Tumgik
a-erudita · 1 year
Text
QUAL FOI A PRINCIPAL QUESTÃO QUE O LIVRO ABORDA E QUAL FOI A POSIÇÃO QUE O AUTOR TOMOU SOBRE ELA?
Na minha visão, o assunto principal é a liberdade de pensamento, o autor faz um bom uso da narrativa em 1ª pessoa, nos colocando na perspectiva do protagonista.
Winston, é um cidadão de um super estado chamado Oceania, funcionário do ministério da verdade que reescreve e altera dados de acordo com os interesses do Partido. Cansado da realidade em que vive, questiona o propósito de todo o controle imposto pelo Grande Irmão e o Partido Interno. 
Acompanhamos as divagações do protagonista sobre toda a estrutura do estado, como muitas pessoas a sua volta parecem não notar as mentiras e distorções, e que esse comportamento é incentivado, chamado de duplopensamento ou duplopensar = ato saber que está errado e se convencer que está certo. 
O cidadão ideal é totalmente ortodoxo, cumpre seu papel sem questionar, por isso as teletelas são ligadas 24hs em todas as casas e estabelecimentos, vigiam a todos, pois até mesmo pensar contra ou parecer desgostoso é passível de punição, Crimideia = ato de ter pensamentos ilegais, pensar contra o partido. E aqueles que não se encaixam, são eliminados = vaporizados, e passar ser uma impessoa = apagado dos registro, esquecido como se nunca houvesse existido.
Winston sabe que cometeu crimideia, está ciente que as teletelas o acompanham e que ele provavelmente será vaporizado, mas incapaz de calar seus pensamentos decide escrever um diário onde expressa toda sua indignação, a principal questão levantada por ele é “eu entendo como, mas entendo o porque”, ele entende que a ortodoxia pregada pelo Partido é uma ferramenta para controlar a população através do medo e da alienação, mas PORQUE? 
Na minha opinião essa é a melhor parte da história, tentar entender qual é o propósito final de tudo, para que esse esforço constante em manter as pessoas imbecilizadas e alienadas? Por que criar uma legião de seguidores burros? Qual o valor em reescrever toda a história? Destruir as relações humanas? Desfazer os sentimentos felizes e deixar apenas ódio, medo e frustração?
A resposta é bem simples e quase decepcionante, o objetivo é PRESERVAR O PODER. Orwell escreveu este livro após vivenciar a ascensão do Nazismo Alemão, o Fascismo de Mussolini e a Revolução Comunista na Rússia, todas movidas por um amor quase irracional aos seus líderes e ódio aos inimigos, em 1984 ele ensaia o que aconteceria se esses "ícones" encontrassem um meio de se manter para sempre no topo, na representação de uma figura quase lendária, um líder forte que está sempre guiando o país para a vitória contra um inimigo perverso e eliminando qualquer fonte que poderia levar uma rebelião. 
O amor deve existir apenas pela vitória e ao Grande Irmão, a raiva deve ser latente e direcionada ao inimigo. Nada mais importa, apenas a guerra e a vitória.
0 notes
a-erudita · 1 year
Text
A vida e as ideias de George Orwell ✊
Um dos autores mais lidos do século 20, teve uma vida bem agitada e controversa. Seu nome de batismo é Eric Arthur Blair. Ele nasceu em 1903 e estudou em Eton, uma clássica e renomada escola britânica. Desde jovem teve o ímpeto de expor sua visão de mundo através da literatura. No colégio, por exemplo, escreveu seus primeiros textos para os periódicos da escola. Orwell se alistou para lutar em 1922, na Índia, mas poucos anos depois decidiu por deixar a carreira militar e foi viver em Londres, onde morou em pensões baratas e decadentes por livre e espontânea vontade. Em 1928 foi para Paris, onde viveu como lavador de pratos em um hotel e escreveu seus primeiros livros relatando de forma muito crua a dura realidade que o cercava. Em 1937, se alistou novamente para lutar nas guerras espanholas contra os fascistas. Era filiado ao Partido Operário de Unificação Marxista, de postura antistalinista. Foi ferido gravemente na nuca e só conseguiu sair da Espanha com a ajuda de sua esposa. Em 1938, o escritor precisou ser internado em um sanatório após o diagnóstico de tuberculose. Seus livros, até o momento, vendiam pouco, algo em torno de três mil cópias. Quando começou a Segunda Guerra Mundial, Orwell foi rejeitado pelo exército devido à tuberculose. Então, de 1941 à 1943, trabalhou na BBC. Em 1943, tornou-se editor do jornal de esquerda The Tribune. As obras de George Orwell permitem identificar o escritor como antinazista, antifascista e antitotalitarista. O autor se declarava abertamente como socialista democrático, portanto, tornou-se um dos maiores críticos do socialismo russo totalitarista. Assim, George Orwell era a favor da democracia, defensor do pensamento livre e um crítico ferrenho do capitalismo. Anos mais tarde, o livro A Revolução dos Bichos foi instrumentalmente divulgado como uma crítica aberta ao comunismo pela indústria americana, levando muitas pessoas até hoje a interpretarem erroneamente as reais intenções do autor.
Tumblr media
0 notes
a-erudita · 1 year
Text
The Big Brother is Watching You! 👁️
Desde sua publicação, "1984" tem sido amplamente adaptado em diversas formas de mídia, incluindo cinema, televisão, teatro e rádio. Uma das adaptações mais famosas é o filme de 1984 dirigido por Michael Radford e estrelado por John Hurt. A obra também inspirou inúmeras referências na cultura popular, incluindo a popular série de TV "Big Brother", que se tornou sinônimo de vigilância em massa e a invasão da privacidade. Além disso, a obra de Orwell também inspirou a criação de outras obras literárias, como "Jogos Vorazes" de Suzanne Collins e "Admirável Mundo Novo" de Aldous Huxley. Seu retrato sombrio de um futuro distopico continua a inspirar discussões sobre questões como vigilância em massa, autoritarismo e privacidade, e sua influência é sentida em muitas formas diferentes de arte e mídia. Algumas obras famosas que foram inspiradas em "1984": 1. V for Vendetta - O quadrinho é amplamente considerado como uma homenagem a "1984" e compartilha temas semelhantes de resistência contra governos opressivos. 2. The Matrix - Embora não seja explicitamente baseado em "1984", o filme compartilha muitos temas semelhantes, incluindo a noção de que a realidade pode ser manipulada e controlada por uma força poderosa e desconhecida. 3. Black Mirror - Muitos episódios compartilham temas com "1984", incluindo a noção de que a tecnologia pode ser usada para controlar a população e minar a privacidade.
Tumblr media
1 note · View note
a-erudita · 1 year
Text
A angustia da privação
1984 é um dos mais importantes romances de ficção científica do século XX. Publicada originalmente em 1949, poucos meses antes da morte do autor, George Orwell, essa sátira política ambientada em uma distopia futurista influencia a literatura até hoje.
📜 SINPOSE: Acompanhamos o drama de Winston Smith, um funcionário do Ministério da Verdade, parte do governo do superestado da Oceania ― que inclui as Américas, a Austrália, a Inglaterra e o sul da África.
O estado totalitário comandado pela figura mítica do Grande Irmão controla todos os aspectos da vida de seus cidadãos. No entanto, Smith odeia secretamente o Partido e deseja se rebelar contra o sistema.
Tumblr media
0 notes