Tumgik
kiwisound · 3 months
Text
i am - (g)i-dle ♡
Tumblr media
acompanhei o debut do gidle em 2018 e lembro que o i am ficou no repeat por um tempinho pois adorei as músicas, esses dias resolvi ouvir de novo por pura curiosidade e realmente é um bom mini!
tracklist: 1. latata *title / 2. $$$ / 3. maze / 4. don't text me / 5. what's in your house / 6. hear me
o mini segue a sequência genérica de um álbum de kpop: começa com uma title animada, as bsides que serão promovidas vem logo depois, a hidden gem, uma música fofa que serve como um momento divertido e uma ballad para encerrar o álbum. mesmo que previsível, meu primeiro contato com o gidle foi muito positivo.
vou falar das músicas individualmente:
latata - latata foi uma febre quando lançada e acredito que tudo se trata do timing.. estávamos em um 2018 que o girl crush começava a deslanchar com um blackpink despojado e descolado e um red velvet elegante que logo no início do ano lançou bad boy, pra mim latata é a união desses dois conceitos que faziam sucesso na época. não é uma música com um grande auge ou muito forte, ela se mantem constante até o final e permite que as integrantes demonstrem sua personalidade. não é um GRANDE debut mas considero uma boa música que tem replay factor, foi o suficiente para mostrar que o gidle era um grupo para se manter de olho.
$$$ - o grande momento de $$$ são os versos da soyeon.. ela realmente era uma rookie incrível. acho essa música muito divertida e o pre-refrão é muito fofo, alivia um pouco a explosão de sons que é todo o resto. vale a pena ouvir e mostra o gidle mais poderoso que estavam dispostas a entrar no girlcrush com tudo.
maze - masterpiece!!! maze é agradável em todos os seus 3:20 de duração e foi uma oportunidade de mostrar que apesar da soyeon ser o grande momento em todas as músicas do grupo até agora, nós poderíamos sim confiar em uma boa performance da vocal line no futuro. gosto de tudo nessa música, os versos delicados, o pre-refrão da soyeon que da força para o refrão explodir com um drop muito bom e a highnote das vocalistas do grupo, a bridge doce e uma miyeon mostrando que é uma main vocalist e que ia dar conta do recada, e encerrando com um pós-refrão animado.
don't text me ♡ - a minha favorita! depois de três músicas explosivas ela vem no momento perfeito!! eu amo como don't text me vai construindo uma expectativa para o refrão e na verdade nos leva a um refrão cansado e lento que combina perfeitamente com a letra que fala sobre um relacionamento que já acabou e é agora é só um problema na vida das meninas. pra mim é perfeita do início ao fim e mesmo depois de 6 anos e eu definitivamente ter ouvido muuuito ela don't text me ainda é uma grande favorita.
what's in your house? - um momento muuuito divertido nesse mini! pra mim a mvp dessa música é a soojin, já que o gidle é um grupo de vozes mais potentes, a delicadeza da voz da soojin trouxe a doçura necessária para essa track. o refrão é um pouco repetitivo mas o instrumental é tão bom que nem chega a incomodar.
hear me - eu sou uma grande fã de ballads então curto muito hear me! não é uma ballad poderosa e cheia de sentimentos como eu costumo gostar, mas para um grupo rookie elas fizeram um bom trabalho.. não posso deixar de imaginar como ela seria ainda melhor se fosse gravada com a experiência vocal de hoje da vocal line :') acho que elas souberam construir o mini para o momento de hear me e ela não fica perdida no projeto.
eu acho que o i am foi um bom começo para o g-idle e ouvindo hoje me fez pensar em como a imagem do grupo mudou drasticamente desde o lançamento, me pergunto como seria a discografia delas se tivessem continuado nesse nível de qualidade o-o... mas que bom que elas conseguiram se encontrar no que fazem hoje.
minha favorita:
posso estar meio afobada no momento mas acho que esse foi o melhor mini de debut de 2018. ainda é muito legal pra mim como naquele ano elas conseguiram se destacar mesmo sendo novatas e iniciar a 4th gen em um ano que a 3rd gen estava no seu auge produzindo os maiores hits da geração. rookies gidle you did it!!
0 notes