Tumgik
doramaefeminismo · 5 years
Text
Blacklash, a onda conservadora nos dramas coreanos e o ódio ás mulheres gordas
[Faz tempo que esse texto está nos rascunhos e inclusive era sobre outro drama e tenho que rir que só precisei editar uma parte para incluir o drama atual. Com a controvérsia recente relacionado a Perfume, resolvi lançar de uma vez. Uma coisa que não acabei não falando a respeito foi sobre a representação visual da personagem, que é algo que quero abordar em outro texto.]
Tem um livro da Susan Faludi que li tem muito tempo, bem quando comecei a ter contato com feminismo, chamado 'Blacklash – O contra-ataque na guerra não declarada contra as mulheres'. No livro, Susan descreve Blacklash como uma reação contrária ao movimento feminista e analisa a onda conservadora que luta contra o direito das mulheres, especialmente nos meios de comunicação, tentando culpar o próprio feminismo pela miséria e dificuldades que as mulheres enfrentam. É um livro fácil de achar na internet, você pode ler ele aqui.  
Nessa semana estreou o drama Perfume [KBS2] e é claro, pensei no livro pois eu acho que a Coreia do Sul está passando pelo seu próprio blacklash, com a popularidade do movimento feminista sulcoreano e o aumento da onda conservadora. Tem inclusive uma trédi no twitter que argumenta algo parecido a respeito do drama, inclusive com mais informações, você pode ler aqui. 
Mas primeiro, do que se trata esse tal de Perfume? Vamos olhar a sinopse, retirada do site Maisqinerds:
Min Jae-Hee (Ha Jae-Suk) é uma mulher de meia idade. Ela é uma dona de casa que dedicou sua vida a sua família, mas a mesma é destruída, o que a deixa furiosa com o mundo. Através de um perfume misterioso, a aparência de Min Jae-Hee muda repentinamente para o de uma bela jovem. Ela então se torna uma modelo com sua nova aparência, a Min Ye-Rin (Go Won-Hee). Min Jae-Hee conhece Seo Yi-Do (Shin Sung-Rok). Ele é um estilista de sucesso, mas uma pessoa malvada.
Única reação possível para isso:
Tumblr media
[Descrição de imagem: print de uma cena de um vídeo do Philosophy Tube em que ele está usando roupa colante com decote profundo expondo o peitoral e texto na tela do lado dele dizendo 'O que posso dizer além de credo']
Sem o tal perfume e o estilista maldoso, Perfume até que poderia ser um drama interessante já que mulheres divorciadas não são tão bem vistas na Coreia, especialmente mulheres mais velhas. Quem é dorameira de longa data ou é pessoa novata de dedo podre já deve ter visto vários dramas da mocinha casada sofrendo nas mãos de familiares, sendo obrigada a prover serviços domésticos para todos sem reclamar enquanto é traída pelo marido. Afinal, é o seu papel como mulher, filha, esposa, mãe: servir e perdoar. É muito raro rolar divórcio e é super comum vermos familiares abusivos serem perdoados, com aquela narrativa no final mostrando que no fundo, bem lá no fundo se importam. 
Mas isso é material para outro texto. Vamos voltar ao drama atual. Esse não é o único com plot da protagonista gorda que vira magra com ajuda de um algum tipo de magia, ano passado também teve Coffee, Do Me a Favor (2018) com a maravilhosa Kim Min Young sendo desperdiçada em roteiro ruim e cagado. A própria Ha Jae Suk que está em Perfume já fez um outro drama em que apesar de ser a personagem principal é substituída por sua versão mais magra, Birth of a Beauty [2014].  Agora, vamos discutir porque esse tipo de roteiro promove ódio ás mulheres gordas.
Tumblr media
[Coloquei esse poster do drama só porque ele é lindo e amo a atriz]
Para começar, é preciso se perguntar: quantos kdramas com protagonistas gordas existem? E dos raros que existem, em quantos são protagonistas de fato, aparecendo em todos os episódios sem virarem outra pessoa? E desses mais raros ainda, quantos deles temos de fato uma atriz gorda atuando e não alguma atriz  magra que foi chamada e precisou fazer dieta para ganhar algum peso ou então simplesmente usa enchimento no drama? [Alias, esses dramas costumam ter uma mensagem mais positiva, como  My Lovely Kim Sam Soon (2005), Oh My Venus (2015) e Weightlifting Fairy Kim Bok Joo (2016), para citar alguns exemplos]
Atrizes gordas geralmente são contratadas para papéis secundários, para serem amigas da prota, em algum papel cômico ou vítima de assédio e bullying. Esses papéis questionáveis refletem a forma como acham razoável representarem corpos gordos de forma negativa, especialmente de mulheres. É um corpo que pode ser alvo de piadas, apontado, questionado, abusado. Como é possível vender a narrativa de que “O importante é a beleza interior” dessa forma, já que acaba se tornando falsa e hipócrita? Por que esse mensagem sempre precisa ser entregue em um corpo considerado dentro do padrão?
 Esses dramas não existem em um vácuo, existem dentro do contexto de gente associando seu valor e sua auto estima a um determinado peso. Todo dia somos bombardeados por imagens de corpos pequenos e magros, que são considerados atraentes, belos e, portanto, corpos desejáveis. Nossos corpos muitas vezes não chegam perto desse padrão e isso afeta muito nossa saúde mental e nossa relação com com o corpo. Nossa auto estima depende de um número e isso não é saudável. 
Existem várias pesquisas sobre como a mídia e falta de representação corporal anda afetando as pessoas cada vez mais jovens, especialmente em um mundo cada vez mais voltado para mídias sociais. Na Coreia do Sul, o padrão do corpo magro e pequeno e sua associação a saúde é tão naturalizado que você vê atrizes e idols contando na TV sobre as dietas extremas que fazem para manter o peso ou emagrecer. Sempre são elogiadas pela determinação e resultado obtido, sem que alguma preocupação seja levantada por comeram tão pouco. Afinal, o importante é estar magra. 
Todo papo sobre auto cuidado, beleza, plástica gira em torno de uma imagem considerada desejável ou correta, assim você pode existir em sociedade sem que seu valor seja depreciado. Por isso dramas como Perfume e outros causam tanto dano. Perpetuam a imagem dos corpos gordos como corpos indesejáveis, vistos como objetos de piadas, incapazes de serem funcionais, amados, desejados. E não é coincidência que estamos falando dos corpos de mulheres. Portanto, dramas assim promovem, naturalizam e justificam ódio ás mulheres gordas. A gente não precisa ser cúmplice disso. 
No texto Walking in Beauty: On Seeing Fat Women in Asian Dramas and Body Positivity, Angel Cruz argumenta:
Mulheres gordas tem suas próprias histórias e essas histórias não precisam envolver a mudança de gorda para magra. Seu peso não precisa ser definido como uma condição para a representação, e as mulheres gordas são perfeitamente capazes de buscar e ter um final feliz para si mesmas sem a aprovação expressa da sociedade.
Os dramas são um excelente canal para introduzir e reforçar essa ideia, lembrando constantemente e consistentemente aos telespectadores que uma mulher pode ser de qualquer tamanho e ainda ter direito a respeito e consideração.
Talvez um dia a gente chegue lá e veja dramas com corpos diversos simplesmente existindo sem essa suposta critica ao padrão de beleza, sem toda essa narrativa tóxica que está disfarçada de discurso progressista de valorização da auto estima. Eu fico feliz em saber que tem dorameiras brasileiras que estão chamando a atenção para esse problema, anunciando boicotes. É bom saber que temos consumidoras cada vez mais críticas das mídias que assistem. 
No mais, fica a indicação de um webdrama com protagonista considerada gorda em que ela é do jeito que é do começo ao fim: 통통한연애 ou When You Love Yourself.
13 notes · View notes
doramaefeminismo · 5 years
Text
Compilação de posts publicados para o Kdrama Women's Week 2019 - Dia Sete e Oito:
[Como me atrasei, vou juntar dia 7 e 8 em um mesmo post. E com isso encerraremos o  Kdrama Women's Week 2019. Obrigada a todo mundo que participou]
Dia Sete: Fale!
Uma personagem que fala a respeito ou que defende alguma causa mesmo que isso a torne uma esquisita; uma personagem que fala muito e é desbocada; uma personagem tímida que reúne coragem para falar em alguma situação importante.
Ou uma atriz que falou sobre assuntos sociais ou políticos, ou disse algo que te comoveu.
- michyeosseo escolheu a atriz Jung Ryeo Won.
- brainless-out escolheu Seo Bom [Heard It Through the Grapevine - SBS - 2015]
- wooricat escolheu Da Young [Your House Helper - KBS - 2018]
- sageukistheshit escolheu Jeong Nan Jeong [Ladies in the Palace - SBS - 2001]
- abstractoldsoul escolheu Lady Go Ae Shin [Mr. Sunshine - tvN - 2018]
- kpopgerapitico escolheu Eun Bong Hee [Suspicious Partner - SBS - 2017]
- yideum escolheu várias.
- unnursvanablog escolheu Kang Gil Young [The Guest - 
- kdramasunshine escolheu Son Soo Jeong [My Strange Hero - SBS - 2018]
- lavenderbyun escolheu Chae Young Shin [Healer - KBS2 - 2014]
- grrrlsoverdramas escolheu Jo Ji Ah [I Am Not A Robot - MBC - 2017]
- dramasauce escolheu Jeon Seol [Chicago Typewriter - tvN - 2017]
- brainless-out escolheu Ok Nyeo [The Flower In Prison - MBC - 2016]
- evil-writer escolheu Jeon Seol [Chicago Typewriter - tvN - 2017]
.....
Dia Oito: Final Favorito ou Dia Livre
Uma personagem que foi tratada de forma correta no final de um drama pela narrativa.
Ou um tema livre de sua escolha.
- kdrama-jazz escolheu o final de Kang Yoo Jung [Secret Love - KBS2 - 2013]
- wooricat escolheu o final de Dae Jang Geum [A Jewel in the Palace - MBC - 2003]
- abstractoldsoul escolheu o final de Do Bong Soon [Strong Girl Do Bong Soon - JTBC - 2017]
- unnursvanablog escolheu Yoo So Woon [The Crowned Clown - tvN - 2019]
- kpopgerapitico escolheu tema livre e selecionou suas personagens favoritas: Na Young Joo [Where the Stars Land - SBS - 2018] ];  Kim Mi So [What’s Wrong With Secretary Kim - tvN - 2018]; Várias  [My Id Is A Gangnam Beauty -  JTBC - 2018];  Yoo Kyung [Twelve Nights -  Channel A - 2018] e Ha Moon Soo [Just Between Lovers - JTBC - 2018]
- kdramasunshine escolheu o final de Woo Seo Ri [Thirty but Seventeen - SBS - 2018]
- lavenderbyun escolheu dia livre.
- double-trouble-couple escolheu o final de Kim Bok Joo [Weightlifting Fairy Kim Bok Joo - MBC - 2016]
2 notes · View notes
doramaefeminismo · 5 years
Text
Compilação de posts publicados para o Kdrama Women's Week 2019 - Dia Seis: Atrizes Unidas/Personagens Característicos
Dia Seis: Atrizes Unidas/Personagens Característicos
Mulheres que trabalharam juntas em mais de um projeto, ou seja, atrizes que estão em dois ou mais dramas juntas e escritoras que trabalham com as mesmas atrizes ou diretores nas suas séries.
Ou uma atriz conhecida por interpretar um certo tipo de personagem, e você sempre espera vê-la fazer isso de novo.
- wooricat escolheu as atrizes que sempre trabalham juntas: Lee Mi Sook e Park Ji Young.
- sageukistheshit escolheu a atriz que sempre faz um tipo de personagem que curte: Kim So Yi.
- sageukistheshit escolheu as atrizes que sempre trabalham juntas: Kim Young Ran e Kim Hae Suk
- kpopgerapitico a atriz que sempre faz um tipo de personagem que curte: Kim Yu Mi
- michyeosseo escolheu as atrizes que sempre trabalham juntas: Yeom Jung Ah e Yoon Se Ah
- unnursvanablog escolheu a atriz Gong Hyo Jin que trabalhou com as irmãs Hong.
- yideum escolheu a atriz que sempre faz um tipo de personagem que curte: Chae Soo Bin.
- lavenderbyun escolheu a atriz que sempre faz um tipo de personagem que curte: Hwang Jung Eum.
- evil-writer escolheu a parceria entre a atriz Chae Soo Bin e roteirista Im Ye Jin.
- dramasauce escolheu a atriz que sempre faz um tipo de personagem que curte: Jung Ryeo Won
.
- abstractoldsoul escolheu o tema de 2015 
3 notes · View notes
doramaefeminismo · 5 years
Text
Compilação de posts publicados para o Kdrama Women's Week 2019 - Dia Cinco: Estreia Favorita
Dia Cinco: Estreia Favorita
Uma atriz estreante que amou - você viu algo nela que te fez desejar ver mais projetos com ela, que te fez torcer por ela, cuja estreia se destacou em relação a outras performances, cuja estreia mudou o cenário dos kdramas.
Ou então uma atriz favorita que estreou tem mais de 15 anos e ainda está trabalhando.
- sageukistheshit escolheu a atriz Jeong Seon Gyeong.
- wooricat escolheu a atriz Gong Hyo Jin.
- kodrama escolheu a atriz Lee Sung Kyung.
- unnursvanablog escolheu a atriz Park Shin Hye.
- kpopgerapitico escolheu a atriz Kim Sejeong.
- gudongmae escolheu a atriz Kim Tae Ri.
- grrrlsoverdramas escolheu as atrizes:  Jin Ki Joo, Park Se-wan, Lee Soo-kyung e Won Jin Ah.
- lavenderbyun escolheu a atriz Lee Sun Bin.
- michyeosseo escolheu a atriz Jin Ki Joo.
- evil-writer escolheu a atriz Hwang Jung Eum.
- dramasauce escolheu a atriz Jun Ji Hyun.
.
- abstractoldsoul trocou de tema e para Feminity +  Her escolheu a mãe de  Han Yeo Jin & Moo Sung em Stranger.  
2 notes · View notes
doramaefeminismo · 5 years
Text
Compilação de posts publicados para o Kdrama Women's Week 2019 - Dia Quatro: Filha Favorita
Dia Quatro: Filha Favorita
Filhas mais velhas que assumem toda a responsabilidade, filhas do meio que são sempre ignoradas, caçulas da família que escapam da dúvida, noras.
- sageukistheshit escolheu Seo Jang Geum [A Jewel in the Palace - MBC - 2003]
- wooricat escolheu Bora [Reply 1997 - tvN- 2012]
- kodrama escolheu Oh A-Ran [Angry Mom - MBC - 2015]
- abstractoldsoul escolheu Cha Do Ha [Man to Man - JTBC - 2017]
- brainless-out escolheu Byun Hye Young [Father is Strange - KBS - 2017]
- lavenderbyun escolheu Jung Hee Joo [Memories of the Alhambra - tvN - 2019]
- grrrlsoverdramas escolheu Go Eun Chan [Coffee Prince - MBC - 2007]
- brainless-out escolheu Byun Mi Young [Father is Strange - KBS - 2017]
- gudongmae escolheu Sung Shi Won [Reply 1997 - tvN- 2012]
- kpopgerapitico escolheu as mulheres de [Father is Strange - KBS - 2017]
- tinytrashqueen escolheu Pal Gang [Stars Falling From the The Sky - SBS - 2010]
- brainless-out escolheu Sung Duk Seon [Reply 1988 - tvN - 2015]
- unnursvanablog escolheu Kim Mi So [What's Wrong With Secretary Kim - tvN - 2018]
Mi So era a principal provedora para a sua família. Ela ajudou as suas irmãs mais velhas a fazerem faculdade trabalhando bastante por tantos anos e estava sempre trabalhando. Sua família parecia apreciar isso e era muito grata por todas as coisas que ela fez por elas..
- youholdthewater escolheu Kang Soo Jin [Mother -  tvN - 2018]
Desde o começo Mother deixa claro que será mais do que [uma história sobre] uma mãe solteira ou figura materna e minhas histórias favoritas sobre a maternidade sempre reconhecem o conflito interno. As partes que não são bonitas e simples e fáceis de engolir, a luta crua para entender a humanidade imperfeita e conciliar essas diferenças.
- aboutdoramas escolheu Eun Chae Ryung [It's Okay, Daddy's Girl - SBS - 2010]
- sexyglances escolheu  Kim Mi So [What's Wrong With Secretary Kim - tvN - 2018]
- evil-writer escolheu Sung Na Jeong [Reply 1988 - tvN - 2013]
- dramasauce escolheu Go Bok Shil [Shopping King Louie - MBC - 2016]
- michyeosseo escolheu as meninas de [Sky Castle - JTBC - 2018]
- minyoungah escolheu Kim Hye Ja [The Light in Your Eyes - JTBC - 2019]
2 notes · View notes
doramaefeminismo · 5 years
Text
Compilação de posts publicados para o Kdrama Women's Week 2019 - Dia Três: Quem Narra
Dia Três: Quem Narra
Uma personagem que sem dúvida é a ‘narradora’ da sua história. Através da narração, através do fato de ser uma narradora não confiável, através de outras formas de narração - contanto que você viu o drama pensando “este é o drama de fulana de tal”.
- yideum escolheu Ma Yi Deum [Witch’s Court - KBS2- 2017]
Witch’s Court é o drama de Ma Yi Deum. A história é sobre ela desde o começo até o fim. É sobre o seu trabalho, suas dificuldades, sua dor, sua felicidade, seu relacionamento com a sua mãe e as mulheres que ela protege, a sua luta pela justiça. Não importa o que aconteça, o foco nunca sai dela e isso é algo que amei sobre esse drama. 
- michyeosseo escolheu Miss Ma [Ms. Ma, Nemesis- SBS- 2018]
- kdramasunshine  escolheu Yoon Jiho [Because This is My First Life - tvN - 2017]
- kodrama escolheu Ra Bong Hee [Missing Nine - MBC - 2017]
- abstractoldsoul escolheu Kang Dan Yi [Romance is a Bonus Book - tvN - 2019]
- sageukistheshit escolheu Jang Hee Bin [Jang Hee Bin -  SBS - 2005]
- wooricat escolheu Hong Seol [Cheese in the Trap - tvN - 2016]
- aboutdoramas escolheu Han Seung Hee [Mama - MBC - 2014]
- kpopgerapitico escolheu Han Yoo Kyung [Twelve Nights - Channel A - 2018]
- grrrlsoverdramas escolheu Do Hana [A-Teen - Naver TV Cast, vLive - 2018]
- wullu escolheu Cha Woo Kyung [ Children of Nobody - MBC - 2018]
- minyoungah escolheu Kim Sam-soon [My Name Is Kim Sam-soon - MBC - 2005]
- tinytrashqueen escolheu Ko Dok Mi [Flower Boy Next Door - tvN - 2013]
- brainless-out escolheu Gook In Yeob [Maids - JTBC - 2015]
- unnursvanablog escolheu Son Soo Jeong [My Strange Hero - SBS - 2018]
O show foca tanto tempo nela e na sua história e sentimentos e pensamentos quando focou em Bok Soo e foi uma delícia assistir. Era tanto o foco e a narradora daquela história quanto Book So foi. 
- lavenderbyun escolheu Go Ae Sin [Mr. Sunshine - tvN - 2018]
Apesar da narrativa ter se dividido entre Eugene e Ae Sin, a história sempre foi dela. Foi sobre a sua jornada, seus relacionamentos e sua vida.
- youholdthewater escolheu Seo Bom [Heard It Through the Grapevine - SBS - 2015]
- gudongmae escolheu Yoo Eun Jae [Age of Youth | Hello My Twenties - tvN - 2016]
- evil-writer escolheu Woo Ah Jin [Woman of Dignity| The Lady in Dignity- JTBC - 2017]
- whatlovelykdramas escolheu Soo Hyun [Encounter - tvN - 2018]
- captainchoisiwon escolheu Shin Ji Hyun [49 Days - SBS - 2011]
- dramasauce escolheu  Yoon Jiho [Because This is My First Life - tvN - 2017]
4 notes · View notes
doramaefeminismo · 5 years
Text
Links sobre doramas
Costumo seguir vários blogs usando leitor de RSS mas ainda assim muita coisa acaba caindo fora do meu radar. Dando uma rápida busca fiquei surpresa em ver que tem bastante gente produzindo conteúdo sobre doramas com aquele toque informativo e/ou feminista que gostamos aqui. Segue aqui a lista de posts e blogs:
- SKY Castle: o castelo de areia do sistema educacional coreano [2019]
Resenha sobre o drama sensação que bateu recordes de audiência e gerou uma discussão sobre a educação na Coreia do Sul.
- Além do que se vê
Além de resenhas de doramas, ainda faz ótimas pesquisas e tenta produzir conteúdo interessante sobre essa mídia.
- Coffee Prince e mulheres que não precisam mudar — a menos que queiram [2018]
-  As narrativas Noir de Healer e Stranger [2019]
Uma boa leitura sobre as influências e características da narrativa noir sobre os kdramas citados.
- Resenha sobre Girls’ Generation 1979 [2018]
‘O drama tem representatividade nas gerações de mulheres. Há várias mulheres, em diferentes faixas etárias, enfrentando seus dilemas e lutando contra os preconceitos’ [do blog]
-  Dorama feminista. Isso existe? [2017]
Aquele velha pergunta. Achei interessante vir de uma iniciante em doramas que percebe os traços toscos ainda comuns e presentes nos dramas que vemos.
- As problemáticas do ideal romântico e dos papéis de gênero em drama asiáticos [2018]
Um texto que discute os tropos comuns nos kdramas, a diferença de representação de homens e mulheres nos textos, a misoginia presente, as mudanças sobre o tratamento e representação das mulheres.
-  Miss Hammurabi: um dorama que reflete a nova geração [2018]
Resenha sobre o kdrama e como discute a questão de assédio na Coreia do Sul.
- Sim, é possível ser feminista e dorameira [2018]
Quem é feminista já deve ter reparado com a famosa pergunta ‘como pode se dizer feminista se assiste doramas que são cheios de problemas?’ Esse texto fala a respeito disso e de como a mídia mudou nos últimos tempos.
6 notes · View notes
doramaefeminismo · 5 years
Text
Compilação de posts publicados para o Kdrama Women's Week 2019 - Dia Dois: Transformação
Dia Dois: Transformação
Uma personagem que te surpreendeu com o seu crescimento, uma personagem que mudou ao longo do drama, uma personagem que passou pela jornada de auto-descoberta ou uma atriz que se mostra versátil em personagens que faz sem que seja baseado no seu estilo.
- michyeosseo escolheu Queen [Kingdom - Netflix - 2019]
- unnursvanablog escolheu Kang So Bong [Are You Human Too - KBS2 - 2018]
- kodrama escolheu Im Sang Mi [Save Me - OCN - 2017]
- wooricat escolheu Ye Eun [Age of Youth | Hello My Twenties - tvN - 2016]
- minyoungah escolheu Na Ji Young [Individualist Ms. Ji-young - KBS2 - 2017]
- abstractoldsoul escolheu Baek Soo Ji [Let’s Eat 2 - tvN - 2015]
- kpopgerapitico escolheu a atriz Park Eunbin 
Park Eunbin era uma atriz infantil. E nos últimos dois anos, ela passou do alívio cômico [...] para uma protagonista com resultados mistos.
- gudongmae escolheu Gil Nak Won [Come and Hug Me - MBC - 2018]
- brainless-out escolheu Son Soo Jeong [My Strange Hero - SBS - 2018]
- sageukistheshit escolheu Min Deulle [Sister is Alive - SBS - 2017]
A transformação de Min Deulle de uma diva egocêntrica que baseou sua identidade em seus sucessos quando criança para a uma pessoa forte e glamourosa que também é uma amiga empática e uma completa romântica foi tão drástica que mal se reconhecia quem ela era no passado.
- aboutdoramas escolheu Lee Ji An [My Mister - tvN - 2018]
Por ser capaz de acreditar nas pessoas novamente.
- tinytrashqueen escolheu Soo Hyun [Encounter - tvN - 2018]
Sou totalmente apaixonada por mulheres emocionalmente fechadas que aprendem que não há problema em amar e se tornar vulnerável e Soo Hyun de Encounter fez esse tropo muito bem mesmo.
- wullu escolheu Yoon Na Young [Life On Mars - OCN - 2018]
- brainless-out escolheu Song Eun Jae [Hospital Ship - MBC - 2017]
- haeyeongs escolheu Yoon Jin Myung [Age of Youth | Hello My Twenties - tvN - 2016]
- lavenderbyun escolheu a atriz  Moon Chae Won
- sexyglances escolheu Yoon Jiho [Because This is My First Life - tvN - 2017]
- brainless-out escolheu Sung Shi Won [Reply 1997 - tvN- 2012]
- brainless-out escolheu Ma Yi Deum [Witch’s Court - KBS2- 2017]
- grrrlsoverdramas escolheu Kim Mi Yeong [Fated To Love You - MBC - 2014]
- evil-writer escolheu Pyo Na Ri [Jealousy Incarnate - SBS- 2016]
- captainchoisiwon escolheu Ueno Rie [Bridal Mask | Gaksital - KBS2- 2012]
- dramasauce escolheu Gong Shim [Beautiful Gong Shim - SBS - 2016]
- whatlovelykdramas escolheu Kim Mi Yeong [Fated To Love You - MBC - 2014]
- leo-princeofdarkness escolheu a atriz Park Min Young.
6 notes · View notes
doramaefeminismo · 5 years
Text
Compilação de posts publicados para o Kdrama Women's Week 2019 - Dia Um: Monstras
[Será que um dia saberei escrever um título curto para um post? Não sei, só sei de uma coisa: o título explica bem o propósito desse post: vou juntar em um só lugar tudo que já foi publicado até o momento sobre o tema do dia 1 de Kdrama Women’s Week. Como até agora está tudo publicado em inglês vou traduzir uns trechinhos pois esse blog é para falante de português. Não deixe de prestigiar e reblogar o original.]
Dia Um: Monstras - 'Literalmente falando - fantasmas e gumihos, bruxas e sereias, aliens e mulheres fortonas; ou metaforicamente falando -  mulheres sedentas de vingança, mulheres que causam discórdia, mulheres que não são boazinhas e amigáveis, mulheres cheia de auto-aversão'
- yideum escolheu Hyun Soo Ah [My Id Is A Gangnam Beauty -  JTBC - 2018]
Acho que o que quero dizer é que Hyun Soo Ah é uma personagem muito bem escrita e realista. Ela era uma monstra criada pela sociedade em que vivia. Amei que não foi o clichê da garota rica e bonita que incomoda a mocinha ‘comum’ de um jeito ridículo.Ela era pobre, solitária e entorpecida sobre tudo. Estava acostumada com a própria dor então não se importava com a que causava nos outros. E é isso que a tornava monstruosa. Sua falta de empatia. Também fico feliz que ela foi salva no fim pelo cuidado e amizade que a preveniu de se tornar uma monstra pra começar.
- sageukistheshit escolheu  Soho [Hometown Legends: Gumiho - KBS - 2009]
Soho nunca teve muita fé nos seres humanos, mas para sobreviver, ela tentou se tornar um, procurando por amor verdadeiro. [...] Em meio às infelicidades auto-infligidas que afligem seus sogros, a outrora otimista Soho perde sua fé na humanidade e no amor verdadeiro, se vingando com sangue de todos os envolvidos no assassinato de seus pais, expondo sua verdadeira forma à sua família. 
- lavenderbyun escolheu Bu Ja [Hwayugi - tvN - 2017]
-  michyeosseo escolheu Seo Ki Ha [The Story of the First King's Four Gods | The Legend - MBC - 2007]
-  wooricat escolheu Mo Yeon [Arang and the Magistrate - MBC - 2012]
[...] Moo Yeon é uma vilã apavorante em Arang in the Magistrate mas ela também acaba sendo uma das minhas monstras favoritas dos dramas coreanos. Existe algo de trágico de forma simpática sobre ela que a deixa acima de uma antagonista comum, apesar de sua longa lista de ações horríveis.
- aboutdoramas escolheu  Shin Ji Hyun [49 Days - SBS - 2011]
- abstractoldsoul escolheu Han Na Young [Cheo Yong - OCN - 2014]
Ela fala tudo que vem à sua cabeça, em parte porque se acostumou com o fato de ninguém a ouvir.
- tinytrashqueen escolheu Seon Mi e Bu Ja [Hwayugi - tvN - 2017]
Esse foi um que tive que pensar bastante a respeito, já que mulheres sobrenaturais são personagens de drama bastante populares, mas uma dupla que realmente se destaca para mim é Seon Mi e Bu Ja de Hwayugi. Isso é menos sobre elas como monstras, embora ambas tenham poderes sobrenaturais. O relacionamento delas era realmente algo especial e consistente ao longo de uma série que realmente carecia de estrutura [...]
- unnursvanablog escolheu Bu Ja [Hwayugi - tvN - 2017]
Eu também só queria dar um salve para Lee Se Young e sua personagem em Hwayugi, porque de fato ela era a melhor coisa sobre essa série idiota e seu personagem merecia mais.
- kpopgerapitico escolheu Park Seon Young [Bubblegum - tvN - 2015]
Monstros às vezes vivem dentro de nossas próprias famílias. E às vezes são gentis na superfície. Fazem coisas boas para as pessoas, tratam a maioria das pessoas com respeito. Mas, com alguns poucos, essa fachada cai.
- youholdthewater escolheu  Han Seo Jin e Kim Joo Young [Sky Castle - JTBC - 2018]
Essas duas passaram seu tempo na série espelhando os monstros uma da outra, arrastando para a luz, manipulando e aproveitando a disposição da outra em se afundar mais e desceer em decadência moral. Era a coisa mais incrivelmente irresistível ver elas jogarem seus jogos e ver Han Seo Jin vender a sua alma várias vezes para [o que ela pensa que seja] o melhor interesse das suas prioridades distorcidas. Cada uma delas reconhecem a feiura da outra muito bem.
- gudongmae escolheu Shin Soon Ae [Oh My Ghost - tvN - 2015]
- brainless-out escolheu Park Hee Young [Come And Hug Me - MBC - 2018]
-  sexyglances escolheu  Park Cha Oh Reum [Miss Hammurabi - JTBC -  2018]
-  evil-writer escolheu Min Yoo Ra [The Last Empress - SBS - 2018]
- minyoungah escolheu  Han Jung Yeon [Circle: Two Worlds Connected - tvN - 2017]
- brainless-out escolheu Lee Ja Gyeong [My Lawyer, Mr. Joe 2: Crime and Punishment - KBS2 - 2019]
- captainchoisiwon escolheu Jang Mi Ri [Miss Ripley - MBC - 2011]
- wullu escolheu Ah Sa Nyeo [Hwayugi - tvN - 2017]
- black-luba escolheu Bok Ja [Woman of Dignity| The Lady in Dignity- JTBC - 2017]
- leo-princeofdarkness escolheu Queen Consort Cho [Kingdom - Netflix - 2019]
- dramasauce escolheu Tae Gong Shil [The Master's Sun - SBS - 2013]
- whatlovelykdramas escolheu Kwon Soo Ah [Sassy Go Go | Cheer Up! - KBS2 - 2015]
- haeyeongs escolheu Aileen [Surplus Princess - tvN - 2014]
- seunrig escolheu Choi Mi Yeon [Mask - SBS - 2015]
6 notes · View notes
doramaefeminismo · 5 years
Text
Recomendação - Parte 1
Vou começar a publicar posts de recomendação de doramas que tenham a ver com o tema do blog e que muitas vezes não entram no nosso radar. Vou dar preferência para aqueles que já tem tradução por aí. 
A recomendação de hoje é Dakara Koya. 
Tumblr media
Gênero: Drama - Ano : 2015 - Duração: 49 Min - Episódios: 8 - País: Japão -  Onde achar: Cine Asian Space
Do que se trata? Esse drama é sobre Morimura Tomomi, uma dona de casa que foge no dia do seu aniversário de 46 anos, depois de se cansar com o descaso do marido e seus dois filhos. Sem ter um lugar para ir, resolve dirigir sem destino específico mas acaba entrando em roubadas e ficando sem carro. Quando ela encontra um senhor e um jovem que lhe oferecem carona, sua vida muda. Ela descobre que está na companhia de um sobrevivente da bomba atômica que atualmente viaja dando palestras e de seu ajudante. Com eles descobre mais sobre o lado sombrio da guerra e a valorizar a própria vida. 
O que tem de interessante? Tem um tempo que vi mas lembro que os primeiros episódios dão uma raiva. A forma como o marido trata a mulher como uma subalterna e como joga na cara que é o provedor da família causa revolta. Os filhos não ficam atrás. Conforme você vai vendo os episódios, vai notando a mudança de todos os personagens. Eu gostei do fato de que todos personagens são pessoas com falhas, capazes de escrotices. Ninguém é vilão ou mocinho, só pessoas comuns.
Não é sempre que você tem atrizes com mais de 40 anos em papel de destaque e que passa por uma jornada, sem que seja só sobre vida de mãe e/ou esposa.
É um drama que tenta retratar a realidade das donas de casa e como ter que cumprir o papel de esposa e mãe faz com que você viva no automático, esquecendo um pouco de si. A forma como a personagem tenta retomar as rédeas da sua vida é excelente.
Inclusive essa personagem tem uma amiga de idade aproximada que é solteira e não tem filhos e também passa por perrengues pois a cobrança da sociedade é forte. Achei bacana mostrarem os dois lados.
Outra coisa interessante nesse drama é relembrarem as cicatrizes causadas pela bomba atômica. No drama retratam isso com um personagem que é sobrevivente e que tenta passar sua história adiante pois sabe que está envelhecendo e que em breve não haverá mais sobreviventes vivos. Inclusive tem clubes que chamam jovens para narrarem essas histórias e assim evitar com que esse pedaço específico da história morra. Em um momento em que negacionistas e criadores de teorias de conspirações e mentiras estão por aí causando estragos, é interessante ver como a resistência pode ser feita.
O que esperar? É um drama lento e tem um final aberto, um slice of life único, então fica o alerta para quem não gosta do gênero. 
3 notes · View notes
doramaefeminismo · 5 years
Text
Chamada para participação do kdramawomensweek!
Nada como escrever sobre a semana das mulheres dos kdramas para tirar a poeira do blog!
Como já virou tradição, vai começar dia 1 de março e terminará no dia 8, no dia internacional da mulher. 
Relembrando o que já falei antes, você pode participar escrevendo textão, postando colagens de fotos, gifs e afins, de acordo com o tema do dia. A língua principal é inglês mas pode postar em português sem problemas, pode participar em todos os dias ou só fazer nos dias que achar melhor. Pode postar sobre qualquer drama que viu, não interessa se é desse ano ou de 2000.
Para participar, é só usar a tag #kdramawomensweek ou citar @undergroundkdrama nos seus posts para facilitar rastreio. Siga a tag em busca de inspiração ou para ver o povo publicando posts fodas.
Você também pode usar os temas dos anos passados ( 2015, 2016, 2017, 2018 - em inglês).
Agora, a lista do tema para cada dia, traduzido do post original:
Dia Um: Monstras
Literalmente falando - fantasmas e gumihos, bruxas e sereias, aliens e mulheres fortonas; ou metaforicamente falando -  mulheres sedentas de vingança, mulheres que causam discórdia, mulheres que não são boazinhas e amigáveis, mulheres cheia de auto-aversão.
Dia Dois: Transformação
Uma personagem que te surpreendeu com o seu crescimento, uma personagem que mudou ao longo do drama, uma personagem que passou pela jornada de auto-descoberta ou uma atriz que se mostra versátil em personagens que faz sem que seja baseado no seu estilo. 
Dia Três: Quem Narra
Uma personagem que sem dúvida é a ‘narradora’ da sua história. Através da narração, através do fato de ser uma narradora não confiável, através de outras formas de narração - contanto que você viu o drama pensando "este é o drama de fulana de tal".
Dia Quatro: Filha Favorita
Filhas mais velhas que assumem toda a responsabilidade, filhas do meio que são sempre ignoradas, caçulas da família que escapam da dúvida, noras.
Dia Cinco: Estreia Favorita
Uma atriz estreante que amou - você viu algo nela que te fez desejar ver mais projetos com ela, que te fez torcer por ela, cuja estreia se destacou em relação a outras performances, cuja estreia mudou o cenário dos kdramas.
Ou então uma atriz favorita que estreou tem mais de 15 anos e ainda está trabalhando.
Dia Seis: Atrizes Unidas/Personagens Característicos
Mulheres que trabalharam juntas em mais de um projeto, ou seja, atrizes que estão em dois ou mais dramas juntas e escritoras que trabalham com as mesmas atrizes ou diretores nas suas séries.
Ou uma atriz conhecida por interpretar um certo tipo de personagem, e você sempre espera vê-la fazer isso de novo.
Dia Sete: Fale!
Uma personagem que fala a respeito ou que defende alguma causa mesmo que isso a torne uma esquisita; uma personagem que fala muito e é desbocada; uma personagem tímida que reúne coragem para falar em alguma situação importante. 
Ou uma atriz que falou sobre assuntos sociais ou políticos, ou disse algo que te comoveu. 
Dia Oito: Final Favorito ou Dia Livre
Uma personagem que foi tratada de forma correta no final de um drama pela narrativa.
Ou um tema livre de sua escolha.
12 notes · View notes
doramaefeminismo · 5 years
Text
Roteiristas de kdramas para ficar de olho - Kwon Hye Ji (권혜지)
Não achei muita informação pessoal sobre a roteirista então segue a lista do seu trabalho na ordem de lançamento.
25 de Setembro de 2016: The Red Teacher [빨간 선생님] -  KBS Drama Special - [1 episódio]
Tumblr media
Sinopse
Em 1985, Tae Nam é um professor rigoroso e odiado em uma escola só de meninas. Um dia, ele encontra um livro erótico censurado e incompleto em uma livraria, que de alguma maneira acaba parando nas mãos das sua alunas, fazendo um enorme sucesso entre elas. Como o livro tem a parte 2 que não existe mais, uma das estudantes resolve então escrever a continuação para suas amigas, que o professor lê em segredo. Mas por quanto tempo essa situação continuará?
Onde ver? Canal no youtube da KBS [legenda em inglês]
8 e 9 de Maio de 2017:  Individualist Ms. Ji-Young [개인주의자 지영씨] (KBS2) - 2 episódios.
Tumblr media
Sinopse
Na Ji Young é uma mulher extremamente individualista. Park Byeok Soo é um homem que não consegue viver sem ter relacionamentos. Ambos se encontram.
Onde ver? Sem link oficial mas é fácil achar pirata.
24 de Setembro de 2017: Waltzing Alone  [혼자 추는 왈츠] -  KBS Drama Special - [1 episódio]
Tumblr media
Sinopse
Dois jovens, Min Sun e Gun Hee, se conheceram pela primeira vez em uma valsa e namoraram nos últimos 8 anos. Min Sun é agora uma estagiária em uma grande empresa e Gun Hee trabalha em uma empresa de médio porte. De alguma forma, eles se tornam concorrentes para um emprego na mesma empresa.
Onde ver? Canal no youtube da KBS [legenda em inglês]
15 de Outubro de 2017: Bad Families [나쁜 가족들] - KBS Drama Special - [1 episódio]
Tumblr media
Sinopse
Uma mãe que trai. Um pai que raramente está em casa.  Uma colegial decide que irá viver com seu namorado.
Onde ver? Canal no youtube da KBS [legenda em inglês]
3 a 25 de Dezembro de 2018 -  Just Dance | Dance Sports Girls  [땐뽀걸즈] - KBS2 -  16 episódios
Tumblr media
Sinopse
Seis estudantes chamadas Shi Eun, Hye Jin, Na Young, Ye Ji , Do Yeon e Young Ji sonham em ganhar uma competição de esportes de dança na escola. Baseado em um documentário da KBS que depois se transformou em um longa.
Onde ver? Kocowa [Legenda em inglês] e Viki [legenda em português]
4 notes · View notes
doramaefeminismo · 7 years
Link
Um link super ótimo, sobre como ‘existem tipos de violência que podem passar despercebidos por um olhar menos atento’
6 notes · View notes
doramaefeminismo · 7 years
Link
Mais uma análise feminista de um kdrama! 
3 notes · View notes
doramaefeminismo · 7 years
Text
[Tradução] Você não pode beijar de forma apropriada uma garota de 15 anos
Faz tempo que ando pedindo por aí permissão para traduzir textos em inglês que a galera produz sobre os doramas que tenha essa preocupação de discutir sobre questões sociais etc mas só agora vou começar a publicar. O primeiro é esse texto de Gwynne: You cannot properly kiss a fifteen year old girl, que trata da questão de atores mais velhos como par romântico de atriz adolescente, que foi uma praga que assolou os kdramas de 2016 para cá. Não endosso tudo mas achei que é um texto interessante sobre o assunto. 
Você não pode beijar de forma apropriada uma garota de 15 anos
Mirror of the Witch estreou essa semana e todos meus sentimentos intensos ressurgiram enquanto pipocava uma discussão [sobre isso] no tumblr. Como não gosto de me intrometer em conversas de outras pessoas, decidi organizar meus sentimentos sobre isso aqui.
Parece haver três temas principais dentro dessa discussão que eu quero abordar pois esse texto não está me deixando dormir á noite - indignação e confusão sobre a diferença de idade, a abordagem de ver estilo “Esperar para ver” e Noona Romance [Romance com mulher mais velha].
Indignação com a diferença de idade
Vou começar com uma historinha. Quando estava na faculdade, tinha uma colega de quarto que estava sempre alugando filmes e arrastava a gente para uma noite de filmes. Uma noite, ela alugou A Princesa dos Ladrões [Princess of Thieves] que é de 2001, um filme feito para a TV estrelando uma Keira Knightly de 15 anos como a filha de Robin Hood e Stephen Moyer, que naquela época tinha quase trinta anos, como o filho secreto do Rei Richard e o seu par romântico. Era uma aventura romântica fofa com travessuras, amor, e ação emocionante.
Veio com extras e eu amo ver como os filmes são feitos. No dia seguinte, enquanto estava enrolando para ir na aula, peguei o dvd e vi as entrevistas com o elenco. Era bem padrão, com muitos elogios a maturidade da Keira Knightly na sua atuação e piadas sobre malabarismos complicados. Lembro de ter ficado confusa com todos os atores elogiando direto a maturidade dela e sua habilidade como atriz até que a pessoa que entrevista perguntou a Stephen Moyer qual foi a parte mais difícil de filmar. A resposta dele ficou guardada por mim por quase uma década.
A cena de beijo. Pois você não pode beijar de forma apropriada uma garota de 15 anos.
Temos aqui um filme com malabarismos complicados, um calendário de filmagem extenuante, e a coisa mais difícil para um homem de trinta anos era beijar a sua colega de quinze anos. Lembro de ter feito minha Cara de Nojo para a TV e não ter pensado muito sobre isso. 
Mirror of the Witch me forçou a encarar o fato de que muitos dos meus shows sobrenaturais favoritos tem uma grande diferença de idade entre uma adolescente e um homem adulto. Labirinto - A magia do tempo [Labyrinth] é um dos meus filmes favoritos mas quando você olha além dos bonecos assustadores, é de fato uma história de amor entre Sara e o Rei Globin Jareth. É uma história de amor com muita pouca intimidade física. Acho que eles se tocam uma vez - em uma cena onírica. Não existe uma outra maneira de interpretar isso. Enquanto juntava as ideias para esse texto, eu descobri que Jennifer Connelly tinha 14 anos quando conheceu David Bowie.
Buffy the Vampire Slayer era a minha série favorita quando era mais nova. Buffy encontra Angel quando tem 15 anos e ele mais de duzentos. Eles dormem juntos no aniversário de 16 anos dela. Sim, Sarah Michelle Geller era uma adulta interpretando uma adolescente mas isso é uma das muitas partes deste problema social - a crença falsa de que as adolescentes estão emocionalmente, fisicamente e intelectualmente equipadas para terem relacionamentos românticos com homens adultos. 
Eu acho que é daí que vem a indignação.  Aqueles de nós que estão com raiva, reconhecem esse erro pelo que é- nocivo. E não entendemos porque as pessoas que tomam essas decisões não entendem isso também. 
É por isso que o comentário de Yoon Shi Yoon na coletiva de imprensa sobre as idades de seus personagens é tão perturbador. Porque em algum nível, ele sabe que não se pode beijar de forma apropriada uma garota de quinze anos na idade dele.
Se fala muito sobre como Ahjussi romance é uma nova tendência em kdrama. Não acho que seja algo novo. Homens maduros com mulheres muito mais novas sempre existiu. Eu acho que se a gente se esforçar para isso, podemos identificar em todos os dramas, em cada temporada em até uma década. Eu amei Heartless City, mas Soo Min chama Shi Hyun de Ahjussi quando o encontra. Ele é pelo menos dez anos mais velho do que ela.
Acho que a única diferença agora é que a escolha por Yoon Shi Yoon e Kim Se Ron chamou a atenção para a verdade desconfortável - um homem adulto não pode beijar de forma apropriada uma garota de quinze anos. 
A Justificativa do “Esperar para ver”
Vou admitir, acho esse tipo de atitude de apologista perturbadora. A suposição de que é possível te convencer através de enredo, atuação e música de que é bom um homem adulto ter um relacionamento íntimo com uma adolescente. Quando espera para ver, você está dizendo que é possível que te convençam de que isso não é uma crença perigosa que assola a sociedade.
A verdade é que, a equipe de produção, assim que selecionam um dos protagonistas, deveria ter escolhido seus pares baseado na idade da sua primeira opção. Se fosse o Yoon Shi Yoon, deveria ser uma atriz de pelo menos nos seus 20. Se fosse a Kim Se Ron, eles deveriam ter escolhido um adolescente.
Mas. Posso te dizer com honestidade que enquanto eu posso nomear várias adolescentes nos kdramas, só consigo nomear um ator adolescente. E aqui está a raiz do problema - as adolescentes são elogiadas e encorajadas pela sua maturidade enquanto os adolescentes tem permissão para serem bobos. 
Não tenho dúvida de que a justificativa para selecionar protagonistas mais velhos com essas garotas vem de uma falta de maturidade dos atores adolescentes. Afinal, elas não serão jovens para sempre, suas carreiras precisam decolar agora ou não vão conseguir. Além disso, são maduras para lidar com isso. Certo?
Maturidade. É a palavra que predadores adultos usam para seduzir as adolescentes que coagem em relacionamentos. Trabalho em uma firma de defesa criminal e vejo isso direto. Eu pessoalmente li declaração depois de declaração onde essa palavra surge. E qualquer garota que cresceu no mundo atual sabe quanta pressão existe sobre elas para que seja maduras e adultas no momento em que estão apenas na metade do ensino médio, se não mais cedo.
E esse é o verdadeiro desserviço de termos mulheres adultas fazendo adolescentes. Estabelece uma expectativa desproporcional para todas e permite que os homens adultos que ficam de olho nas adolescentes a habilidade de evitar o rótulo de pedofilia - pois adolescentes maduras não são vistas como crianças da mesma forma que seus equivalentes masculinos são vistos. As adolescentes não podem ser crianças.
Eu gostei muito da discussão por trás da indignação e da dificuldade em entender porque isso continua acontecendo, foi realmente bom. Rolou algumas explicações fantásticas e nuançadas. Mas acho que a verdade por trás disso é muito mais simples - Privilégio Masculino. Quando você tem um mundo que prioriza as fantasias masculinas e objetifica as mulheres, até que homem adulto tendo relações íntimas com as adolescentes seja visto como algo repugnante em vez de desejável, esse comportamento vai continuar.
Quando espera para ver o que acontece, você apoia esse sistema e ele não tem razão para mudar.
Infelizmente, não sei quanta influência monetária o fandom internacional tem na mídia coreana, principalmente porque eu sei como é difícil influenciar a mídia do meu próprio país. Que ainda não descobriu que você não pode beijar de forma apropriada uma menina de quinze anos de idade.
Noona Romance & Falsa Equivalência
Acho que uma das coisas mais frustrantes que já vi foi compararem ahjussi romance a noona romance que não nota a base do tropo mulher mais velha/homem mais jovem.
Não estou de forma alguma dizendo que as mulheres adultas não assediam os adolescente no mundo real. Elas assediam sim. Mas existem coisas que devem ser consideradas sobre o que rola no noona romance:
Tanto o ator quanto o personagem são adultos assim que a relação amorosa começa. Ele pode ter andado atrás dela por anos, mas a mulher nem o considera como interesse romântico até que seja um adulto. 
A mulher é sempre obrigada a enfrentar a moralidade do relacionamento.
Privilégio masculino assume uma grande parte em balancear a relação. 
E eu penso que a segunda é a chave. Em cada noona romance a heroína passa pelo menos de uma cena a um episódio em conflito sobre o que está acontecendo com o homem mais novo. Ela tem que confrontar a sua escolha dentro de uma sociedade que irá menosprezar ela por isso.
Os homens podem ser significativamente mais velhos sem qualquer tipo de questionamento sobre a moralidade do seu comportamento. Eles também tem os benefícios de todos seus privilégios e poder dentro da relação- tornando-a incrivelmente desigual e fudido.
Não tenho uma conclusão rápida e boa. Não tenho uma solução- não posso apoiar esse drama de forma alguma. Esses são os meus pensamentos e um pouco da minha raiva. Porque você não pode beijar de forma aproriada uma garota de quinze anos. Ela é uma criança e merece ser uma criança, não importa o quanto a sua carreira esteja em ascensão ou para onde este papel em particular vai levá-la.
13 notes · View notes
doramaefeminismo · 7 years
Text
O inseto no sorvete Whisper
Estava ansiosa para ver Whisper pois amo melodrama e tem um elenco sensa, principalmente por causa da minha amada Lee Bo Young. Mas infelizmente, depois de ver dois episódios eu larguei. 
O motivo? O uso de abuso sexual feminino e acusação falsa de estupro como forma de vingança. 
Não que não se possa abordar o assunto, eu acho importante tratar desses temas, afinal, não dá para divorciar o mundo real do mundo da ficção. Qualquer drama que resolve tratar de coisas pesadas deve arrumar espaço para abordar o assunto. Mas que faça direito.
Mostrar misoginia não é nada novo em doramas, principalmente se você assiste dramas policiais ou políticos. No entanto, geralmente retratam de forma superficial, tentam dar um tom cômico ou não discutem o que aconteceu. 
Daí temos Whisper. A personagem de Lee Bo Young, revoltada com o juiz bonzinho que no final se corrompeu, resolve tomar uma medida extrema para finalmente ter uma carta na mão e usar contra seu inimigo: falsa acusação de estupro. *sons de suspiros exagerados*
É nesse momento em que tenho que lembrar que nos doramas, pelo menos nos kdramas, temos mais trama de falsa acusação de estupro do que de abuso de verdade. Alias o último kdrama que larguei estava indo por nesse caminho, com caso de idol que acusou um cara de estupro e ainda tinha o mocinho principal sendo acusado falsamente também. 
Como disse, só vi dois episódios do drama e não duvido nada que mais para frente mostrem que nada aconteceu naquela noite mas odeio todo o plot envolvido. Completamente desnecessário e uma bosta de escolha de trama para um drama que tem potencial para ser ótimo.
E por último, se formos tratar como um fato que rolou, temos que lembrar que a personagem de Lee Bo Young abusou de um cara completamente bêbado, tão bêbado que não lembra de nada. Acredito que pelo fato da vítima ser homem, as pessoas não conseguem classificar como abuso, principalmente por acharem que só pode ser chamado de tal se rolar penetração. Vi uns posts de pessoas hesitando de chamar de algo pois é pelo gênero, tudo pode não ser o que aparenta, mas por ora, vamos chamar pelo nome: abuso. 
Mais post de quem falou sobre o assunto: [Audrey - Lavenderbyun - jkdramaniac - Gwynne, todos em inglês]
Só para terminar: não condeno quem esteja acompanhando o drama. Eu larguei por terem adotado um rumo que absolutamente odeio e achei importante deixar registrado. 
3 notes · View notes
doramaefeminismo · 7 years
Link
Mais um especial que lista mulheres favs e multidimensionais do mundo doramaníaco. Atrasado como sempre pois raramente vejo sites de resenhas. 
0 notes