Tumgik
entendaoqueescuto · 12 years
Audio
Tim Tim Por Tim Tim
MENINOS E MENINAS
Legião Urbana
A musica fala sobre um conflito, pessoal e familiar. O declarar seu gosto. A rejeição. O preconceito. 
Quero me encontrar, mas não sei onde estou Vem comigo procurar algum lugar mais calmo Longe dessa confusão e dessa gente que não se respeita Tenho quase certeza que eu não sou daqui
Esse trecho demonstra a aflição da duvida, que assola demasiado os adolescentes. A segunda frase demonstra a busca por alguem em quem tivesse confiança, para que lhe apoiasse. O contar sua conclusão a um familiar. O pai. 
As duas ultimas frases revelam um possível preconceito, a discriminação das pessoas a sua volta, sobre a resposta de sua duvida.
Acho que gosto de São Paulo Gosto de São João Gosto de São Francisco e São Sebastião E eu gosto de meninos e meninas
Nesse trecho, a primeira pessoa, explica a seu pai, a diversidade dos gostos das pessoas. Cada qual gosta de algo diferente, e ele de meninos e meninas.
Vai ver que é assim mesmo e vai ser assim pra sempre Vai ficando complicado e ao mesmo tempo diferente Estou cansado de bater e ninguém abrir Você me deixou sentindo tanto frio Não sei mais o que dizer
Nessa estrofe, explica que essa decisão -sexual- não tem volta. Culpa a ausencia dos pais por sua situação, por não estarem ao seu lado. A frieza dos sentimentos.
A ultima frase é uma exclamação do pai do personagem. 
Te fiz comida, velei teu sono Fui teu amigo, te levei comigo E me diz: pra mim o que é que ficou?
Nessa estrofe é a que melhor representa o laço familiar e masculino. Tenta mostrar que não houve a frieza então relatada. 
A ultima frase demonstra a indignação desse pai. Que ao seu ponto de vista fez tudo que devia ser feito. E demonstra pontos egoístas de ambas as partes, do pai por não aceitar o que traria a felicidade ao seu filho, e do filho por culpar seu pai por sua situação.
Me deixa ver como viver é bom Não é a vida como está, e sim as coisas como são Você não quis tentar me ajudar Então, a culpa é de quem? A culpa é de quem?
Essa estrofe é dita pelo filho. Tenta novamente culpar seu pai por sua sexualidade. Fala que não é o como são felizes, mas o quanto ocultam os problemas para essa felicidade. Pedi para que o deixe ser feliz. Como se agora não precisasse mais de sua ajuda, porque quando precisou, não obteve respostas. O culpa por não ter tido essas respostas.
Eu canto em português errado Acho que o imperfeito não participa do passado Troco as pessoas Troco os pronomes
Essa estrofe é falada pelo pai, tenta demonstrar sua condição de humano, que sendo assim, erra. Que diferente do filho, ele não consegue cantar nem em português, quiça em outras línguas. Não entende as regras, as colocações, tenta assim mostrar que mesmo sendo pai, ele também erra, assim como todos a nossa volta. E se ele erra, seu filho também pode estar errado sobre sua sexualidade.
Preciso de oxigênio, preciso ter amigos Preciso ter dinheiro, preciso de carinho Acho que te amava, agora acho que te odeio São tudo pequenas coisas e tudo deve passar
Nesse trecho o filho vai classificando tudo que precisa para viver. Não precisa do desprezo do pai. A terceira frase se revela diretamente ao pai. Odeia por não aceita-lo como é. 
A ultima frase rebate ao ironia do pai sobre o errar. Pequenas coisas em relação ao amor por seu pai e se a sexualidade dele pode passar, o amor dele pelo pai também pode passar.
Acho que gosto de São Paulo E gosto de São João Gosto de São Francisco e São Sebastião E eu gosto de meninos e meninas
Nessa estrofe ele mais uma vez afirma sua decisão. Intensifica que gosta de meninos e meninas ao colocar o EU na frente.
Considerações Finais: Ao descrever essa musica, senti uma necessidade de ler sobre a relação pai e filho do cantor e autor dessa musica, Renato Russo. Em biografias, li que, ao contar sobre sua homossexualidade a sua mãe, essa o ignorou, dizendo apenas para que não trouxesse homens a casa, pois ela não os queria conhecer. Seu pai, não aceitou. Assim como fala a musica. Uma dor, descrita em belas palavras.
4 notes · View notes
entendaoqueescuto · 12 years
Audio
Tim Tim por Tim Tim
VENTOS DO LITORAL
Legião Urbana
A musica fala sobre o termino de um relacionamento, o como os lados se comportam de forma diferente.
De tarde quero descansar Chegar até a praia e ver Se o vento ainda está forte E vai ser bom subir nas pedras
Sei que faço isso pra esquecer Eu deixo a onda me acertar E o vento vai levando Tudo embora...
Esse trecho fala sobre a ida a praia para esquecer o que passou de ruim. O descansar da primeira estrofe, vem como metáfora para a morte. Indo cada vez mais ao fundo, as ondas o acertando. Para que levem todos os sentimentos ruins.
Agora está tão longe ver a linha do horizonte me distrai
Nesse pequeno trecho ele enfatiza que está longe da praia, indo em direção ao fundo do mar, olhando a linha do horizonte para que não se desespere com a situação.
Dos nossos planos é que tenho mais saudade Quando olhávamos juntos Na mesma direção Aonde está você agora Alem de aqui dentro de mim...
Nessa estrofe seria como um corte de uma conversa do termino desse relacionamento, falada pelo suicida. Se perguntando internamente sobre esse amor.
Agimos certo sem querer Foi só o tempo que errou Vai ser difícil sem você Porque você está comigo O tempo todo E quando vejo o mar Existe algo que diz Que a vida continua E se entregar é uma bobagem...
Já que você não está aqui O que posso fazer É cuidar de mim Quero ser feliz ao menos, Lembra que o plano Era ficarmos bem...
Essas duas estrofes são a visão do outro na relação. Ao perceber o desespero do parceiro. Uma possível citação de suicídio. Uma justificativa por ter seguido com a vida, enquanto o outro estava preso a lembranças falhas. Completa com um pedido-lembrete:" Lembra que o plano era ficarmos bem... ", Como se dissesse, não faça besteiras.
Eieieieiei! Olha só o que eu achei Humrun Cavalos-marinhos...
Essa estrofe fala da morte. O ser morto, nas águas, se encontra com o seres que ali habitam. É impostado uma voz mais "suave" para dar a alusão a morte.
Sei que faço isso Pra esquecer Eu deixo a onda me acertar E o vento vai levando Tudo embora...
Repete-se esse trecho, pra enfatizar seus motivos: Esquecer suas tristezas. E deixar o vento levar, junto com ele mesmo.
Considerações Finais: A musica mostra um relacionamento com uma forma distorcida de amor, em que se ama mais o outro do que a si próprio. Deduz que sem o outro não conseguirá viver. Mostrando certa vulnerabilidade, se desespera ao ver a quem se ama seguindo a vida, e logo não conseguirá viver. Mostra um amor irreal, em que a morte é um consolo pela perda. 
9 notes · View notes
entendaoqueescuto · 12 years
Photo
Tumblr media
Tema
Especial Legião Urbana / Renato Russo
Bem, as proximas postagem serão em homenagem a Legião e ao Renato Russo. 
A banda Legião Urbana, surge no meio musical em meio a década de 80, e tem seu fim marcado com a morte do vocalista Renato Russo. Sendo que sua ultima apresentação com o grupo completo, em janeiro de 95 (no entanto o ultimo disco lançado com Renato ainda vivo, foi em setembro de 96, um mês antes do vocalista morrer. Alem de discos póstumos, e remasterizados lançados no decorrer desses 16 anos). Ao todo lançaram 16 albuns, vendendo mais de 20 milhões de discos. Ainda hoje é o terceiro grupo musical que mais vende discos da gravadora EMI.
 Renato Manfredini Junior, mais conhecido como Renato Russo, era o vocalista e fundador do Legião Urbana.
Homossexual assumido, em diversas biografias, tem-se a observação da não aceitação, de sua orientação sexual, por seus pais.
Morreu de insuficiência renal, agravado por possuir HVI positivo (e AIDS), em biografias é informado, que ao contar ao pai que estava com a doença, esse lhe pediu para que não contasse a sua mãe, que só ficou sabendo que o filho tinha AIDS depois de sua morte. Seu pai foi raramente ao hospital. Uma das vezes um dia antes da morte do vocalista. Morreu no dia 11 de outubro de 1996, as 01h15 da madrugada.
Bem é isso. 
Nos próximos dias postagens sobre suas musicas.
5 notes · View notes
entendaoqueescuto · 12 years
Audio
Tim Tim por Tim Tim
Gostava Tanto de Você
-Tim Maia
A musica fala sobre o sentimentos de um pai com a perda de seu filho.
Não sei porque você se foi
Quantas saudades eu senti E de tristezas vou viver E aquele adeus não pude dar...
Essa estrofe mostra o luto, o descontentamento, a frustração, a perda. Enfatiza a culpa por não ter conseguido dar um ultimo adeus ao amado filho.
Você marcou na minha vida Viveu, morreu Na minha história Chego a ter medo do futuro E da solidão Que em minha porta bate...
Como um epitáfio, um ultimo adeus, o pai fala se declara ao filho, mostra o medo dos sentimentos, o medo q agora tem da vida.
E eu! Gostava tanto de você Gostava tanto de você...
A primeira linha, a exclamação dos porquês,  o porque eu não fui levado no seu lugar. As demais linhas enfatizam, pois por gostar tanto, ele não exitaria em trocar de lugar.
Eu corro, fujo desta sombra Em sonho vejo este passado E na parede do meu quarto Ainda está o seu retrato Não quero ver prá não lembrar Pensei até em me mudar Lugar qualquer que não exista O pensamento em você...
A culpa: A depressão da perda, o desejo que seja um pesadelo, as lembranças que assombram. Sabe que não importa onde esteja, o sentimento ainda estará nele, e sua mente também.
Considerações Finais: A musica mostra o sofrimento, transformado em poesia, sobre a perda de um próximo, os medos, as inquietações, a melancolia. Mas mostrando assim, que mesmo das mais tristes situações, pode-se revelar algo belo: a musica.
1 note · View note
entendaoqueescuto · 12 years
Audio
Tim Tim por Tim Tim
O Astronauta de Mármore
Nenhum de Nós
A musica fala sobre a volta de um astronauta a Terra, depois de anos morando na lua.
A lua inteira agora É um manto negro Oh! Oh! O fim das vozes no meu rádio Oh! Oh! São quatro ciclos No escuro deserto do céu...
Essa estrofe, mostra o que seria um momento de reflexão do astronauta sobre sua volta a Terra, uma ponta de arrependimento, o não querer voltar, mas o dever de voltar. Falando como se estivesse vivendo um luto por deixar a lua.
Quero um machado Prá quebrar o gelo Oh! Oh! Quero acordar Do sonho agora mesmo Oh! Oh! Quero uma chance De tentar viver sem dor...
Vivendo numa realidade sem convívio social, necessita de ajuda para nova adaptação, desejar que aquilo não passe de um sonho ruim, viver num mundo tão turbulento, com tantos sentimentos ruins, egoismo. 
Sempre estar lá E ver ele voltar Não era mais o mesmo Mas estava em seu lugar...
Sempre estar lá E ver ele voltar O tolo teme a noite Como a noite Vai temer o fogo...
Vou chorar sem medo Vou lembrar do tempo De onde eu via o mundo azul...
A primeira estrofe é vista por uma segunda personagem alguém que o esperava, que o amava, que passava noites em claro a ver a lua a sua espera, mas que no entanto ao te-lo em seus braços, percebe que não é o mesmo que outrora amava.
A segunda mostra uma metáfora em relação a ao astronauta com medo da volta ao seu habitat assim como as pessoas desse habitat temem o desconhecido. 
A terceira, mostra a saudade do astronauta para com a lua, como a declaração a uma namorada, ele declama seu amor a ela, e relembra de quando a tinha junto a ti, e todo o resto era visto de longe.
A trajetória Escapa o risco nú Uh! Uh! As nuvens queimam o céu Nariz azul Uh! Uh! Desculpe estranho Eu voltei mais puro do céu...
A dificuldade de se relacionar, de lembrar, uma certa loucura eminente, o descostume com o que vê.
A lua o lado escuro É sempre igual Al! Al! No espaço a solidão É tão normal Al! Al! Desculpe estranho Eu voltei mais puro do céu...
Nesse momento, mostra o descontentamento do astronauta com a socialização da Terra, os sentimentos, o que mostrar a sociedade, ser quem você é num lugar onde não há ninguém, não há problema, afinal está sozinho. Você ser quem você, mostra uma pureza de espirito, demonstrado na ultima frase.
Considerações Finais: Basicamente a musica trata de uma metáfora para o fim de um relacionamento longo, o afastamento do mundo, da sua rede de amigos, e a volta a essa convivência, os transtornos causados, a saudade daquela que está longe.
42 notes · View notes
entendaoqueescuto · 12 years
Audio
Tim Tim por Tim Tim 
Quatro Vezes Você
 - Capital Inicial
A musica fala da relatividade dos problemas adolescentes. Das duvidas, maturidade, o reflexo do mundo em suas vidas.
Rafaela está trancada há dois dias no banheiro Enquanto a sua mãe, Toma prozac, enche a cara E dorme o dia inteiro Parece muito mas podia ser
Rafaela, jovem, tem como espelho adulto, uma mãe que toma remédios controlados, e os mistura com bebidas. Está trancada numa tentativa de fulga dos problemas, pensamentos suicidas a atormentam, como a maioria dos jovens. 
Carolina pinta as unhas roídas de vermelho Em vez de estudar Fica fazendo poses Nua no espelho Parece estranho mas podia ser
Carolina, busca demonstrar que cresceu, com aspectos adultos em sua vida, pinta as unhas de vermelho, uma cor sexualizada, deixa os estudos de lado enquanto tenta mostrar a todos que cresceu. O adolescente, busca se encontrar no espelho, encontrar alguma característica adulta, ou criança, a duvida do que é o consome, afinal, passa muito tempo ouvindo que num tem idade a fazer algo, mas que já é grandinha para tomar certas atitudes.
O que você faz quando Ninguém te vê fazendo Ou o que você queria fazer Se ninguém pudesse te ver
O refrão tenta mostrar que todos temos segredos, todos fizemos algo escondido dos pais em nossa juventude, ou pelo menos pensamos muito em fazer algo que sabíamos que era errado.
Gabriel e a namorada se divertem no escuro E o seu pai Acha tudo que ele faz Errado e sem futuro É complicado mas podia ser
Mesmo tendo um certo apelo sexual, essa parte é de uma certa forma mais subjetiva, busca relacionar o escura a escuridão de atitudes, ao lado obscuro de alguns jovens, a atitudes auto depreciativa. Com isso o responsável pelo jovem, o julga, o oprime, o faz se sentir um nada. Sem notar que é apenas uma parte do desenvolvimento.
Mariana gosta de beijar outras meninas De vez em quando Beija meninos Só pra não cair numa rotina É diferente mas podia ser
Esse trecho é totalmente sexualizado, fala sobre a duvida da sexualidade que os jovens tem, o preconceito em cima de possibilidade da homossexualidade, a vontade lutando contra o moral, o que a sociedade impõe aquela menina, que sabe o que quer, mas por medo, tenta se introduzir ao que lhe dizem ser certo. 
Considerações: A problemática adolescente demonstrada na musica, no mostra que, se não auxiliados da maneira certa, os trará confusos a fase adulta, sem um adulto para autoafirmar as diferenças do ser humano . 
1 note · View note
entendaoqueescuto · 12 years
Text
Sobre o Blog
Bem, pretendo postar aqui, o meu conceito sobre musicas, brasileiras ou não, quando possível postarei junto a musica, mas acima de tudo, quero deixar claro, que todo e qualquer texto escrito aqui, é A MINHA OPINIÃO e não do compositor da musica. 
Opinião de alguém que imagina como deveria ser o clipe da musica, ou fica horas e horas refletindo sobre uma frase sem sentido do Djavan... pelo simples ato de pensar, e tornar isso um momento feliz, a mim. O meu mundo, agora exposto a você.
Seja bem vindo! =)
0 notes