Tumgik
kabral · 1 year
Text
Reavendo a importância do Afrofuturismo em 2023
Todo esse movimento de recriar o passado, transformar o presente e projetar um novo futuro através da nossa própria ótica pra mim é a própria definição de Afrofuturismo. ― Eu mesmo, em 2016 Quem acompanha minhas redes sociais deve ter percebido o quanto eu vinha maldizendo o gênero Afrofuturismo e questionando minha associação a tal movimento. Nas próximas linhas irei refutar minhas próprias…
Tumblr media
View On WordPress
14 notes · View notes
kabral · 2 years
Text
Porque eu PRECISO escrever ficção
Hoje é dia do escritor! Então aproveito pra compartilhar a imensa resposta desta pergunta tão angustiante: Por que eu PRECISO escrever ficção?
“Quem veio primeiro, o ovo ou a galinha?” Tal é a dualidade existente entre realidade e ficção. Uma não existe sem a outra. De forma semelhante, os seres humanos precisam da ficção tanto quanto precisam comer e respirar. Por que a ficção me fascina tanto? Porque a ficção é tudo o que a realidade não é, ao mesmo tempo em que a ficção é a própria realidade elevada à mais alta potência. Por que…
Tumblr media
View On WordPress
2 notes · View notes
kabral · 4 years
Text
Booktrailer: "A Cientista Guerreira do Facão Furioso"
Booktrailer: "A Cientista Guerreira do Facão Furioso" (Malê, 2019); livro narra a aventura da filha de Ogum Jamila Olabamiji, garota cientista de Ketu Três que desperta superpoderes e enfrenta desafios, incluindo monstros, caçadores e o valentão da escola!
Booktrailer: “A Cientista Guerreira do Facão Furioso” de Fábio Kabral
O livro narra a aventura de Jamila Olabamiji, filha de Ogum, a garota cientista que desperta superpoderes e enfrenta desafios inesperados, incluindo o valentão da escola; tudo isso na metrópole afrofuturista Ketu Três, lar do povo melaninado, filhos dos…
View On WordPress
8 notes · View notes
kabral · 4 years
Text
Artigo e atividades bem didáticos sobre AFROFUTURISMO
Conteúdo de um artigo e atividades didáticos sobre AFROFUTURISMO que fiz a convite da FTD Educação, e que foi originalmente publicado na edição 6 (jun/2020) da revista digital Articulação de Linguagens, para escolas adotantes do Sistema de Ensino da FTD.
Estou dividindo com vocês o conteúdo de um artigo que fiz sobre Afrofuturismo a convite da FTD Educação e que foi originalmente publicado na edição 6 (jun/2020) da revista digital Articulação de Linguagens, disponível para as escolas adotantes do Sistema de Ensino da FTD. Espero que o presente artigo seja proveitoso especialmente para educadores e alunos.
Tumblr media Tumblr media Tumblr media
Algumas páginas da revista digital da…
View On WordPress
0 notes
kabral · 4 years
Text
MACUMBAPUNK: Uma nova proposta de ficção especulativa
MACUMBAPUNK: Uma nova proposta de ficção especulativa
Preliminares
Olá. Meu nome é Fábio Kabral e eu criei este termo chamado Macumbapunk.
Criei o termo para classificar as minhas próprias obras de ficção a partir de “O caçador cibernético da Rua 13” (Malê, 2017). Não lembro exatamente quando o criei, sei que usei o termo de forma jocosa em algumas conversas informais. Porém, quando tomei conhecimento dos movimentos Sertãopunk, Cyberagreste e
View On WordPress
0 notes
kabral · 4 years
Text
A serenidade de Iemanjá em tempos de crise
A SERENIDADE DE IMENAJÁ EM TEMPOS DE CRISE Como podemos entender mitologia da deusa iorubá para amenizar nossas ansiedades e desequilíbrios?
Originalmente divindade yorubá dos rios, na mitologia afro-brasileira Mãe Iemanjá (Ìyá Yemọja) é Deusa do Mar e Grande Mãe dos Orixás. Talvez a deusa yorubá mais popular do Brasil, Iemanjá é celebrada em prosa e verso. Como podemos absorver a força de Iemanjá em tempos de crise?
Primeiro, a partir da perspectiva do “Herói de rosto africano” (Clyde Ford), vamos entender as divindades não como…
View On WordPress
0 notes
kabral · 4 years
Text
[Afrofuturismo: Palavra Chave] 14. Algumas coisas desnecessárias precisam ser feitas*
O "Palavra-Chave" voltou! Aqui está o 14º miniconto afrofuturista ambientado em Ketu Três, cujos títulos e temas vocês escolhem! Clique no link e leia o conto para saber mais... Compartilhem!
Tamara Adeyemi se recompôs do susto, chutando a cara do seu adversário.
– Você é um escroto! Quem você pensa que é pra me assustar desse jeito??
Adelino Adebayor estava jogado no chão, semi-consciente, quando seu nariz foi quebrado pelo chute de sua amiga de infância.
– Para de fingir demência, seu puto! – gritou Adeyemi, erguendo Adebayor pela gola da camisa colorida – Se cura logo e…
View On WordPress
1 note · View note
kabral · 4 years
Text
"Afrofuturismo" vs "Africanfuturism"
"Afrofuturismo" vs "Africanfuturism" Por que foi necessária a criação de outro termo a mesma coisa? Um breve ensaio confrontando opiniões e reflexões sobre essas duas temáticas.
Por que foi necessária a criação de outro termo a mesma coisa
Preliminares
Você que venha a ler este texto talvez mal saiba o que vem a ser “Afrofuturismo”. Talvez para você seja só mais um nome engraçado e chamativo sobre coisa alguma… e de certa forma é. De qualquer forma, sugiro antes que leia este meu texto – “Afrofuturismo: Ensaios sobre narrativas, definições, mitologia e heroísmo” –…
View On WordPress
0 notes
kabral · 4 years
Text
Conheça Nina Onixé, a líder revolucionária de Ketu Três
Conheça Nina Onixé, a líder revolucionária de Ketu Três
Tumblr media
– Bem vindos ao Mundo Novo – sussurrou Nina para alguém que não estava ali.
Nina Onixé estava de pé, bem no meio da avenida. Era a Rua Treze, a maior avenida de Ketu Três, lotada de gente; uma enorme linha reta, que cortava toda a cidade, com chão de pedra recortada e calçadas repletas de árvores e arbustos; prédios espelhados se erguiam para os céus. Era um Ojo Aiku, o dia do sol, então havia…
View On WordPress
0 notes
kabral · 5 years
Text
Quais são as quatro características fundamentais das narrativas afrofuturistas?
Quais são as quatro características fundamentais das narrativas afrofuturistas?
Acredito que narrativas sobre Afrofuturismo deveriam cumprir esses quatro requisitos mínimos:
Protagonismo de personagens negros
Narrativa negra de fantasia e/ou ficção científica
Centralidade da agência africana
Protagonismo de autores negros
Protagonismo de personagens negrosé o básico. Para além da mera “representatividade”, para além de simplesmente inserir mais atores negros numa narrativa de…
View On WordPress
0 notes
kabral · 5 years
Text
Conheça Jamila Olabamiji, a cientista guerreira do afrofuturo
Conheça Jamila Olabamiji, a cientista guerreira do afrofuturo
“Eu sou a caçadora das planícies. Eu sou a mais forte.”
Jamila Olabamiji é a protagonista do romance “A Cientista Guerreira do Facão Furioso”, mas aparece pela primeira vez causando muita confusão no livro “O Caçador Cibernético da Rua 13”. Ela é uma heroína do universo afrofuturista conhecido como “Mundo Novo”, lar dos filhos dos Orixás.
A jovem é uma garota melaninada, com traços…
View On WordPress
0 notes
kabral · 5 years
Text
A cientista guerreira do facão furioso
A cientista guerreira do facão furioso
Aqui é Ketu Três, lar do povo melaninado, filhos dos Orixás; a metrópole governada por sacerdotisas-empresárias e tecnologias fantásticas movidas a fantasmas. Jamila Olabamiji, filha de Ogum, só quer se tornar a maior engenheira de Ketu Três. Nada demais. Porém, é difícil manter o foco quando se tem de lidar com um pai ocupado em três empregos, uma namorada patricinha e encrenqueira, e um…
View On WordPress
1 note · View note
kabral · 5 years
Text
[Afrofuturismo: Palavra Chave] 13. Triunfo*
[Afrofuturismo: Palavra Chave] 13. Triunfo*
Por amor, e pelo amor apenas, nós conquistaremos tudo. Consegue enxergar? A noite está em chamas. Levantamos nosso punho para o céu, em nome do futuro. Quantos de nós foram massacrados nas fazendas? Quantos foram violentados? Quantas foram engolidas pelo mar espacial durante a travessia? Estamos exercendo o nosso direito de resposta. Nenhuma princesa alienígena nos libertou, nós fizemos isso nós…
View On WordPress
0 notes
kabral · 6 years
Text
[Afrofuturismo: Palavra Chave] 12. Futebol*
[Afrofuturismo: Palavra Chave] 12. Futebol*
O estádio Marakana estava lotado. Tratava-se de uma arena flutuante, que balançava no ar, a poucos metros do chão, conforme o público se empolgava; a estrutura do estádio era feita de ferro e barro ancestral psiquicamente enrijecido; no alto, um campo invisível de força telecinética servia como teto e impedia que os poderes em campo ferissem as pessoas lá fora, e a mesma parede invisível de força…
View On WordPress
0 notes
kabral · 6 years
Text
[Afrofuturismo: Palavra Chave] 11. Empoderamento*
[Afrofuturismo: Palavra Chave] 11. Empoderamento*
Uma menininha de pele bem escurinha, cabelo crespinho amarrado estilo maria-chiquinha, trajando um vestidinho branco, flutuava no ar, a poucos metros do chão, e, com meros gestos, moldava todo o espectro luminoso ao seu redor, manipulando a luz emitida pelos postes e holofotes, cartazes eletrônicos e propagandas holográficas dos prédios, submetendo todo o brilho à sua vontade. Em plena Rua Treze,…
View On WordPress
0 notes
kabral · 6 years
Text
[Afrofuturismo: Palavra Chave] 10. A grande batalha do lacre*
[Afrofuturismo: Palavra Chave] 10. A grande batalha do lacre*
Com um rifle azul e dourado em mãos, Sandra Adesewa disparava jatos multicoloridos contra seu adversário, Lúcio Adaramola, que tentava se esquivar e, ao mesmo tempo, disparar com seu fuzil duplo rosa listrado. A arma de Adaramola era enorme, com grandes lacinhos brancos e rosas em forma de borboleta e acabamento felpudo, enquanto que o rifle de Adesewa mais parecia um canhão devido a seu tamanho,…
View On WordPress
0 notes
kabral · 6 years
Text
[Afrofuturismo: Palavra Chave] 9. Kemet*
[Afrofuturismo: Palavra Chave] 9. Kemet*
– Gostaria de conversar umas obviedades contigo. É possível?
– Claro, meu bem. Adoro falar a respeito do que todos sabemos. Por onde começamos?
André Babalola e Cristiano Durojaiye estavam deitados de mãos dadas numa cama redonda de colchão grosso, que flutuava a centímetros do chão. Um tinha o black power amassado no travesseiro, o outro tinha os dreads esparramados, tão longos que quase tocavam…
View On WordPress
0 notes