Tumgik
Text
Consequências das quedas em idosos
Tumblr media
Olá, hoje iremos falar das possíveis consequências das quedas nos idosos... Como sabemos pessoas da terceira idade apresentam fragilidades biológica e isso podem trazem consequências ao caírem.
Como já falamos anteriormente boa parte dos idosos que sofrem uma queda, vem seguida de uma fratura mas essa lesão pode vir acompanhada de uma série de consequências tais como: lesões musculares, feridas, surgimento de outras doenças, também como declínio funcional e das atividades físicas diárias, hospitalização, dificuldade em reabilitar, sentimento de impotência (acarretando no convívio social e perda de autonomia), falta de independência, medo de como os familiares irão lidar com a situação e até mesmo o medo da morte.  
Então você que tem algum idoso por perto, fique muito atento pois além das consequências físicas existem as psicológicas que nessa idade costuma afetar bastante... 
Fica aqui nosso alerta e esperamos que tenha ajudado... 
0 notes
Text
Prevenção de quedas
Olá, hoje irmos abordar o papel fundamental que o fisioterapeuta tem para da prevenção de queda!!! Nós como fisioterapeutas temos um papel importante com o objetivos de reduzir lesões que possam ser causadas através da queda...
Mas você desse estar se perguntando como isso é possível, e vou te contar logo em seguida:
Nós como fisioterapeutas podemos e devemos, realizar um treinamento especifico de equilíbrio que reduzem 25% das quedas, treinamento de marcha, fazer fortalecimento dos membros inferiores, criar junto com o paciente formas de levantar caso haja queda, e monstra como não ser levando ao oferecerem ajuda.
Hoje mostramos pra vocês o quão importante e indispensável é um fisioterapeuta na vida de um idoso... 
Beijos, espero que tenha ajudado!!
0 notes
Text
Guia prático antiquedas
Olá, hoje viemos aqui dar algumas dicas super básicas mas que com certeza irão ajudar na prevenção de quedas no dia-dia, e são elas:
- Use sapatos com sola antiderrapante (nunca, jamais em hipótese algumas andar apenas de meia);
-Colocação de corrimãos e outros acessórios de segurança no banheiro, na sala, nos corredores e no quarto;
-Ao levantar da cama ou sofá, esperar alguns segundos para ficar de pé;
-Tomar os medicamentos certos na hora certa;
-Coisas de uso diários ao alcance das mãos;
-Eliminar obstáculos no meio do caminho;
-Não sair em dias muito quentes;
-Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
-Sempre que necessário pedir ajuda ao caminhar, se levantar ou até mesmo coisas simples;
- E NÃO TENHA PRESSA.
Dica de ouro: Não se preocupe com o tempo, faz as coisas com calma, não tenha pressa ao realizar suas atividades!!!!
Beijos, espero que tenha ajudado 
0 notes
Text
Quedas em ambientes externos
Tumblr media
Olá, hoje irmos abordar os riscos de quedas que podem ocorrer em ambientes externos...  Cerca de 43% da população idosa do país tem medo de cair na rua, calçada em péssimo estado causam diariamente insegurança, e também precisamos levar em consideração a falta de acessibilidade em alguns pontos estratégico que poderiam diminuir o risco de queda!!!  
Uma das principais causas do medo da quebra, é a probabilidade que existe que quebra algum osso do corpo e em especial o fêmur. O rompimento deste, que é o maior osso do corpo humano, tem grandes chances de impactar na qualidade de vida dos idosos. Porém cerca de 30 a 40% dos idosos não conseguem recuperar a totalidade da capacidade funcional, isso se atribui ao estado de saúde atual no momento em que ocorre a queda...
Então fiquei atentos ao andarem na rua!
Beijos, espero que tenha ajudado !
0 notes
Text
Quedas domiciliares
Tumblr media
Como falamos no post anterior, já sabemos que idosos estão mais suscetíveis a quedas, e o ambiente domiciliar é onde ocorre boa parte das quedas!! Pois na maioria das vezes o ambiente não está adaptado, sendo assim cria-se um risco ainda maior de que ocorra quedas dentro da própria casa!!!!
Então a seguir vamos dar algumas dicas para ajudar a prevenção de quedas:
-manter o caminho livre (não ter caixas e nem móveis no meio do caminho)
- barras de apoio no banheiro
-ambiente bem iluminados 
-rampas adaptadas no lugar de degraus 
-não usar tapetes 
-quando cair algum liquido no chão, limpar imediatamente 
-evitar fios no chão.
Esses são apenas alguns exemplos simples que ajudam muito ao idosos no dia-dia, sabemos que sempre há o risco mas podendo diminuir é sempre bom!!! E é necessário prestar bastante atenção com idosos que moram sozinhos, pois muitas das vezes eles não informam a família da queda, e é muito perigoso!!! Fiquem atentos e cuidem quem vocês amam!!
Beijos, espero que tenha ajudado...
0 notes
Photo
Tumblr media
Olá, hoje abordaremos um assusto que talvez você tenha um idoso em casa possa se interessar!!! Iremos falar sobre o porque os idosos são mais suscetíveis a queda!!!
A partir dos 65 anos, 32% dos idosos tem o risco de queda. A estabilidade corporal depende: do sistema vestibular (está relacionado ao equilíbrio);  Somatossensorial (propriocepção,ou seja é capacidade em reconhecer a localização espacial do corpo ); Sistema visual; alteração postural; e o sistema auditivo.
Ou seja, é necessário observação daqueles que estão mais próximos pois pode ser multifatorial ou monofatorial mas isso é pode ser concluído através de testes, exames e observação. Não é nenhum bicho de 7 cabeças, limitações na terceira idades sempre vão existir mas ser for possível é sempre interessante deixar com que o idoso tenha uma qualidade de vida dentro de suas limitações!!!
Beijos, esperamos que tenha ajudado!!
0 notes
Text
Terceira idade e suas limitações
Olá, hoje abordaremos um assusto que talvez você tenha um idoso em casa possa se interessar!!! Iremos falar sobre algumas limitações que podemos observar no idoso!!! 
Quando se chega a terceira idade são comuns algumas alterações biológicas, que estão associadas com a idade, que com isso estão mais vulnerais ao aparecimento de algumas doenças e algumas incapacidades funcionais, mentais e físicas. 
Iremos citar as famosas i’s que são elas que causam a maioria da limitação em idosos: 
incapacidade cognitiva: dificuldade na realização de atividades comuns.
iatrogenia: uso de medicamentos não adequados. 
instabilidade postural: o paciente apresente flexão de joelhos, tronco projetado para frente, sendo assim ele está da saindo do eixo. 
imobilidade: dificuldade de se deslocar ou a necessidade de uma pessoa para ajudar na locomoção.  
incapacidade de comunicação: quando é apresentado uma dificuldade na comunicação. 
insuficiência familiar: quando há um abandono total ou parcial da família, na maioria dos casos os familiares deixam os idosos sob o cuidado de terceiros.  
incontinência urinária: quando apresentam dificuldade de segurar ou controlar a urina.   
As i’s citadas a cima são apenas algumas das diversas limitações em que os idosos apresentam, vale lembra que deve ser sempre observado e através disso proporcionar uma qualidade de vida para o idoso dentro de suas limitações.
Por hoje é só, espero que tenha ajudado um pouco!!
Beijos, esperamos que tenha ajudado!!
1 note · View note