Tumgik
#13 Altimetria
Tumblr media Tumblr media
Altura de um ponto é a distância vertical, do ponto nasuperfície terrestre até uma superfície de referência.Esta altura é definida como cota ou altitude, de acordo com oplano de referência utilizado.
Cota (h ) – é a dis tância vertical d e um pon to da su perfíc ieterrestre até um a superf ície de refe rênci a repres entada por um p lanohorizonta l qualque r. Este plan o é defi nido para um primeir o ponto, ea partir d ele, são defi nidas as cotas do s pontos seg uintes.Geralmente, valores de c otas são apresen tados na s PlantasTopográfic as, para uma referênci a local.
0 notes
#12 Madeira pré-compostas e recompostas
Tumblr media
A madeira a ser utilizada em construção civil se divide em dois grupos principais, a saber: madeira maciça e madeira industrializada. A madeira maciça poderá ser roliça, falquejada ou serrada. No caso das madeiras industrializadas, podemos separá-las em compensados, laminados e madeira recomposta.
As lâminas pré e recompostas são lâminas feitas através de processos computadorizados de prensagem, tingimento, calandragem e faqueamento, resultando produtos com cores e padrões uniformes de excelênte qualidade.
0 notes
#11 Planialtimetria
Tumblr media
Planialtimetria é a identificação das diferenças de nível entre dois ou mais pontos no terreno (altimetria), além do estudo das grandezas lineares e angulares no plano horizontal. Por meio desse estudo é possível conhecer o relevo do terreno e planejar a terraplenagem.
Primeiro, é preciso identificar a referência de nível (RN). Para isso, é preciso determinar um ponto fixo que vai servir para comparação. Pode ser um ponto qualquer, como a rua, ou tomar como base o nível do mar.
Atenção, pois existem diferenças entre cota e altitude. Cota é a diferença de nível em relação ao ponto de referência. Altitude é a distância de determinado ponto para o nível do mar.
0 notes
Tumblr media
Com o sweep (ressalto/base varrido) podemos criar superfícies de uma seção ou perfil que percorrerá um caminho, mas para isso devemos observar algumas importantes regras:
O perfil ou seção poderá ser aberto ou fechado para criar geometrias de superfícies;
O caminho pode ser aberto ou fechado;
O caminho poderá ser um grupo de curvas dentro de um mesmo sketch ou também um grupo de curvas ou arestas de um modelo;
Sempre o caminho deverá interceptar o perfil ou a seção;
O perfil ou seção, o caminho e o corpo resultante nunca poderão se autointerceptar;
As curvas-guia devem estar coincidentes ou com o perfil ou seção, ou com um ponto no perfil ou seção.
Quando aplicamos o recurso de sweep também podemos configurar várias opções que o comando disponibiliza para que a geometria de superfície alcance o objetivo correto em concordância com o projeto que está sendo desenvolvido. Vejamos abaixo essas opções:
Perfil e caminho;
Opções;
Tipo de orientação / torção
Tipo de alinhamento
Obs.: Nesse ponto é possível realizar uma série de configurações usando subopções para criar a superfície por sweep.
Curvas-guia
Tangência inicial / final
Aqui também é possível criar uma infinidade de geometrias complexas usando um simples perfil ou seção e um caminho, podemos adicionar curvas-guia e configurar a aplicação do comando para obter o resultado desejado no projeto.
0 notes
#9 Coberturas e Telhados
Tumblr media Tumblr media
Coberturas e telhados não são coisas diferentes, entretanto não são sinônimos. Telhados são um tipo de cobertura, ao passo que esta se define por ser a parte superior de uma construção. A cobertura é feita de materiais e métodos diversos, cada um com seus prós e contras. A escolha de um ou de outro varia de acordo com a aplicação, com o gosto do cliente e com as condições locais – clima, cultura e condição socioeconômica. Os telhados, como o tipo mais comum de cobertura, merecem um olhar especial.
0 notes
#8 O SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS NO CONTEXTO DO
PLANEJAMENTO INTEGRADO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS
Tumblr media
À medida que as cidades crescem em tamanho e densidade, as mudanças que produzem no ar, no solo, na água e na vida, em seu interior e à sua volta, agravam os problemas ambientais que afetam o bem-estar de cada morador. Todas essas interações das atividades humanas com o ambiente natural produzem um ecossistema muito diferente daquele existente anteriormente à cidade. Este sistema é sustentado por uma importação maciça de energia e de matérias-primas, “um sistema no qual os processos culturais humanos criaram um lugar completamente diferente da natureza intocada, ainda que unida a esta através dos fluxos de processos naturais comuns” (Odum,1983)
A implementação de sistemas deste tipo deve também levar em consideração requerimentos específicos e necessidades de planejadores de uso da terra, que estão primariamente focados na disponibilidade de dados da terra. Suas necessidades também implicam na identificação de componentes territoriais, afetadas por projetos de ocupação, para se extrair dados úteis para o estudo, além de identificar reações dos componentes e sua evolução no tempo. Para responder a todas estas necessidades, os dados manipulados por diferentes usuários, com diferentes definições, níveis de exatidão e características, devem ser montados num modelo conceitual homogêneo. As dificuldades envolvidas neste tipo de procedimento requerem o desenvolvimento de metodologias apropriadas.
0 notes
#7 Aplicações do Concreto Protendido
Tumblr media Tumblr media
Como dito anteriormente, o concreto protendido foi criado para dar mais resistências às peças de concreto em uma estrutura. Como consequência disso, arquitetos e engenheiros podem criar projetos mais arrojados e desafiadores. Hoje em dia, o aço em concreto protendido é utilizado para construir:
pontes;
viadutos;
lajes e vigas de grandes edifícios;
placas de fundação (radiers);
peças pré-moldadas;
cortinas atirantadas;
barragens.
0 notes
#6 História do Concreto Protendido
Tumblr media
Em 1824, na Inglaterra, o cimento Portland foi desenvolvido, e peças de concreto começaram a surgir em nossa sociedade. Com o passar do tempo, os projetos arquitetônicos ficaram mais arrojados, e o concreto armado não conseguia mais acompanhar suas soluções.
Os carregamentos e os vãos ficaram maiores, exigindo a criação de uma nova metodologia para solucionar esse problema. Após várias tentativas e experimentos ao redor do mundo, em 1928, na França, foram obtidos resultados satisfatórios e confiáveis em seus trabalhos sobre o concreto protendido.
No Brasil, em 1948, a ponte do Galeão, no Rio de Janeiro, foi a primeira obra em concreto protendido. Nesse caso, todos materiais foram importados do exterior, já que tal metodologia ainda era uma novidade em nosso país.
0 notes
Tumblr media
Desde que o homem começou a viver em sociedade, a engenharia vem transformando seu dia a dia. Com o passar do tempo, as técnicas foram sendo aprimoradas, e o tamanho e a complexidade das estruturas aumentaram. O concreto protendido é uma das metodologias mais modernas e está sendo muito utilizado atualmente. Mas você sabe o que ele é ou como ele funciona? O concreto é um material que trabalha muito bem quando submetido às tensões de compressão. Entretanto, sua resistência às solicitações de tração é bem pequena, atingindo 10% do valor do parâmetro anterior. Para solucionar tal problema, são utilizadas barras de aço, a fim de comportar tal carregamento. Porém, em alguns casos, as tensões ultrapassam os limites de resistência do concreto armado, e é necessário utilizar outra opção construtiva. A protensão é uma tecnologia que induz, em uma estrutura, um estado prévio de tensões ao utilizar armaduras ativas com o objetivo de aumentar a resistência da peça de concreto. O concreto protendido é dividido em três tipos: Protensão com aderência inicial, Protensão com aderência posterior e Protensão sem aderência
0 notes
#4: Norma ABNT NBR 8800:2008
Tumblr media
A norma ABNT NBR 8800:2008, publicada há cerca de dois anos, representou um marco importante para a evolução das estruturas de aço e mistas de aço e concreto no Brasil. Essa norma, finalizada após cerca de cinco anos de discussões, apresenta procedimentos atualizados, similares aos das normas internacionais mais aceitas, e compatíveis com outras normas brasileiras. Seu escopo engloba elementos estruturais com perfis abertos e tubulares. Apesar de todas as suas virtudes, a ABNT NBR 8800:2008, por ser uma norma geral, não consegue contemplar de forma mais precisa diversos aspectos do desempenho dos elementos estruturais tubulares. É o caso do valor da força axial resistente de barras submetidas à força axial de tração para o estado-limite último de ruptura da seção líquida, e também do valor da força axial resistente de barras axialmente comprimidas para o estado-limite último de instabilidade. É o caso ainda das vigas mistas, dos pilares mistos e das bases de pilares, onde a interação entre o aço e o concreto produz efeitos que precisam ser adequadamente tratados. Além disso, a ABNT NBR 8800:2008 não fornece as prescrições necessárias para o dimensionamento das estruturas treliçadas com perfis tubulares, relacionadas à análise estrutural e às ligações entre banzos e diagonais ou montantes.
Atualmente, a ABNT NBR 8800:2008 cobre de forma ampla o projeto de estruturas de aço e mistas de aço e concreto. No entanto, por se tratar de uma norma geral, não pode contemplar com precisão algumas particularidades de comportamento das estruturas com perfis tubulares. Assim, julgou-se importante, de modo similar a outros países, dotar o Brasil de uma norma específica para estruturas tubulares contendo procedimentos mais precisos para determinadas situações tratadas simplificadamente na ABNT NBR 8800:2008 (valores do coeficiente de redução da área líquida de barras axialmente tracionadas e do fator de redução associado à resistência à compressão de barras axialmente comprimidas) e procedimentos adicionais para situações não tratadas diretamente por essa norma (análise estrutural de treliças, ligações metálicas, bases de pilares e elementos estruturais mistos de aço e concreto). Assim, foi elaborada uma norma brasileira visando ao projeto de estruturas de aço e estruturas mistas de aço e concreto com perfis tubulares, o TB-NBT:2012 que, neste momento, encontra-se aprovada pela Comissão de Estudos de Estruturas de Aço do Comitê Brasileiro da Construção Civil da ABNT e encaminhada para consulta nacional.
0 notes
#3: Vantagens do Concreto Protendido.
Tumblr media
O concreto protendido permite a obtenção de grandes vãos por suportar uma carga duas vezes maior do que o concreto armado, mesmo considerando a utilização de viga da mesma altura e em uma mesma área de construção. Ou, em outra configuração, é possível dimensionar viga protendida com a metade da altura, o que resulta em leveza da estrutura.
Eduardo Millen, da Abece, avalia que a protensão só não vale muito a pena em vãos menores, ou em cargas pequenas, pois tem um custo relativamente maior do que o concreto armado. “Mas se a utilização é para vãos maiores, a economia e o rendimento justificam o investimento”, reitera.
A Ponte do Galeão, no Rio de Janeiro, foi a primeira obra em concreto protendido nas Américas. E, desde lá, a adoção da tecnologia não parou de crescer, de Norte a sul do País. “É bastante comum utilizarmos esse tipo de armação aqui no Brasil, já que hoje, na área de engenharia de estruturas, somos um dos países mais avançados”, afirma Millen. E motivos para a adoção em grande escala, segundo ele, não faltam nos mais diversos tipos de construções.
Atualmente, o concreto protendido é amplamente utilizado em edificações, barragens para segurar comportas, pontes e viadutos de todos os tipos, pistas de aeroportos, piscinas, estações de tratamento de esgoto, reservatórios de água, silos, tirantes para contenção provisória ou definitiva, pré-fabricados de concreto, estacas para fundações, postes para redes de energia elétrica, vigotas para laje, pré-lajes, mourões, vigas, telhas, pisos industriais, entre diversas outras possibilidades.
0 notes
#2: “Onde houver Tração, que se leve a Protensão.”
Tumblr media Tumblr media
Diferente do concreto armado, cuja característica é a criação de fissuras e, na medida em que o concreto se fissura ele transfere uma carga de tração da peça para o aço de concreto armado o concreto protendido pode ser classificado como um estágio superior, onde é introduzido um estado prévio de tensões na estrutura. Ou seja, é um concreto que trabalha a compressão, o que faz com que ele tenha maior capacidade de resistência aos esforços de tração, já que ele fica previamente comprimido antes de receber as cargas as quais vai ser submetido. Em suma, é um processo que aumenta a capacidade de resistência da peça de concreto.
Os elementos de concreto protendido são aqueles nos quais parte das armaduras é previamente alongada por equipamentos especiais de protensão, com a finalidade de, em condições de serviço, impedir ou limitar a fissuração e os deslocamentos da estrutura, bem como propiciar o melhor aproveitamento de aços de alta resistência no estado-limite último (ELU).
0 notes
#1: O que é e para o que serve o Geoprocessamento?
Tumblr media
Geoprocessamento é o tratamento das informações geográficas, ou de dados georreferenciados, por meio de softwares específicos e cálculos. Ou, ainda, o conjunto de técnicas relacionadas ao tratamento da informação espacial.
Atualmente, o geoprocessamento consiste nas seguintes etapas: coleta, armazenamento, tratamento e análise de dados e uso integrado das informações. Algumas ferramentas de geoprocessamento são: o GPS (Global Position System) é uma ferramenta básica muito utilizada para coleta de dados georreferenciados; o Oracle é um sistema gerenciador de banco de dados usado para armazenar as informações; o SPRING é um sistema de informações geográficas (ferramenta que possibilita o uso integrado) com funções de processamento de imagens, análise espacial, modelagem numérica de terreno e consulta a bando de dados espaciais.
0 notes
PORTFÓLIO 9º PERÍODO
0 notes
#9 Entrevista CPP
Nossa turma a muitas semanas estávamos planejando uma entrevista com o Eng. João, que também já foi nosso professor.
A entrevista foi super bacana, tiramos muitas dúvidas sobre como é o trabalho de um Engenheiro depois que sai da faculdade, como começa nas obras, como atua em escritórios... enfim, o papo foi super produtivo nos auxiliou em muitas duvidas.
Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media
0 notes
#8 Construção da Maquete de Pré-Moldado
Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media
0 notes
#7 Construindo com Lajes de Concreto Pré-Moldado
Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media
Lajes são estruturas laminares, empregadas como cobertura, forro ou piso de uma edificação.
São pré-fabricadas as lajes nervuradas, armadas em uma ou nas duas direções, formadas por vigotas pré-fabricadas de concreto estrutural, executadas industrialmente, ou mesmo em canteiro de obra, sob rigorosas condições de controle de qualidade e intermediadas por elementos de enchimento (como blocos cerâmicos, de concreto, EPS etc) capeados por camada de concreto lançado na obra.
As lajes pré-moldadas comuns vencem vãos até 5m entre os apoios. Em geral, os seus comprimentos variam de 10cm em 10cm.
0 notes