Tumgik
organizacaoalvesa · 6 years
Text
Resultados do 'extreme go horse'
Já se passou um mês e meio desde o último post. hoje eu quero falar dos resultados, o que funcionou e o que não funcionou.
A primeira coisa que não funcionou muito bem foi a ideia de escolher o que fazer no dia, principalmente porque trabalhos do dia anterior não davam continuidade a não ser que eu documentasse. A outra coisa que não funcionou foi deixar sem uma rotina de trabalho, passei a dormir mais tarde por deixar tudo para ultima hora, passei a perder tempo vendo séries ou jogando. Trabalhar com internet também gera alguns problemas, como abrir o Instagram aleatoriamente e perder minutos visualizando o feed ou os stories. Essas questões me fizeram revisar minha organização novamente. Agora estou com o mesmo sistema mas com algumas diferenças.
Para determinar minhas tarefas, fiz uma lista com todas as tarefas de trabalho, vida pessoal e hobbies. As tarefas estão separadas nesses três grupos e vão desde, planejar alimentação planejamento financeiro até gravação de podcast e postagem. Essa separação torna mais fácil eu planejar meu dia, como sei claramente qual parcela do meu dia passo trabalhando, sei também qual parcela passo fazendo coisas pessoais para procrastinar, então posso evitar isso muito mais fácil.
Ainda sim, para não acabar com a minha vida trabalhando 24/7, fiz uma tabela que especifica que tipo de atividades eu vou fazer para cada dia da semana. Ex: Segunda: Trabalho, Vida pessoal, Terça: Trabalho, Quarta: Hobbies e trabalho e etc. Sempre usando estes três grupos. Na quinta feira eu determinei como meu dia de folga, que é justamente o dia que não tem ninguém na minha casa, portanto posso ter um tempo para mim, e é um dia de semana, então posso sair e encontrar todos comércios abertos caso precise. Além disso determinei o sábado como o dia curinga caso precise sair com um amigo ou algo do tipo, embora seja um dia de trabalho, já não deixo tanto trabalho assim para ele, e deixo mais para Domingo ou Segunda, dias que posso focar e compensar a perda.
Fiz uma nova tabela para determinar minha rotina também, são dez horas de trabalho, oito delas focado em fazer e duas no planejamento do dia seguinte, da semana, do mês, ou de algum projeto. Caso não tenha nada disso, são horas de trabalho normal. Além disso determinei o horário de dormir e de acordar, a qualidade do sono está realmente sendo importante para mim, trabalhar como um zumbi não me facilita muito.
Para evitar a procrastinação usei o aplicativo Florest, onde você determina um tempo para fazer uma tarefa, que no aplicativo é uma planta que você coloca para crescer. Caso consiga ir até o fim do tempo sem fechar o aplicativo a planta cresce, caso não consiga, a planta morre. Todas as plantas vão para sua plantação, é uma forma interessante de analisar sua produtividade de forma visual. O aplicativo é de graça, caso queira plantas diferentes, pode comprar com o dinheiro do jogo ou da vida real. Mas não afeta em nada no funcionamento do aplicativo.
Bom, além dessas mudanças dei uma pesquisada sobre hábitos e neurologia para entender como posso perder certos hábitos e ganhar outros. Uma das coisas que não é tão óbvio é mudar seu ambiente para favorecer seu novo hábito. A primeira coisa que fiz foi tirar os aplicativos mais viciantes da tela inicial do celular e colocar o Florest por exemplo, para que eu sempre me lembre de usa-lo. O meu Evernote está na tela inicial do celular e na barra de tarefas do meu computador, ao lado do navegador. Minha focus sheet (onde eu deixo as tarefas do dia) está num papel, sempre a minha frente na mesa, para que eu não esqueça dela também e engaje em alguma tarefa aleatória. Mas ainda preciso estudar mais sobre o assunto.
Como não faço alterações na minha rotina semanalmente, não sei quando volto a postar aqui. Talvez volte para poster sobre sono e como ajustar seu sono ou sobre aplicativos/ferramentas de produtividade. De toda forma volto mais a frente.
0 notes
organizacaoalvesa · 6 years
Text
Pensando de um jeito mais geral.
Esse blog é na verdade sobre as minhas tentativas de organização de tempo e de melhorar minha produtividade.
Eu sou o Daniel, acabei de sair da faculdade de game design. Não tenho um emprego ainda, obviamente, a indústria tá balançando pra lá e para cá e com a crise indo por água a baixo, a pouca grana disponível nas vagas vai para as opções mais baratas como estagiários, contratos PJ e freelancers. Sim, a realidade é dura, e é cruel, mas, obviamente eu não estou parado, além de agir quase que de forma predatória a qualquer vaga de programador de jogos disponível, estou buscando outras formas de ganhar dinheiro e atividades que possam ser interessantes de investir meu tempo (que é a única coisa que eu tenho). Isso significa que depois de buscar e aprender e etc eu tenho 5 áreas gerais de coisas que devo fazer que agregam valor a mim enquanto profissional e pessoa: Portfólio, Redbubble/Society6, aulas/cursos online, marketing de conteúdo e viver.
Cada uma dessas coisas me ajuda de alguma forma a alcançar o meu objetivo que é a "independência" financeira, independência entre aspas, porque na verdade tudo é uma ilusão, assim como o mundo real, mas isso é para outro post. De toda forma, como cada uma destas coisas me ajudam com algo e como são muitas coisas, eu preciso de no mínimo muita organização e planejamento para que dê certo, fora otimização de processos.
Então, levando tudo isso em conta minha primeira estratégia de organização foi ir ao extremo. Então fiz uma nota no Evernote com um calendário. Cada mês tinham metas que definia um valor específico para cada objetivo, algo como, "terminar a segunda parte do curso de arquitetura de software" ou "alcançar 134 seguidores no Instagram para divulgação das peças". Das metas eu tirava as tarefas, então distribuía as tarefas ao longo do mês considerando a rotina e o processo de cada área. Então todo o dia eu montava uma nova nota com as atividades do dia e o tempo que dedicaria a cada uma delas. Ou seja organizava o dia por hora. 
Essa estrutura bem rígida funcionou por um tempo logo nos dois primeiros meses deram super certo, mas mas a frente, a coisa desandou. E o motivo é mais por conta de eu ser um workholic, eu simplesmente não considerava fazer algo que não fosse trabalho, o que trouxe estresse ansiedade e uma improdutividade gigante. Além disso a rigidez não estava me dando margem para desenvolver coisas novas ou mudar o processo. Isso barrou a otimização, já que qualquer mudança, no processo se levasse mais ou menos tempo, bagunçaria todo o resto que vem depois. 
Devido a isso pensei muito no principio de Pareto, brilhantemente descrito na Wikipédia como: "A lei de Pareto, também conhecida como princípio 80-20 afirma que para muitos fenômenos, 80% das consequências advém de 20% das causas." E se só 20% do meu esforço diário vai de fato fazer diferença, talvez seja o momento de deixar a coisa mais orgânica, por isso pensei numa estrutura nova, mais simples. 
Eu continuo definido as metas e algumas tarefas no mês. Mas agora invés de distribuir, eu fiz apenas uma lista disso que precisa ser trabalhado, e separei em uma agenda mensal. Mas invés de serem tarefas específicas, é apenas uma área. 
Como era antes: 
Dia 14 de fevereiro: Postar arte no Instagram
Como é hoje:
Terça: Franquias
Essa simplicidade me permite ter uma liberdade maior na hora de planejar o dia, principalmente levando em conta como eu estou me sentindo de manhã. Tem dias mais ativos onde a gente pega mais coisas para fazer, outro não. E e se eu quiser replanejar é só mexer no planejamento semanal, não há necessidade de alterar o planejamento do mês inteiro.
Além disso para eu garantir que não vou me matar de trabalhar e ficar ansioso/estressado novamente, separei meu dia como se eu fosse um funcionário, 10h por dia eu vou trabalhar de fato, nas outras 6 eu vou relaxar, fazer exercícios, ler, me divertir e etc. Porque 10h? 8h horas não é o suficiente, acabei testando por 2 dias e não funcionou muito bem, as duas horas a mais deram um respiro maior nesse sentido. 
Aliás para organizar meu dia, não uso mais uma lista de hora em hora na qual eu preencho todos os dias, fiz uma visão mais geral. Então trabalho das 9h às 18h com uma hora de almoço as 13h, e volto as 21h indo até as 23h e indo dormir. Embora eu esteja em casa e não tenha a necessidade de seguir esse padrão de horário comercial, preferi manter para viver num ritmo parecido com o das outras pessoas que eu me relaciono.
Bom foi isso, essas foram as mudanças e o balanço da organização essa semana.
Sábado que vem eu posto o balanço desta semana e se haverão mudanças.
1 note · View note