Tumgik
Photo
Tumblr media
Como cuidar de orquideas?
6 DICAS A FIM DE POSSUIR ORQUÍDEAS BONITAS E SAUDÁVEIS
1 As regas
Depende do tipo de substrato e do recipiente onde a orquídea está plantada. Se estiver dentro de um vaso de plástico e com musgo, a título de exemplo, regue duas vezes por semana se estiver calor. Se estiver frio, uma vez é o bastante.
Agora em recipiente de barro e com substrato como casca de pínus, as regas podem ser diária. Isto visto que, o barro permite a evaporação da água por todos os lados.
Antes de regar, anote se a terra está seca ou não. Se estiver úmida, espere ainda um ou dois dias a fim de molhá- la. Outra dica muito boa é aguar a planta inteira  na hora da rega, como uma chuvarada mesmo. Isto ajuda a prevenir o presença de pragas como pulgões e cochonilhas.
2 O cultivo 
Os vasos de barro são mais aconselhados para ambientes de temperatura moderada e fresca, enquanto que os de plástico possuem melhor desempenho em lugares secos, precisamente por conservar a umidade por mais tempo. 
Estabelecer as orquídeas em árvores de casca rugosa ainda fica melhor. Para isto, deixe a brotação orientada para o tronco, de sorte que as raízes busquem e se fixem nele.
 Do inverso, as raízes ficarão aéreas e a planta terá dificuldades para se segurar. A irrigação neste fato pode ser diária, especialmente no começo, quando ela estará emitindo suas raízes.
 Evite as espécies que não são epífitas, como as terrestres ou as que precisam de bastante água.
3 A fertilização
Fertilizante balanceado como NPK 20-20-20 é o bastante para o desenvolvimento de orquídeas. Invista em fertilizantes que diluem na água ou fertilizante sólido.
Porém atenção para não adubar em excesso! As orquídeas têm metabolismo bem lento e o exagero de fertilizante pode acabar salinizando o substrato, se for líquido ,e corretamente diluído, pode ser incorporado a cada 15 dias. E se for sólido: a cada 3 ou 4 meses.
4 O replantio
Ainda que a orquídea cresça muito lentamente, suas raízes são bastante ativas e é preciso conferir  à data de validade do substrato.
 No mínimo uma vez por ano retire sua planta do recipiente e observe se as raízes estão saudáveis. Se estiver escura, é essencial fazer a troca da terra velha por recente, e uma pequena limpeza. 
Para isso, só retirar o substrato velho, as raízes podres, e, antes de reenvasar com o equipamento novo lave o vaso.
É essencial deixar no mínimo 2 cm de espaço na direção  onde a orquídea está crescendo e o outro lado, que não há mais brotação, pode manter-se encostado no recipiente.
5 Por que as orquídeas morrem?
Com todas as cautelas citadas até agora é bem improvável que a orquídea morra. Porém, se ocorrer, algumas das possíveis razões podem ser: falta de arejo, que pode favorecer a presença de diversas pragas; falta de água, que igualmente pode chamar pragas e impedir seu desenvolvimento; e o excesso de água, que pode produzir a manifestação de fungos e bactérias especialmente nas raízes.
 As raízes, quando atingidas por um tipo de germe, perdem sua função e em consequência sua parte aérea, que seriam os pseudobulbos, e suas folhas acabam morrendo. 
Esse processo de disfunção das raízes pode levar um ano ou mais para se materializar. Sendo assim, é muito essencial extrair a planta do recipiente mensalmente e examinar suas raízes.
6 Florescimento
No geral, as flores são o ápice de crescimento da orquídea, demonstração de que está sadias e aptas a dar sementes.
 Porém, em alguns casos, acontece o que chamamos de " flor da morte ", quer dizer, aquela que seria a última florada da planta.
 Neste caso, a orquídea estaria completamente debilitada, mas encontra em suas reservas forças para a última floração, que possui o intuito de fornecer sementes para perpetuar a espécie.
0 notes
Photo
Tumblr media
Orquídeas Phalaenopsis
Como cuidar de Orquideas?
10 Erros que você comete, ao cultivar Orquídeas. 
Dez no meio de dez amantes de flores nunca resistem a uma sublime orquídea. 
A flor multicolorida é um convite a cultivar, porém nem qualquer um é  bem
 sucedido no cultivo.
De acordo com os especialistas, colocando em prática os cuidados certos, as orquídeas conseguem  permanecer perfeitas por bastante tempo. 
Olhe algumas faltas comuns com as orquídeas e saiba como mudar a situação.
1/ Cultivá-las nos vasos de plástico. Escolha os vasos de barro, que são porosos e também drenam melhor a água. Isto evita o apodrecimento das raízes.
2/ Deixar que elas extrapolam o limite do recipiente. O melhor é mantê-las dois dedos para dentro da superfície.
3/ Trocá-las de recipiente sem observar de que lugar surgem os novos brotos. Chamados de “ parte da frente ” da orquídea, os brotos precisam estar livres, jamais encostados no muro.
4/ Deixar de juntar nó de pinho ou placas de madeira à planta. Além de adornar o recipiente, os substratos conservam a água por mais horas.
 5/Nunca esterilizar a tesoura antes de podá-las. Para essa intervenção, utilize um maçarico maneiro ou a própria flama da lareira. Porém cuidado: espere o utensílio esfriar antes de usá-lo. Esterilize de novo antes de manejar outra planta, a fim de prevenir propagação de doenças.
 6/Jamais aplicar um cicatrizante depois da poda. Neste acontecido, utilize canela em pó que é um cicatrizante orgânico.
7/ Desconsiderar as manchas  nas folhas. Elas podem revelar que a planta tenha sido atacada por uma praga. A orientação é utilizar detergente líquido aguado. Lave corretamente todas as folhas e raízes e borrife  o líquido nas folhas. Se a infestação for grande, bota o sabão puro, sem dissolver. Em seguida, deixe a orquídea por 24 horas na sombra, lave e replante.
8/ Utilizar  aquele recipiente após suprimir pragas. O certo é substituir o vaso por um novo.Se não for possível, lave-o corretamente com cloro e também finalize com detergente neutro, enxaguando antes de replantar sua orquídea.
9/ Não importar-se na coloração das folhas. Se estiver bem escuras, é sinal de insuficiência de luminosidade. Nesse situação, troque a orquídea de local.
10/ Não diferenciar as orquídeas com plaquinhas. Além do nome do gênero, anote o período de sua última floração.
1 note · View note
Photo
Tumblr media
Como cuidar de Orquídeas? cultivar Orquídeas em tronco.
Orquídeas podem ser cultivadas em vasos, mas ficam mais bonitas e naturais quando colocadas em troncos, que é o habitat natural da maioria das orquídeas. Espécies que crescem em troncos são epífitas, que se desenvolvem utilizando outras plantas como suporte. Veja bem, só como suporte, elas não são parasitas como algumas pessoas pensam. Elas não sugam a planta hospedeira, nem a prejudicam de maneira alguma.
 A ideia de cultivar orquídeas em troncos começou há muitos anos. As orquídeas são muito utilizadas em jardins, plantadas em troncos de arvores e palmeiras. As mais comuns são as “olho de boneca” ou Dendróbio (Dendrobium nobile). Devido à sua rusticidade, elas formam verdadeiras touceiras, com inúmeras flores. Lindo espetáculo da natureza.
Vou relatá-los a maneira como não se deve fazer. Tenho certeza de que será muito útil, pois muitas pessoas devem fazer a mesma coisa.
A escolha do local
Isso é fato: é a orquídea que escolhe o lugar onde quer crescer, e não o contrário. Portanto, se você quer colocar aquela orquídea linda, cheia de flores, na mesa de centro da sala para mostrar para a visita, conforme-se. Pode ser que a orquídea não goste deste local. Ela vai demonstrar isso pela coloração de suas folhas, pela sua taxa de crescimento, retenção das flores. A florada costuma durar mais de um mês em algumas espécies. Se ela acabou de florir e suas flores começarem a murchar, você colocou sua orquídea no lugar errado. Observe se ela está perdendo a cor, se está ou não emitindo novos brotos. Se ela estiver saudável, vai demonstrar isso na sua aparência.
Se ela não estiver gostando do local onde você a colocou, troque de lugar, até ela se adaptar. Não fique triste se ela gostar de um cantinho do banheiro. Se ela estiver feliz, vai recompensá-lo com lindas flores.
Dica: elas gostam de lugares iluminados, mas sem luz do sol direto em cima delas. Vento em demasia também não é legal. Lembre-se que as orquídeas originalmente vivem em troncos de árvores, em locais sombreados e úmidos, protegidos do vento em excesso.
Ao ar livre elas também vão muito bem, desde que estejam protegidas do sol e vento em demasia.
1 note · View note
Photo
Tumblr media
Como cuidar de orquideas?
Como fazer florir uma orquídea de novo?
Orquídeas são plantas preciosas para decorar um interior, seja moderno ou clássico. Alguns tratamentos específicos farão com que elas floresçam outra vez e as mantenham de um ano para o outro em excelente estilo!
A luz: um dado fundamental .
As orquídeas exigem bastante luz para florir e serem saudáveis. Os produtores que lhes proporcionam ótimas condições de cultura da mesma forma conseguem ter flores sucessivas por longos meses. A fim de  ser bem sucedido em fazer florescer sua orquídea outra vez, duas dicas: dê a luz máxima e regue-a frequentemente.
Nos meses de verão, sempre que a temperatura, tanto a noite como o dia, exceder os 18 °, deixe suas plantas à sombra de uma árvore para que elas possam dispor de um máximo de luminosidade ou até mesmo de um pouco de sol.
Assim que a temperatura refrescar, volte suas orquídeas para casa, instalando-as em face a uma janela orientada no leste. Se a orientação for para o norte, tenha em mente de sombrear ligeiramente a vidraça durante as horas mais quentes, a fim de não queimar a planta  pelos raios diretos do sol do meio-dia.
Aprenda mais a cuidar de orquideas.
Rega e adubagem permanente
As orquídeas estão satisfeitas com uma copiosa rega de uma semana. O mais adequado  é pôr a base dos vasos em uma bandeja cheia de água à temperatura do local por uma manhã. Uma incorporação de fertilizantes "orquídeas especiais" é aconselhável uma vez a cada duas semanas.
Quando as plantas estiverem ao ar livre no verão, regue-as regularmente, sempre com água à temperatura ambiente e regue-as ocasionalmente com tempo seco.
Casos específicos
Os phalaenopsis são as orquídeas mais cultivadas e mais oferecidas. Uma vez que a flor acabou, duas soluções:
1/  a haste desaparece integralmente, neste fato será indispensável cortá-la; um novo caule deve surgir em breve...
2/  a haste não desvanece-se completamente, neste caso, encurtar 1 cm acima do broto que permaneceu verde.
Um jovem florescimento deve ocorrer dentro de cerca de dois meses.
.
No outono, instale sua orquídea em plena luminosidade, mas em um local fresco e não extremamente quente. Um jardim de inverno ou uma sala iluminada sem aquecimento combinam. Nunca negligencie a rega ou a uso de fertilizantes.
Nas regiões mais aquecido, essas orquídeas conseguem até mesmo atravessar o inverno ao ar livre, abrigadas sob a cobertura de um telhado, a título de exemplo. Elas serão levadas para o lar somente no na hipótese de de um episódio de frio anunciado.
1 note · View note