Tumgik
yonggukvevo · 5 years
Text
superm album review by juliana
o que achei pessoalmente do album, dos conceitos, do grupo. sem formalidades porque nao sei fazer resenha e porque nao sei me expressar de uma maneira que nao seja informal.
_x_
de cara, eu gostei bastante. até demais. acho que tinha na minha cabeça que seria um álbum muito ruim mesmo. e isso mesmo com expectativas altas que eu reservava por conta de toda a pressão em cima dum grupo com gente tão foda (e com tanta gente que eu amo!!!). era uma sensação de “certeza que a música vai ser ruim”, mas ALGUMA COISA boa vai sair disso tudo. minimamente uma coisinha vai me agradar. e eu já estava certa que daria o apoio mesmo que eu não gostasse de nada... então o não eu já tinha. 
primeiramente, já fiquei bem feliz com o conceito. toda a estética sci-fi e garotos badasses das imagens de teaser e depois as previews do mv com algo mais... galera radical no deserto sendo maneira (?) me deixou feliz. afinal, não é algo de se ver no kpop com tanta frequência. o mv é tecnicamente incrível e cheio de efeitos especiais e gravações dentro e fora de estúdio (haja dinheiro da capitol records emprestado pra sm). mas não consigo deixar de pensar que poderiam impressionar com muito menos. foram em lugares tão exclusivos e incríveis para impressionar (e foi definitivamente impressionante!), porém... não contou nenhuma história. acho que os mvs da sm raramente contam alguma história, então não sei como esperei algo diferente. tendo eles só sendo gostosões em lugares legais (aquela ponte restrita, literalmente um deserto vasto) e com acessórios impressionantes (motos, carros e helicópteros) não me prende agora para continuamente assistir o vídeo. é como se tivessem tudo para inovar, mas ainda assim conseguiram não ser criativos. o paradoxo de ser inovador, mas não criativo. 
os efeitos/trabalho de câmera nas horas que eles performam, de atrasar ou adiantar a imagem, são interessantes, mas também me incomodam. a projeção do grupo no meio de uma sold-out arena performando? uma pretensão bem desconcertante. bom, mas têm que vender o peixe, né? “avengers of kpop.” in the midst of the fandom wars nor only within the sm fandoms (exo-ls hating above all) but also outside of it (with armys being bitches about not giving the group the attention they deserve and supposedly letting bts stay winning). incrível que mesmo diante disso tudo, desde a época que o grupo foi anunciado, continuaram com umas estratégias curiosas na promoção deles. but i guess not the point here. 
não entendi o ponto das bolinhas flutuantes feitas de cgi acima deles no estúdio dançando. achei que perderam muito tempo mostrando carro acelerando, luzes bonitas, tanque de guerra de longe em alta velocidade, homem pulando de helicóptero... dentre outras coisas. acabei sentindo que rolou uma contradição dentro dos conceitos (performadores... futuristas... militares...? tron... com mad max... e we will rock you da pink, beyonce e britney spears?). ou talvez não houve diálogo entre essas coisas todas. enfim, o mv, não é meu favorito. resumidamente, acho que poderiam ter feito diferente em aspectos distintos (e.g. explorando mais fora da caixa já que pagaram por tanto; contado alguma história nem que básica - como em regular do nct ou lucky one do exo; ou se não for pra contar uma história, que mostrasse sem a muleta de efeitinhos que perturbam a visualização, não colaboram com o conceito ou contorcem os meninos - como um lindo want do taemin; os figurinos também deixaram a desejar em criatividade - poderiam ter ousado mais; etc etc etc). e isso tudo pra dizer: beleza, de primeira curti o conceito e o mv. ainda curto muito, acho legal mesmo. só não tanto quanto o gostinho inicial que tive. se antes eu estava dando um 8/10, hoje eu devo estar dando um 6,5/10. tipo 6 pro mv e 7 pro conceito. mal proveito de alguém da equipe de produção, mas não sei quem porque não entendo dessas coisas behind-the-scenes e cinematográficas.
_x_
agora, o álbum. primeiro as músicas por si só e depois o álbum como um todo. novamente, expectativas misturadas demais. esperava algo terrível e acabei me surpreendendo. foi bem melhor do que esperava.
- adorei jopping, mas não é palatável de forma alguma pra audiência média de kpop? não é uma música fácil pros ouvidos, não é hit de explodir. acho que daria um bom single pra nct (assunto que voltarei recorrentemente daqui pra frente), talvez, já que peguei um tiquinho daquela vibe deles ~diferente~ do kpop tradicional easy on the ears. é forte, mostra o por que deles estarem ali, o que querem. title com nome diferente pra deixar uma marca, música com direito a guitarra (chique) e feita especialmente para lgbtqs, já que todo o background que remete a bailes e voguing e desfiles estão bem ali, não é mesmo? distribuição razoável, mas também esperada. achei um bom single, mas senti que poderiam ter feito mais palatável e catchy pra atrair mais gente (tipo nct 127 em 2019?) ou deixado jopping como aquele segundo single promovido. menos pretensioso também (o começo com a audiência clamando... dá pra bater palma como em um “we will rock you” ali no fundo). enfim, o lance é que mesmo só sendo uma música “boa” absolutamente não merece só 13 milhões de views nos dois primeiros dias. se kpoppies não fossem pau no cu, esse grupo poderia alavancar ainda mais. enfim, next.
- i can’t stand the rain é uma viagem auditiva. me lembrou trilha sonora de filmes da disney como pocahontas ou mulan. gostei também, ainda mais porque foge dum kpop ou dum pop tradicional. principalmente o refrão e os instrumentos no fundo (acho que são japoneses? tipo uma flauta?). a percussão me deixa ligadona direto. pra mim é uma das que deixaram na gaveta pra shinee e tiveram oportunidade de usar aqui nesse álbum com superm. 
- 2 fast. QUE MÚSICA. essa foi b-side engavetada de nct ou de shinee. até exo, quem sabe! impressionante como realmente esses grupos fazem parte da sm e eventualmente se cruzam nesses gêneros todos. acho que foi um bom trabalho pros membros justamente por conta disso, por encaixar muito bem com todos eles. a parte meio house music mais pro final foi TUDO que eu precisava e não sabia, já que não deixou a música numa mesmice. é uma ótima side track. sexy e animada na medida certa, sem ficar entediante. bem palatável e dá uma quebrada no álbum, acrescentando temporariamente uma vibe mais tranquila em comparação com as músicas que vêm antes e a que vem depois.
- super car. a barulheira que tenho certeza ser música engavetada de nct. deve ter usado produtores deles, com toda a certeza. é a chain que deu certo. o “something differennnnt” talvez seja tudo pra mim porque amo a puxadinha ali na nasal. as partes instrumentais nos momentos que cantam “drifting” me lembram solos do ten também e aposto que vai ser muito legal de ver nas danças. de toda forma, não é meu estilo de música favorito, mas curti. é muito intensa e seria incrível de se ouvir em show e pular muito alto, mas não é pra ouvir todo dia. 
- e finalmente: no manners. uma vibe levemente latina e que preciso fazer a infeliz comparação: airplane pt. 2 de bts. é sexy, é uma delícia, tem vibes latinas: não tem erro. novamente uma música mais light e easy on the ears (como 2 fast). taeyong fica ali uma eternidade sem respirar no rap e eu poderia ficar grávida só de ouvir a voz dele. quem sabe. ainda não foi cientificamente comprovado, mas um dia, talvez. também uma das minhas favoritas do álbum e fecha muito legal o álbum.
no geral: achei a escolha na ordem das músicas bem curiosa, mas acho que deu muito certo. começam com o single pesadinho, vão pra uma música bem diferente do tradicional e com pegadas japonesas/coreanas, pra uma bem sexy animadinha, pra uma música pesadora e acabam com uma música suave com vibes latinas e sensuais (ninguém conta as instrumentais). eu amei que não é um álbum entediante. não me cansa em momento algum (apesar de ser bem curtinho, né). inovam bem com as músicas, repetindo um pouco a fórmula do que já fazem bem com os subgrupos dos meninos musicalmente. não senti que tem filler (além das instrumentais) e foi genuinamente algo bem pensado. não é meu estilo de álbum favorito e ainda me deixa muito a desejar, mas achei um bom trabalho. 
me chateou a distribuição enormemente, mas era esperado, como já disse. taemin e baekhyun como focos no vocal e mark e taeyong como focos no rap. fico triste que não tenham explorado mais o rap do lucas ou o vocal do ten, ambos extremamente talentosos nessas áreas. o jongin infelizmente não é bom nem em um, nem em outro, mas arrasa na dança e na presença de palco. má distribuição acredito que seja típica da sm. winwin e o próprio jongin que o saibam. o foda é que não é como se eles fossem membros pouco populares em um grupo ou outro qualquer. são uns dos membros mais populares de boygroups da sm dentro de um super grupo. acho que a sm deveria ter pensado bem melhor nisso, já que até apoiadores do grupo (diga-se de passagem que restaram pouquíssimos) se incomodaram e reclamaram MUITO com a distribuição merda. todos mereciam um pouco do holofote em todas as músicas. infelizmente o álbum ficou muito um markyong rappers e baekmin como vocals. os outros foram esquecidos no churrasco. e onde acho que se superariam (em realities e entrevistas), estão limitados pela língua e também pela falta de promoção (no momento) na coreia. tenho esperanças de que todos se abram mais nessas coisas.
eu gostaria muito que eles lançassem mais música em janeiro, mas acho improvável, se não impossível (até porque eles tem shows ainda nos eua e canadá em fevereiro, nct e wayv tem schedules com tour japonesa e comeback respectivamente no meio tempo, baek tem que ir pro exército eventualmente...). seria lindo um repackage com três outras músicas (um outro single e duas fillers...). meu sonho nº 1 era eles terem feito algo com o wings de bts, lançando um solo novo pra cada membro (mas vão usar solos velhos pro show, aparentemente - como dream in a dream ou long light ou un village). 
acho que o álbum e superm teria muito mais impacto e venda se tivessem solos para todos nesse projeto. meu laudo médico é: acho que foram pretensiosos e confiantes demais em um sucesso certo (a sm e a capitol records, no caso), sem calcular tanta merda que poderia ter dado (e deu) e, infelizmente, vão deixar muito a desejar em popularidade no grupo e em dinheiro no bolso. 
but anygays, i’ll keep dreaming com solo projects e comeback logo.
_x_
de dever de casa, vou ler as letras e entender mais sobre o que cantam e como as letras casam no álbum. vou aguardar as performances, entrevistas e dance practices também. amaria uma promoção legal na coreia (eles num idol room e num weekly idol... ai ai), mas não acho que vá rolar. queria muito um bom descanso pros meninos do nct/wayv, já que estão sem parar há meses e meses. burnout vai derrubá-los uma hora ou outra :(
enfim, continuarem sonhando 2.0 com tudo isso.
nota pro álbum: 3,5/5
4 notes · View notes
yonggukvevo · 8 years
Photo
Tumblr media
1K notes · View notes
yonggukvevo · 8 years
Photo
Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media
in which jaebum couldn’t get enough of jackson
3K notes · View notes
yonggukvevo · 8 years
Photo
Tumblr media
im not crying i swear
3K notes · View notes
yonggukvevo · 8 years
Photo
Tumblr media Tumblr media Tumblr media
UGH JIMIN UNZIPPED TAE’S JACKET JYTDUJJNYFDE VMIN IS ON FIRE!
5K notes · View notes
yonggukvevo · 8 years
Photo
Tumblr media Tumblr media Tumblr media
1K notes · View notes
yonggukvevo · 8 years
Photo
Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media
how to tease fans
3K notes · View notes
yonggukvevo · 8 years
Photo
Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media
jimin and jungkook’s compliments
2K notes · View notes
yonggukvevo · 8 years
Photo
Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media
630 notes · View notes
yonggukvevo · 8 years
Photo
Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media
tzuyu was so done with jungmo
303 notes · View notes
yonggukvevo · 8 years
Photo
Tumblr media Tumblr media
its just their way of showing appreciation #buttsmackbangtan 
1K notes · View notes
yonggukvevo · 8 years
Note
oKAY THEN WHAT ABOUT jungkook working in a host club (who also owns it) and one day jimin appears who wants to learn how to be a host because he likes the attention he will get from the guests and jungkook likes what he's seeing in front of him and--
so he’s like alright, lets put you in as a waiter for now and you can learn on the go – and then he finds out that jimin can also dance cause one day when jimin is cleaning up, kook finds him swaying to the music and he’s not bad at all, so kook asks jimin to dance for him and while jimin is a lil embaressed, he gets really into it and kook is SOLD. so jimin becomes a host, and he quickly becomes one of the most popular hosts in the entire place and all the while him and kook are chatting and they become friends but jimin doesn’t know that kook is younger, and kook doesn’t quite want to tell him because he REALLY likes jimin and he thinks that jimin might look at him differently if he knew how young kook is –
but eventually, kook watches jimin get showered in all this attention and he realizes the tight feeling in his chest is because he might or might not be falling for jimin but dAMN does jimin even swing that way? kook didn’t even know he swung this way till, well, he sWINGS this way for jimin for sure. and all of a sudden, he can’t help imagining what it would feel like to have jimin look at him like /that/, smile at him like /that/, lean in and whisper against his ear, what it would feel like to /feel/ jimin next to him, against him –
and one night when all the hosts go out for drinks, jimin gets a lil tipsy and gets really giggly and red and he’s sitting right next to kook and kook can’t help blushing too cause jimin is leaning in too close and his eyes are so huge and dark and bright and kook could /drown/ in them if he’s not careful and he’s never one to be too careful anyways. but he manages to somehow make it through the whole night without doing anything before jimin is falling asleep against his shoulder and kook is helping half-carry jimin back into kook’s apartment cause he doesn’t know where jimin lives and jimin wakes up when kook puts him on the couch and says “you smell nice” and kook blushes wayyyy too hard and scoffs like “it’s just the cologne” and jimin “no, it’s you – you always smell nice.” and kook sighs cause jimin’s not letting go so he sits down on the couch and jimin curls up against him, giggling like “i probably won’t remember this in the morning so lemme just pretend for now okay?” and kook doesn’t really know what he’s talking about but something in his chest says that /yes you do/ so he asks “what do you mean pretend what?” and jimin’s dozing off again mumbling “that you like me too…”
and the next morning, jimin wakes up in kook’s bed and they’re both wearing clothes but kook is awake already, and when their eyes meet, kook just grins and leans down to kiss jimin’s nose with a “let’s not pretend anymore.”
AU FEST FRIDAYS WOWWOOWOWOWWOOW IM HURT JIKOOK IS SO CUTE
107 notes · View notes
yonggukvevo · 8 years
Photo
Tumblr media
취미는사랑 | editing allowed.
139 notes · View notes
yonggukvevo · 8 years
Text
That otp that you ship every way like brotp, otp, friends with benefits, soulmates, star crossed lovers, best friends since birth, forbidden lovers, and you just know that you’re never gonna ship a ship like this ever again
182K notes · View notes
yonggukvevo · 8 years
Text
a little girl who grows up thinking all doors are automatic but actually she’s haunted by a really polite ghost
806K notes · View notes
yonggukvevo · 8 years
Photo
Tumblr media Tumblr media Tumblr media
the kids
7K notes · View notes
yonggukvevo · 8 years
Note
Are those your original characters? Can you tell us a bit about them? Only if you'd like! Thank you!
!!!!!!
i’m so happy you asked!! thanks so much for being interested in my terrible children.
Tumblr media
1K notes · View notes