr media
Dois Pássaros
“ Confusa e insegura após o término de seu namoro, Júlia decide viajar para um hotel fazenda no interior, decidida a resolver de uma vez se quer voltar com sua ex-namorada ou seguir em frente. Ao chegar, ela conhece Larissa, a guia do hotel. Larissa, depois de uma briga com a mãe, planeja se mudar para longe. Elas se tornam amigas, se ajudam a superar seus problemas emocionais e se apaixonam.”
2 notes · View notes