Tumgik
catrepilha · 4 years
Text
uma quase-despedida
se por um grande acaso de algoritmo você veio parar aqui, continuo escrevendo no medium ;)
0 notes
catrepilha · 4 years
Text
A Linguagem Cinematográfica de Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street (2007, Tim Burton)
No 7º semestre da faculdade fizemos uma análise de linguagem cinematográfica para um seminário englobando principalmente fotografia, direção de arte e mise-en-scène. Eu particularmente gostei muito do resultado, então transformei nesse texto aqui.
Primeiramente para quem está perdido uma breve explicação do que são essas coisas.
FOTOGRAFIA
Como as imagens são registradas. Tudo o que envolve iluminação, enquadramento, tipo de lente e movimento de câmera. A cor da cena (normalmente corrigida na pós-produção) também entra aqui.
DIREÇÃO DE ARTE
É a área responsável por criar o conceito visual. Inclui cenário, figurino, maquiagem, cabelo e paleta de cores.
MISE-EN-SCÈNE
O conjunto do que está em cena. Ou seja, tudo que aparece no quadro, como aparece e como esses elementos interagem.
Tudo isso ajuda a contar uma história audiovisual. 
Quero deixar claro que só consegui fazer essa análise minuciosa porque já tinha visto o filme antes, então não assisti como entretenimento, fui focada em observar todos esses detalhes. E muito do que aprendi foram com palestras do Conacine, principalmente as do Fábio Rockenbach, que também faz algumas análises em texto aqui.
Só recomendo ler essa análise caso você já tenha visto o filme, pois está recheada de spoilers.
FICHA TÉCNICA
Título: Sweeney Todd, The Demon Barber of Fleet Street
Tradução: Sweeney Todd, o Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet
Direção: Tim Burton
Gênero: Musical, Horror
Ano: 2007
Duração: 1h56min
Elenco: Johnny Depp, Helena Bonham Carter, Alan Rickman, Jamie Campbell Bower, Sacha Baron-Cohen
Fotografia: Dariusz Wolski
Arte: Gary Freeman, David Warren
ORIGENS
A história do barbeiro Sweeney Todd foi publicada pela primeira vez na revista The string of pearls (1846-1847) e era bastante difundida na Londres do século XIX. Contada, recontada e difundida oralmente, tornou-se uma das lendas urbanas mais conhecidas da era vitoriana chegando a rivalizar em popularidade com a narrativa do famoso serial killer Jack, o Estripador. No decorrer dos séculos XX e XXI Sweeney Todd foi objeto de apropriação/recriação.
Balé: a versão realizada pelo Royal Ballet (1959), com música de Malcolm Arnold e coreografia de John Cranko;
Teatro: a peça Sweeney Todd, The Demon Barber of Fleet street (1973) de Christopher Bond foi adaptada e transformada em musical por Stephen Sondheim (1979);
Televisão: A tale of Sweeney Todd (1998) de John Schlesinger e Sweeney Todd - The demon barber of Fleet Street (1982) de Terry Hughes;
Cinema: nas versões silenciosas de George Dewhurst (1926) e de Walter West (1928), e na sonora de George King (1936) e, finalmente, na versão dirigida por Tim Burton (2007), adaptada do musical escrito por Stephen Sondheim.
PRINCIPAIS INFLUÊNCIAS
Gótico (Sweeney Todd é um personagem das chamadas Penny Dreadful)
Expressionismo Alemão (não sabe do que se trata? veja aqui)
Contos de fadas (destaque para Rapunzel e João e Maria)
SOBRE O FILME
Sweeney Todd retorna à Londres após um período de 15 anos de encarceramento injusto por ordens do juiz Turpin, que se interessou por sua esposa Lucy. O barbeiro descobre que Lucy se envenenou e a filha do casal, Johanna, é criada por Turpin. Com sede de vingança Sweeney Todd se alia à Mrs. Lovett, ele mata os clientes da barbearia e ela usa os corpos para fazer tortas de carne, que são vendidas em seu restaurante que está numa época de vacas magras. Paralelamente a isso, há o jovem Anthony, colega de Sweeney Todd, que se apaixona por Johanna.
Ou seja, na Trama A acompanhamos um conto de vingança e na Trama B uma história de amor.
Ao contrário dos musicais mais tradicionais, com grandes números de dança e músicas alegres, Sweeney Todd traz canções que são quase faladas e estão extremamente ligadas aos sentimentos/pensamentos dos personagens, o que nesse caso significa que são mais sombrias.
Pode ser classificado como um Musical Down, pois expressa maior afinidade com a realidade político-econômico-social e tem uma tendência a apresentar as mazelas da sociedade e a ter personagens complexos (com qualidades e defeitos).
Na adaptação foram cortados os coros, deixando apenas canções cantadas pelos personagens mais importantes. Além disso, as músicas foram gravadas previamente (som não diegético – ou seja não foi captado na cena).
PERSONAGENS
SWEENEY TODD (Johnny Depp)
Tumblr media
Papel na história: o protagonista, anti-herói. Sweeney Todd é um nome que ele adota quando retorna à Londres para poder se vingar do juiz Turpin e de Beadle, responsáveis pela sua prisão, separação da família e morte de Lucy
Caracterização: maquiagem influenciada pelo expressionismo alemão. Roupas em várias camadas em tons neutros e escuros. O cabelo desgrenhado com uma mecha branca.
MRS. LOVETT (Helena Bonham-Carter)
Tumblr media
Papel na história: coadjuvante, ajudante do protagonista. Dona de uma loja de tortas que fica no andar de baixo da barbearia e posteriormente cúmplice de Sweeney Todd nos crimes. Conhecia o barbeiro de antes, quando ele ainda era Benjamin Baker e conviveu com Lucy após o envenenamento por arsênico. Em muitas cenas atua como a voz da razão e impede Sweeney Todd de ser tão impulsivo.
Caracterização: maquiagem influenciada pelo expressionismo alemão, vestidos escuros com toques de vermelho. Conforme o filme avança e ela se revela mais perversa o cabelo vai ficando avermelhado também.
ADOLFO PIRELLI (Sacha Baron Cohen)
Tumblr media
Papel na história: Charlatão, barbeiro rival de Sweeney Todd e a primeira vítima. Explora Toby, um menino que pegou de um abrigo.
Caracterização: visual circense. A roupa azul contrasta com o cinza do filme e se destaca. Maquiagem também exagerada.
MULHER POBRE/LUCY (Laura Michelle Kelly)
Tumblr media
Papel na história: esposa de Benjamin Barker nos flashbacks. Ao contrário do que é imaginado, ela não morre com o veneno, ela fica louca e vira mendiga
Caracterização: Nos flashbacks Lucy é uma bela jovem, usa vestidos bonitos e tem uma aura de graciosidade. No tempo presente da narrativa ela é uma mendiga, usa roupas velhas, trapos, o cabelo é desgrenhado e tem feridas na pele.
ANTHONY HOPE (Jamie Campbell Bower)
Tumblr media
Papel na história: Marinheiro que chega à Londres junto com Sweeney Todd. Se encanta por Johanna à primeira vista e decide resgatá-la da vida de cárcere privado.
Caracterização: usa roupas que puxam para o azul.
JOHANNA (Jayne Wisener)
Tumblr media
Papel na história: filha de Benjamin Barker/Sweeney Todd e Lucy. Mora com juiz Turpin, se apaixona por Anthony e anseia sair da prisão em que vive.
Caracterização: usa vestidos bonitos em tons claros, que evidenciam sua inocência em meio ao ambiente deturpado. É comparada a um pássaro preso numa gaiola e é possível relacionar sua situação com a de Rapunzel
TOBY (Ed Sanders)
Tumblr media
Papel na história: vivia com Pirelli, até ele ser morto por Sweeney Todd. É adotado por Mrs. Lovett e estabelece uma boa relação com ela, mas não confia em Sweeney Todd.
Caracterização: no começo (quando trabalha com Pirelli) usa uma peruca loira.
JUIZ TURPIN (Alan Rickman)
Tumblr media
Papel na história: juiz sem escrúpulos que abusa de seu poder, se interessa por Lucy e por causa disso arma para que Benjamin Baker seja preso. É o tutor de Johanna após a morte de Lucy.
Caracterização: usa roupas chiques, com toques de dourado.
BEADLE BAMFORD (Timothy Spall)
Tumblr media
“que universo paralelo de Harry Potter é esse?”
Papel na história: amigo e capanga do Juiz Turpin, o auxiliou na prisão de Benjamin Baker.
Caracterização: usa roupas como as de Turpin, tem uma bengala.
PERSONAGENS & CABELOS
Quando o personagem muda de alguma forma, há mudança no cabelo. Os que permanecem iguais durante o filme não sofrem esse tipo de alteração na caracterização
Toby usa peruca no começo, quando passamos a conhecer melhor o personagem ele revela seu cabelo de verdade.
Mrs. Lovett vai ficando ruiva conforme se mostra mais perversa.
Lucy tem o cabelo bonito nos flashbacks, no presente ela é uma mendiga, portanto, fica com mechas desgrenhadas.
Sweeney Todd tem uma mecha branca, ao contrário de Benjamin Barker.
Johanna no final não é reconhecida porque está com uma boina – é quando vemos que ela é mais pessimista do que aparenta também.
FOTOGRAFIA DO FILME
CARACTERÍSTICAS GERAIS
Pouca luz;
Alto contraste - puxando para o mais escuro;
PLANO MÉDIO e PRIMERÍSSIMO PLANO muito presentes;
Sangue líquido tem um vermelho intenso;
FLASHBACKS: não há uso de transição visual para alcança-los. São identificáveis pelo uso de iluminação diferenciada e ausência de falas, uma vez que são relacionados às letras das sequências musicais.
EQUILÍBRIO (composição do enquadramento):
Tim Burton opta pelo equilíbrio assimétrico, sempre colocando mais peso no lado esquerdo da tela, o que causa um certo desconforto no espectador.
CORES PREDOMINANTES
Amarelo (flashbacks): O amarelo pode nos remeter a loucura, doença, insegurança e ingenuidade, mas também a esperança e felicidade.
Azul: está muito ligado à tristeza, melancolia, isolamento, e frieza. – o filme é quase todo azulado/acinzentado.
Vermelho: paixão, perigo e violência. Quando o vermelho está muito atribuído a um personagem, isso pode representar a personalidade forte que ele possui. Nesse filme podemos associar o vermelho ao poder.
ANÁLISE DE CENAS
ABERTURA/ANIMAÇÃO
youtube
Há sangue na chuva.
Sangue escorre de um retrato de família – a vingança é motivada por uma questão familiar.
Sangue escorre da cadeira de barbear (há um leão entalhado na cadeira – predador) pelas engrenagens.
O sangue se transforma em carne.
Fogo – indica perigo.
Sangue nas tortas.
A porta do forno é fechada para manter o segredo.
Há sangue na água do esgoto.
Tudo isso mostra que há um clima de perigo, violência e morte, além de contar que os clientes do barbeiro viram torta.
SWEENEY TODD E ANTHONY CHEGAM EM LONDRES
Eles cantam a música No Place Like London, porém Sweeney Todd canta com mais amargura, num tom mais grave, quase numa interrupção na esperança de Anthony. A câmera foca no protagonista e há pouca profundidade de campo.
Tumblr media
exemplo de profundidade de campo
Ao dizer que não há lugar como Londres, Sweeney Todd tem uma expressão de raiva, o que indica que há problemas para lidar na cidade. O barbeiro conta a história de Benjamin Barker.
Tumblr media
No flashback não há falas, tudo é contado apenas visualmente acompanhando a narrativa da canção. A imagem é amarelada e viva, totalmente diferente do tempo presente do filme
Tumblr media
Juiz Turpin usa uma roupa vermelha - indicação de poder.
Anthony chama Sweeney Todd de amigo ao se despedir e é ignorado.
AS PIORES TORTAS DE LONDRES
Sweeney Todd chega à rua Fleet, onde há a loja de tortas da Mrs. Lovett e no segundo andar o cômodo que Lucy vivia. O restaurante está imundo, há insetos e pouca iluminação.
Mrs. Lovett usa um vestido escuro com detalhes em vermelho, ela tem um pouco mais de poder que Sweeney Todd nesse momento.
As janelas têm grades e cortinas, o que mostra um certo distanciamento entre o mundo de dentro (loja) e o de fora (clientes).
Na música The Worst Pies in London, Mrs. Lovett revela que sua concorrente utiliza carne de gato para fazer as tortas, mas que não rende (seria necessário algo com mais carne) – é um indicativo de que no futuro ela poderá pensar numa solução para isso. Além disso há a frase “uma mulher sozinha, com recursos limitados”, mais adiante, quando ela se torna cúmplice do barbeiro, os recursos dela aumentam, e as piores tortas de Londres, passam a ser as melhores tortas de Londres.
Tumblr media
Mrs. Lovett canta a música Poor Thing, sobre a história do barbeiro a da esposa. Quando Sweeney Todd a canta para Anthony há o verso “and she was beautiful” (e ela era linda) em referência a Lucy, seu interesse amoroso. Quando Mrs. Lovett canta, ela diz “and he was beautiful” (e ele era lindo) em referência a Benjamin Barker, o que já indica o interesse dela por Sweeney Todd.
No flashback que mostra o que aconteceu com Lucy novamente a imagem é amarelada, que reforça a ideia de inocência.
Tumblr media
a barbearia no flashback
Tumblr media
No baile de máscaras (nebulosidade nas intenções) Lucy é enganada, o amarelo (inocência) em meio ao vermelho (poder, violência).
Tumblr media
ao perceber que Sweeney Todd é Benjamin Barker, Mrs. Lovett permanece ajoelhada em submissão
Sweeney Todd tinha esperanças de se reencontrar com Lucy e Johanna, porém descobre que Lucy se envenenou com arsênico e Johanna foi criada pelo juiz Turpin. 
É nesse momento que ele decide se vingar
Tumblr media
Quado o barbeiro se transforma definitivamente em Sweeney Todd há uma sombra cobrindo metade do rosto dele.
IRONIA: Lucy está viva, então a vingança dele é motivada/intensificada por uma mentira
AS NAVALHAS
youtube
Mrs. Lovett retira uma caixinha do piso (ela esconde segredos), ela diz que “poderia ter vendido, mas não vendi” mostrando que está do lado de Sweeney Todd. Dentro da caixa tem NAVALHAS com cabos de prata – A ARMA DO FILME, OS DOIS CÚMPLICES.
Sweeney Todd canta sobre as navalhas com cara de psicopata – “fale comigo, amiga, sussurre, eu vou escutar” – Ele está sendo guiado pela arma, pela violência, pela morte. “você ficou trancada todos esses anos até desaparecer, como eu, minha amiga” – reforça a ideia de que Benjamin Barker não existe mais, ele está voltando com outro propósito, assim como as navalhas.
Mrs. Lovett canta “eu sou sua amiga também” – em segundo plano – “sempre haverá carinho de mim para você” identifica-se assim o interesse amoroso.
Mrs. Lovett fala com Sweeney Todd, enquanto Sweeney Todd fala com as navalhas – mostra o que é mais importante para cada personagem
“Vocês deveriam gotejar rubis” – fica explícita a intenção de matar.
Tumblr media
agora sim ele se sente VIVO, inteiro, porque ele tem um objetivo (vingança). Nessa cena também podemos lembrar de Edward Mãos de Tesoura (de Tim Burton, interpretado por Johnny Depp).
GAROTO ENCONTRA GAROTA
Johanna vive presa, como uma Rapunzel do século XIX, a janela tem grades e do lado dela há uma gaiola com um passarinho, que faz uma comparação visual entre ela e o pássaro.
Ela canta e Anthony a ouve, assim como em animações de contos de fadas da Disney (A Bela Adormecida, por exemplo). Ele é o príncipe que quer salvar a princesa.
Tumblr media
Entre Johanna e Anthony há barreiras: a janela com grades (prisão), a “gárgula” das casa de Turpin (as gárgulas estão associadas a Igreja e ao poder/medo que tinham sob as pessoas - ou seja, não há apenas a barreira física, há também os recursos que o Juiz Turpin pode utilizar para mantê-los separados.
JUIZ TURPIN X ANTHONY
O Juiz chama Anthony pra entrar, na sala há vários tons puxando para o vermelho, e mais uma vez se mostra abusivo em relação ao poder que tem na sociedade.
Tumblr media
Juiz/Anthony – plongée e contra-plongée (enquadramento de cima para baixo/de baixo para cima) – mostra quem tem mais poder na situação.
Beadle se comporta como capanga de Turpin – de novo os plongées – o primeiro sangue derramado no filme é de um dos poucos personagens que não morre.
Anthony não se importa com as ameaças e fica ainda mais determinado a tirar Johanna de lá.
SWEENEY TODD X ADOLFO PIRELLI
youtube
Mrs. Lovett e Sweeney Todd procuram o melhor barbeiro de Londres: Signor Adolfo Pirelli
Sweeney Todd vê Beadle e já pega na navalha – demonstra que ele será uma vítima – Mrs. Lovett o segura (voz da razão)
Toby já mostra que a propaganda é o que importa – the worst pie in London posteriormente se tornará the best pie in London.
Mrs. Lovett e Sweeney Todd descobrem que o elixir que ele vende é URINA, nesse momento Toby canta mais rápido: desespero
Surge Pirelli, super circense, roupa azul com um pouco de roxo e dourado. Há uma rivalidade entre ele e Sweeney Todd, que lança um desafio, no qual Beadle será o juiz.
Vence a barbeada mais rápida/lisa.
Pirelli afia a navalha machucando Toby – ele se importa mais com a IMAGEM do que com a criança.
Pirelli muito fala (canta) e pouco faz. O som da navalha é evidenciado. Não mostra Sweeney Todd barbeando o rapaz, a câmera só mostra o rosto dele e o barulho da navalha.
Sweeney Todd ganha. Pirelli bate e maltrata Toby - Mrs. Lovett diz que odeia ver uma criança ser maltratada – no futuro Mrs. Lovett “adota” Toby
Já começa a surgir cliente para Sweeney Todd incluindo Beadle – Sweeney Todd já deixa claro que vai ser a primeira vitima dele – a barba mais rente.
JOHANNA E ANTHONY COMEÇAM A AGIR
Tumblr media
Johanna é vista por um buraco da parede, ela está encurralada, sufocada. 
Tumblr media
Ela vê o mundo de fora meio embaçado por causa do vidro da janela – o mundo real não é algo nítido para ela, já que não tem contato com ele. Anthony ri na cara do perigo.
Tumblr media
Johanna ABRE A JANELA – ao fazer isso ela estabelece uma relação com Anthony, se mostra aberta para uma interação. Nesse momento percebemos que o interesse é recíproco, e que ela está mais desesperada do que imaginávamos para sair daquele lugar, pois já entrega uma chave pra ele. 
Johanna fecha a janela assim que o Anthony sai – ele é o que interessa ela do outro lado.
MRS. LOVETT/SWEENEY TODD
Sweeney Todd está impaciente e ansioso que Beadle ainda não foi lá (ele disseque iria até o final da semana) Mrs. Lovett mais uma vez como voz da razão diz para ele ter calma, pois ainda é terça. Ela está relaxada, ela fica mais à vontade perto dele do que ele perto dela.
Tumblr media
Um espelho é quebrado e vemos os dois pelo reflexo do espelho fragmentado. Não é somente ele que tem ideias corrompidas.
Tumblr media
Mrs. Lovett fala com ele apaixonada, mas ele a ignora, está muito mais focado na navalha.
Sweeney Todd vai até a janela de costas pra Mrs. Lovett, e ela continua lá toda iludida. 
Sweeney Todd vai para a sacada, Mrs. Lovett puxa ele para dentro de novo e fala para ele pensar em outra coisa – o puxa de volta para a realidade.
Ela senta ele na cadeira e se ajoelha – ela está subordinada – ela mesma se coloca nessa posição. Ela se levanta e volta a falar das flores e ele volta para navalha e para o próprio reflexo.
ANTHONY PEDE AJUDA
Alguém está chegando na barbearia. Sweeney Todd ignora Mrs. Lovett e fica apreensivo, pois acha que é Beadle. Mas, é Anthony que pede ajuda para resgatar Johanna (sem saber de que Sweeney Todd é o verdadeiro pai dela). 
Anthony menciona os nomes de Johanna e juiz Turpin, o que gera uma troca de olhares entre Sweeney Todd e Mrs. Lovett.
Anthony já tem um plano e pede abrigo lá para ele e pra Johanna, Mrs. Lovett concorda em ajuda-lo.
Mrs. Lovett reforça a ilusão que tem de estabelecer uma família com Sweeney Todd ao dizer que em breve Johanna vai conhecer o amor materno
A PRIMEIRA VÍTIMA
Pirelli e Toby aparecem na barbearia. Sweeney Todd diz pra Mrs. Lovett cuidar do menino e não deixa-lo subir – o que gera tensão. É quando conhecemos melhor Toby e ele muda de cabelo.
Tumblr media
Pirelli revela seu verdadeiro nome e diz que foi cobrar as 5 libras da aposta enquanto vai tirando a roupa – está tirando a fantasia e revelando suas verdadeiras intenções: ele conhecia Benjamin Barker e o reconheceu por causa das navalhas de prata. Pirelli chantageia Sweeney Todd e pede metade dos lucros.
Há uma panela ao fundo da cena – o vapor da panela vai em direção ao Pirelli.
Sweeney Todd está apático, até que 
Tumblr media
 sua intenção é revelada – ele usa a panela como arma e bate em Pirelli até deixa-lo inconsciente.
Na conversa com Mrs. Lovett descobrimos que Pirelli pegou o Toby de um abrigo, ele é um órfão e o cabelo loiro é uma peruca. Ao ouvir barulhos vindos da barbearia Toby decide subir – SUSPENSE – chegando lá estão apenas Sweeney Todd e a panela.
Tumblr media
Toby senta-se no baú – onde está o corpo de Pirelli (o público sabe, mas o personagem não – já assistiu Rope/Festim Diabólico de Hitchcock?)
A mão de Pirelli fica pra fora, o crime é passional, não é perfeito.
No fim das contas Pirelli ainda estava vivo, mas Sweeney Todd o mata com a navalha.
Tumblr media
Mrs. Lovett pega a bolsinha de dinheiro de Pirelli - mais para frente esse objeto terá importância
OLHA COMO ELE É MALVADO
Tumblr media Tumblr media
Nessa cena temos uma amostra do quão perverso Juiz Turpin é: sentenciar uma criança à morte, sem ao menos ter certeza se ele é inocente ou culpado.
Na cena seguinte Turpin revela sua intenção de casar com Johanna e a consequente relutância dela em fazer isso. Beadle então sugere que ele vá até a barbearia de Sweeney Todd (música My Lord) melhorar a aparência. 
TURPIN DECIDE DAR UM TAPA NO VISUAL
Mrs. Lovett acha ok matar alguém se há uma justificativa.
Sweeney Todd queria matar o Toby, mas Mrs. Lovett não concorda e diz que precisa de um ajudante.
Turpin vai lá fazer a barba TENSÃO
Tumblr media
“É hoje que eu mato esse desgraçado”. Mais um exemplo de pouca profundidade de campo - os personagens não veem muito além de seus próprios interesses e objetivos.
Turpin revela seus planos de se casar com Johanna, o que enfurece ainda mais o barbeiro. Cantam Pretty Women, enquanto Todd faz a barba de Turpin, novamente há muita tensão
Interrupção: Anthony chega falando do plano de resgatar Johanna e deixa todo mundo bravo.
Tumblr media
“caraca, moleque, que vacilo!!”
Mrs. Lovett tenta acalmar Sweeney Todd (eu já disse que ela trabalha como a voz da razão?)
ALÉM DA VINGANÇA PESSOAL
youtube
Sweeney Todd volta a cantar a música do começo, nos lembra e reforça o porquê dele ter voltado pra Londres – ele é mostrado pelo espelho quebrado. Canta o verso “todos nós merecemos morrer, até você Mrs. Lovett, até eu, porque a vida dos perversos deve ser curta” – no fim do filme eles morrem mesmo.
Ele revela que o que deixou ele pior é que não poderá ver Johanna – há resquícios de humanidade apesar do foco na vingança violenta.
Ele canta que terá VINGANÇA e REDENÇÃO – a vingança dele se concretiza, e uma das formas mais comuns de redenção de um personagem é através da morte.
Ele diz que todos merecem morrer, logo depois faz propaganda da barbearia e diz que nem centenas de homens vão suprir sua sede de vingança – ou seja, ele já demonstra aí a intenção de matar os clientes, mesmo não sendo os envolvidos na sua vingança pessoal.
o cenário externo era tudo da cabeça dele, ele ainda está na salinha da barbearia – ele tem planos grandiosos, na mente dele é algo maior do que é na realidade.
Mrs. Lovett lembra que tem um cadáver para se livrar (sim, a voz da razão).
TODD&LOVETT.LTDA
Mrs. Lovett e Sweeney Todd conversam na torteria, atrás dela há uma cortina – mostra uma certa barreira/nebulosidade, não sabemos as intenções dela. Atrás dele há grades, ele é prisioneiro de uma ideia.
Mrs. Lovett abre a cortina – ABRE PARA UM NOVO MUNDO, UMA NOVA REALIDADE, vê além e se lembra da torteria rival da carne dos gatos e tem a ideia (Pirelli vai virar torta).
Pela primeira vez no filme é SWEENEY TODD QUE VAI ATÉ A MRS. LOVETT a ideia dela quebrou essa barreira, já que é do interesse dele.
ABREM AS CORTINAS, abre o ambiente, a torteria - receptividade.
Tumblr media
Sweeney Todd segura uma faca (arma, que mata) e Mrs. Lovett segura um rolo de abrir massa (um utensílio de cozinha, que no caso é a arma dela, já que é quem cozinhará as tortas com carne das vítimas).
Na Trama B Johanna está fazendo as malas quando Turpin chega, ela diz que vai embora, mas a câmera está num plongée, o que demonstra que por mais que ela queira, não é ela quem tem esse poder.
Tumblr media
Beadle a coloca numa carruagem a pedido de Turpin (que diz que ela ficará presa em outro lugar). Anthony vê.
Tumblr media
Sweeney Todd vê a cadeira através do espelho quebrado, o propósito da cadeira foi corrompido, a vingança virou uma matança generalizada.
Sweeney Todd transforma a cadeira pra facilitar o plano matar e cozinhar (o que vemos na abertura).
Anthony anda pela madrugada a procura de Johanna.
Tumblr media
Fotos de Lucy com Johanna bebê, perto do creme de barbear – relembrar o propósito.
Enquanto cantam Johanna (Quartet):
Sweeney Todd já chega rasgando a garganta dos clientes. É revelado o mecanismo da cadeira (os clientes caem direto no porão, onde são preparadas as tortas). 
Paralelo a isso, Anthony passeia no mercado por entre pedaços gigantes de CARNE.
Anthony está em um cemitério – assim como Sweeney Todd de certo modo.
Tumblr media
“pisca, pisca, pisca” - ANGEL, Wheeping. (desculpa, sou whovian)
Da chaminé da torteria sai uma fumaça preta. A Mendiga diz que a fumaça é sinal do diabo e dessa vez dá para ver o bem rosto dela (Lucy!).
Tumblr media
habemus torta de cadáver. Esse enquadramento é muito legal porque sintetiza grande parte da história. Sweeney Todd na janela, longe de seu propósito inicial, matando inocentes que são transformados em torta, enquanto o motivo de tudo isso (Lucy) está lá fora - mas ele não vê - achando toda a situação muito estranha e errada.
Intercala entre Sweeney Todd matando e cantando sobre a Johanna e Anthony vagando e cantando sobre a Johanna - a inspiração para ação deles é a mesma, mas a atitude de cada um é muito diferente.
Tumblr media
O retrato de Lucy e Johanna é manchado de sangue enquanto Sweeney Todd assassina os clientes. – a motivação dele está corrompida.
Tumblr media
Johanna está em um hospício, presa novamente.
AS MELHORES TORTAS DE LONDRES
Toby faz a propaganda das tortas, assim como fazia com Pirelli (que também enganava as pessoas)
Tumblr media
Há mesas até mesmo do lado de fora, perto da entrada da barbearia, os dois territórios (barbearia/restaurante) se confundem agora. Fora todo o vermelho relembrando o sangue derramado para fazer as tortas.
MRS. LOVETT SONHA COM O FUTURO
Mrs. Lovett sonha acordada durante a música By The Sea. Nessa sequência a fotografia muda totalmente, deixando claro que estamos fora da realidade estabelecida no filme.
Tumblr media
Sweeney Todd tem um postura/usa um macacão que o faz parecer um bebê (Mrs. Lovett quer cuidar dele). Além disso, a estampa lembra um uniforme de prisioneiro.
Mrs. Lovett passa a ter mais vermelho na roupa, já que é a imaginação dela, ela tem mais controle da situação, é perceptível que o cabelo dela também já está mais avermelhado.
Tumblr media
Apesar de ser a imaginação dela, Sweeney Todd não está confortável na situação (o que é estranho, já que deveria ser “perfeito”. Com isso percebemos que o diretor optou por colocar os sentimentos do protagonista também em relação a essas ideias de futuro)
A quantidade de vermelho na roupa de Mrs. Lovett aumenta
Tumblr media
O desconforto de Sweeney Todd permanece, ela está encurralado pelas pessoas (aleatórias) que ocupam todo o quadro, de um jeito meio apertado. A roupa de Mrs. Lovett é mais rosada, mais romântica. 
Tumblr media
Mrs. Lovett aparece totalmente de vermelho, apaixonada por Sweeney Todd, enquanto ele continua desconfortável com a situação (nesse momento Toby aparece, como se eles fossem uma família).
Tumblr media
O casamento tem iluminação amarelada (assim como os flashbacks) os personagens estão super distantes um do outro e a interação deles é totalmente desajeitada.
Tumblr media
Quando retorna para a realidade, as meias vermelhas de Mrs. Lovett se tornam visíveis e Toby está junto com eles. Não é o ideal, mas as coisas estão um pouco mais próximas do que Mrs. Lovett deseja.
O PLANO
Mrs. Lovett questiona Sweeney Todd sobre Lucy e diz que ele tem que desapegar.
Tumblr media Tumblr media
Todd está desconectado do mundo, Mrs. Lovett tem que invadir o espaço para ficar em foco.
Anthony chega lá contando que Johanna está num hospício
Todd cria um plano: Anthony fingirá que precisa de cabelo para fazer perucas e resgatará Johanna. Enquanto isso Sweeney Todd querendo matar 2 coelhos com uma cajadada só, escreve uma carta para o Juiz Turpin inventando que Anthony capturou Johanna e que ela está na barbearia. (cilada para matar Turpin)
TOBY DESCOBRE QUE ONDE HÁ FUMAÇA, HÁ FOGO
Toby agradece o acolhimento de Mrs. Lovett e pergunta se tem alguém mau por perto, que ela não saiba, ele a protegerá, Toby diz que é sobre Sweeney Todd. 
Mrs. Lovett tenta desconversar e da uma moeda pra ele comprar balas, da bolsinha do Pirelli, que Toby reconhece.
Tumblr media
Mrs. Lovett diz que foi presente de Sweeney Todd – Toby junta a + b e diz que tem que chamar o Beadle.
Mrs. Lovett trata Toby de um jeito maternal, e diz que está na hora dele ajudar a fazer as tortas. Tudo isso acontece enquanto eles cantam Not While I’m Around num ambiente com iluminação amarela e acolhedora.
Mrs. Lovett ensina o Toby a fazer as tortas e o chama de filho.
Do porão há uma saída para o esgoto.
Mrs. Lovett tranca Toby no porão.
CONHECENDO A COZINHA
No hospício, as mulheres estão separadas por cor de cabelo. Anthony está armado e foge de lá com Johanna.
Beadle chega na torteria por reclamação de mau cheiro da chaminé, Sweeney Todd o convence a fazer a barba antes da inspeção.
Aparece a mendiga espionando. 
Toby come uma torta e TEM UM DEDO NA TORTA. Ele vê os ossos dos mortos, dá uma olhadinha mais de perto nas carnes e acha a MÃO - ele achou a peça pra terminar de montar o quebra-cabeça.
Tumblr media
E assim nasce um vegetariano.
Tumblr media
O corpo de Beadle é jogado no porão num belo plongée.
Mrs. Lovett e Sweeney Todd vão até o porão. 
Toby não está lá, eles saem a procura do garoto. 
Sweeney Todd segura uma navalha (intenção de matar Toby).
Tumblr media
Enquanto procuram o menino eles andam em lados diferentes/separados do esgoto - tem intenções diferentes, ela quer proteger Toby, ele quer matar a criança.
FUGA DE JOHANNA E MORTE DE LUCY
Anthony chega com Johanna na barbearia. Ela está com um chapéu, o cabelo dela não aparece. 
Johanna se mostra mais sombria e pessimista do que pensávamos. 
Johanna mexe no retrato com as fotos dela bebê com a mãe. 
Corta para a mendiga subindo as escadas. 
Johanna mexe nas navalhas. 
A mendiga acha que o Beadle ainda está lá. 
Johanna se esconde no baú.
Sweeney Todd surge. Pergunta quem é ela, a mendiga diz que Mrs. Lovett é do mal. 
Ela o reconhece de algum modo. 
Alguém chama pelo Mr. Todd (juiz), ele não pensa duas vezes e mata a Mendiga/Lucy.
MORTE DE TURPIN
Sweeney Todd finge que está do lado do juiz no caso de Johanna ter fugido. Todd diz que Johanna chegará lá em breve. 
Sweeney Todd convence Turpin a fazer a barba e eles cantam novamente a canção Pretty Women. 
Sweeney Todd aproveita que tem o poder da situação e revela sua identidade BENJAMIN BARKER – AGORA A VINGANÇA TÁ FEITA E É SANGUE PRA TODO LADO.
Johanna abre o baú e interrompe a música da aposentadoria das navalhas – elas não estão aposentadas de fato.
Tumblr media
“Que que foi isso, meu Deus”
Por pouco (um grito de Mrs. Lovett) Sweeney Todd não mata Johanna
SWEENEY TODD DESCOBRE TUDO
Turpin ainda não tinha morrido (vaso ruim não quebra). 
Mrs. Lovett vê a mendiga e fala VOCÊ e tenta se livrar rapidamente do corpo – tem coisa aí.
Mrs. Lovett abre o forno e o fogo ilumina o ambiente. 
Todd reconhece a Lucy FINALMENTE. 
Tumblr media
Todd diz pra Mrs. Lovett que ela sabia que a Lucy estava viva e ela justifica dizendo que só pensou no bem dele.
Tumblr media
A carinha de quem já sabe onde isso vai dar.
Os dois cantam ao mesmo tempo em ritmos diferentes
Sweeney Todd e Mrs. Lovett começam a dançar (lembrando que eles dançam quando viram cúmplices com a ideia de fazer torta de Pirelli) - ele a distrai assim.
Todd joga Mrs. Lovett no forno e fecha a porta (João e Maria).
MORTE DE SWEENEY TODD
Sweeney Todd larga a navalha e vai até Lucy – começa a cantar a música The Barber and His Wife. Enquanto isso...
Tumblr media
Toby sai da portinha que Mrs. Lovett tinha mostrado para ele. Metade do rosto sombreado da mesma forma que o de Sweeney Todd quando decidiu se vingar.
Sweeney Todd percebe que tem alguém nas costas dele, até estica mais o pescoço.
Toby corta a garganta de Sweeney Todd.
O sangue de Sweeney Todd escorre em Lucy.
Tumblr media
E com isso aprendemos que a vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
GAMBASSI, G. F.; SOUZA, C. A. As Escolhas Fotográficas no Cinema de Tim Burton: Uma Análise Sobre Composição e Enquadramento. In: XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul – 2015, Joinville, SC. Acesso em: 12/06/2018. Disponível em: http://www.portalintercom.org.br/anais/sul2015/resumos/R45-1305-1.pdf
REIS, Guilherme. Sweeney Todd: O Lado Down do Gênero Musical no Cinema. In: Cambiassu - Revista Científica do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão - UFMA - ISSN 2176 – 5111. São Luís - MA, Jan/Dez de 2009 - Ano XIX - Nº 5 – Vol. II. Acesso em 12/06/2018. Disponível em: http://www.cambiassu.ufma.br/cambi_2009/reis.pdf
0 notes
catrepilha · 4 years
Text
Análise de Roteiro: What’s Your Number? (2011, Mark Mylod)
Outro dia procurando um filme pra ver me decidi por uma comédia romântica daquelas levezinhas que todo mundo já viu (às vezes mais de uma vez) e dei play em What’s Your Number? (Qual o Seu Número? No Brasil) disponível na Amazon Prime.
Em filmes sem fotografias pretensiosas, direções autorais ou elencos magníficos, a produção se atém ao que é primordial: contar uma boa história. E quando eu digo boa quero dizer tecnicamente. Você já deve ter ouvido a frase “não é bem sobre o que a história conta, mas como ela conta”. E, bem isso pode ser resumido em uma palavra: Estrutura.
Existem diversos modelos de estrutura narrativa e se estamos falando de blockbusters, filmes pipoca, filmes família, rom-com, é quase certo que seguirá uma estrutura tradicional.
3 atos. Arquitrama. 8 sequências. Jornada do Herói. Promessa da Virgem. Etc. São algumas das várias possibilidades de jornada de personagens e condução da história. Para essa análise vou usar o livro Save The Cat! De Blake Snyder. Ah, e nem preciso dizer que tá cheio de spoilers (o filme inteiro).
Primeiramente, Blake diz existirem apenas 10 tipos de filmes e comédias românticas se encaixam na categoria Buddy Love, que ele define como histórias de amor disfarçadas e que possuem as seguintes características:
Primeiramente os “buddies” não se gostam, mas a aventura compartilhada por eles mostra que na verdade precisam um do outro e no fim das contas têm que se render ao fato de que a vida fica muito mais legal quando estão juntos. É comum que um desses personagens seja o protagonista, quem sofre parte ou total mudança ao decorrer do filme e o outro seja justamente o catalisador dessa mudança – e pode mudar um pouco também.
Qual o Seu Número? Conta a jornada de Ally, que após ler uma matéria de revista feminina inicia sua busca por um marido tendo como aliado seu vizinho Colin, um mulherengo que a ajuda em troca de usar o apartamento dela para fugir de seus casinhos de uma noite que demoram para ir embora.
Veja bem como os dois tem propósitos contraditórios. Mas vou destrinchar melhor essa relação na análise dos beats. Em Save The Cat! Blake Snyder traz uma sequência de eventos que devem ocorrer (nos momentos certos) em um roteiro e foram exatamente esses beats que me chamaram atenção ao ver o filme. Por mais que eu tenha clicado no play esperando puro entretenimento e distração, não pude deixar de notá-los.
Blake elenca os beats de acordo com as página de roteiro - que normalmente equivalem a minutagem do filme - para um roteiro de 110 páginas. What’s Your Number? tem 106.
Então, vamos lá
01. Opening Image/Imagem de Abertura (01)
É a primeira impressão que temos do filme. Mostra o tom, o estilo, o gênero, ou seja, o que esperar dessa narrativa. É o antes da história. Além disso tem uma rima com o beat 15 (imagem final).
A protagonista, Ally Darling (Anna Faris), acorda ao lado de um cara. Ela se levanta de fininho e vai até o banheiro onde se arruma apenas para voltar à cama e fingir que ainda estava dormindo. O tal cara ao acordar diz que ela é linda pela manhã. Antes mesmo de mostrar os personagens em si, vemos um porta-retrato com uma foto dos dois em cima do criado-mudo, indicando que essas pessoas possuem uma relação mais séria.
Tumblr media
“ainda bem que ele tem sono pesado”
02. Theme Stated/Declaração do Tema (05)
Alguém (normalmente não o protagonista) levanta uma questão ou faz uma declaração que será o TEMA do filme. Um comentário que o protagonista não entende muito bem de primeira, mas que terá grande repercussão no final da história.
A declaração do tema acontece no meio do 03 beat. Então vou escrever junto com o próximo tópico.
03. Set-up (01 – 10)
Aqui é o momento de preparar o terreno. Aparecem ou são pelo menos mencionados todos os personagens da Trama A (ou trama principal). Mostra o comportamento dos personagens, os defeitos do protagonista e como e porquê ele/ela precisará mudar.
Após a Imagem Inicial, Ally se esforça para agradar o namorado, Rick (Zachary Quinto). Ela faz café da manhã vegetariano e o convida para o casamento da irmã, deixando claro que gostaria de ter uma relação com maior – ou algum – laço emocional. As coisas saem ao contrário do planejado e o namorado vira ex alertando que está disponível caso ela queira algo descompromissado quando vai embora com sua bicicleta.
É nesse momento que vemos Colin (Chris Evans) pela primeira vez: abrindo a porta para pegar o jornal com apenas um paninho cobrindo suas partes íntimas e retornando para dentro do apartamento onde uma voz feminina o chama.
Após isso acontece a declaração do tema (o beat 2).
Ally conversa por meio de uma ligação com Daisy, sua irmã, que diz nunca ter botado fé nessa relação afinal Ally adora carne e odeia ciclistas. Ally faz a pergunta “quantos namorados terei que ter até achar o cara certo?” – ao que sua irmã meio que ignora e responde “muitos” enquanto se atenta para resolver questões do casamento.
A fala de Daisy reverbera ao longo do filme, enquanto vemos mais e mais de como Ally se comporta nos relacionamentos e o porquê de nenhum ter dado certo ainda. Além disso se ainda não estava evidente, o filme escancara o desejo da protagonista com a pergunta que ela faz.
Após a conversa com a irmã, Ally corre atrasada para o trabalho, onde é apresentado Roger (Joel McHale), seu chefe, um cara com uma estranha mania de cheirar as próprias mãos. Como nenhuma desgraça é pouca para um protagonista Ally é demitida.
Sem namorado. Sem emprego. Ainda sem coragem de contar para a mãe que foi demitida, Ally pega uma revista para ler no metrô. E é aí que aparece a matéria que dá título ao filme “What’s Your Number?”. Basicamente uma pesquisadora de Harvard diz que as mulheres têm em média 10,5 amantes ao longo da vida.
Tumblr media
Ally vai para o noivado de Daisy, onde podemos ter uma noção de sua relação com a mãe, Ava (Blithe Danner) que num simples gesto de arrumar o cabelo da filha já nos mostra algo relevante – ela cobra bastante de Ally, que não se sente boa o suficiente sob o olhar materno. O que fica mais claro ainda quando Ally mente sobre Rick – o ex-namorado – e recebe mais uma frase passiva-agressiva da progenitora.
Logo em seguida Ally vai de encontro a irmã, que está se arrumando no quarto. As duas tem uma relação de cumplicidade enquanto conversam sobre a relação complicada dos pais após o divórcio – a mãe não o quer no casamento de Daisy - e Ally a ajuda a fechar o vestido.
Tumblr media
Sozinha no quarto Ally conta a sua lista e adivinhe? 19.
Na cena seguinte a protagonista já muda de postura. Bêbada, sem sapatos, faz um discurso – que é filmado - no brinde para os noivos em que revela que Eddie (Oliver Jackson-Cohen), seu cunhado e Daisy namoraram no colegial, mas depois de terminarem e ficarem anos afastados começaram a namorar novamente após um encontro de ex-alunos da. Ally continua e afirma que Eddie mudou e melhorou.
Numa comemoração apenas entre Daisy e as amigas num bar, Ally propõe um jogo para descobrir se sua vida sexual difere tanto assim da maioria das mulheres. As meninas leem a matéria, que também diz que a maior parte das mulheres que tiveram 20 ou mais amantes não conseguem achar o cara certo. Ally então anuncia que não vai transar com mais ninguém até ter certeza que é cara com quem vai passar o resto da vida: o seu 20º.
Tumblr media
a gente já sabe o que vai acontecer daqui a pouco, né?
Ainda no mesmo bar Ally tromba com Roger, que declara nunca ter achado que ela gostava da profissão que exercia.
04. Catalyst/Catalisador (12)
Também conhecido como incidente incitante/inicial, é o que impulsiona o protagonista em direção a sua jornada. Aquele momento em que o personagem (e o telespectador) se pergunta “e agora?”.
Animada com seu novo objetivo, Ally bebe mais do que deveria e é claro que os planos dela vão por água abaixo: no dia seguinte ela acorda ao lado de Roger. Ally atingiu os 20 parceiros sexuais.
05. Debate (12 - fim do ato I)
Aqui é a última chance que o protagonista tem de pensar “que loucura! o que eu faço?”. É uma parte que deve responder alguma pergunta e também é quando o protagonista se revela. Que tipo de herói ele é?
Ao contrário do que é mostrado na Imagem Inicial Ally faz de tudo para afastar Roger, o que não dá certo, até que Colin surge do nada dizendo que ficou trancado para fora do próprio apartamento. Roger pergunta se Ally está disponível para um jantar naquela noite, e Colin com mais noção do que seu companheiro de tela percebe o desconforto de Ally e a ajuda inventando que há uma reunião de condomínio marcada.
Ao mesmo tempo que Ally se despede de Roger, uma moça abre a porta do apartamento da frente (casa do Colin) e então a protagonista entende tudo: Colin foi para a casa dela propositalmente para fugir do date da noite passada.
Também é nessa cena que Colin descobre o hobby de Ally - fazer mini esculturas - e revela que assistiu ao discurso dela no noivado de Daisy no YouTube. Acontece que Colin tem todos os moradores do prédio nos alertas do Google porque vem de uma família com policiais e gosta de descobrir podres alheios.
Desiludida, Ally encontra um ex-namorado, Disgusting Donald (Chris Pratt), enquanto degusta o menu do casamento com a irmã. Acontece que o tempo fez bem para Disgusting Donald e Ally – além de mentir que estava planejando o próprio casamento ao descobrir que ele está noivo – tem um insight quando Daisy relembra o que ela disse sobre Eddie no discurso: pessoas mudam. 
Tumblr media
Ela não precisa passar dos 20 caras nem ficar sozinha para sempre: ela pode ir atrás de seus ex-namorados!
(sim, eu sei, só parece uma boa ideia pra Ally)
Contudo, em suas primeiras tentativas, Ally descobre que vai ser mais difícil do que pensava encontrar de fato os ex que ainda estão disponíveis. Na manhã seguinte ela então propõe para Colin, no meio de suas saidinhas para pegar o jornal pelado, que ela pague para que ele a ajude a encontrar esses caras (lembre que ele gosta de investigar os outros). 
Porém Colin discorda do ponto de vista de Ally e acha que se uma relação acabou não deve ser reavivada e recusa a proposta. Ao que Ally revida, entrando no apartamento do vizinho aos berros fingindo ser sua irmã com uma emergência o arrastando para fora e para longe da moça da vez.
06. Break Into Two/Quebra do I Ato (25)
Marca o fim do primeiro ato e o início do segundo. É quando a história começa de fato e o protagonista inicia a sua jornada. 
E é aí que um acordo é fechado: Colin ajuda Ally a encontrar seus ex-namorados e ela empresta o apartamento para ele se esconder das mulheres com quem ele sai. 
Tumblr media
A lista de Ally está por ordem de prioridade e no topo dela está Jake Adams. Também é quando descobrimos, através da dedução de Ally que Colin é um músico (não muito bem-sucedido). E Colin novamente reforça sua ideia de que Ally deveria procurar por um novo cara.
07. B Story/ Trama B (30)
A trama paralela é a que carrega o TEMA do filme além de ser um respiro pra trama principal. Nesse caso é o plot do casamento de Daisy.
As meninas experimentam vestidos enquanto Daisy declara que convidou o pai para o casamento e está com medo da reação da mãe. Também é quando as meninas descobrem do plano de Ally e Daisy reforça que os relacionamentos passados não deram certo porque eles não eram o cara certo.
08. Fun and Games/Diversão e Jogos (30-55)
O momento em que o filme cumpre o que promete, é onde acontecem as cenas que você provavelmente imaginou ao ler a sinopse ou viu no trailer.
Colin acha Dave Hansen, do qual Ally desiste rapidamente ao ver que continua estagnado na vida depois de tantos anos. 
Tumblr media
Nos flashbacks podemos ver Ally ecoando o estilo de se vestir de Dave na época após o início do namoro.
É também o momento em que Colin descobre a real motivação da vizinha e os dois tem uma conversa sobre a garota ideal. Colin diz que é besteira ligar para com quantos caras uma mulher já se relacionou, que tipo de cara liga pra isso? Segundos Ally os decentes.
Tumblr media
Colin e Ally continuam trabalhando juntos. Eles descobrem que Simon (ex de Ally) está se divorciando e vendendo a casa. Ao decidirem visitar a casa à venda acabam entrando no local errado - a casa de Donald (sim, lembra dele? Donald é uma gag recorrente nesse filme, ou seja, serve como artifício para humor através dessas coincidências). 
Depois da confusão Ally encontra Simon (Martin Freeman) e temos um dos melhores momentos do filme: Ally com sotaque britânico. Pois é, ela mentiu a própria nacionalidade para agradar outra pessoa que ele nem conhecia. E é claro que a tentativa de sustentar essa mentira piora gradativamente e só deixa todo mundo mais chateado do que antes.
E assim o filme segue, mostrando Ally reencontrando os ex-namorados em paralelo com os flashbacks, em que é evidente que a personagem se molda de acordo com quem ela está, desde o jeito de se vestir, modo de falar até mesmo assuntos/interesses.  Mesmo no tempo presente Ally se submete aos pretendentes  – percebemos como ela está sem esperança porque se prontifica a ir para Miami encontrar um ex ginecologista, mesmo após dizer que odeia Miami. Ela até se prepara com bronzeamento artificial para fingir que gosta e tem o costume de tomar sol.
E, é claro que ela e Colin se aproximam cada vez mais.
Colin descobre que Jake Adams (o número 1 da ranking de preferência de Ally) está viajando na África por causa da organização filantrópica da família. Ao perguntar por que ela e Jake terminaram, Ally responde que quebrou um pacto de virgindade enquanto Jake estava viajando e se sentiu culpada por isso.
Enquanto isso na Trama B Daisy tripudia Ally para um almoço com o objetivo de contar à mãe com muito cuidado que ela convidou o pai para o casamento. Daisy revela que Ally e Rick terminaram. Ally revida e solta a bomba de que o pai vai ao casamento. Ava diz que não vai mais na cerimônia.
Quando Ally está cansada de perseguir os ex-namorados e não dar certo com nenhum, considerando até mesmo desistir da ideia, Colin anuncia que encontrou Tom Piper (Anthony Mackie) que está indo muito bem na carreira política.
Voltando ao assunto vida profissional, Colin pergunta se Ally já tentou vender as esculturas que ela faz, Daisy diz que ela precisa de um trabalho de verdade, Ally diz que é apenas um hobby.
Ally compra um terninho e finge estar fazendo pesquisa na biblioteca para acidentalmente encontrar com Tom. O que dá certo. E ele fica extremamente feliz em revê-la e a convida para um evento. Colin e Ally conversam pelo telefone e nós vemos que ele está com ciúmes.
09.  Midpoint (55)
Há duas metades em um filme, e o midpoint é o que as divide e quando a trama muda de direção. Ou ele tem um tom positivo e o protagonista consegue tudo o que ele achou que queria (e aí é uma falsa vitória) ou um tom negativo e parece que chegou no fundo do poço (falsa derrota). Mas nunca será tão ruim ou tão bom quanto no beat 10.
No evento Ally descobre que Tom quer que ela seja sua esposa de fachada porque ele é gay.
10. Bad Guys Close-in/Vilões Fecham o Cerco (55-75)
As coisas parecem mais calmas, mas as forças antagonistas não descansam, pelo contrário é a “calmaria” antes da tempestade.
Colin prepara uma surpresa quando Ally chega em casa, iluminando as esculturas que ela faz. Colin canta e Ally dança Three (twenty) Times a Lady (o nome original do livro que inspirou o filme vem daí).
Ally desabafa sobre ter que ir no casamento de Daisy sozinha, e obviamente Colin diz que vai com ela. Os dois saem e jogam basquete num strip game, nadam pelados, tem um campo magnético de tensão sexual ao redor dos dois, mas Ally se mantém firme e ~escolhe esperar~.
Ally e Colin se conectam e parece uma coisa boa. Os dois acordam e ele diz que ela é bonita pela manhã (sem Ally ter acordado antes para se arrumar ou coisa do tipo). Ela vai se encontrar com a irmã com aquele brilho no olhar e um sorrisinho frouxo. Por engano Ally pegou o celular de Colin. 
As amigas dizem que Colin não é o cara certo, ele é o cara que você namora antes do cara certo. Mas Ally diz para elas não se preocuparem. Ela retorna para casa e está feliz com suas esculturas, até que apita uma mensagem no celular de Colin perguntando se ele passou o contato de Jake para Ally.
Colin chega e Ally joga um verde perguntando se ele teve notícias de Jake, Ao que ele responde que não. Ally joga o telefone no colo de Colin e ele entende que ela descobriu a mentira. 
Colin justifica dizendo que achava que não importava mais. Os dois discutem e trocam farpas e ele joga a verdade na cara de Ally:
“Você está tão ocupada tentando ser o que os outros querem, que você nem sabe quem você é.”
Colin diz que mudou por ela, mas ela responde que não acredita e caso eles tivessem ficado ele teria feito o que faz com as outras porque é o que ele é e sempre será.
Ally então finalmente entra em contato com Jake Adams e eles marcam um encontro. Ao se arrumar para o jantar Ally adiciona um aplique no penteado.
11. All Is Lost/Tudo Está Perdido (75)
Nessa etapa as coisas são opostas ao que ocorreu no midpoint. Enquanto lá Ally fica chateada a ponto de quase desistir de seus planos, aqui ela tem esperança de que finalmente dê certo.
No resturante o cabelo falso de Ally pega fogo – o que pode ser visto como uma metáfora. Ela já não consegue sustentar essas mentiras. Ela está se enganando.
Tumblr media
12. Dark Night of The Soul/Noite Escura da Alma (75-85)
Há um breve desenvolvimento da relação de Ally e Jake (Dave Annable).
Enquanto isso na Trama B Daisy marca um almoço com o pai para desconvidá-lo, mas as irmãs não conseguem e agora além disso a namorada dele vai também.
Ava fica feliz que Ally está saindo com Jake de novo – até saiu na revista - e diz que vai ao casamento não importa se o ex-marido estará lá, afinal é o casamento da filha dela.
Após pegar um minicheeseburger numa festa Ally rapidamente se livra dele ao ver que Jake não pegou um também.
Tumblr media
Ally e Colin se encontram no corredor no dia do casamento de Daisy. Ele também está indo para um (outro) casamento, que quando Ally questiona ele diz que não é de ninguém que ela conheça. Ally pergunta se ele está saindo com alguém, mas Colin apenas diz para ela não se preocupar com isso.
Nos preparativos para o casamento tudo está dando errado. O vestido de Daisy não fecha, a harpista não poderá comparecer e como é um dos finais de semana com MAIS CASAMENTOS acontecendo  talvez não haja outra harpista disponível, mas Kevin (Ed Jewitt), o organizador diz que ele mesmo poderá tocar trompa.
No meio do caos Ally fecha o vestido de Daisy e o casamento finalmente ocorre.
Tumblr media
Na festa dançando com Jake a música Three Times a Lady - eles entram no assunto ~perda da virgindade~ e Ally conta que não foi com ele e diz que já ficou com 20 caras. Jake acha que ela está exagerando e diz que isso seria nojento – Ally fica constrangida e brinca junto com ele – mas visivelmente fica abalada.
Jake diz que pode não ter sido o primeiro, mas será o último. Ele a beija e a convida para passar 6 meses na Europa, já que ela não está trabalhando e afinal as esculturas não são algo sério e afinal ele é a única coisa que a prende em Boston – e ele está indo embora.
Tumblr media
a cara da Ally e a minha assistindo esse homem falar um monte de besteira
Nesse ponto Ally já percebeu o erro que cometeu e que Jake não é flor que se cheire. O organizador do casamento aparece como um anjo e diz que está na hora do discurso dela.
13. Break Into Three/ Quebra do II Ato (85)
Finalmente!! Devido aos acontecimentos da Trama B e ao debate que a protagonista teve com seus aliados ela agora sabe o que fazer para superar o grande desafio da história. Nesse momento a Trama A e a Trama B se tornam uma só.
Discurso da Ally no Casamento (acontece aos 90 minutos)
“When Daisy and Eddie first got together, I have to admit, I was a little bit nervous. I could tell that it was serious, and I thought that the closer she got to him, the further away she’d get from me. But that didn’t happen. Not only do I see more of Daisy, I see a happier, even better Daisy. It’s like with Eddie, she’s completely herself. When you’re a big sister, it’s your job to teach your little sister everything. You know, how to ride a bike, how to lie to your parents, how to kiss. Not with tongues. Settle down, uncle Charlie. But, I never thought about what my little sister could teach me until right now. So I wanna thank you, Daisy. Thank you, for teaching me that being in love means being yourself. To Daisy and Eddie!”
Tumblr media
being in love is being yourself é a tese do filme, a mensagem que ele passa, a lição, algo que ele quer comprovar através da narrativa. Enquanto o tema é sobre o que o filme se trata a tese é o que esse filme quer dizer com tudo isso?
(e nesse caso é também o que a própria protagonista aprende ao longo do enredo)
14. Finale (85 – 110)
É o Terceiro Ato. O desfecho, quando tudo se resolve. É onde está o clímax e a resolução do conflito principal. 
 Ally finalmente dispensa Jake. 
Ava vê Jake indo embora e Ally conta que terminou com ele porque quer estar com alguém que goste dela pelo que ela é. Ao ver a irmã em apuros Daisy a socorre revelando que está grávida – o que é celebrado por todos enquanto Ally vai atrás de Colin através da lista de Kevin com todos os casamentos que estão sendo celebrados em Boston naquele dia.
Ally corre de salto, dirige, pedala uma bicicleta roubada passando por todos os casamentos incluindo o de Donald (!!) até chegar no mais glamouroso – e mais inacessível de todos. Ela quase desiste, mas ouve a voz de Colin no microfone – ele está lá com sua banda.
Tumblr media
Ally transimite o pensamento do telespectador haha, mas é esse perrengue todo que torna tudo mais emocionante
Ally consegue se infiltrar e para o show com a desculpa que é hora do brinde só para conversar com Colin.
Em resumo: os dois conversam, se desculpam, fazem as pazes e se amam.
Tumblr media Tumblr media
15. Final Image/ Imagem Final (110)
A Imagem Final é o oposto da Imagem Inicial, ao comparar uma com a outra conseguimos sintetizar a jornada do protagonista.
Ally e Colin estão no apartamento dela “vendo” luta livre mexicana, quando ela recebe uma mensagem na secretária eletrônica. É Jay, um de seus ex-ficantes, esclarecendo que eles nunca transaram, ela estava bêbada demais e acabou dormindo. 
Ally comemora que Colin - que já era o cara certo - é seu número 20.
Tumblr media
Apesar de ter um certo problema com esse final – acharia muito mais legal se esse plot sexista fosse ignorado e trouxesse a mensagem de que esses números não importam – entendo o motivo: é a última piada e de certa forma a principal também, afinal a jornada da protagonista foi impulsionada por uma mentira. E se ela soubesse que ainda estava no 19 quando ficou com Roger, como teria sido essa história?
0 notes