Tumgik
lendoeaprendendomat · 4 years
Text
A história que será contada hoje é sobre Mateus aluno do sexto ano do Ensino Fundamental da Escola Novo Horizonte. Estudar para ele sempre foi um desafio nunca se sentia motivado, principalmente na disciplina de matemática, achava os assuntos complicados, as aulas chatas o que fazia seu desempenho nas avaliações serem com um péssimo rendimento. Seus pais Clara e Juliano havia tentado de tudo para que filho melhorasse suas notas e tivesse mais interesse pela matéria, mas nada ajudava. Sua relação com a matemática começou a mudar com a chegada de um professor novo na escola. Na aula o professor chamado José levou todos os alunos para o laboratório de informática e demonstrou como a matemática é importante na criação de jogos, fez algumas dinâmicas demonstrou o assunto que havia ensinado e aplicou no cotidiano dos alunos. Esta aula deixou Mateus pela primeira vez animado, adorava jogos de computador e não imaginava que a matemática estava presente em tudo que mais gostava de fazer. As aulas do professor José sempre eram divertidas e os assuntos passados com tranquilidade, mas mesmo assim Mateus não conseguia aumentar suas notas, o professor preocupado com seu desempenho e procurando uma solução para este problema resolveu criar uma Gicana da Matemática, informou a todos os alunos que a turma seria dividia em três equipes por cor vermelha, amarela e azul e que os conteúdos matemáticos que estariam presentes nas perguntas seria sobre Frações. Mateus sendo uma criança bastante competitiva, se sentiu motivado a estudar em casa, pois queria muito que sua equipe vencesse. No dia da gicana o professor passou as instruções, ele teria espalhado pistas por todo o pátio da escola como um caça ao tesouro, para descobrir onde ficava cada pista cada equipe precisaria escolher um integrante de seu grupo para resolver algum problema envolvendo Frações, a equipe vencedora seria quem encontrasse a ultima pista no pátio. A Gicana funcionou de uma forma muito alegre e divertida Mateus participou de toda as atividades desenvolvidas naquele dia, depois daquela gicana ele começou a participar das aulas e sua notas começaram a aumentar, questionado pelo professor o que fez o pensamento de Mateus mudar para a matemática, ele respondeu, pois o senhor professor José mostrou que posso aprender brincando e que a matemática esta todos os dias ao nosso lado e nada mais justo do que fazer dela minha melhor amiga.
0 notes
lendoeaprendendomat · 4 years
Text
DISCALCULIA
A Discalculia também conhecida como cegueira numérica, é um transtorno de aprendizagem que afeta à capacidade de raciocínio em interpretar e avaliar atividades envolvendo conceitos matemáticos. Esse transtorno é perceptível desde muito jovem no entanto é no ambiente escolar onde torna-se mais visível as dificuldades, pois exige-se mais das crianças por ter tarefas praticamente diárias envolvendo números e conceitos matemáticos.
A Discalculia pode ser determinada geneticamente, podendo haver relatos nos pais ou em parentes próximos dessa forma não se deve confundi-la com o contexto cultural  quanto a aprendizagem da matemática, sendo assim não há comprometimento da inteligência ou do  nível intelectual do indivíduo.    
Maria é aluna do ensino médio prestes a fazer o vestibular possui sonhos e planos para realizar. Antes de ingressar na escola as dificuldades com os números não eram muito visíveis, no entanto ao iniciar seus estudos logo nos primeiros contatos com números e conteúdos matemáticos foi onde começou seus maiores desafios.
Logo de início Maria não percebia possui ter mais dificuldades do que seus colegas, mas logo começaram as brincadeiras e piadas de forma pejorativas por conta do seu transtorno de aprendizagem, fato que ainda não se tinha noção da gravidade, essas brincadeiras levou-a a se tornar uma garota reclusa e triste evitando o convívio com seus colegas de classe.
Durante praticamente todo o ensino fundamental Maria tinha dificuldades em quase todas as matérias, mas especialmente em Matemática. Mas tudo começou a mudar com a chegada de um novo professor de matemática, o qual atentou-se as dificuldades da sua aluna e chamou os pais dela para uma conversar, logo após essa conversa os pais de Maria procurou ajuda de uma psicopedagoga que aplicou um teste e a diagnosticou com Discalculia.
Com tudo após ser diagnostica com Discalculia seu professor de matemática começou a ajuda-la enfrentar essse transtorno de aprendizagem, ensinando desde o básico da melhor forma para que ela pudesse compreender e entender e assim desenvolver sua vida acadêmica e social.
As escolas devem entender as dificuldades enfrentadas pelos alunos diagnosticados com esse transtorno e moldar o conteúdo acadêmico de forma a facilitar a aprendizagem da matemática fazendo o uso de recursos didáticos visando o melhor aproveitamento. Com o auxílio do psicopedagogo a criança irá entender que possui uma dificuldade e também como maneja-la.  
0 notes
lendoeaprendendomat · 4 years
Text
Síndrome de Asperger e a Matemática
Tumblr media
2 notes · View notes