Tumgik
jesus-evidences · 2 years
Photo
Tumblr media
foxes
Olá, leitores da página, quanto tempo, né? Acho que já deve ser o quarto ou quinto texto que eu preciso vir aqui no início me desculpar com todos vocês pela demora, me perdoem! Como eu mencionei nas últimas vezes, tenho enfrentado lutas e mais lutas, mas procuro estar sempre buscando forças em Deus e orando pra que Ele me permita sempre vir aqui compartilhar tudo com vocês.
Tenho pensado sobre qual seria o próximo estudo, e devido a tudo que tenho passado eu cheguei a conclusão de que era a hora de falar sobre as raposinhas! Você deve estar se perguntando: “Raposinhas?”. Sim, as raposinhas. Está escrito:
Apanhem para nós as raposas, as raposinhas que estragam as vinhas, pois as nossas vinhas estão floridas. - Cânticos 2:15
O quê você entende lendo esse verso? Quem são as raposinhas? E as vinhas floridas? Vamos lá.
A Palavra de Deus nos diz que Jesus é a Videira e o Pai é o Agricultor (João 15:1). Nós somos os ramos da Videira e precisamos dar frutos. Ninguém pode dar frutos sozinho, é necessário estar ligado a Videira, Jesus, pois sem Ele não é possível realizar obra alguma (João 15:2-5).
No verso mencionado acima, vemos que as raposinhas estão estragando as vinhas, estão devastando os seus frutos, ou seja, as raposinhas são nada mais e nada menos que os “pecadinhos” em nossas vidas, e são eles que vão eliminando a nossa força e vão se tornando cada vez piores.
É necessário estarmos sempre vigiando e orando pra que Deus nos ajude a identificar essas raposinhas, desde os nossos pensamentos até as nossas ações, pois a Palavra de Deus nos diz que as pessoas são reconhecidas pelos seus frutos (Lucas 6:44). Pratique a Palavra, dê bons frutos, mas lembre-se, sem Jesus isso é impossível, peça que Ele esteja ao teu lado te ajudando nisso, pois a glória sempre será dEle.
Diante disso tudo, resolvi fazer um estudo sobre as possíveis raposinhas que podem estar devastando os frutos de nossas vidas, desde a sua origem até as consequências que elas podem trazer. E pra evitar que haja mal entendidos, eu não estou escrevendo tudo isso como forma de acusação contra qualquer um de vocês, mas sim de alerta, inclusive pra mim que sou um pecador!
- OCIOSIDADE E PREGUIÇA -
Vocês podem até concordar comigo de que a preguiça é uma das raposas mais perigosas, mas como ela é ignorada por muitos eu a considero uma possível raposinha, ela é vista como algo normal, como se fosse nada demais se entregar a ela, mas esse pensamento é totalmente errado, a preguiça pode com toda a certeza evitar que qualquer um dê frutos! Está escrito:
Observe a formiga, preguiçoso, reflita nos caminhos dela e seja sábio! Ela não tem nem chefe, nem supervisor, nem governante, e ainda assim armazena as suas provisões no verão e na época da colheita ajunta o seu alimento. Até quando você vai ficar deitado, preguiçoso? Quando se levantará de seu sono? Tirando uma soneca, cochilando um pouco, cruzando um pouco os braços para descansar, a sua pobreza o surpreenderá como um assaltante, e a sua necessidade lhe virá como um homem armado. - Provérbios 6:6-11
Através deste trecho de provérbios fica claro que devemos estar sempre em atividade, sempre juntando aos poucos, com disciplina e perseverança, antes que chegue o momento em que não haja nada pra colher no final, e isso pelo fato da preguiça nos impedir de realizar o nosso trabalho enquanto havia tempo.
Outro grande problema do preguiçoso é o de desejar e somentar desejar. O preguiçoso nunca batalha pelo que ele quer, ele só deseja, ele só sonha, ele acha que tudo tem que vir em suas mãos enquanto ele fica esperando. Está escrito:
O preguiçoso deseja e nada consegue, mas os desejos do diligente são amplamente satisfeitos. - Provérbios 13:4
O preguiçoso morre de tanto desejar e de nunca pôr as mãos no trabalho. - Provérbios 21:25
Não podemos nos esquecer das consequências da preguiça, como por exemplo o aluno que tem preguiça de estudar para a prova e o resultado é uma péssima nota; a pessoa que tem preguiça de cuidar da sua casa e nisso a casa fica toda empoeirada e desarrumada; a pessoa que tem preguiça de arrumar o quarto e quando alguém entra lá  pra olhar parece que a polícia acabou de fazer uma geral procurando alguma coisa; a pessoa que tem condições de se cuidar, mas tem preguiça e depois colhe um monte de problemas de saúde por causa disso e enfim, a única certeza é de que a maioria dessas pessoas no final das contas só conseguem ficar envergonhadas e desanimadas. Está escrito:
Passei pelo campo do preguiçoso, pela vinha do homem sem juízo; havia espinheiros por toda parte, o chão estava coberto de ervas daninhas e o muro de pedra estava em ruínas. Observei aquilo, e fiquei pensando, olhei e aprendi esta lição: "Vou dormir um pouco", você diz. "Vou cochilar um momento; vou cruzar os braços e descansar mais um pouco", mas a pobreza lhe virá como um assaltante, e a sua miséria como um homem armado. - Provérbios 24:30-34
Como eu disse, a preguiça é muito mais perigosa do que a maioria pensa e é somente quando paramos pra pensar sobre isso que se torna possível enxergar tudo isso. A preguiça também pode fazer com que nós passemos a dar espaço pra ociosidade em nossas vidas, para a procrastinação, teremos a ilusão de que não fazer nada pode ser um bom tempo pra nós, pois estaríamos “descansando”. A realidade é que em uma classe, ninguém quer ter o preguiçoso em seu grupo, porque ele vai querer receber nota sem fazer nada; em uma empresa, nenhum chefe desejaria ter um empregado que não quisesse realizar o seu trabalho, ou seja, ninguém gosta de estar ao lado de um preguiçoso.
A ociosidade também pode apresentar perigo em nossas vidas. Pessoas ociosas estão sempre paradas e fazendo nada, ou seja, estão sempre “pensando na vida”. Esse pensar na vida faz com que elas fiquem “viajando na maionese”, elas se lembram do seu passado, pensam no seu possível futuro que pode nunca existir e enfim, ficam pensando e pensando e nunca realizam nada. Isso pode parecer ser algo normal, mas é um possível gatilho para a ansiedade, já que não conseguem parar de pensar em infinitas possibilidades do futuro, deduzindo que nenhuma delas vá acontecer e nisso elas ficam desanimadas, passam a acreditar que não são capazes de mudarem nada na vida delas, de que jogaram todo o seu tempo fora e que tudo está acabado. Uma coisa pode ser verdade, elas realmente podem ter jogado o seu tempo fora, mas o engano delas é de que tudo esteja acabado, pois a cada dia que nós levantamos de nossa camas, há uma nova oportunidade de mudarmos nossas vidas. Então se eu posso te dar um conselho através disso é de que nunca fique parado pensando no seu passado ou se preocupe em excesso com seu futuro, pois o passado nós mudamos através do nosso presente, e o futuro nós deixamos nas mãos de Deus. Está escrito:
Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus. - Filipenses 3:13,14
Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal". - Mateus 6:33,34
Não podemos deixar que nosso passado elimine nossas forças do presente, nem que o futuro que nos assuste, mas sim viver um dia de cada vez, pedindo forças a Aquele que pode nos dar todas as vitórias que precisamos!
- LAZER -
Por mais que não haja problema algum em ter um tempo de sobra e de descanso, acredito que se não usarmos esse tempo da maneira correta, isso pode se tornar uma possível porta de entrada para as raposinhas. Cada um aqui usa o seu tempo livre pra fazer aquilo que acha melhor, uns para se divertir, outros para acelerar o seu trabalho, outros para ficar com a sua família e enfim, não há como eu definir todas as atividades existentes. Então pra dar uma ideia pra vocês eu vou falar como as raposinhas começaram a me atacar.
Desde criança eu sempre fui muito atraído por jogos, se não me engano eu ganhei o meu primeiro vídeogame com 4 anos de idade. Eu sempre amei jogar, sempre tentei melhorar e ser bom em qualquer jogo que me despertasse mais a atenção, mas o meu problema com isso sempre foi a minha competitividade. A competitividade vista pelo lado positivo é ótima pra nos incentivar a melhorar, mas o lado negativo dela é que podemos acabar dando abertura para o orgulho, ego e arrogância. Se eu parar pra pensar em todos os jogos que eu joguei, com certeza afirmo pra vocês de que todos que eu realmente fui muito bom eu me orgulhava disso e infelizmente me sentia superior a outras pessoas, desde o futebol até o jogos de computador e videogame. Não há problema algum em se destacar em alguma coisa, o problema é quando a arrogância entra no seu coração e você acha que é superior, sendo que todas as habilidades que você tem foram dadas por Deus! Também tive problemas em jogos cooperativos já que por me destacar e alguns membros do meu time não conseguirem ter o mesmo desempenho, passei a dar oportunidade pra outra raposinha me atacar, a reclamação.
A reclamação é extremamente perigosa, porque ela começa em um ponto e depois está afetando diversas áreas de nossas vidas. Começamos reclamando do jogo, mas depois sem nem perceber estamos reclamando do trabalho, da faculdade, do professor, do familiar e nisso ela vai ficando cada vez mais forte. A reclamação também tem o perigo de afetar as pessoas a nossa volta, pois da mesma maneira que é perigoso ficar próximo de pessoas reclamonas e passar a reclamar, isso também pode ser despertado por você e as pessoas a sua volta começarem a reclamar por sua causa! Então eu te digo, cuidado com a reclamação! Pessoas reclamonas tem uma tendência muito forte em estarem sempre indignadas, sempre acham que são injustiçadas e sempre se vêem corretas mesmo estando erradas. Tudo isso, a reclamação e a indignação te levam a perder o controle, você passa a ter um temperamento descontrolado e isso não é fruto do Espírito, mas sim da carne. Está escrito:
Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. – Gálatas 5:22,23
Devemos tomar muito cuidado com isso, não podemos deixar que nada disso comece a acontecer em nossas vidas, e se você nunca teve problemas com a reclamação, orgulho, arrogância e ego ferido, ótimo, use tudo isso que eu disse pra que você continue assim.
Uma coisa que me desperta também a atenção hoje é o grande número de pessoas que gostam de usar o seu tempo livre para assistir alguma coisa, seja uma série, um filme, um anime ou a live de alguém. Também há outro grande número de pessoas que amam ler, leituras curtas ou longas, não importa. Tem algum problema nisso? Não, mas acredito que desde que nós saibamos filtrar o conteúdo que temos acessado. Está escrito:
"Tudo é permitido", mas nem tudo convém. "Tudo é permitido", mas nem tudo edifica. - 1 Coríntios 10:23
Eu sempre fui essa pessoa que ama assistir filmes, séries e animes, algumas vezes eu assisto até lives de algum jogo e enfim, era a minha forma de me divertir e as vezes eu até aprendia alguma coisa através de um documentário. Porém, eu creio que o inimigo hoje está atacando a todos no mundo através de nossas telinhas. As séries e filmes hoje estão cada vez mais indecentes, é quase impossível assistir uma série ou filme atual sem que haja pornografia envolvida, e mesmo que para alguns isso não cause nada, há irmãos e irmãs espalhados pelo mundo que são tentados nisso, pois aquela cena vai expor o corpo da atriz ou do ator que está ali, vai expor a imoralidade e é nisso que entra a cobiça, pensamentos impuros e maus desejos. E não para por aí, há diversos filmes, livros e séries que nos induzem a sentir raiva, ódio, desprezo e sentimento de vingança, sendo que o apóstolo Paulo nos adverte a sempre pensarmos naquilo que é bom e agradável(Filipenses 4:8). Temos que tomar cuidado em usar todo o tempo que temos pra acessar esses conteúdos e ficarmos sem o tempo de oração, sem o tempo de leitura da bíblia. Sem nós percebermos nós estaremos permitindo que toda essa informação ruim entre em nossos corações e em nossas mentes, pode surgir confusão sobre o que é certo ou errado, passamos a julgar mais, criticar mais e até mesmo idolatrar pessoas e coisas, sendo que na realidade deveríamos estar pedindo a Deus por sabedoria e recebendo isso através da leitura da Palavra com Ele que é o nosso Professor. Reclamamos que estamos fracos, mas não buscamos o fortalecimento, Ele é a nossa força.  Está escrito:
Ai dos que chamam ao mal bem e ao bem, mal, que fazem das trevas luz e da luz, trevas, do amargo, doce e do doce, amargo. Ai dos que são sábios aos seus próprios olhos e inteligentes em sua própria opinião. - Isaías 5:20,21
Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, - Hebreus 12:1
É necessário nos livrarmos de tudo aquilo que acreditamos estar prejudicando o nosso relacionamento com Deus, como eu disse, podemos assistir, podemos ler, eu mesmo assisto séries e filmes, jogo uma coisa ou outra, mas vamos nos esforçar pra filtrar aquilo que escolhemos no nosso momento de lazer, pois se nos atrapalha, com certeza é uma raposa preparada pra eliminar nossos frutos. Ore pedindo pra que Deus te ajude a identificar o que você não está conseguindo ver, te ajude a vencer aquilo que está te derrotando, mas não desista.
E pra finalizar eu não poderia deixar de falar sobre as nossas redes sociais que também podem ser portas de entrada para outras raposinhas.
As redes sociais usadas de maneira correta podem ser uma ótima forma de alcançarmos um grande número de pessoas e assim compartilhar aquilo que desejamos, de podermos glorificar a Deus. Porém, é através das redes que muitas pessoas acabam deixando as raposinhas entrarem. Eu me lembro que quando eu criei o instagram, o número de pessoas expondo o seu corpo não era tão grande como está hoje, e olha que eu nem mesmo estava na igreja e seguia pessoas do mundo inteiro. A sensualidade tem dominado praticamente qualquer rede social que eu conheça, são homens e mulheres tentando conseguir atenção cada vez mais, utilizando o seu corpo pra provocar um desejo ardente em outras pessoas, algumas podem dizer que é pra receber elogios e se sentirem bonitas, mas não é necessário ser indecente pra conseguir isso. É através da sensualidade que as pessoas são desvalorizadas, elas podem até ter sua caixa de direct com um número muito grande de pessoas desesperadas para terem algo com elas, ter milhares de curtidas, comentários, mas essas pessoas interessadas só querem tê-las por um momento, só querem satisfazer o desejo da sua carne e já está ótimo, é como elas dizem: “te quero, mas não quero nada sério, só quero curtir”. Infelizmente a sensualidade tem crescido tanto, que é como a Elaine Martins canta: “E a sensualidade vai entrando até dentro dos templos, muitos pensam que estão vivos, mas já morreram”. Quanto mais a sensualidade ganha força, mais as pessoas se esquecem de que a beleza exterior não é tudo, mais se esquecem de que a beleza passa, se esquecem de que para serem amadas, precisam ser amadas por quem elas são e não pela imagem que elas apresentam, até porque todo mundo envelhece. Querem uma prova de que beleza não é tudo? Pensem em quantos casais perfeitos de Holywood terminaram seus relacionamentos em ódio e decepção. Elas tinham sucesso no trabalho, dinheiro de sobra, uma beleza inacreditável, fama e o quê que elas obtiveram no final? Vazio e decepção. A atração, a fama ou o dinheiro nunca podem ser o alicerce de um relacionamento, nem mesmo a beleza, pois basta uma enfermidade ou um acidente pra que tudo isso termine. O que entristece é que algumas pessoas aceitam esse “curtir por um momento”, acham que isso é vantajoso até mesmo pra elas, mas depois de serem usadas e usarem outras pessoas, vêem que não é da forma que elas pensavam, vêem que o vazio ainda está ali, vêem que ainda está faltando alguma coisa, ficam depressivas, desanimadas e sem esperança, pois o prazer do pecado é transitório(Hebreus 11:25). Marilyn Monroe, uma das mulheres mais desejadas do passado, talvez a mais famosa até hoje, disse: “Não me falta homem, o que me falta é amor”. A sensualidade está tão poderosa que há homens e mulheres pelo mundo todo largando seus empregos pra venderem fotos e vídeos indecentes, pois a quantidade de pessoas buscando esse tipo de conteúdo não para de aumentar!
Eu coloquei a sensualidade como raposinha pelo fato de estar vendo as pessoas acharem que isso é normal, por ver ela ser usada pra conseguir um relacionamento ou um cônjuge, mas essa não é a maneira correta de conseguir isso. Também quero mencionar o perigo da sensualidade nas redes para aqueles que não postam, mas tem acesso a ela, já que nós podemos ser sensualizados pelas fotos e vídeos que vemos diariamente, precisamos fugir disso, fugir dessa possível cobiça. Por mais que você não seja sensual, pode ser que você seja tentado por isso, e eu te garanto que é sempre melhor fugir da tentação do que enfrentá-la.
Não podemos nos esquecer de que a sensualidade é a porta de entrada pra muitos outros pecados como impureza, imoralidade sexual, pensamentos depravados, falar perverso e paixões desenfreadas. Todas estas coisas são obras da carne, está escrito:
No passado vocês já gastaram tempo suficiente fazendo o que agrada aos pagãos. Naquele tempo vocês viviam em libertinagem, na sensualidade, nas bebedeiras, orgias e farras, e na idolatria repugnante. - 1 Pedro 4:3
Pois tudo o que há no mundo — a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens — não provém do Pai, mas do mundo. - 1 João 2:16
Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti, que os que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus. - Gálatas 5:19-21
Então vamos nos esforçar pra que essa raposinha conhecida como sensualidade não entre em nossas vidas e depois tenhamos que lidar com essa raposada toda! Lembre-se:
Assim, eu lhes digo, e no Senhor insisto, que não vivam mais como os gentios, que vivem na futilidade dos seus pensamentos. Eles estão obscurecidos no entendimento e separados da vida de Deus por causa da ignorância em que estão, devido ao endurecimento dos seus corações. Tendo perdido toda a sensibilidade, ele se entregaram à depravação, cometendo com avidez toda espécie de impureza. - Efésios 4:17-19
Entre vocês não deve haver nem sequer menção de imoralidade sexual nem de qualquer espécie de impureza nem de cobiça; pois estas coisas não são próprias para os santos. - Efésios 5:3
Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria. - Colossenses 3:5
- DISCÓRDIA -
Com toda a certeza eu não poderia me esquecer das raposinhas que causam a discórdia. Pode ser em um grupo de amigos, em um casal, em uma família, o que for, sempre há a possibilidade de haver uma briga entre eles.
Uma raposinha muito famosa é a fofoca! Pare e pense comigo em quantas brigas foram criadas através da fofoca. É através da fofoca que mentiras são contadas, difamações são geradas, calúnias e maledicências pelas costas do próximo. Você sabia que é possível se tornar “impuro” através do que sai? Está escrito:
"Será que vocês ainda não conseguem entender? ", perguntou Jesus: "Não percebem que o que entra pela boca vai para o estômago e mais tarde é expelido? Mas as coisas que saem da boca vêm do coração, e são essas que tornam o homem ‘impuro’. Pois do coração saem os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, os falsos testemunhos e as calúnias. Essas coisas tornam o homem ‘impuro’; mas o comer sem lavar as mãos não o torna ‘impuro’ ". - Mateus 15:16-20
Não podemos sair fofocando as vezes só porque o que dizemos é verdade, porque há muitas verdades que são maledicências. É exatamente a maledicência que vai ser a raposinha. Lembre-se:
Com a língua bendizemos ao Senhor e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. Da mesma boca procedem bênção e maldição. Meus irmãos, não pode ser assim! - Tiago 3:9,10
Uma outra coisa que eu já percebi na fofoca é que em quase todas as vezes que ela é contada, alguém começa a julgar a pessoa que está envolvida na história, sem nem saber se é verdade ou não, começa a criticar, começa a ter raiva, ódio, desprezo e outros sentimentos negativos, e sendo verdade ou não isso está errado! É claro que nós devemos discernir o que é negativo ou não, as vezes você pode chegar ao seu próximo e simplesmente dizer: “nossa, tal pessoa passou na prova que tinha feito, que bênção!”. Eu não chego nem a considerar uma coisa assim como fofoca, porque a fofoca nada mais é do que você fazer afirmações sem base em algo concreto ou em divulgar fatos da vida de alguém sem o consentimento dela, ou seja, fofocar é contar segredos de uma forma totalmente negativa, sendo ruim pra quem conta e pra pessoa que está recebendo a informação. Então devemos tomar muito cuidado com isso, cuidado com a curiosidade exagerada e a língua desenfreada.
A próxima raposinha que quero mencionar agora é a zombaria. Só de mencioná-la já comecei a me lembrar de diversas “brincadeirinhas” que faziam comigo e me deixava furioso. Só de falar assim vocês já devem imaginar que eu nunca fui uma pessoa muito adepta a brincadeiras de mal gosto, eu nunca fui muito de “brincadeirinhas”, eu sempre fui aquela pessoa que ficava nervosa com qualquer coisa, o cara “estourado”, evitava provocar os outros pra que ninguém me provocasse. Quando eu era criança eu me lembro que muitos familiares amavam me provocar, porque eles sabiam que eu ia ficar nervoso, mas aí eu te pergunto: “Qual a razão de você provocar a ira de uma pessoa?”. Você apenas estará levando aquela pessoa a errar, a ficar chateada com você, ficar ofendida, amargurada e angustiada.
Há algum tempo atrás eu tive um problema com isso, pois havia um amigo meu que a gente sempre brincava um com o outro, mas ele ficou alguns dias sem falar comigo porque ele disse que estava guardando há algum tempo de que não gostava de algumas das minhas brincadeiras com ele. Pedi perdão a ele e ao Senhor por ter causado isso no meu próximo, um amigo que eu tenho há tantos anos. Fiquei envergonhado, envergonhado porque nós devemos dizer palavras que edificam a vida de uma pessoa, devemos alegrá-la e não machucá-la. Graças a Deus que hoje está tudo bem e que o problema foi resolvido.
Uma das melhores formas de evitar a zombaria é: ficar longe dos zombadores! Se você reparar, aquele grupo de amigos em que todos ficam zombando um do outro sempre inicia uma série de ofensas até que um deles perde a paciência e a discórdia é plantada. Infelizmente há pessoas que amam ver uma briga, que amam semear a discórdia, sendo que todos nós deveríamos ser pacificadores. Há zombaria em todo lugar, no trabalho, faculdade, em casa, é necessário fugir e ter paciência pra enfrentar isso. Um grande perigo de estar entre os zombadores é que você acaba zombando junto ou eles vão zombar de você e você vai ter que aguentar, justamente porque estava participando de uma conversa da qual não deveria.
Pra finalizar sobre a zombaria eu gostaria de lembrar que nunca devemos tentar enfrentar um deles com palavras, pois ele com certeza irá nos tirar do sério e nos ofender. Então é isso, evitar zombar dos outros, evitar andar com os zombadores, evitar a permissão dessa raposinha em nossas vidas. Não se esqueça de que Deus não se agrada da zombaria. Está escrito:
Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores! - Salmos 1:1
A maldição do Senhor está sobre a casa dos ímpios, mas ele abençoa o lar dos justos. Ele zomba dos zombadores, mas concede graça aos humildes. - Provérbios 3:33,34
"Quem corrige o zombador traz sobre si o insulto; quem repreende o ímpio mancha o próprio nome. Não repreenda o zombador, caso contrário ele o odiará; repreenda o sábio, e ele o amará. - Provérbios 9:7,8
Se você for sábio, o benefício será seu; se for zombador, sofrerá as conseqüências". - Provérbios 9:12
E pra finalizar sobre a discórdia eu gostaria de falar sobre uma raposinha que ama criar brigas e finalizar relacionamentos, o ciúme! Todos deveriam saber como o ciúme pode ser perigoso, basta ligarmos nossas TVs no Datena ou outro canal que passe um noticiário e veremos diversos casos de homicídio em que alguém mata o seu ex parceiro por causa de ciúmes.
O ciúme não está somente entre casais, mas entre amigos, familiares, em toda a parte, ele é o resultado de pessoas que não confiam no seu próximo ou nelas mesmas. O que eu acho pior de tudo isso é que já vi pessoas acharem legal ver o ciúme presente em sua família ou relacionamento. Uma vez vi uma garotinha que tinha ciúme do pai dela com a mãe, e todos tratavam isso como a coisa mais linda de todas, diziam: “olha como ela ama o papai dela!”, sendo que estão incentivando ela a ter sua mãe como rival, a ter tudo da forma que ela quer, quando quer, quem ela quer e a ilusão de que o ciúme é algo admirável. Porém não é assim que deve ser, já vi irmãos e irmãs brigarem uma vida toda porque ficavam discutindo entre família sobre quem era o “favorito” ou sobre quem era o mais favorecido pelos pais.
Também não poderia deixar de falar sobre os casais que aceitam esse tipo de sentimento negativo em seus relacionamentos, acreditam que o ciúme é uma prova de amor, mas isso está errado. Muitos dizem: “isso é zelo”, mas zelo e ciúmes são duas coisas completamente diferentes. Zelo é alguém chegar à sua pessoa amada e dizer: “eu não acho que essa pessoa tem boas intenções, acho que seria melhor você se afastar ou você ser mais direto em relação ao que está acontecendo, pra evitar desentendimentos”. Agora o ciúme é ela começar a investigar ao invés de perguntar e se mostrar incomodada, criar uma briga, discutir, fazer acusações e mesmo que a pessoa explique o que realmente está acontecendo, ela não acredita, ela duvida, ela cria uma história dentro da cabeça dela que nunca aconteceu, ela começar a proibir, a exigir e nunca está satisfeita enquanto não sentir que está dominando a situação. O ciúme faz com que os dois fiquem um contra o outro, sendo que os dois deveriam ser uma dupla, deveriam ser parceiros. É claro que nós devemos cuidar, ser zelosos, mas sempre devemos refletir se aquilo que passa em nossas mentes e em nosso coração é ciúmes ou zelo, porque eu te garanto que ninguém se sente bem em ter uma pessoa extremamente ciumenta ao seu lado. Pare e pense em quantos problemas podem ser gerados através do ciúme, são parceiros ficando grosseiros um com o outro, sempre há gritos, indelicadeza e o amor vai desaparecendo, se tornam duas pessoas impacientes e que nunca estão felizes, mas sim cansadas. Está escrito:
O amor é paciente e bondoso. O amor não arde em ciúmes, não se envaidece, não é orgulhoso, não se conduz de forma inconveniente, não busca os seus interesses, não se irrita, não se ressente do mal. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. O amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. - 1 Coríntios 13:4-7
Maridos, amem suas mulheres e não as tratem com amargura. - Colossenses 3:19
Maridos, amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela, - Efésios 5:25
É assim que deve ser, isso é o verdadeiro amor.
- AVAREZA -
No mundo em que estamos vivendo hoje a maioria das pessoas está pensando apenas em ter sucesso financeiro. Filhos são criados pra atingirem os objetivos de pais que provavelmente fracassaram ou que atingiram seus objetivos e querem exigir que o seu filho atinja o deles também. Está errado querermos que nós ou nossos filhos tenhamos uma vida financeira saudável? Não, inclusive devemos estar sempre trabalhando pra cuidarmos de nossas famílias. Porém tudo depende da intensidade desse querer, se o foco de vida for dinheiro e somente dinheiro, isso poderá se tornar uma ambição descontrolada, a ganância. Uma ambição controlada pode ser uma ótima aliada pra conseguirmos atingir nossos objetivos, mas se perdermos o controle dessa ambição, provavelmente começaremos a errar em diversos pontos de nossas vidas. Pessoas excessivamente ambiciosas são egoístas e implacáveis, elas só ficam felizes se elas tiverem sucesso, a vitória de outras pessoas lhes causa inveja. Isso que ainda nem mencionei sobre tudo aquilo que as pessoas fazem por dinheiro, como assassinatos, roubos, prostituição e enfim, a lista é enorme!
Uma das piores coisas causada por essa raposinha é a falta de confiança no Senhor, mas sim no dinheiro, o dinheiro deve ser o nosso aliado, mas jamais o nosso deus, pois a avareza é idolatria(Colossenses 3:5)! A Palavra de Deus nos diz que se buscarmos o Reino de Deus e a sua justiça, todas as outras coisas nos serão acrescentadas (Mateus 6:33). Só pra deixar bem claro, isso não quer dizer que alguém aqui deva parar de estudar pra ter aquela profissão que tanto deseja, ou que deva parar de trabalhar, mas sim que a nossa confiança deve ser em Deus e não no dinheiro que nós queremos ou estamos recebendo, até porque desempregos e situações inesperadas acontecem todo o tempo, ou seja, haverão momentos em que o dinheiro nada poderá resolver. O apóstolo Paulo sempre trabalhou, mesmo servindo a Deus e pregando em todos os locais que foi direcionado pelo Espírito. Está escrito:
Pois vocês mesmos sabem como devem seguir o nosso exemplo, porque não vivemos ociosamente quando estivemos entre vocês, nem comemos coisa alguma à custa de ninguém. Pelo contrário, trabalhamos arduamente e com fadiga, dia e noite, para não sermos pesados a nenhum de vocês, não por que não tivéssemos tal direito, mas para que nos tornássemos um modelo para ser imitado por vocês. - 2 Tessalonicenses 3:7-9
Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição, pois o amor ao dinheiro é raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram a si mesmas com muitos sofrimentos. - 1 Timóteo 6:9,10
Agora quero falar sobre a inveja, que também é despertada pela avareza. É claro que a inveja não está ligada somente ao dinheiro, a inveja é um sentimento de angústia ou revolta em ver outra pessoa receber ou ter aquilo que nós queríamos, isso pode ser qualquer coisa, desde um objeto a até mesmo uma pessoa. Conheci pessoas durante a vida toda que perderam e perdem o seu tempo comparando a sua vida com a vida de outras pessoas, elas vivem na ilusão de achar que a vida de outras pessoas é perfeita e é por essa razão que a inveja as domina. O problema da inveja é que ela nos destrói por dentro, ela nada mais é do que uma tolice capaz de roubar toda a nossa força. Há pessoas no mundo todo acreditando que só poderiam ser felizes se obtivessem o dinheiro dos ricos, a fama dos famosos e esqueceram de que há um Deus que pode abençoá-las com tudo aquilo que elas necessitam, que pode trazer alegria pra vida delas independente da quantidade de dinheiro que elas têm. O dinheiro pode nos fornecer muita coisa, pode nos ajudar, mas nunca pode ser a razão da nossa felicidade, é como nosso falecido irmão Billy Graham disse: “Não existe nada de errado com homens possuírem riquezas. O errado é a riqueza possuir homens”.
Outro problema seríssimo da inveja é a ingratidão que ela desperta em nossas vidas. Invejosos estão sempre reclamando e estão indignados por não terem aquilo que tanto queriam, se esquecem de que há coisas na vida que parecem ser boas aos seus olhos, mas que depois trazem apenas sofrimento. Deus sabe exatamente do que nós precisamos, Ele sabe o que pode nos trazer benefícios e malefícios, sabe o momento certo, há coisas na vida que nós não estamos prontos pra receber hoje, mas que talvez no futuro sim. Não podemos de forma alguma nos rebelar contra Deus, não podemos ficar murmurando, nada disso é agradável a Ele. Está escrito:
O ressentimento mata o insensato, e a inveja destrói o tolo. - Jó 5:2
O coração em paz dá vida ao corpo, mas a inveja apodrece os ossos. - Provérbios 14:30
Contudo, se vocês abrigam no coração inveja amarga e ambição egoísta, não se gloriem disso, nem neguem a verdade. Esse tipo de "sabedoria" não vem do céu, mas é terrena, não é espiritual e é demoníaca. Pois onde há inveja e ambição egoísta, aí há confusão e toda espécie de males. - Tiago 3:14-16
Não podemos nos esquecer de que entregaram Jesus por inveja, também José foi vendido por seus irmãos por inveja.
Pilatos perguntou à multidão que ali se havia reunido: "Qual destes vocês querem que lhes solte: Barrabás ou Jesus, chamado Cristo? " Porque sabia que o haviam entregado por inveja. - Mateus 27:17,18
"Os patriarcas, tendo inveja de José, venderam-no como escravo para o Egito. Mas Deus estava com ele - Atos 7:9
Jamais podemos deixar que essa raposa entre em nossas vidas, e se você estiver enfrentando isso hoje, peça a Deus que te ajude, porque Ele é o Aquele que pode fazer isso, Ele pode todas as coisas!
- MEDO -
Quem diria que ele estaria por aqui, mas sim, o medo também pode ser uma raposinha.
Gostaria de falar sobre as pessoas que têm medo de não se encaixar em algum grupo, ou que têm medo de serem firmes na fé. Hoje há um bom número de pessoas que se dizem cristãs, mas na hora de confessar Jesus Cristo como seu Senhor ficam amedrontadas, ficam com vergonha, e isso é algo muito sério, pois a covardia não é nada admirável e nem mesmo agradável, temos como exemplo Pedro que negou Jesus três vezes e depois chorou amargamente e se arrependeu. Está escrito:
O Senhor voltou-se e olhou diretamente para Pedro. Então Pedro se lembrou da palavra que o Senhor lhe tinha dito: "Antes que o galo cante hoje, você me negará três vezes". Saindo dali, chorou amargamente. - Lucas 22:61,62
"Quem, pois, me confessar diante dos homens, eu também o confessarei diante do meu Pai que está nos céus. Mas aquele que me negar diante dos homens, eu também o negarei diante do meu Pai que está nos céus. - Mateus 10:32,33
Mas os covardes, os incrédulos, os depravados, os assassinos, os que cometem imoralidade sexual, os que praticam feitiçaria, os idólatras e todos os mentirosos — o lugar deles será no lago de fogo que arde com enxofre. Esta é a segunda morte". - Apocalipse 21:8
Não devemos ter medo, mas sim amar a Deus acima de tudo e todos, é assim que vencemos a covardia! Se estamos preocupados em não se encaixar em algum determinado grupo, deve ser porque provavelmente não nos encaixássemos mesmo, então procuremos estar mesmo é rodeado de pessoas que pensam igual e que amam o Senhor Jesus!
Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina. - 2 Timóteo 4:2
No amor não há medo; pelo contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor. - 1 João 4:18
Portanto, não se envergonhe de testemunhar do Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro dele, mas suporte comigo os sofrimentos pelo evangelho, segundo o poder de Deus, 2 Timóteo 1:8
Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, depois do grego. - Romanos 1:16
- VÍCIOS -
E por último, até porque esse estudo já está muito longo, com certeza o maior estudo que eu já postei aqui pra vocês, eu gostaria de falar sobre a raposinha conhecida como vício. O meu vício nem sempre vai ser igual o seu, pois cada um é tentado de uma forma. Há pessoas que são viciadas em bebidas, outras em cigarros, outras em drogas sintéticas, outras em imoralidade, outras em TV, jogos e enfim, há diversos e diversos tipos de vícios. Diante dessa situação, há um perigo nisso, a idolatria. A idolatria é a pessoa colocar algo ou alguém em primeiro lugar na vida dela, o qual deveria ser o lugar de Deus! Pessoas viciadas costumam colocar toda a sua confiança de bem estar naquilo que as domina e é assim que se tornam escravas daquilo. Eu coloquei isso como raposinha pelo fato de que as vezes, coisas que não aparentam ser perigosas, podem se tornar um ídolo em nossas vidas. Como eu disse pra vocês, eu sempre amei assistir séries e jogar, mas eu já me deixar levar por isso várias e várias vezes, quando eu percebia eu tinha gastado todo o meu dia assistindo alguma coisa, ou jogando, e sem nem perceber não tive o meu tempo com Deus, meu tempo de leitura bíblica, de oração e é assim que enfraqueci naquele determinado momento da minha vida, pois o Senhor é a nossa força! Mais uma vez, não há problema em jogar ou assistir algo, você com certeza pode fazer isso sem que isso se torne um ídolo na sua vida, mas devemos estar sempre vigiando para que nada, nada e nem ninguém, nos roube por completo o nosso tempo com Deus, que enfraqueça o nosso relacionamento com Ele, pois isso sempre será a coisa mais importante de nossas vidas. Está escrito:
Prometendo-lhes liberdade, eles mesmos são escravos da corrupção, pois o homem é escravo daquilo que o domina. - 2 Pedro 2:19
- TENHA VITÓRIA SOBRE AS RAPOSAS -
Por mais que eu tenha apresentado pra vocês um estudo bem extenso, é claro que eu não conseguiria escrever sobre todas as raposinhas que há no mundo, inclusive pode ser que você nesse exato momento já tenha pensado em alguma outra que eu não tenha mencionado. Entretanto, o importante diante disso tudo é concluir que nós não temos como vencê-las sozinhos e que foi exatamente por essa razão que Jesus foi crucificado, foi pra nos salvar, nos resgatar e dar essa força da qual precisamos. É somente através da fé no Senhor Jesus que isso se torna possível, arrependa-se! Está escrito:
Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados. Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação, pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele. Ele é antes de todas as coisas, e nele tudo subsiste. Ele é a cabeça do corpo, que é a igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a supremacia. Pois foi do agrado de Deus que nele habitasse toda a plenitude, e por meio dele reconciliasse consigo todas as coisas, tanto as que estão na terra quanto as que estão no céu, estabelecendo a paz pelo seu sangue derramado na cruz. Antes vocês estavam separados de Deus e, em suas mentes, eram inimigos por causa do mau procedimento de vocês. Mas agora ele os reconciliou pelo corpo físico de Cristo, mediante a morte, para apresentá-los diante dele santos, inculpáveis e livres de qualquer acusação, desde que continuem alicerçados e firmes na fé, sem se afastarem da esperança do evangelho, que vocês ouviram e que tem sido proclamado a todos os que estão debaixo do céu. Esse é o evangelho do qual eu, Paulo, me tornei ministro. - Colossenses 1:13-23
Lembre-se também do que o apóstolo Paulo escreveu aos romanos, pois se Deus está contigo, quem poderia algo contra ti? Está escrito:
Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Romanos 8:31
Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor. - Romanos 8:37-39
Porém, JAMAIS se esqueça do que também está escrito em Isaías:
Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça. - Isaías 59:2  
Oro para que Deus me ajude a jamais deixar as raposas fazerem essa separação, pois a minha vida depende disso. Oro pra que Ele me ajude a encontrar todas elas, e o principal, que me ajude a eliminá-las! 
Agradeço a todos vocês que conseguiram chegar até aqui, pois esses dias de escrita foram pra que eu conseguisse compartilhar tudo isso com vocês. Que toda a glória seja totalmente dEle, pois eu não sou, nunca fui e nunca serei merecedor de nada.    
Alan Coura
10/06/2022
0 notes
jesus-evidences · 2 years
Photo
Tumblr media
discouragement
Olá, meus caros leitores, quanto tempo, né? Acho que dessa vez eu consegui superar todas as demoras entre um texto e outro, e tudo o que eu posso dizer a todos vocês é que me perdoem por isso. Confesso a todos vocês que diante de todos os problemas que enfrentei ultimamente, acabei não conseguindo vir aqui compartilhar muito mais com vocês, então me isolei até sentir força e determinação suficiente pra isso. Mas o quê foi que aconteceu? Vou citar o fator principal que me pegou várias vezes nesses últimos tempos: O DESÂNIMO. Pra facilitar a leitura, vou separar em tópicos os possíveis gatilhos de desânimo.
- DESÂNIMO CAUSADO PELAS IMPERFEIÇÕES -
Talvez você esteja agora se perguntando o que eu vou escrever sobre isso, sobre o que eu quero dizer com “desânimo causado pelas imperfeições”, então vamos lá. Eu me lembro de quando voltei a igreja, quando pela primeira vez na vida peguei minha Bíblia e li de verdade, com uma vontade muito grande de saber tudo o que estava escrito, de saber a vontade de Deus. Eu a lia o dia inteiro e eu não queria apenas saber o que estava escrito, mas também viver o que Deus queria pra mim, porque depois de ter vivido tanto tempo da minha maneira e apenas fracassar, eu vi que somente com a direção dEle as coisas começariam a dar certo, e graças a misericórdia dEle, Ele me permitiu isso, porque sozinho eu não poderia fazer nada. Está escrito:
Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus;não por obras, para que ninguém se glorie. - Efésios 2:8,9
E é a partir disso que eu vou conseguir entrar no tema, por essa busca da perfeição. Está escrito:
Portanto, sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês". - Mateus 5:48
O quê isso quer dizer? Que se você falhar está tudo acabado? Não. Também está escrito:
Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. - 1 João 1:8
Se afirmarmos que não temos cometido pecado, fazemos de Deus um mentiroso, e a sua palavra não está em nós. - 1 João 1:10
Mas, Alan, isso seria uma contradição? Não, basta lermos o versículo novamente e veremos que está escrito “sejam perfeitos” e não “vocês são perfeitos”, ou seja, o quê uma pessoa deve fazer pra ser perfeita? Ela deve buscar a perfeição, e pra isso ela precisa viver dia após dia lutando contra ela mesma, evitar de cometer os erros repetidos de sempre e entender que se ela errar(o que irá acontecer uma hora ou outra), não é necessário desistir, mas se arrepender e seguir em frente! Eu expliquei como foi o meu início porque na verdade não só eu, mas muitas pessoas que estão no início dessa grande e maravilhosa jornada, tem essa exigência muito grande de não errarem, e isso é o correto, o problema só começa a partir do momento em que elas começam a exigir que todos ao seu redor sejam perfeitos, é nesse momento que elas começam a desanimarem, porque não encontram uma única pessoa perfeita, a realidade é que nenhum de nós é perfeito, houve somente Um, o Único, o nosso Senhor Jesus Cristo.
Infelizmente há muitas pessoas hoje deixando a igreja, abandonando a sua fé por causa dos erros alheios, achando que podem se justificar por essa causa. Porém a realidade é que elas não conseguem perceber que nem elas são perfeitas e que estão com o foco errado, porque nós nunca devemos buscar a Deus com os olhos voltados para os homens, mas sempre para Deus! Quando você vai na igreja, você não deve ir em buscar de se encontrar com os seus irmãos, ou para agradar alguém da sua família, mas sim por causa do Senhor, mostrando a Ele que quer estar na casa dEle, com Ele, ouvir o que Ele tem pra te falar, agradecer tudo o que Ele fez e faz na sua vida! Deixa eu ser bem claro e te resumir uma coisa: enquanto você buscar as pessoas em primeiro lugar, e não o Senhor, você SEMPRE irá se decepcionar! É inevitável, e sabe por quê? Porque todos nós somos imperfeitos, não tem como você culpar as pessoas pela sua decepção ou pelo seu desânimo, mas é sim necessário você entender que tudo isso faz parte da vida e que você precisa aprender a conviver com as pessoas, perdoá-las. Também deixo bem claro que não estou justificando o erro de ninguém, quem sou eu pra justificar pecado, sou apenas mais um pecador dentre bilhões desse planeta. O que eu quero dizer é que devemos olhar mais para Deus e para os nossos próprios erros, ao invés de ficarmos preocupados com os erros dos outros, porque enquanto você não perceber os seus próprios erros, você nunca irá corrigí-los, nunca irá progredir e assim ficará sempre dominado por esse desânimo de estar travado, de nunca evoluir, uma sensação de que está apenas regredindo. Leia comigo:
Nós, porém, não somos dos que retrocedem e são destruídos, mas dos que crêem e são salvos. - Hebreus 10:39
Certa ocasião, um perito na lei levantou-se para pôr Jesus à prova e lhe perguntou: "Mestre, o que preciso fazer para herdar a vida eterna? " "O que está escrito na Lei? ", respondeu Jesus. "Como você a lê? " Ele respondeu: " ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todas as suas forças e de todo o seu entendimento’ e ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’". Disse Jesus: "Você respondeu corretamente. Faça isso, e viverá". - Lucas 10:25-28
Não deixe que o seu motivo de desânimo seja o erro do outro, você tem a sua própria vida, o seu próprio relacionamento com Deus, os seus próprios erros. Também não deixe que os seus próprios erros sejam o motivo de você desistir, persevere! Você precisa entender que sozinho você nunca irá conseguir, você precisa entender que somente com Ele as coisas são possíveis, então se renda, peça a Ele que te ajude em todo esse processo!
- DESÂNIMO CAUSADO PELAS AFLIÇÕES -
Não há uma aflição específica quando falamos sobre isso, pois cada um sofre de uma forma, cada um tem a sua própria forma de reagir em relação a alguns acontecimentos da vida. Temos como exemplo a perda de um parente, que para alguns é uma luta de anos na qual a pessoa não consegue aceitar de jeito nenhum a sua perda, em alguns casos há pessoas que abandonam a sua fé e se rebelam contra Deus por essa causa. Por outro lado há pessoas que enfrentam essa perda de forma mais tranquila, pois estão preparados pra isso e confiam em Deus em toda e qualquer situação. Outro exemplo pode ser a enfermidade, que para alguns é algo inaceitável, eles pensam: “por qual razão Deus permitiu que eu passasse por isso?”. Já outros glorificam a Deus durante toda a sua enfermidade, pois sabem que de qualquer forma, Deus está ao seu lado sempre e que se Deus lhe der a vitória, ele poderá usar isso como testemunho a todos! Deixa eu te lembrar de uma coisa, leia comigo:
"Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo". - João 16:33
Jesus nos avisou que teríamos aflições, mas ao mesmo tempo já nos disse para não perdermos nosso ânimo. Você já parou pra pensar na vida de todos os apóstolos? Na vida de Jó? Na vida de José do Egito? Te garanto que eles tiveram motivos de sobra pra desanimarem, que sofreram na carne e sofreram por muito tempo. Porém, ainda lemos coisas como essas:
Ao ouvir isso, Jó levantou-se, rasgou o manto e rapou a cabeça. Então prostrou-se no chão em adoração, e disse: "Saí nu do ventre da minha mãe, e nu partirei. O Senhor o deu, o Senhor o levou; louvado seja o nome do Senhor ". Em tudo isso Jó não pecou nem de nada culpou a Deus. - Jó 1:20-22
São eles servos de Cristo? — estou fora de mim para falar desta forma — eu ainda mais: trabalhei muito mais, fui encarcerado mais vezes, fui açoitado mais severamente e exposto à morte repetidas vezes. Cinco vezes recebi dos judeus trinta e nove açoites. Três vezes fui golpeado com varas, uma vez apedrejado, três vezes sofri naufrágio, passei uma noite e um dia exposto à fúria do mar. Estive continuamente viajando de uma parte a outra, enfrentei perigos nos rios, perigos de assaltantes, perigos dos meus compatriotas, perigos dos gentios; perigos na cidade, perigos no deserto, perigos no mar, e perigos dos falsos irmãos. Trabalhei arduamente; muitas vezes fiquei sem dormir, passei fome e sede, e muitas vezes fiquei em jejum; suportei frio e nudez. Além disso, enfrento diariamente uma pressão interior, a saber, a minha preocupação com todas as igrejas. Quem está fraco, que eu não me sinta fraco? Quem não se escandaliza, que eu não me queime por dentro? Se devo me orgulhar, que seja nas coisas que mostram a minha fraqueza. O Deus e Pai do Senhor Jesus, que é bendito para sempre, sabe que não estou mentindo. - 2 Coríntios 11:23-31
Eu poderia me aprofundar muito mais, porém não é necessário, pois a única coisa que eu quero lhe dizer através de tudo isso é que todos enfrentam problemas, todos sofrem e o importante é saber que Jesus está pronto pra te ouvir e te ajudar a enfrentar esses problemas. Está escrito:
Por essa razão era necessário que ele se tornasse semelhante a seus irmãos em todos os aspectos, para se tornar sumo sacerdote misericordioso e fiel com relação a Deus e fazer propiciação pelos pecados do povo. Porque, tendo em vista o que ele mesmo sofreu quando tentado, ele é capaz de socorrer aqueles que também estão sendo tentados. - Hebreus 2:17,18
- DESÂNIMO CAUSADO PELA COBIÇA -
Uma outra forma do inimigo te desanimar nessa vida é através dos seus desejos, é quando ele fica te tentando com tudo aquilo que você não possui, mas gostaria muito de ter. Ele não só irá te desanimar, como também poderá despertar sentimentos de revolta, ingratidão e inveja. As nossas tentações nem sempre são as mesmas, o que é tentação pra mim, pode não ser pra você. Temos como exemplo o dinheiro, que para alguns é algo importante, mas não é tudo, já outros se venderiam por um certo preço ou roubariam dependendo do tamanho da quantia. Por mais que ainda hajam muitos outros tipos de tentações usadas pelo inimigo, o importante é você saber como enfrentar essas situações, porque você irá lutar contra suas tentações durante toda a sua vida. Lembre-se:
Cada um, porém, é tentado pela própria cobiça, sendo por esta arrastado e seduzido. Então a cobiça, tendo engravidado, dá à luz o pecado; e o pecado, após ter-se consumado, gera a morte. - Tiago 1:14,15
Através da leitura deste versículo fica bem claro que cada um tem a sua própria cobiça, os seus próprios desejos da carne, e que se você se entregar a ela, irá pecar. O quê fazer? Faça como Jesus:
Então Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. Depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome. O tentador aproximou-se dele e disse: "Se você é o Filho de Deus, mande que estas pedras se transformem em pães". Jesus respondeu: "Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus’". Então o diabo o levou à cidade santa, colocou-o na parte mais alta do templo e lhe disse: "Se você é o Filho de Deus, jogue-se daqui para baixo. Pois está escrito: ‘Ele dará ordens a seus anjos a seu respeito, e com as mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra’". Jesus lhe respondeu: "Também está escrito: ‘Não ponha à prova o Senhor, o seu Deus’". Depois, o diabo o levou a um monte muito alto e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e o seu esplendor. E lhe disse: "Tudo isto lhe darei, se você se prostrar e me adorar". Jesus lhe disse: "Retire-se, Satanás! Pois está escrito: ‘Adore o Senhor, o seu Deus e só a ele preste culto’". Então o diabo o deixou, e anjos vieram e o serviram. - Mateus 4:1-11
Como podemos ver, Jesus repreendeu o diabo usando a Palavra em todas as suas respostas, Ele demonstra pra nós que devemos estar sempre preparados pra esse tipo de situação. O diabo chegou até mesmo a usar a Palavra pra tentar Jesus, haverão pessoas na sua vida que usarão a Palavra da maneira incorreta e você precisará estar preparado pra corrigí-la e a única forma de você se preparar pra isso é pedindo sabedoria a Deus e lendo a Sua Palavra sempre. Está escrito:
Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida. Tiago 1:5
Antes, santifiquem Cristo como Senhor no coração. Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês.1 Pedro 3:15
Você está preparado? Você tem pedido sabedoria a Deus ultimamente? Tem lido a Palavra? Se sim, ótimo, se não, não é tarde, você pode começar hoje mesmo! A única coisa que você não pode em uma situação de tentação é se entregar ao seu desejo sempre, até chegar o ponto em que você não conseguirá mais dizer não, ele se tornará um vício na sua vida. Lembre-se:
Portanto, não permitam que o pecado continue dominando os seus corpos mortais, fazendo que vocês obedeçam aos seus desejos. Romanos 6:12
Quanto mais você perde para a suas tentações, mais desanimado você fica, então peça forças ao Senhor, peça oração aos seus irmãos, só não deixe de lutar!
- DESÂNIMO CAUSADO PELO PECADO -
Uma vez eu li Billy Graham dizendo que o diabo conta duas grandes mentiras pra você durante toda a sua vida: 1ª - “você pode sim cometer esse pecado, não tem problema algum”. E após você cometer o erro de acreditar nisso: 2ª - “já era, você errou feio, não há perdão pra isso”. E é exatamente assim que ele vai roubando a força de muitos por aí, através de suas acusações e suas mentiras.
O maior problema do humano em relação ao pecado é não saber a gravidade do pecado, é realmente acreditar que um “pecadinho” não tem problema, mas lembre-se de que uma bola de neve começa pequena e depois de grande causa um grande estrago, da mesma forma é o pecado. Muitas mentirinhas acabam se tornando histórias mentirosas, muitos roubos de bala e chiclete se tornam roubos de carteiras e dessa forma a pessoa viciada no pecado sempre desenvolve o seu pecado. E sabe por que que isso acontece? Por causa do simples pensamento de que um “pecadinho” não tem problema, até você realmente ver isso como algo aceitável, mas lembre-se de que Deus é Santo, Ele nunca te disse que você deve continuar pecando, é o pecado que causa o afastamento e faz com que você deixe de sentir a presença dEle. Está escrito:
Mas as suas maldades separaram vocês do seu Deus; os seus pecados esconderam de vocês o rosto dele, e por isso ele não os ouvirá. - Isaías 59:2
É nesse momento que você enfraquece, quando sente que Deus está longe, quando sente que não tem mais forças, esse é o salário inicial do pecado. O pecado no início pode até te fazer sentir prazer, mas é transitório, mais prazeroso mesmo é ter uma consciência limpa diante do Senhor, ter paz de espírito e saber que você conseguiu dizer NÃO. Está escrito:
Pela fé Moisés, já adulto, recusou ser chamado filho da filha do faraó, preferindo ser maltratado com o povo de Deus a desfrutar os prazeres do pecado durante algum tempo. - Hebreus 11:24,25
Você leu ali? Olha, “desfrutar os prazeres do pecado”. Ninguém nunca disse que o pecado não seria prazeroso no início, mas sim que duraria apenas “algum tempo”, um tempo que não temos ideia do quanto é, você gostaria de se arriscar durante “algum tempo”? Muitos morrem durante esse “algum tempo”. O maior problema é quando você se dá conta da roubada que você entrou, quando você percebe que o prazer do pecado não era tudo o que você achava que era, porque durou menos tempo do que você esperava. Então você começa a pensar que acabou, que não tem mais saída, que você estragou tudo e é nesse momento que o diabo se enche de alegria em olhar pra você com todo aquele desespero.
- DESÂNIMO CAUSADO PELA FALTA DE FÉ -
E por fim eu quero falar agora sobre o desânimo causado pela falta de fé. Quantas e quantas vezes ficamos desanimados por termos uma tendência negativa em relação ao nosso futuro. Estamos sempre tentando adivinhar tudo o que vai acontecer e infelizmente na maioria das vezes esperamos apenas coisas negativas. Mas lembre-se de que Ele é:
Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós, a ele seja a glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre! Amém! - Efésios 3:20,21
Eu não estou aqui te criticando e dizendo que você não tem fé em Deus, o que eu estou querendo mostrar é que muitas vezes nós perdemos a fé em nós mesmos, perdemos a fé nas pessoas, a fé no nosso futuro e isso pode fazer com que percamos a fé naquilo que Ele pode fazer em nossa vida!
Eu poderia escrever mais algumas coisas, porém acho muito mais  válido deixar pra vocês mais alguns versos pra vocês entenderem o problema de viver com a sua fé enfraquecida. Está escrito:
Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam. - Hebreus 11:6
Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento. Não pense tal homem que receberá coisa alguma do Senhor; é alguém que tem mente dividida e é instável em tudo o que faz. - Tiago 1:6-8
Um fator que pode contribuir pra sua falta de fé no futuro é a ansiedade em querer as coisas no seu tempo, querer tudo mais rápido, porém é necessário entender que as coisas no tempo dEle são muito melhores, porque Ele sabe exatamente tudo o que você precisa e QUANDO você precisa. Está escrito:
Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal". - Mateus 6:33,34
A melhor forma de você enfrentar essa barreira é através da oração, que é o momento que você coloca diante de Deus todos os seus pedidos. Leia:
Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. - Filipenses 4:6
Porém há um detalhe muito importante que você precisa saber quando faz os seus pedidos, que é entender que Deus pode fazer todas as coisas, mas Ele não é obrigado a fazer tudo o que você pede, Ele não é o seu gênio da lâmpada pronto pra realizar todos os seus desejos, mas sim um Pai que quer o melhor pra você, que sabe exatamente o que você precisa, quando você precisa, e o principal, o que você NÃO precisa. Eu vejo hoje muitas pessoas revoltadas com Deus porque elas pedem coisas erradas, pelos motivos errados e acham que estão com toda a razão de se revoltarem com Ele quando Ele não as atende, mas o problema é que elas o buscam somente por causa de desejos, e não pelo o que Ele fez, não por Quem Ele é! Está escrito:
Vocês cobiçam coisas, e não as têm; matam e invejam, mas não conseguem obter o que desejam. Vocês vivem a lutar e a fazer guerras. Não têm, porque não pedem. Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres. - Tiago 4:2,3
Nós precisamos fazer como Jesus que orou dizendo:
Indo um pouco mais adiante, prostrou-se com o rosto em terra e orou: "Meu Pai, se for possível, afasta de mim este cálice; contudo, não seja como eu quero, mas sim como tu queres". - Mateus 26:39
Prestem atenção no que Ele disse: “não seja como eu quero, mas sim como TU QUERES”. É exatamente dessa forma que devemos orar, devemos pedir a Deus que seja tudo conforme a vontade dEle, pois sabemos que a nossa vontade nem sempre é o melhor pra nós, pra falar a verdade eu acho que na grande maioria das vezes a nossa vontade não é o melhor pra nós, pelo menos no meu caso, mas enfim, tenha confiança de que Ele irá cuidar de ti da melhor forma possível e eu te garanto que você viverá MUITO mais tranquilo. E se você me disser que está se sentindo fraco, com a fé enfraquecida, leia comigo:
Jesus perguntou ao pai do menino: "Há quanto tempo ele está assim? " "Desde a infância", respondeu ele. "Muitas vezes o tem lançado no fogo e na água para matá-lo. Mas, se podes fazer alguma coisa, tem compaixão de nós e ajuda-nos. " "Se podes? ", disse Jesus. "Tudo é possível àquele que crê. " Imediatamente o pai do menino exclamou: "Creio, ajuda-me a vencer a minha incredulidade! " - Marcos 9:21-24
Essa é uma das passagens que eu mais amo justamente por mostrar que Deus é tão maravilhoso e tão misericordioso que Ele nos ajuda até mesmo na nossa falta de fé! Então saiba que independente do que você esteja sentindo ou não, ore, confie, espere.
- O QUÊ PODEMOS FAZER DIANTE DISSO? -
Antes de tudo, caso você esteja nessa situação citada um pouco acima de não acreditar que haja perdão, vou te deixar alguns versículos pra você citar diante do inimigo. Leia comigo:
Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça. - 1 João 1:9
É ele que perdoa todos os seus pecados e cura todas as suas doenças, - Salmos 103:3
O Senhor é compassivo e misericordioso, mui paciente e cheio de amor. Não acusa sem cessar nem fica ressentido para sempre; não nos trata conforme os nossos pecados nem nos retribui conforme as nossas iniqüidades. - Salmos 103:8-10
Pois como os céus se elevam acima da terra, assim é grande o seu amor para com os que o temem; - Salmos 103:11
Mas já deixo uma coisa bem clara diante daqueles que acham que então tudo depende da confissão de pecados e que podem continuar pecando: vocês estão errados! Você deve sempre evitar o pecado! Lembre-se:
Então Jesus pôs-se de pé e perguntou-lhe: "Mulher, onde estão eles? Ninguém a condenou? " "Ninguém, Senhor", disse ela. Declarou Jesus: "Eu também não a condeno. Agora vá e abandone sua vida de pecado". - João 8:10,11
Assim sabemos que amamos os filhos de Deus: amando a Deus e obedecendo aos seus mandamentos. Porque nisto consiste o amor a Deus: obedecer aos seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados. - 1 João 5:2,3
Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não está no pecado; aquele que nasceu de Deus o protege, e o Maligno não o atinge. - 1 João 5:18
Da mesma forma, considerem-se mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus. Portanto, não permitam que o pecado continue dominando os seus corpos mortais, fazendo que vocês obedeçam aos seus desejos. Não ofereçam os membros dos seus corpos ao pecado, como instrumentos de injustiça; antes ofereçam-se a Deus como quem voltou da morte para a vida; e ofereçam os membros dos seus corpos a ele, como instrumentos de justiça. - Romanos 6:11-13
Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor. - Romanos 6:23
- FORTALEÇA E PROVE A SUA FÉ ! -
Independente de tudo aquilo que você possa ter enfrentado, deixe o seu passado e foque totalmente em tudo aquilo que você já sentiu da parte de Deus que você deve fazer por Ele. Se você ainda não sentiu nada vindo da parte dEle, fale com Ele, abra o seu coração, converse com Ele e enquanto aguarda pela resposta, viva conforme a Palavra. Nós precisamos estar sempre preparados e a única forma de realmente estarmos assim é sabendo o que devemos fazer, sabendo como nos defender e tudo isso acontece através da leitura de nossas Bíblias e também pelas nossas orações. Uma última coisa que posso te dizer é que realizar as coisas pra Deus nos fortalece, nos incentiva! Todo esse tempo sem escrever foi o que mais mexeu comigo, pois deixei de realizar aquilo que eu sempre soube que eu devia fazer, e que tudo isso aconteceu porque eu desanimei, eu deixei as aflições terem força. Então se você já se sentiu assim, não desanime, saiba que isso não aconteceu somente com você, mas com MUITOS. Se você se alegra no Senhor louvando, LOUVE! Se você se alegra no Senhor cuidando dos seu irmãos, CUIDE! Se você se alegra no Senhor escrevendo, ESCREVA! Se você se alegra no Senhor pregando, PREGUE! Não importa o que seja, encontre alguma forma de glorificá-lo e te garanto que sempre que você fizer isso, você sentirá uma alegria muito grande dentro do seu coração, você saberá que fez algo por Ele e pra Ele e que não há nada mais importante ou melhor que isso aqui no mundo.
Está escrito:
Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus. - Filipenses 3:13,14
Tudo posso naquele que me fortalece. - Filipenses 4:13
Agradeço ao Senhor por me permitir estar aqui mais uma vez compartilhando uma mensagem a vocês e também a todos que leram até aqui. Fiquem todos com Deus.
Que toda a glória seja dEle.
Alan Coura
02/02/2022
0 notes
jesus-evidences · 3 years
Photo
Tumblr media
Details
Com um pouco mais de demora do que eu gostaria, aqui estou eu novamente. Não sei se vocês se lembram, mas mês passado eu compartilhei com vocês um story, no insta, mostrando os filmes bíblicos que o primevideo fornece e acontece que um desses filmes falou muito comigo, que foi o de José do Egito. Quando eu assisti esse filme eu fiquei pensando em como Deus nos ajuda sempre, as vezes deixamos de repararmos nos mínimos detalhes e não percebemos isso. Também vi como nada pode atrapalhar os planos de Deus e que Ele usa todas as situações de nossas vidas para nos colocar onde Ele quiser, contanto que desejemos o mesmo. Enfim, pra dar início ao texto vou detalhar alguns pontos da história de José.
* JOSÉ DO EGITO *
Após assistir o filme de José, eu também resolvi ler novamente sua história na bíblia e a primeira coisa que a Palavra de Deus nos diz é que José era pastor e ajudava todos os seus irmãos no trabalho, mas há um primeiro detalhe. Por ser justo e íntegro, mesmo ajudando seus irmãos José relatava a seu pai tudo de errado que seus irmãos realizavam, falava sobre a má fama deles e aqui já temos o primeiro motivo de José ser odiado por eles. O segundo motivo era que José era o favotiro de seu pai, o que alimentava ainda mais o ódio deles já que eles sentiam um ciúme incontrolável. E pra finalizar, o terceiro motivo foi os sonhos de José, que ao serem compartilhados por ele fez com que seus irmãos, ao ouvirem que se curvariam diante dele, ficassem ainda mais irados. Não somente seus irmãos ficaram incomodados, mas até mesmo Jacó, que o repreendeu e depois ficou pensativo sobre o sonho.
Os irmãos de José haviam saído todos juntos para apascentar os rebanhos de seu pai e Jacó mandou José ir atrás deles. No meio do caminho José se perdeu e é agora que temos mais um detalhe: um homem apareceu e disse a José onde seus irmãos estavam, ou seja, José realmente precisava encontrá-los.
Ao encontrá-los, logo que viram José já disseram: “Lá vem aquele sonhador!” , nos confirmando como o sonho de José os irritou e teve influência na injustiça que fizeram com ele. Nisso tramaram contra José, o jogaram no fundo do poço e, depois de discutirem, resolveram vendê-lo aos ismaelitas que estavam passando. José foi vendido aos ismaelitas e depois disso foi vendido novamente para Potifar, um oficial do faraó e capitão da guarda. E o detalhe dessa história entre José e Potifar é que tudo que José realizava dava certo, o Senhor estava com José durante todo o tempo e isso fez com que José ganhasse a confiança de Potifar, que com o tempo acabou deixando José morando em sua casa e administrando todos os seus bens.
Essa parte de agora que vou destacar acredito  que seja a mais conhecida da história de José. A bíblia nos diz que José era um homem bonito e atraente, e isso fez com que a esposa de Potifar quisesse se deitar com ele. Eu não sei vocês, mas eu achava que José tinha sido tentado uma vez e dado a fuga, mas na verdade a bíblia nos diz que ele foi tentado diariamente, ou seja, foram muitas vezes que José negou a esposa de Potifar, e a melhor parte é que a bíblia nos mostra o por quê disso. A Palavra de Deus nos mostra que José disse assim à mulher:
Mas ele se recusou e lhe disse: "Meu senhor não se preocupa com coisa alguma de sua casa, e tudo o que tem deixou aos meus cuidados. Ninguém desta casa está acima de mim. Ele nada me negou, a não ser a senhora, porque é a mulher dele. Como poderia eu, então, cometer algo tão perverso e pecar contra Deus? " Assim, embora ela insistisse com José dia após dia, ele se recusava a deitar-se com ela e evitava ficar perto dela. - Gênesis 39:8-10
Podemos ver com clareza como José colocava Deus sempre em primeiro lugar, a sua resposta foi: “Como poderia eu, então, cometer algo tão perverso e pecar contra Deus?”. Ele não pensou momentaneamente, mas teve um pensamento com os olhos para a eternidade! José deixou de lado o prazer momentâneo, pensando em todo o prazer que teria ao lado do Senhor após sua peregrinação! É isso o que nos faz sermos fortes contra o inimigo e as tentações do mundo, estarmos com os olhos voltados para o Senhor, para a eternidade, termos a fé de que o que está aqui é passageiro!
Acontece que mesmo negando essa mulher, em uma de suas fugas ela conseguiu rasgar a roupa de José e inventar uma história para Potifar que acabou o jogando na prisão. Porém, José não estava só, o Senhor estava com ele e fez com que José fosse bem tradado pelo carcereiro da prisão. Quando este carcereiro viu que o Senhor estava ao lado de José, o deixou responsável por tudo na prisão.
O tempo se passou e nisso dois homens foram rebeldes ao faraó e foram presos no mesmo local que José, um era padeiro do rei e o outro copeiro. Esses homens tiveram sonhos que os incomodaram muito, pois eles não sabiam o significado, mas José, vendo a insatisfação deles resolveu ajudá-los, e disse que Deus daria a eles o significado dos sonhos. José disse a eles qual era a interpretaçãode cada sonho, um deles seria morto e o outro teria sua posição restaurada, e assim aconteceu. Quando José disse ao copeiro que ele teria sua posição restaurada, pediu ao homem que se lembrasse dele e falasse para o faraó que fosse bom com ele, mas o homem se esqueceu.
Dois anos depois, foi a vez do faraó ter sonhos que ninguém conseguia interpretar. Ele chamou todos os sábios e magos do Egito e ninguém conseguiu dar a ele a resposta. Foi aí então que o chefe dos copeiros se lembrou de José e disse ao faraó que a falha foi dele por ter se esquecido. Após contar ao faraó que José havia interpretado os sonhos dele e do padeiro, e que tudo aconteceu exatamente como José havia dito, o faraó mandou buscarem José na hora. Quando José chegou e o faraó contou a ele os seus dois sonhos, José disse que Deus daria a ele a interpretação e assim ocorreu. Em pouco tempo o Egito passaria por 7 anos de fartura e depois por 7 anos de fome, então José disse ao faraó que ele deveria ter alguém que o ajudasse a armazenar nos bons anos para que houvesse comida nos ruins. A ideia de José foi agradável ao faraó e todos os conselheiros, e olha o que aconteceu:
Por isso o faraó lhes perguntou: "Será que vamos achar alguém como este homem, em quem está o espírito divino? " Disse, pois, o faraó a José: "Uma vez que Deus lhe revelou todas essas coisas, não há ninguém tão criterioso e sábio como você. Você terá o comando de meu palácio, e todo o meu povo se sujeitará às suas ordens. Somente em relação ao trono serei maior que você". E o faraó prosseguiu: "Entrego a você agora o comando de toda a terra do Egito". Em seguida o faraó tirou do dedo o seu anel de selar e o colocou no dedo de José. Mandou-o vestir linho fino e colocou uma corrente de ouro em seu pescoço. Também o fez subir em sua segunda carruagem real, e à frente os arautos iam gritando: "Abram caminho! " Assim José foi colocado no comando de toda a terra do Egito. Disse ainda o faraó a José: "Eu sou o faraó, mas sem a sua palavra ninguém poderá levantar a mão nem o pé em todo o Egito". O faraó deu a José o nome de Zafenate-Panéia e lhe deu por mulher Azenate, filha de Potífera, sacerdote de Om. Depois José foi inspecionar toda a terra do Egito. - Gênesis 41:38-45
Quando passou essa cena no filme eu fiquei extasiado, pensei como José poderia estar se sentindo naquele momento, já que ele sempre enfrentava uma dificuldade atrás da outra e mesmo assim sempre mantinha a sua fé firme, sem perder sua sede de justiça e sua integridade. Mas agora peço que vocês pensem comigo em todos os detalhes da vida de José que mostrei a vocês. Lá no começo, qual foi o primeiro detalhe? José era odiado pelos irmãos por dizer ao pai tudo que cometiam de errado. E o segundo? José teve sonhos sobre o futuro que deixou seus irmãos ainda mais irados e foi o grande motivo dele ser vendido aos ismaelitas. E depois disso? José foi vendido exatamente para Potifar, um oficial do faraó! E depois? José, após ser tentado constantemente pela esposa de Potifar e negá-la, foi injustamente preso na mesma prisão que mais tarde seriam presos o padeiro e o copeiro do faraó! Agora pensem comigo, e se algumas dessas coisas não tivessem acontecido, e se esses detalhes fossem alterados, como teria sido?
Mas Alan, o que você quer dizer com isso? Eu quero que vocês enxerguem que não há limites para o poder e o cuidado de Deus em nossas vidas, quero que vocês exerguem que Deus sabe tudo o que acontece na sua vida, sabe tudo o que aconteceu e quer te ajudar a ir em direção ao melhor caminho, que é o dEle! Não há um único detalhe que escape dos olhos de Deus! José enfrentou muitas dificuldades durante grande parte de sua vida, mas graças a fidelidade de Deus ele conseguiu ter a vitória e no final ser honrado por Deus na frente de todos! Cada dificuldade era necessária para José chegar onde ele precisava chegar.
* O DETALHE DO ERRO *
Na segunda parte desse texto eu quero mostrar pra vocês como um erro, mesmo parecendo pequeno, pode afetar grandemente o teu futuro. E o homem que eu vou usar pra mostrar isso pra vocês será Moisés. Moisés foi um profeta do Senhor que O conheceu face a face, foi o homem usado por Ele que fez todos aqueles sinais e maravilhas, e na palavra de Deus(Deuteronômio 34:12) está escrito que ninguém jamais demonstrou poder como Moisés.
A história de Moisés se passa de Êxodo até Deuteronômio, ou seja, são 4 livros em 137 capítulos com 4319 versículos, e em um único versículo Moisés foi impedido de entrar na terra prometida. Quem já leu tudo isso e acompanhou toda essa trajetória e história de vida de Moisés com o Senhor sabe como é triste ler no final que ele não pôde entrar na terra prometida. Eu me lembro como se fosse ontem quando eu li esse versículo:
E o Senhor lhe disse: "Esta é a terra que prometi, sob juramento a Abraão, a Isaque e a Jacó, quando lhes disse: Eu a darei a seus descendentes. Permiti que você a visse com os seus próprios olhos, mas você não atravessará o rio, não entrará naquela terra". - Deuteronômio 34:4
Quando eu li esse versículo eu lembro que fiquei com muita vontade de chorar, porque eu sabia que a história de Moisés terminaria e confesso que foi talvez a parte da bíblia que eu mais demorei pra ler por causa de Levítico e Números que possuem capítulos muito extensos. Mas eu pergunto a vocês, vocês sabem por que Moisés não entrou na terra? Leiam comigo agora:
No primeiro mês toda a comunidade de Israel chegou ao deserto de Zim e ficou em Cades. Ali Miriã morreu e foi sepultada. Não havia água para a comunidade, e o povo se juntou contra Moisés e contra Arão. Discutiram com Moisés e disseram: "Quem dera tivéssemos morrido quando os nossos irmãos caíram mortos perante o Senhor! Por que vocês trouxeram a assembléia do Senhor a este deserto, para que nós e os nossos rebanhos morrêssemos aqui? Por que vocês nos tiraram do Egito e nos trouxeram para este lugar terrível? Aqui não há cereal, nem figos, nem uvas, nem romãs, nem água para beber! " Moisés e Arão saíram de diante da assembléia para a entrada da Tenda do Encontro e se prostraram, rosto em terra, e a glória do Senhor lhes apareceu. E o Senhor disse a Moisés: "Pegue a vara, e com o seu irmão Arão reúna a comunidade e diante desta fale àquela rocha, e ela verterá água. Vocês tirarão água da rocha para a comunidade e os rebanhos beberem". Então Moisés pegou a vara que estava diante do Senhor, como este lhe havia ordenado. Moisés e Arão reuniram a assembléia em frente da rocha, e Moisés disse: "Escutem, rebeldes, será que teremos que tirar água desta rocha para lhes dar? " Então Moisés ergueu o braço e bateu na rocha duas vezes com a vara. Jorrou água, e a comunidade e os rebanhos beberam. O Senhor, porém, disse a Moisés e a Arão: "Como vocês não confiaram em mim para honrar minha santidade à vista dos israelitas, vocês não conduzirão esta comunidade para a terra que lhes dou". - Números 20:1-12
Pra quem leu e não prestou muita atenção, deve ter se perguntado: “Ué, o quê Moisés fez de errado? Deus mandou ele tirar água da rocha e ele assim fez”. Mas como eu disse há um detalhe na parte em que Moisés faz a água sair.
No início do capítulo vemos que o povo estava reclamando para Moisés e Arão por causa da sede que eles estavam sentindo, tudo o que acontecia com eles era motivo de reclamação, até vemos o escritor de Hebreus falar disso:
Quem foram os que ouviram e se rebelaram? Não foram todos os que Moisés tirou do Egito? Contra quem Deus esteve irado durante quarenta anos? Não foi contra aqueles que pecaram, cujos corpos caíram no deserto? E a quem jurou que nunca haveriam de entrar no seu descanso? Não foi àqueles que foram desobedientes? Vemos, assim, que foi por causa da incredulidade que não puderam entrar.  - Hebreus 3:16-19
Moisés já estava sem paciência diante desta situação, ele ficou irado pelo fato do povo só reclamar mesmo tendo sido resgatado por Deus de todo o sofrimento que eles passavam. Deus cuidou desse povo durante todo o tempo em que eles estavam sendo guiados para a terra prometida, mas mesmo assim eles nunca estavam satisfeitos e foi isso que engatilhou o erro de Moisés que acabou dizendo:
Escutem, rebeldes, será que teremos que tirar água desta rocha para lhes dar" - Números 20:10
Puderam ver a angústia que Moisés sentia neste momento ? E lembrem-se de que Deus havia mandado Moisés falar à rocha para que dela saísse água, mas Moisés por causa de sua raiva bateu na rocha duas vezes e eu fico imaginando a força que ele deve ter feito nesse momento. Foi nesse momento que Moisés foi negado pelo Senhor à entrar na terra prometida, pois o detalhe de não obedecer à Deus da maneira que deveria acabou fazendo com que a santidade do Senhor não fosse honrada à vista dos israelitas, ele fez a água sair, mas o detalhe de não ter feito da maneira que Deus queria foi o suficiente para não entrar na terra.
* O CUIDADO ATRAVÉS DE PEQUENOS DETALHES *
Não vai ser a primeira vez que eu vou postar esse versículo pra vocês, pra falar a verdade acredito que no meu último post eu até comentei sobre, mas é perfeito para essa parte do texto. Leiam comigo:
Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas? - Mateus 6:26
Em uma das pregações do bispo da minha igreja, ele comentou sobre isso e nos disse para pararmos pra pensar nas feiras dos finais de semana, em que as pessoas vão lá comer o que quer que seja e restinhos de comida vão caindo ao chão, pequenos pedaços que nem percebemos e nisso os pombos acabam comendo. Também podemos pensar nas pessoas que vão às praças e os alimentam por vontade própria e assim vemos como é verdade que Deus cuida dessas aves da Sua maneira.
Eu me lembro da época que eu estava no mundo, saía praticamente todos os finais de semana e várias vezes me vi voltando pra casa a pé, sozinho na madrugada andando pela cidade e refletindo na perda que tinha sido aquele rolê, e o que mais me chama a atenção é que eu nunca passei por uma situação apertada de ser assaltado nesses momentos, e tenho certeza de que Deus estava cuidado de mim, pois minha mãe e minha avó me disseram que oravam por mim TODAS AS VEZES que eu saía! Podia ter acontecido algo? Podia. Pode acontecer algo? Pode. Mas Deus não quis que acontecesse, e aqui estou eu hoje contando pra vocês o que eu passei e que a certeza que eu tenho disso foi na última vez que saí pra um rolê desses. Eu me lembro que tinha ido num sítio, não estava muito cheio, o que foi até uma decepção no momento, mas mesmo assim pra não perder viagem eu acabei bebendo bastante. A festa terminou e depois disso acabei levando duas garotas que estavam conosco em uma cervejaria aqui da cidade, mas tem um detalhe, depois de deixá-las lá eu não lembro de quase nada, eu as deixei e fui comer lanche com meu amigo que também estava comigo, mas não me lembro de deixá-lo na casa dele e nem de voltar com o carro pra casa, ou seja, EU DIRIGI POR UMA BOA PARTE DA CIDADE, CHEGUEI EM CASA, DESCI DO CARRO, ABRI O PORTÃO, GUARDEI O CARRO, TRANQUEI O PORTÃO, FUI DORMIR E NÃO ME LEMBRO DE FAZER NADA DISSO! Quando eu acordei e escutei minha avó levantando eu só disse: “Vó, olha o carro!” Ela ficou assustada e perguntou se tinha acontecido alguma coisa e eu respondi: “Não sei, por isso tô pedindo pra senhora olhar”, graças a Deus que nada aconteceu comigo nessa noite, pois com certeza eu traria muita tristeza a toda minha família, e não só isso, fico muito feliz que eu não tenha tido um acidente envolvendo outras pessoas que não tinham nada a ver com isso. Essa foi a primeira e última vez que eu dirigi bêbado desse jeito, e a última vez que fiquei bêbado na vida, isso já faz mais de dois anos, graças a Deus. Esse rolê foi alguns dias antes de eu confessar pra minha mãe que eu não aguentava mais essa vida, e que precisava do Senhor, pois eu podia ver através da vida deles(meus familiares que vivem para o Senhor) que eles tinham a paz que eu precisava, pois mesmo tendo tantas dificuldades eles estavam sempre cheios de fé! Esse rolê foi dias antes de eu pegar a minha bíblia e começar a ler, foi pouco tempo antes de eu me arrepender verdadeiramente e ter meu encontro com nosso Senhor Jesus Cristo!
* A PERFEIÇÃO DOS CAMINHOS DE DEUS *
Agora quero compartilhar com vocês mais uma coisa, quero mostrar quando que eu comecei a escrever textos, que é uma das razões de hoje eu conseguir passar aqui pra vocês tudo aquilo que Deus fala comigo.
Quando eu estava no ensino médio, no segundo ano, me apaixonei por uma garota da minha sala. Resumindo a história eu sofri muito com isso e foi uma paixão na qual eu não deveria ter nem entrado. Mas o detalhe disso foi que um dia, precisando desabafar eu acabei postando vários tweets no meu Twitter. Quando minha prima leu esses tweets, ela me disse que eu deveria criar um Tumblr, que na época eu não tinha a menor ideia do que era. Criei o tumblr e vi que muitas pessoas usavam esse site para liberarem suas dores através de textos, fotos, poemas e diversos outros modos. Foi aí que eu comecei a escrever textos. Eu escrevia todos os meus textos para essa garota, em primeira pessoa, era como se tudo aquilo que eu quisesse dizer pra ela fosse transformado em letras numa tela de computador. No começo eu não usava acentos, escrevia da maneira que queria e do jeito que queria, mas com o passar do tempo fui percebendo que isso poderia dificultar muito a leitura das pessoas, porque por mais que os textos fossem pra ela, muitas outras garotas liam meus textos e gostavam. Fiz muitas amizades nessa época e conheci pessoas incríveis que estavam sofrendo com as suas paixões da mesma maneira que eu.
O que eu quero mostrar pra vocês através disso é que, através de uma coisa da qual eu nunca imaginava, um site o qual eu apenas usava para desabafar, Deus está hoje usando para que eu possa glorificá-lo!  Deus usou uma parte da minha história pra ser usada dessa forma maravilhosa, pois eu amo escrever esses textos pra vocês, sinto uma paz enorme de poder de alguma forma glorificar meu Salvador Jesus Cristo e até mesmo ajudá-los por aqui. Eu sei que ainda preciso melhorar, tenho certeza que um professor de gramática encontraria muito mais que 7 erros aqui no meu texto, mas o objetivo principal é que vocês o entendam, e que a glória disso tudo seja do nosso Senhor Jesus!
Saiba que Deus está acompanhando cada acontecimento da sua vida, cada decisão que você faz, detalhe atrás de detalhe. Saiba que todas essas vezes que você sofre por Ele, nega o mundo por causa dEle e rejeita as tentações do inimigo por causa dEle, Ele está vendo! Deus pode construir uma história através de cada detalhe da sua vida, como fez com José, como está fazendo comigo. O maior detalhe é que Jesus Cristo, mesmo sendo Deus, desceu aqui em carne para que eu e você, pecadores condenados, pudéssemos ser salvos. Jesus foi crucificado no meu lugar, no seu lugar e no lugar de todos.
Peça a Ele que te ajude, que te dê direção. E depois de mostrar toda essa trajetória de José, quero compartilhar com vocês esse versículo muito conhecido:
Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. - Romanos 8:28
Cada dificuldade de José parecia ser a coisa errada pro momento. Ser jogado no poço, ser vendido, ser escravo, ser tentado, ser esquecido... mas depois de tudo isso chegou a sua vez, chegou a hora de José ser HONRADO! Todas as coisas aconteceram para o bem de José, mesmo sendo difícil pra nós percebermos isso.
Não desista, peça forças para Deus, ore sempre e leia a Palavra de Deus todos os dias!
Que a glória seja toda do nosso Senhor Jesus, amém.
Alan Coura
19/12/2020
0 notes
jesus-evidences · 3 years
Photo
Tumblr media
covetousness
Aqui estou eu novamente meio que sem saber como começar mais um texto por causa da minha demora em postar um texto atrás do outro. Confesso pra vocês que durante a época da faculdade eu tenho MUITA dificuldade em separar o meu tempo e acabo tendo muitas adversidades nesse período, e são essas adversidades somadas com a faculdade que me atrapalhavam a vir aqui postar, então peço mais uma vez perdão a todos vocês por causa dessa minha fraqueza e demora. Eu sei que isso não é desculpa porque eu tenho a obrigação de compartilhar aqui com vocês tudo o que o Senhor colocar ao meu coração.
Mas deixa eu parar de enrolação e ir direto ao assunto, o quê eu quero hoje mostrar pra vocês é uma das coisas mais perigosas que acabamos fazendo durante nossas vidas e que isso é algo que nos enfraquece e nos distancia do nosso Senhor, COBIÇAR!
Antes de tudo, só pra deixar as coisas bem esclarecidas, nós não podemos cobiçar, eu sei que isso parece óbvio, mas as vezes até mesmo as coisas mais óbvias se tornam difíceis de enxergar pra quem está vivendo isso, pra quem está deixando a cobiça tomar um lugar em seu coração. Está escrito:
"Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem seus servos ou servas, nem seu boi ou jumento, nem coisa alguma que lhe pertença". - Êxodo 20:17
Pronto, agora todos que estão lendo não poderão dar desculpa alguma em relação à sua cobiça, é errado e não há discussão.
Mas vamos nos aprofundar mais agora e pensarmos, o quê leva tantas pessoas a cobiçarem? O significado de cobiça é desejar algo imoderadamente, alguns cobiçam pessoas, outros bens, outros títulos e sabemos que a lista é grande. Não vou enrolar e já vou logo dar a resposta pra vocês, a razão de uma pessoa cobiçar é NÃO ESTAR CONTENTE. “Mas Alan, como assim não estar contente?” É bem simples pra falar a verdade, quem cobiça faz isso porquê não está se sentindo satisfeito e feliz com o que possui, está preocupado com as coisas que não possui, ou preocupado com as coisas que O OUTRO possui.
Pode parecer pesado eu dizer isso, mas a cobiça nada mais é que INGRATIDÃO por tudo aquilo que Deus fez, faz e deseja fazer em sua vida, você não está confiando nEle o suficiente para te dar aquilo que você necessita, você quer agilizar as coisas, você quer encontrar uma maneira de ter aquilo que está desejando com tanta intensidade. Há muitos por aí colocando em oração suas listas de desejos e a maioria acredita que Deus tem a obrigação de realizar todos eles, e ficam furiosos se isso não acontece, eu mesmo me vi nessa situação uma vez, achava que Ele teria que me dar algo por causa da minha fé nEle e porque eu não via como esse meu desejo podia ser contra a vontade dEle, porém a realidade é que Ele não é obrigado a me dar nada, muito pelo contrário, eu não mereço nada, a não ser a morte, o julgamento e o inferno! Graças à Deus que Ele teve misericórdia de mim e me mostrou o meu erro para que eu pudesse me arrepender, pois mesmo um desejo não sendo pra prazer pecaminoso, não pode te fazer se sentir na posição de querer exigir algo de Deus. Se não fosse por Jesus, meu Salvador, nem mesmo estaria aqui escrevendo tudo isso a vocês, mas graças ao amor e sacrifício dEle por mim e por todos vocês que estamos aqui hoje, eu escrevendo e vocês lendo.
Outra coisa que a cobiça faz é fortalecer a nossa carne, fazer com que os nossos desejos fiquem ardendo dentro de nós e grande prova que temos disso foi Davi, que ao cobiçar Bate-Seba tomando banho fez tudo o que fez. Acredito que todos vocês já saibam da história, até porque falei sobre ela no último texto ‘Mistakes’. Davi tinha mulheres, Davi era rei, havia sido usado por Deus e visto todos os milagres do Senhor com os seus próprios olhos, porém, quando a cobiça ganhou poder em seu coração tudo foi por água abaixo e Davi sofreu sérias consequências por isso.
Agora quero compartilhar com vocês um versículo MUITO IMPORTANTE sobre a cobiça:
Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria. - Colossenses 3:5
Prestem muita atenção no final do versículo, A COBIÇA É IDOLATRIA! Acredito que muitos acham que idolatria se resume a adoração de objetos de madeira ou estatuetas, mas na verdade idolatria é colocar alguma coisa no lugar de Deus, tirar Deus de sua prioridade, fazer com que Deus não seja mais a sua PRIMEIRA ESCOLHA. Qualquer coisa pode virar um ídolo na vida de uma pessoa, tudo depende da escolha dela, porém, não vou me aprofundar nesse assunto, até porque desejo escrever um texto somente sobre idolatria, então depois veremos isso com mais detalhes.
Há também mais uma coisa que a cobiça faz com o nosso ser, ela nos deixa impacientes. Quanto mais cobiçamos, mais impacientes ficamos. Isso simplesmente acontece porque quanto mais desejarmos determinada coisa e mais ela demorar pra acontecer, mais ansiosos ficamos; mais insatisfeitos e decepcionados, e é exatamente nesses momentos que ficamos frustrados e muitos acham que Deus não quer ajudá-los, mas a verdade é que Deus sabe o quê pode nos distanciar dEle. Ele sabe o quê nós REALMENTE precisamos e que , se for pra termos algo ou não, Ele sabe QUANDO precisaremos disso.
Vou compartilhar com vocês agora alguns versos que mostram especificamente o perigo de se cobiçar bens e riquezas:
Então lhes disse: "Cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância; a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens". - Lucas 12:15
Há um mal terrível que vi debaixo do sol: riquezas acumuladas para infelicidade do seu possuidor. - 5:13
É muito comum vermos pessoas cobiçando bens e riquezas durante nossas vidas e o pior disso é que elas acreditam que esses bens farão com que elas sejam felizes, acreditam que um objeto ou uma pessoa vai fazer com que sua vida fique realizada, mas a realidade é que quem vive da cobiça, nunca escapa, irá sempre querer mais! O homem passa a vida estudando e trabalhando pra conseguir ganhar muito dinheiro e realizar seus sonhos, mas quando os realiza fica insatisfeito e frustrado por encontrar uma sensação de vazio. Pessoas que só querem saber de dinheiro são rodeadas de pessoas interesseiras e quando há alguém que não é, nem ele mesmo acredita por já estar acostumado a pessoas assim, passa a não confiar em mais ninguém e sofre por isso. E isso é apenas uma das coisas que eu vejo através desse versículo de Eclesiastes que deixei aqui acima, pois ainda há muitas outras, como pessoas que só confiam em seu dinheiro e enfim...
Só quero deixar claro que não estou dizendo que você não deve trabalhar ou correr atrás de seus sonhos, mas sim que você não deve colocar o dinheiro em primeiro lugar na sua vida, tornar o dinheiro seu ídolo, cobiçá-lo ao ponto de esquecer daquilo que Deus tem pra sua vida. Nós temos sim que trabalhar, estudar e fazer aquilo que Deus nos direcionar para fazer, mas é essencial que coloquemos toda a nossa confiança em Deus e que peçamos a sua direção durante toda essa trajetória...
E pra confimar tudo isso quero compartilhar mais alguns versículos:
e lhes perguntou: "O que me darão se eu o entregar a vocês? " E eles lhe fixaram o preço: trinta moedas de prata. Desse momento em diante Judas passou a procurar uma oportunidade para entregá-lo. - Mateus 26:15,16
Aqui vemos Judas colocar o dinheiro em PRIMEIRO LUGAR em sua vida. Acredito que esses versos sobre Judas são perfeitos pra retratar esse assunto sobre a cobiça que estou compartilhando com vocês, porque não se trata somente de Judas entregar Jesus, mas ver o poder da cobiça em seu coração. Judas sempre foi avarento, basta lembrarmos daquela passagem em que ele briga com Maria por derramar perfume caro aos pés de Jesus, ele diz que o perfume poderia ser vendido e o dinheiro dado aos pobres, mas a realidade é que ele não se importava com os pobres, mas com o valor do perfume, com o dinheiro, ele não só era avarento como também era ladrão e vivia roubando já que era responsável pela bolsa de dinheiro. Outra coisa que vemos através de Judas é que ele colocou o dinheiro no lugar de Deus, ele não tinha Jesus como prioridade. Essa foi a idolatria de Judas e é através dela que vemos como a cobiça é perigosa e que a cobiça também é uma traíção! Se você coloca alguém no lugar de Deus, você automaticamente está traindo-O, você está preferindo aquilo ao invés dEle. Está escrito:
Prometendo-lhes liberdade, eles mesmos são escravos da corrupção, pois o homem é escravo daquilo que o domina. - 2 Pedro 2:19
Vejam a segunda parte do verso, “pois o homem é escravo daquilo que o domina”, peço que você reflita agora mesmo se há algo que tenha te dominado ultimamente, algo que você não está conseguindo tirar da sua vida e tem te incomodado muito. Peça a Deus que te ajude a enfrentar isso, Ele é fiel e irá te ajudar, tenha fé no Seu poder e misericórdia.
* VOCÊ FOI RESGATADO PARA VENCER !!! *
À todos aqueles que se sentem em paz em relação à isso, fico MUITO feliz por vocês, orem e continuem buscando a Deus para que a cobiça não consiga entrar na vida de vocês! E se você que leu esse texto agora sente que foi confrontado pelos versos mencionados ou que através deste texto percebeu que está deixando a cobiçar tomar força em sua vida, não é hora de desistir, muito pelo contrário, está mais que na hora de ELIMINAR isso da sua vida! Se você está aqui lendo, é porque Deus queria que isso acontecesse, aproveite este momento para agora mesmo mudar as coisas, peça a Deus que te ajude e te fortaleça para que você não se deixe mais ser dominado. Todos nós precisamos entender que a nossa luta é diária e que precisamos estar armados para essa guerra contra o inimigo. Em Efésios 6 a armadura é mencionada e vemos que a nossa espada é a Palavra de Deus e que o nosso escudo é a fé, então é necessário estar sempre lendo o máximo que puder, orando o máximo que conseguir, pois Jesus é a nossa força! É necessário entender que precisamos parar de olhar para as coisas que não temos, mas agradecermos por tudo aquilo que temos! Agradeça por tudo aquilo que você tem, gratidão é o segredo de muitas coisas. Você foi comprado por um alto preço, Jesus não sofreu e passou por tudo que passou para que você perdesse uma batalha a qual Ele pode te dar a vitória, mas sim para que você pudesse ser liberto dos seus pecados, mas você precisa se arrepender deles e crer que Ele é poderoso e fiel para te fazer vencer. Leia comigo:
Entre vocês não deve haver nem sequer menção de imoralidade sexual nem de qualquer espécie de impureza nem de cobiça; pois estas coisas não são próprias para os santos. - Efésios 5:3
Conservem-se livres do amor ao dinheiro e contentem-se com o que vocês têm, porque Deus mesmo disse: "Nunca o deixarei, nunca o abandonarei". - Hebreus 13:5
Alegre-se no Senhor, esteja contente, aliás, somos peregrinos, tudo isso aqui é passageiro!
Que a paz do Senhor esteja com todos vocês e a glória seja toda dEle!
Alan Coura
06/12/20
0 notes
jesus-evidences · 4 years
Photo
Tumblr media
Mistakes
Há alguns dias atrás, enquanto eu assistia um filme, uma série ou algum vídeo do youtube, não me recordo exatamente o qual era agora, uma pessoa disse algo parecido com isso: “É errando que se aprende”. No momento em que eu li e ouvi isso eu fiquei pensando um bom tempo sobre como essa frase é tanto certa como errada, e como depende muito de um ponto de vista também. Resolvi então escrever esse texto usando vários personagens bíblicos e vamos ver até onde vocês concordam comigo.
Algo que jamais podemos discordar um dos outros é que todos nós cometemos erros, todos pecamos. Por mais que tentemos evitar, acabamos errando em alguma coisa, seja no falar, no realizar do trabalho, no estudo, no que quer que seja, mas isso seria uma desculpa para os nossos erros? Não. E é exatamente isso que eu quero demonstrar pra todos vocês. Ah, mas antes de tudo, se você já começou a discordar de mim nesse parágrafo e acha que não comete erros, deixo esses versos:
Portanto, ninguém será declarado justo diante dele baseando-se na obediência à lei, pois é mediante a lei que nos tornamos plenamente conscientes do pecado. - Romanos 3:20
Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. - 1 João 1:8
Se afirmarmos que não temos cometido pecado, fazemos de Deus um mentiroso, e a sua palavra não está em nós. - 1 João 1:10
Tá, então agora já sabemos que aquele que confia em suas obras e em sua obediência à lei é na verdade culpado por ela e também que aquele que afirmar não ter pecado não só é mentiroso, como também faz de Deus um mentiroso. Mas isso pra mim não é o ponto principal do texto, eu não vim aqui pra ficar falando da lei e nem mesmos dos seus pecados, eu quero é mostrar que há um escape, que podemos sim evitar muitos erros.
- ERROS PODEM SER EVITADOS -
A primeira coisa que eu quero discutir com vocês é um pouco do lado de Deus nessa história. Deus quer a nossa vitória, Ele nos fortalece pra vencermos o pecado, mas como que recebemos essa força ? Orando, pedindo. Simples assim? Sim, temos que estar todos os nossos dias conversando com o nosso Pai, pedindo Sua ajuda e Sua direção para escaparmos das ciladas que o inimigo coloca. Peço agora que leiam comigo esses versos de provérbios:
Meu filho, se você aceitar as minhas palavras e guardar no coração os meus mandamentos; se der ouvidos à sabedoria e inclinar o coração para o discernimento; se clamar por entendimento e por discernimento gritar bem alto, se procurar a sabedoria como se procura a prata e buscá-la como quem busca um tesouro escondido, então você entenderá o que é temer ao Senhor e achará o conhecimento de Deus. Pois o Senhor é quem dá sabedoria; de sua boca procedem o conhecimento e o discernimento. Ele reserva a sensatez para o justo; como um escudo protege quem anda com integridade, pois guarda a vereda do justo e protege o caminho de seus fiéis. Então você entenderá o que é justo, direito e certo, e aprenderá os caminhos do bem. Pois a sabedoria entrará em seu coração, e o conhecimento será agradável à sua alma. O bom senso o guardará, e o discernimento o protegerá. - Provérbios 2:1-11
Com esses versos podemos ver que Deus pode sim nos dar sabedoria para o nosso viver, pode nos dar discernimento para que possamos identificar o que é certo e errado e assim evitar de cometer erros até mais graves. Há também um verso muito importante o qual eu quero mostrar pra vocês, pois é um verso que nos mostra que jamais podemos afirmar que não tinha como o erro(nesse caso uma tentação) ser vencida, pois Deus jamais nos deixa passar por algo que não possamos enfrentar.
Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar. - 1 Coríntios 10:13
Com essa confirmação de que podemos sim vencer as tentações diárias que infelizmente somos vencidos várias vezes, quero destacar meu primeiro personagem aqui, o qual foi tentado e venceu: José do Egito.
- NÃO É PRECISO ERRAR PARA APRENDER -
José havia sido levado para o Egito, onde o egípcio Potifar, oficial do faraó e capitão da guarda, comprou-o dos ismaelitas que o tinham levado para lá. O Senhor estava com José, de modo que este prosperou e passou a morar na casa do seu senhor egípcio. Quando este percebeu que o Senhor estava com ele e que o fazia prosperar em tudo o que realizava, agradou-se de José e tornou-o administrador de seus bens. Potifar deixou a seu cuidado a sua casa e lhe confiou tudo o que possuía. Desde que o deixou cuidando de sua casa e de todos os seus bens, o Senhor abençoou a casa do egípcio por causa de José. A bênção do Senhor estava sobre tudo o que Potifar possuía, tanto em casa como no campo. Assim, deixou ele aos cuidados de José tudo o que tinha, e não se preocupava com coisa alguma, exceto com sua própria comida. José era atraente e de boa aparência, e, depois de certo tempo, a mulher do seu senhor começou a cobiçá-lo e o convidou: "Venha, deite-se comigo! " Mas ele se recusou e lhe disse: "Meu senhor não se preocupa com coisa alguma de sua casa, e tudo o que tem deixou aos meus cuidados. Ninguém desta casa está acima de mim. Ele nada me negou, a não ser a senhora, porque é a mulher dele. Como poderia eu, então, cometer algo tão perverso e pecar contra Deus? " Assim, embora ela insistisse com José dia após dia, ele se recusava a deitar-se com ela e evitava ficar perto dela. Um dia ele entrou na casa para fazer suas tarefas, e nenhum dos empregados ali se encontrava. Ela o agarrou pelo manto e voltou a convidá-lo: "Vamos, deite-se comigo! " Mas ele fugiu da casa, deixando o manto na mão dela. - Gênesis 39:1-12
Acredito que com essa história fica bem justo afirmarmos que não é preciso errar para aprender, basta estarmos preparados para identificar o erro antes dele ser cometido. Quando nos dedicamos e estudamos muito para uma prova, não precisamos errar a questão para sabermos identificar quais são as alternativas erradas, nós identificamos a correta justamente por causa do nosso preparo antes da prova ser realizada, até porque uma pessoa que nunca se prepara, por mais que ela erre a primeira vez, se ninguém dar a resposta pra ela, ela poderá errar outra e outra vez. José andava continuamente com Deus, Deus o havia preparado para poder enfrentar essa situação e José venceu a tentação, você também pode vencê-la, quando você sentir que algo não está certo, quando você tiver a certeza, fuja, evite, busque a justiça !
- AS CONSEQUÊNCIAS DOS ERROS -
Porém, mesmo conseguindo identificar alguns erros, ainda cometemos outros e diante dessa situação há uma outra certeza: cada erro tem a sua consequência. O erro da prova nos dá uma nota menor; o erro de mentir uma vez pra uma pessoa nos tira toda a confiança que ela tinha; o erro de treino na academia pode causar uma lesão e com isso vemos que querendo ou não, há sempre uma consequência, seja ela clara ou não. Ah, e mais uma vez antes de dar continuação, se você alguma vez errou mentindo ou algo do tipo e acha que se saiu bem da situação, pois “ninguém descobriu”, na verdade nada aqui é encoberto, Deus sabe de todas as coisas, e há uma outra coisa também, você sabe, então isso vai estar sempre guardado em sua memória e consciência pra ficar te incomodando o tempo que precisar. Pra dar continuação vou destacar o segundo personagem deste texto:
Sansão
Ao contrário de José do Egito, Sansão não fugiu de sua tentação e isso fez com que ele não conseguisse a resistir. Vou colocar o trecho de sua história em que isso acontece:
Depois dessas coisas, ele se apaixonou por uma mulher do vale de Soreque, chamada Dalila. Os líderes dos filisteus foram dizer a ela: "Veja se você consegue induzi-lo a mostrar-lhe o segredo da sua grande força e como poderemos dominá-lo, para que o amarremos e o subjuguemos. Cada um de nós dará a você treze quilos de prata". Disse, pois, Dalila a Sansão: "Conte-me, por favor, de onde vem a sua grande força e como você pode ser amarrado e subjugado". Respondeu-lhe Sansão: "Se alguém me amarrar com sete tiras de couro ainda úmidas, ficarei tão fraco quanto qualquer outro homem". Então os líderes dos filisteus trouxeram a ela sete tiras de couro ainda úmidas, e Dalila o amarrou com elas. Tendo homens escondidos no quarto, ela o chamou: "Sansão, os filisteus o estão atacando! " Mas ele arrebentou as tiras de couro como se fossem um fio de estopa que chega perto do fogo. Assim, não se descobriu de onde vinha a sua força. Disse Dalila a Sansão: "Você me fez de boba; mentiu para mim! Agora conte-me, por favor, como você pode ser amarrado". Ele disse: "Se me amarrarem firmemente com cordas que nunca tenham sido usadas, ficarei tão fraco quanto qualquer outro homem". Dalila o amarrou com cordas novas. Depois, tendo homens escondidos no quarto, ela o chamou: "Sansão, os filisteus o estão atacando! " Mas ele arrebentou as cordas de seus braços como se fossem uma linha. Disse Dalila a Sansão: "Até agora você me fez de boba e mentiu para mim. Diga-me como pode ser amarrado". Ele respondeu: "Se você tecer num pano as sete tranças da minha cabeça e o prender com uma lançadeira, ficarei tão fraco quanto qualquer outro homem". Assim, quando ele dormia, Dalila teceu as sete tranças da sua cabeça num pano e o prendeu com a lançadeira. Novamente ela o chamou: "Sansão, os filisteus estão vindo sobre você! " Ele despertou do sono e arrancou a lançadeira e o tear, junto com os fios do tear. Então ela lhe disse: "Como você pode dizer que me ama, se não confia em mim? Esta é a terceira vez que você me fez de boba e não contou o segredo da sua grande força". Importunando-o o tempo todo, ela o esgotava dia após dia, ficando ele a ponto de morrer. Por isso ele lhe contou o segredo: "Jamais se passou navalha em minha cabeça", disse ele, "pois sou nazireu, desde o ventre materno. Se fosse rapado o cabelo da minha cabeça, a minha força se afastaria de mim, e eu ficaria tão fraco quanto qualquer outro homem". Quando Dalila viu que Sansão lhe tinha contado todo o segredo, enviou esta mensagem aos líderes dos filisteus: "Subam mais esta vez; pois ele me contou todo o segredo". Os líderes dos filisteus voltaram a ela levando a prata. Fazendo-o dormir no seu colo, ela chamou um homem para cortar as sete tranças do cabelo dele, e assim começou a subjugá-lo. E a sua força o deixou. Então ela chamou: "Sansão, os filisteus o estão atacando! " Ele acordou do sono e pensou: "Sairei como antes e me livrarei". Mas não sabia que o Senhor o tinha deixado. Os filisteus o prenderam, furaram os seus olhos e o levaram para Gaza. Prenderam-no com algemas de bronze, e o puseram a girar um moinho na prisão. - Juízes 16:4-21
Acredito que o pensamento mais comum das pessoas que lêem este trecho da história de Sansão é: “como que ele foi tão lerdo assim?”, mas na realidade é muito simples, isso só aconteceu porque ele estava apaixonado. Um dos erros mais comuns na atualidade é a humanidade acreditar que necessita de paixão pra ser feliz, sendo que na verdade não precisa da paixão, mas sim do amor. Amor e paixão são duas coisas totalmente diferentes, a paixão cega, a paixão dura pouco, a paixão machuca; já o amor cura, o amor suporta, o amor dura. Como antigamente eu já fui essa pessoa, dominado pelas minhas paixões, entendo o que aconteceu com Sansão, mesmo que seja difícil pelo fato da Dalila ter demonstrado 3 vezes que ela não estava do lado dele, mas fazer o que né, confesso que já fui bem lerdo e creio que muitos aqui já foram enganados diversas vezes também. Também há o detalhe de ser alguém em quem ele queria confiar, então acabou dando uma brecha mesmo. Mas vamos ao que interessa; a história de Sansão nos mostra claramente que devemos tomar muito cuidado com quem vamos escolher pra ficar ao nosso lado e outra coisa, que devemos estar sempre evitando de nos entregarmos aos desejos da carne. Está escrito:
Irmãos, vocês foram chamados para a liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à vontade da carne; pelo contrário, sirvam uns aos outros mediante o amor. - Gálatas 5:13
Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti, que os que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus. - Gálatas 5:19-21
Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria. - Colossenses 3:5
Amados, insisto em que, como estrangeiros e peregrinos no mundo, vocês se abstenham dos desejos carnais que guerreiam contra a alma. -   1 Pedro 2:11
Cada um saiba controlar o próprio corpo de maneira santa e honrosa, não com a paixão de desejo desenfreado, como os pagãos que desconhecem a Deus. - 1 Tessalonicenses 4:4,5
Destaquei a perda de força de Sansão como sua consequência principal, mas ela não foi a única e nem mesmo a pior consequência, a pior consequência que ele teve que enfrentar nesse momento foi o afastamento entre ele e Deus. A gente leu ali no verso “Mas não sabia que o Senhor o tinha deixado”, essa pra mim com certeza é a pior de todas, deixar de sentir a presença de Deus. E isso não é algo que aconteceu apenas com Sansão, pode acontecer com qualquer um que rejeita a correção e ignora o ensino, acontece com aqueles que gostam de insistir em seus erros, seus pecados. Está escrito:
Mas as suas maldades separaram vocês do seu Deus; os seus pecados esconderam de vocês o rosto dele, e por isso ele não os ouvirá. - Isaías 59:2
Isso é algo que podemos evitar, devemos nos entregar a Deus dia após dia, pedir a Sua força pra vencermos nossas tentações e Teu perdão por todos nossos erros, e jamais, jamais confiarmos em nossas forças ou acharmos que são as nossas obras ou obediência que nos salvam, aliás, se fôssemos salvos pelas obras, não teria a necessidade de Cristo ter sido crucificado, por mim, por você, e por toda a humanidade. Ele veio e foi crucificado justamente por isso, por estarmos todos condenados pela lei. Mas como eu não vim ficar falando da lei, vamos seguir ao próximo personagem:
Salomão
Confesso para todos vocês que os dois livros de Salomão(Provérbios e Eclesiastes) são uns dos meus preferidos, por causa da quantidade de ensino e sabedoria que há nesses dois livros(não dizendo que há somente nestes). E é isso que deixa mais curioso ainda o fato de Salomão, mesmo com tanta sabedoria, ter se entregado aos erros. Salomão recebeu de Deus tanto discernimento que o Senhor disse pra ele que nunca houve e nem nunca haverá alguém tão sábio como ele e ainda assim ele escreveu:
Pensei comigo mesmo: Vamos. Vou experimentar a alegria. Descubra as coisas boas da vida! Mas isso também se revelou inútil. Concluí que o rir é loucura, e a alegria de nada vale. Decidi-me entregar ao vinho e à extravagância; mantendo, porém, a mente orientada pela sabedoria. Eu queria saber o que valesse a pena, debaixo do céu, nos poucos dias da vida humana. Lancei-me a grandes projetos: construí casas e plantei vinhas para mim. Fiz jardins e pomares, e neles plantei todo tipo de árvore frutífera. Construí também reservatórios para regar os meus bosques verdejantes. Comprei escravos e escravas e tive escravos que nasceram em minha casa. Além disso tive também mais bois e ovelhas do que todos os que viveram antes de mim em Jerusalém. Ajuntei para mim prata e ouro, tesouros de reis e de províncias. Servi-me de cantores e cantoras, e também de um harém, as delícias do homem. Tornei-me mais famoso e poderoso do que todos os que viveram em Jerusalém antes de mim, conservando comigo a minha sabedoria. Não me neguei nada que os meus olhos desejaram; não me recusei a dar prazer algum ao meu coração. Na verdade, eu me alegrei em todo o meu trabalho; essa foi a recompensa de todo o meu esforço. Contudo, quando avaliei tudo o que as minhas mãos haviam feito e o trabalho que eu tanto me esforçara para realizar, percebi que tudo foi inútil, foi correr atrás do vento; não há qualquer proveito no que se faz debaixo do sol. - Eclesiastes 2:1-11
Salomão foi um homem que mesmo sabendo que tudo era errado, resolveu arriscar, ver pra ter certeza, ele ignorou toda a sabedoria que Deus havia lhe dado e quis preencher sua ambição e seu vazio interior com coisas e pessoas, e sua resposta foi: “foi como correr atrás do vento”. Muitos arriscam dizer que Salomão se perdeu, mas eu acredito que ele se arrependeu de tudo isso que ele viveu, até porque ele escreveu no final de Eclesiastes:
Agora que já se ouviu tudo, aqui está a conclusão: Tema a Deus e guarde os seus mandamentos, pois isso é o essencial para o homem. - Eclesiastes 12:13
Então vimos o exemplo de José do Egito, que mostrou que não precisamos errar para aprender; de Sansão, que por trás de todo erro há uma consequência e depois de Salomão, que mesmo sabendo que algumas coisas são erradas, acabamos errando. Pra finalizar o texto, vamos à ele, o qual não poderia deixar de participar disso tudo:
Davi
Acredito que a história de Davi é uma das mais conhecidas pelos irmãos, pelo fato de ele ter cometido erros muito graves enquanto era rei. Houve uma época em que todos os reis estavam guerreando, mas Davi resolveu “ficar de boa” em Jerusalém e mandou seus homens guerrearem sem ele. Diante dessa situação, Davi acabou vendo a mulher de seu soldado tomando banho e ao invés de correr da cena, Davi ficou cobiçando e como resultado mandou chamá-la, mesmo sabendo que era mulher de outro homem. Davi teve relações com ela, a engravidou e depois tentou fazer com que Urias(marido dela) tivesse relações com ela também, para poder dizer que o filho era de Urias. Mas como Urias era fiel ao exército, não achou correto ficar com sua mulher enquanto seus companheiros estavam lutando e morrendo e nisso Davi teve que bolar outro plano. Davi mandou Urias de volta ao exército com uma carta para Joabe, a qual mandava Urias ficar na linha de frente, e como consequência disso, dessa iniquidade de Davi, morreu Urias e vários oficiais do exército junto com ele. Porém, mesmo tendo bolado tantos planos pra esconder sua iniquidade, Davi foi repreendido pelo profeta Natã, o qual narrou uma parábola bem parecida com a sua história e de Urias. E ouvindo a história Davi exclamou o que deveria acontecer com o homem(o qual era ele):
Então, Davi encheu-se de ira contra o homem e disse a Natã: "Juro pelo nome do Senhor que o homem que fez isso merece a morte! - 2 Samuel 12:5
- APRENDA COM OS SEUS ERROS -
E no mesmo instante que Davi disse isso, Natã o repreendeu e disse que esse homem era ele, disse também a Davi que a espada nunca se afastaria de sua família. Mas no mesmo instante em que essa repreensão acontecia, Davi fez algo diferente dos outros reis, que provavelmente iriam se irar contra o profeta e mandar matá-lo; Davi se arrependeu e reconheceu que tinha pecado contra o Senhor; e foi perdoado!
Mas, como dissemos antes, sempre há consequências depois dos erros, e uma das consequências para o insulto de Davi para com Deus foi que seu filho com Bate-Seba moresse. Então Davi implorou a Deus, jejuou e mesmo assim nada mudou. Mas Davi não se irou, ele sabia o que ele havia feito e teve mais um filho com Bate-Seba: Salomão. Davi não só teve seu filho morto como também sofreu muito por conta de seus erros, vemos isso em diversos Salmos em que ele pede pela misericórdia de Deus, mas o que fez Davi ser o “homem segundo o coração de Deus” é que ele reconhecia que precisava do Senhor todo o tempo, principalmente quando errava, ele reconhecia que era pecador e que sem a justiça e a misericórdia de Deus ele jamais seria salvo.
- TEUS ERROS PODEM SER PERDOADOS -
Concluímos então que estaremos sempre cometendo muitos erros nessa vida, mas ao mesmo tempo que podemos evitar que muitos erros sejam cometidos. Diante disso, o que fazermos quando errarmos? Pedirmos pela misericórdia de Deus.
Deus conhece o nosso coração, sabe de todas as nossas intenções, nossas lutas, nossas fraquezas e com isso Ele está sempre pronto para nos perdoar, contanto que estejamos arrependidos e determinados a não ficar insistindo mais nesse mesmo erro, aprender com a última vez.
Davi tinha acabado de cometer adultério, assassinato de vários homens e jurou pelo nome do Senhor que o homem(o qual era ele mesmo) merecia a morte, e mesmo diante disso tudo, com seu coração arrependido, Deus o perdoou. Qual a conclusão que tiramos disso? Que jamais poderemos de fato compreender o tamanho da misericórdia de Deus e muito menos devemos tentar medir a misericórdia dEle para com outros. Deus te ama, Deus quer te perdoar, mas você precisa demonstrar isso pra Ele, com um coração sincero e quebrantado. Está escrito:
Tu és bondoso e perdoador, Senhor, rico em graça para com todos os que te invocam. - Salmos 86:5
Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça. - 1 João 1:9
"Não julguem e vocês não serão julgados. Não condenem e não serão condenados. Perdoem e serão perdoados. - Lucas 6:37
"Sou eu, eu mesmo, aquele que apaga suas transgressões, por amor de mim, e que não se lembra mais de seus pecados. - Isaías 43:25
Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados. - Colossenses 1:13-14
Que o ímpio abandone o seu caminho; e o homem mau, os seus pensamentos. Volte-se ele para o Senhor, que terá misericórdia dele; volte-se para o nosso Deus, pois ele dá de bom grado o seu perdão. - Isaías 55:7
Se você conseguiu chegar até aqui eu fico muito feliz, porque sei que dessa vez acabei escrevendo bastante hahah agradeço a todos os irmãos que têm lido e acompanhado e principalmente por terem paciência pela demora de um texto para o outro.Espero que esse texto possa te ajudar com seus erros, te confortar aosaber que Jesus está do seu lado te ajudando a evitá-los e te perdoando com os quais você não conseguiu escapar. E se você que está aqui lendo ainda não conheceu Jesus, saiba que todos os erros que você vem cometendo podem ser perdoados nesse instante! Peça a Jesus que te ajude a abandoná-los, mostre-se arrependido, clame por Ele e eu tenho certeza que Ele poderá te dar a força que você precisa, poderá te dar a vitória que você sempre quis em sua vida! Com paz, amor e esperança.
Que toda a glória seja sempre do nosso Senhor, amém!
Alan Coura
11/10/2020
0 notes
jesus-evidences · 4 years
Photo
Tumblr media
Death
Há dois meses atrás, quando eu escrevi meu último texto aqui na página, não sei se alguns de vocês se lembram, mas eu pedi a vocês que orassem pelo meu irmão Brendon, pois ele estava enfrentando uma enfermidade. E ontem, dia 12/09, ele infelizmente faleceu.
Eu me lembro que como eu havia sido curado e também acreditava em todas as curas dos evangelhos, eu orava por ele com toda a certeza de que, se fosse pra ele ser curado, isso iria acontecer, já que não há nada difícil para Deus. Porém, todos temos um determinado tempo por aqui e eu tenho certeza que hoje ele está com o nosso Senhor.
Para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito debaixo do céu: - Eclesiastes 3:1
Às vezes, pela leitura de todos esses textos e por verem toda a esperança e perseverança que eu tenho geradas pela minha fé, alguns de vocês acreditam que eu sou uma pessoa muito forte, mas estão totalmente enganados. Inclusive, eu fiquei todo esse tempo sem escrever por causa dos meus momentos de fraqueza, de não conseguir compartilhar tudo aquilo que estava acontecendo comigo. Diversas vezes eu pensava no meu irmão Brendon, em como eu queria que ele estivesse com a minha saúde pra conseguir fazer todas as coisas que ele planejava, pra ele conseguir compartilhar momentos de alegria com as pessoas que ele amava... Eu me lembro que quando eu comecei a frequentar a minha igreja atual, ele sempre vinha me cumprimentar e mal sabe ele a diferença que isso fazia pra mim. Também me lembro de quando eu fui me batizar e ele estava lá, me acompanhando nessa nova jornada com o nosso Senhor!
Querem saber o que é mais curioso de tudo isso? Que a gente nunca teve uma conversa longa, ou conversamos pela internet, eu apenas construí esse carinho muito grande pelo meu irmão através das ações dele quando estava comigo na igreja; ou no retiro quando jogamos futebol e depois demos risada; ou quando ele foi na academia uma vez e eu até pensei que talvez podia ajudar ele a atingir os objetivos dele... Agradeço a Deus por hoje pertencer a essa família maravilhosa a qual Ele me deu.
Mas a vida nem sempre acontece como a gente planeja, somos surpreendidos por diversos tipos de acontecimentos durante o nosso período de tempo aqui na terra. Sempre que eu estou forte, determinado, animado e esperançoso, eu penso comigo: “se eu manter essa maneira de viver todos os dias, vai dar tudo certo”. Mas não há como estarmos sempre no controle de tudo, não controlamos nossas enfermidades, muitas vezes não controlamos nem mesmo os nossos sentimentos, como por exemplo quando já acordamos tristes ou nervosos, sem nenhuma razão, já acordamos assim por uma noite mal dormida, ou um sonho diferente... E como conclusão, temos a certeza de que, se não conseguimos controlar nada disso, com certeza o que menos conseguiríamos evitar é a nossa morte, o que na verdade é a maior certeza de que todos temos aqui.
visto que ninguém conhece o futuro. Quem lhe poderá dizer o que vai acontecer? - Eclesiastes 8:7
Confesso pra todos vocês que hoje mesmo eu estava muito desanimado, me sentindo cansado de estar vivenciando sempre as mesmas coisas, de não conseguir fazer o que eu preciso e me sentindo egoísta por mesmo tendo tanta coisa e tanta oportunidade, não conseguir realizá-las. E agora, diante dessa realidade acontecida, me vejo mais uma vez com a obrigação de fazer tudo o que eu puder por aqui enquanto eu tenho tempo, de não ser insensato o suficiente e achar que tenho a certeza de estar aqui por muito tempo ainda. Sinto que devo fazer o que eu posso enquanto eu posso, é isso que o Senhor quer que eu faça, que eu viva pra Ele, que eu faça a vontade dEle, sendo motivado e motivando todos os que eu puder também, seja na igreja, na faculdade e em todos os lugares que eu puder.
O que as suas mãos tiverem que fazer, que o façam com toda a sua força, pois na sepultura, para onde você vai, não há atividade nem planejamento, não há conhecimento nem sabedoria. - Eclesiastes 9:10
Descobri que não há nada melhor para o homem do que ser feliz e praticar o bem enquanto vive. Descobri também que poder comer, beber e ser recompensado pelo seu trabalho, é um presente de Deus. - Eclesiastes 3:12,13
Devido a todas as nossas ansiedades e preocupações, nos sentimos diversas vezes desanimados, mas isto nada mais é do que o maior desejo do inimigo, nos desencorajar a viver para o nosso Senhor com alegria! Eu sempre fui muito ansioso com tudo, queria adivinhar o quê as pessoas falariam, fariam e quando eu via que as coisas não aconteciam da maneira que eu queria, eu me desesperava. Depois que o Senhor me deu uma nova chance, Ele me ajudou muito, me ensinou a confiar nEle e crer que Ele me daria o que eu precisasse, mas como sou falho, ainda assim às vezes eu fico ansioso por uma coisa ou outra, me preocupo em quanto tempo ainda vou viver, como eu vou estar daqui alguns anos, o quê eu vou ter, mas querendo ou não tudo isso nada mais é do que uma grande insensatez! Então só pra deixar bem lembrado, vamos nos esforçar pra que isso não aconteça, viva o hoje, esqueça o amanhã. Sei que há muitos aqui que ainda estão novos, outros adultos, mas todos com tanta oportunidade pra agarrar, tanta coisa ainda para se realizar, não vamos deixar que o inimigo nos desanime! Pense nas pessoas que queriam hoje ter essa mesma oportunidade que você está tendo e faça isso pensando nelas, e não somente nelas, principalmente em nosso Senhor, o responsável por TODAS as nossas oportunidades, Aquele que nos ama com um amor INCOMPARÁVEL, um amor que jamais vamos compreender por completo. A vida nada mais é do que um sopro, sempre que me lembro do meu aniversário de 19, 11 anos, vejo como a vida passa rápido.
Alegre-se, jovem, na sua mocidade! Seja feliz o seu coração nos dias da sua juventude! Siga por onde seu coração mandar, até onde a sua vista alcançar; mas saiba que por todas essas coisas Deus o trará a julgamento. Afaste do coração a ansiedade e acabe com o sofrimento do seu corpo, pois a juventude e o vigor são passageiros. - Eclesiastes 11:9,10
Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal". - Mateus 6:34
Eu sei que é difícil, inclusive nosso Senhor jamais nos disse que as coisas seriam fáceis, muito pelo contrário, o que mais vemos nas palavras dEle são alertas, avisos de que temos que nos manter firmes, crermos que Ele nos dará força diariamente para enfrentarmos nossas limitações, nossas preocupações e acontecimentos que surgem durante nossa vida. Uma coisa que eu pensava quando orava pelo meu irmão Brendon era: se ele fosse curado, seria uma vitória por aqui, e se não, outra vitória, já que eu tinha total certeza de que ele estaria indo ao encontro do nosso Senhor. Tive a felicidade de estar presente no batismo dele e ver que ele havia feito a sua melhor escolha, pouco tempo antes de tudo isso acontecer. A morte é algo terrível para a maioria das pessoas, eu digo em relação ao medo que ela nos passa, muitos tem medo de morrer nos dias de hoje, e por que? Por estarem depositando toda a sua esperança nessa vida terrena, depositando sua esperança no acaso, nos objetos e nas pessoas, mas tudo por aqui é passageiro, e na realidade, apenas aqueles que creem em Jesus e em seu sacrifício que de fato conseguem entender que na verdade nada mais somos do que peregrinos por aqui. Eu sou um peregrino, meu irmão Brendon foi um peregrino e sei que muitos de vocês também são, então vamos manter essa realidade em nossas mentes e apenas esperarmos a nossa vez chegar. Jesus, o nosso Salvador, foi crucificado ao lado de um homem o qual em seu último momento de vida, clamou dizendo:
Então ele disse: "Jesus, lembra-te de mim quando entrares no teu Reino". Jesus lhe respondeu: "Eu lhe garanto: Hoje você estará comigo no paraíso". - Lucas 23:42,43
Esse homem não só se arrependeu em seu último momento de vida, ele reconheceu que Jesus era Deus, era o Único que poderia resgatá-lo de tudo aquilo que ele havia vivido. Tenho a certeza de que quase todos vocês que estão hoje lendo esse texto já tiveram seu encontro com Jesus, mas se você que está aqui ainda não teve, saiba que você pode fazer isso agora mesmo! Clame, se entregue a Ele e tenho a total certeza de que Ele te ouvirá. Ele foi crucificado para salvar a TODOS! Acredite no poder o Espírito Santo e Ele te dará vitória contra tudo aquilo que tem te assombrado, te impedido de chegar até Deus.
Não há diferença entre judeus e gentios, pois o mesmo Senhor é Senhor de todos e abençoa ricamente todos os que o invocam, porque "todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo". - Romanos 10:12,13
Agradeço a todos vocês pela leitura, saibam que se precisarem podem me chamar na dm da página e peço a todos que orem por mim. Que a paz do nosso Senhor Jesus esteja com todos vocês, amém!
Alan Coura
13/09/2020
1 note · View note
jesus-evidences · 4 years
Photo
Tumblr media
He healed me !
Vou tentar ser o mais sincero possível com todos vocês, eu confesso que nem sei por onde começar esse texto, mas vamos lá. Quase todas as pessoas que me conhecem pessoalmente sabem que eu sempre fui um cara disciplinado em relação as coisas de academia, treinos e dieta. Você deve estar se perguntando agora: “ele disse que foi curado e está falando de academia?”. Calma, você precisa conhecer a história toda.
Eu comecei a treinar com meus 16 anos de idade, eu tinha mais ou menos uns 47kg e 1,75m. Naquela época, eu acreditava que meus problemas poderiam ser resolvidos desde que eu conseguisse alcançar o corpo que eu queria, pois com isso eu poderia encontrar a pessoa que eu queria com mais facilidade. Sim, eu vivia nas águas mais profundas da insensatez. Mas enfim, eu fui treinando e treinando e eu também gostava disso, a academia pra mim não era um fardo, era algo que me ajudava, um lugar onde eu tinha um certo alívio, eu ficava menos estressado e que me ajudava a gastar as energias de sobra que eu tenho graças à minha hiperatividade.
Mais ou menos 3 anos mais tarde, quando eu estava com os meus 19 anos, eu estava com 65kg e já havia começado a gostar da imagem que eu tinha, as pessoas me elogiavam pelo o que eu já havia conquistado ( sim, eu sei que com 65kg eu ainda estava magro ) e eu fortaleci ainda mais essa ideia de que eu precisava ganhar mais e mais. Entretanto, nessa época eu ainda estava vivendo todas as minhas paixões e sofrendo muito nesse mundo, eu saía pra beber, ia nas baladas e meu peso não aumentava com facilidade, já que nos finais de semana eu perdia todo o trabalho e esforço que eu tinha durante ela toda, muito pelo contrário, às vezes ele descia.
Mais 2 anos se passaram, cheguei nos meus 21, fiz dois amigos e resolvemos treinar de verdade. Eu fiquei tão focado nessa época, eu queria tanto chegar no corpo que desejava que eu deixei de sair por 3 meses. Não foram 3 meses normais, foram 3 meses sem erros, eu não quebrava a dieta, eu não ia dormir tarde( tirando as noites de insônia causadas pela ansiedade de querer dormir logo pra não catabolisar ),  eu não acordava tarde (porque eu tinha que comer na hora certa pra não catabolisar também) e enfim, eu cheguei aos 78kg e muitos me diziam que queriam chegar onde eu estava e eu me orgulhava disso. Mas isso me custou dores nas articulações dos dois cotovelos devido à carga exagerada que eu usava em alguns exercícios e essa glória não durou muito, pois logo após obter tudo isso, eu viajei, saí para os rolês daquela vida e enfim, perdi uns bons kgs novamente buscando algo que eu nunca iria encontrar.
Então chegou 2014, 2014 foi o ano que eu fiquei mais tempo afastado da academia, eu fiquei mais ou menos de 3 - 5 meses sem treinar, não lembro o tempo exato, até que voltei a treinar e isso se manteve até 2015, porém era sempre do mesmo jeito de sempre, crescendo e evoluindo nas semanas que conseguia ficar final de semana dentro de casa e travando nos finais de semana que eu saía. Mas, depois de tanto tempo, meu corpo me mostrou uma coisa, que ele tem um limite, né? Eu achava que as lesões jamais chegariam até mim, contanto que eu fizesse o exercício da maneira certa, mas há também uma carga correta, eu já havia lesionado meus cotovelos, mas eu achava que tinha sido devido à um exercício diferente dos padrões o qual eu tinha começado a fazer.
Enfim chegamos onde eu queria chegar, na lesão dos meus joelhos. Em 2015, mesmo com as dores dos cotovelos, eu consegui chegar em um corpo o qual eu me orgulhava muito, até que em um treino de perna, por pura vaidade, eu resolvi tentar fazer um drop set de agachamento com mais intensidade e foi esse o momento em que tudo começaram as fortes dores nos joelhos.
A partir daí eu estava sempre tentando treinar perna como antes e nunca conseguia, isso me incomodava muito, já que eu jamais conseguiria crescer mais dessa maneira e a partir daí eu comecei a me sentir muito triste a cada treino de perna que eu tentava fazer. Eu assistia jovens, adultos, até mesmo senhores e senhoras treinando perna, todos com joelhos melhores que os meus e eu me entristecia cada vez mais por ter que vivenciar tudo isso. Porém, ao mesmo tempo que eu ficava triste com isso, eu pensava comigo: “há pessoas que nem conseguem fazer o que você faz hoje, há pessoas que não conseguem andar, que não tem o que você tem, então não reclame”. Mesmo vivendo na insensatez, pelo menos eu reconhecia que Deus era bom comigo em muitas coisas.
E desde então foi assim que eu fui vivendo, a cada ano que se passava, maiores eram as dores nos meus joelhos, eu sempre tentava treinar, tinha um progresso e depois eles doíam tanto que eu tinha que parar, e isso nunca mudava. Eu já não era o mesmo na academia, eu estava sempre muito triste por dentro, podia não parecer as vezes, mas eu não conseguia ver uma melhora, na minha cabeça eu achava que eu precisava de uma cirurgia. Mas em 2018 foi quando eu larguei da faculdade e alguns meses depois entrei em depressão, eu não conseguia ver como sair disso tudo que eu vivia, até que pra glória do nosso Senhor Jesus, Ele me resgatou e me deu uma nova chance!
Em agosto de 2018 foi quando eu comecei a ler a minha bíblia e em novembro me batizei, mas em todos esses meses lendo a bíblia, com a leitura de Eclesiastes e outros eu vi que tudo o que eu estava vivendo era nada mais do que correr atrás do vento, e onde a minha vaidade tinha me levado. E teve um versículo que ficou sempre guardado na minha memória:
“O exercício físico é de pouco proveito; a piedade, porém, para tudo é proveitosa, porque tem promessa da vida presente e da futura.” - 1 Timóteo 4:8
Como que pode, né? Durante 10 anos inteiros da minha vida eu achando que o exercício físico poderia resolver todos meus problemas! Mas Jesus me mostrou que a aparência não é tudo e que também não traz o resultado esperado, que aquele que confia no teu próprio corpo sempre falha. Eu me preocupava com as minhas refeições, todas com horários marcados, mas está escrito:
“Como crianças recém-nascidas, desejem de coração o leite espiritual puro, para que por meio dele cresçam para a salvação, agora que provaram que o Senhor é bom.” - 1 Pedro 2:2,3
Era de outro alimento que eu precisava, eu precisava do leite espiritual puro, eu precisava da Palavra de Deus na minha vida!
Então 2019 foi um ano totalmente diferente pra mim, eu vivi coisas que jamais viveria sem o Senhor, Ele me guiou por um caminho diferente mesmo eu tendo falhado tanto, a misericórdia de Deus é tremenda! Se você for tentar compreender a grandeza do amor e da misericórdia de Deus, jamais conseguirá.
Mas vamos lá, não posso fugir do objetivo principal desse texto, a cura. Eu vou ser bem sincero com todos vocês e digo a todos que não me lembro exatamente quando que comecei a orar pelos meus joelhos, eu só sei que sempre, desde quando eu comecei a orar e me sentia incomodado por tê-los assim, eu orava ao Senhor para que se fosse da vontade dEle, eles fossem curados. No final de 2019 foi quando eu fui ao ortopedista ver o que eu realmente tinha, sim, eu demorei 4 anos pra ir ao ortopedista ver o que eu tinha, e ele confirmou que eu tinha sinovite nos dois joelhos, mas que eu devia confirmar depois de um exame. Fiz os exames e após a confirmação deles, o ortopedista me disse que eu deveria começar com caminhadas e depois ir elevando a velocidade e que com corridas, dentro de 3-6 meses eu estaria bom, que não era caso cirúrgico, mas ele estava enganado.
Eu fiz caminhadas, mantive as corridas e também fazia treinos específicos de fisioterapia enquanto treinava perna na academia, mas mesmo assim meus joelhos não paravam de doer. Eu até mesmo falava com os irmãos da igreja na academia, eu dizia: “eu não consigo ver meus joelhos sendo curados através de corrida, eu preciso mesmo é da cura divina.” E era dela mesmo que eu precisava.
Eu tenho o costume de sempre fazer uma oração antes de dormir, inclusive peço a todos que orem por mim para que eu tenha vitória nisso, em orar mais tempo, eu consigo orar algumas vezes no dia, mas nunca consegui ter uma oração muito longa, mas Deus conhece meu coração e eu sei que Ele está me ouvindo. Enfim, algumas vezes eu me deitava antes de ir orar, e deitado eu me lembrava que tinha que orar, a carne lutava contra e eu pensava: “não, Alan, você tem que orar e agradecer!”. Então eu me ajoelhava e orava, e sempre que eu pensava se devia ou não me colocar de joelhos, eu pensava comigo: “enquanto você puder se ajoelhar pra fazer sua oração, ajoelhe-se, não vai ser o se ajoelhar que vai deixar de fazer com que os seus joelhos melhorem, até porque a cura vem do Senhor, o seu respirar vem do Senhor, seu viver, como você poderia achar que deixar de se ajoelhar vai ter algum proveito?”. E eu dizia a Deus diversas vezes o quanto eu queria que meus joelhos fossem curados, desde que essa fosse a vontade dEle, e que eu precisava dEle durante todo esse processo de fisioterapia e corrida. Foram tantas e tantas vezes que eu orei antes de treinar perna, pedindo a Deus que não me deixasse ser levado pela vaidade novamente, pedindo que Ele me ajudasse a me controlar na corrida e não forçar demais, eu dizia a Ele que eu sabia que Ele podia curar meus joelhos quando Ele quisesse, eu reconhecia o poder de Deus, mas eu não sabia se era isso que Ele queria pra mim. E uma última coisa sobre este parágrafo, eu sei que alguns de vocês podem não conseguir se ajoelhar para orar, não tem problema, Deus se agrada da sua atitude em orar, de você clamar por Ele, Deus sabe os seus limites, não se preocupe! É que no caso, eu podia, então eu não via o por quê de não realizar aquilo que Deus me deu forças para fazer.
Então, na semana passada, eu segui algumas pessoas no instagram, eu vinha tendo essa mania de sempre seguir uma galera crente as vezes hahahah e antes de falar sobre isso, gostaria que vocês lessem comigo essa passagem do evangelho de Mateus:
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Entrando Jesus em Cafarnaum, dirigiu-se a ele um centurião, pedindo-lhe ajuda. E disse: "Senhor, meu servo está em casa, paralítico, em terrível sofrimento". Jesus lhe disse: "Eu irei curá-lo". Respondeu o centurião: "Senhor, não mereço receber-te debaixo do meu teto. Mas dize apenas uma palavra, e o meu servo será curado. Pois eu também sou homem sujeito à autoridade, com soldados sob o meu comando. Digo a um: ‘Vá’, e ele vai; e a outro: ‘Venha’, e ele vem. Digo a meu servo: ‘Faça isto’, e ele faz". Ao ouvir isso, Jesus admirou-se e disse aos que o seguiam: "Digo-lhes a verdade: Não encontrei em Israel ninguém com tamanha fé. Eu lhes digo que muitos virão do Oriente e do Ocidente, e se sentarão à mesa com Abraão, Isaque e Jacó no Reino dos céus. Mas os súditos do Reino serão lançados para fora, nas trevas, onde haverá choro e ranger de dentes". Então Jesus disse ao centurião: "Vá! Como você creu, assim lhe acontecerá! " Na mesma hora o seu servo foi curado.
Mateus 8:5-13
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Uma das pessoas as quais eu havia seguido, postou uma série de stories no instagram, fazendo perguntas como:
Você deseja ter um relacionamento íntimo com o Espírito Santo? Você tem tido ansiedade? Tem sentido dores de cabeça? ... e algumas mais.
E tinha também: “Você sente dores nos joelhos e articulações?”, eu marquei essas: relacionamento íntimo com o Espírito Santo e dores nos joelhos. Isso foi na sexta-feira. No sábado, eu fui na academia, fiquei conversando com a minha mãe sobre a grande tribulação, como eu precisava me aprofundar mais nos estudos sobre esse assunto, peguei alguns estudos e quando voltei eu havia recebido dois áudios no instagram dessa pessoa. Ela me disse: “Alan, vou orar por você agora.” Eu estava deitado de bruços na cama, eu abaixei minha cabeça, fechei os meus olhos e comecei a ouvir a oração. Ela começou a orar pelo meu relacionamento com Deus e no segundo áudio ela orou pelos meus joelhos, mas nesse segundo áudio, ela estava orando com tanta fé e autoridade que eu fiquei assustado no momento, ainda mais por ela ter dito: “DECLARO 100% DE CURA SOBRE OS SEUS JOELHOS”. Enquanto eu ouvia isso, eu só pensava: “Meu Senhor, o que está acontecendo? Eu sei que o Senhor pode, será que aconteceu?” Eu não estava conseguindo compreender o que estava acontecendo comigo.
Então eu me sentei aqui na cadeira do computador como sempre e vi que eu não estava sentindo as dores que eu costumava sentir, era mais ou menos 9 horas da noite. E eu disse a vocês que eu tenho feito corridas, né? Essas corridas costumavam ser antes de dormir, eu gostava de correr essa hora para que eu tivesse um pouco mais de facilidade pra dormir devido ao cansaço. Então eu fui e realizei os métodos que eu sempre utilizava, como começar só andando e depois correr bem de levinho, e assim eu fui indo e nada de dor. Até que eu cheguei e disse: “Senhor, eu preciso dar o meu passo de fé agora pra ter certeza, né?” E fui aumentando a velocidade, até que eu cheguei em um momento em que eu estava correndo quase a toda minha velocidade, e nada de dor! Eu então encerrei a corrida pelo meu cansaço e não pela dor, entrei em casa e fiquei andando para os lados olhando para o chão tentando compreender o que estava acontecendo. Minha avó preocupada ficou me perguntando o que havia acontecido e eu mostrei pra ela que eu estava agachando como se não houvesse nada com meus joelhos, disse que Deus podia ter me curado.
Mas eu ainda não tinha a total certeza, eu estava com medo de afirmar uma coisa e depois não ser, eu já havia corrido  algumas vezes sem dor, então pensei comigo: “Calma, Alan, amanhã é o treino de perna.” Então no domingo eu cheguei em casa, coloquei o peso pra fazer a extensora e fiz 45 vezes sem nenhuma dor. Mas como estava leve eu fui para um exercício que era completamente difícil pra mim realizar sem dor, mesmo com uma carga baixa como 100-120kg ( LEG PRESS ). Coloquei então 120kg no leg e fiz 15 repetições, nada. Coloquei 140kg e fiz mais 10 repetições, nada. Chamei o meu padrasto, coloquei 160kg e fiz, nada de dor. Então perguntei pra ele: “você está vendo?.” E falei pra ele colocar comigo mais 20kg, e fiz 6 repetições com 180kg e repeti: “você está vendo o que está acontecendo?” Ele respondeu: “Você não está sentindo dores, dê glória a Deus por isso.” Então eu fui até a sala e mostrei pra minha família como eu estava, agachando como se eu fosse criança, com joelhos novos! Ainda insatisfeito eu disse a eles, agora vamos para o exercício que eu fiquei todo esse tempo sem fazer porque era um dos únicos o qual eu não conseguia suportar a dor, o agachamento. Eu havia agachado na frente da minha avó e deles sem peso, mas agora eu testei com carga, e coloquei 20kg de cada lado, alguns aqui sabem que isso não é muita coisa, mas eu não estava conseguindo fazer nem sem peso mais! E eu agachei, olhei para o meu padrasto e perguntei: “alguém com sinovite consegue fazer isso?”. E depois disso comecei a saltar, eu literalmente parecia uma criança com joelhos novos hahahah
Na segunda-feira ainda tive mais uma surpresa, como a pergunta era se seu sentia dores nas articulações, Deus curou até mesmo meus cotovelos, sem eu pedir por eles, treinei tríceps e não senti as dores que eu sentia até semana passada! Deus faz MUITO MAIS do que a gente espera!
Meus irmãos, eu tenho orado tanto para que Deus me ajudasse a buscá-lo cada vez mais, e hoje estou vendo Ele me dando essa oportunidade, eu tenho lido como antigamente, eu tenho feito cópia de versículos e louvando a Deus continuamente, inclusive quero agradecer a todos vocês que oraram comigo e por mim nessa quarentena, no começo dela eu estava muito fraco por estar longe de todos os meus irmãos e não poder ir a igreja. As nossas orações chegam até Ele, jamais duvide disso!
Leiam este versículo comigo:
"Eu sou o Senhor, o Deus de toda a humanidade. Há alguma coisa difícil demais para mim? - Jeremias 32:27
Vou ser bem sincero com vocês, eu não sei se vocês serão curados de suas enfermidades ou quando serão curados, eu não sou o Senhor e inclusive sou ninguém pra dizer isso, apenas mais um pecador em busca da misericórdia de Deus, mas eu te digo uma coisa com toda certeza: se isso estiver de acordo com a vontade dEle, Ele fará! Deus faz! Não só faz, como faz melhor, faz mais do que esperamos! Leia comigo novamente:
Esta é a confiança que temos ao nos aproximarmos de Deus: se pedirmos alguma coisa de acordo com a sua vontade, ele nos ouve. - 1 João 5:14
Acredito que de toda essa minha insensatez naqueles 10 anos, há algo do qual podemos tirar proveito, eu nunca desisti, eu sempre continuei treinando e treinando, eu tinha um propósito por trás daquilo tudo e era isso o que me motivava a continuar, mesmo sendo o propósito errado. Peça a Deus que te dê um propósito, que Ele te revele o propósito dEle pra sua vida, porque os planos dEle são caminhos de paz! Você pode ter que passar pelo deserto, você vai ter tribulação, você vai ser tentado pelo inimigo, você pode acabar tropeçando algumas vezes, mas há do seu lado Alguém que está torcendo por você durante toda essa caminhada, te dando forças e o qual é Misericordioso para te perdoar. Está escrito:
Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Se, porém, alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo. - 1 João 2:1
Jamais desista dos planos de Deus para a sua vida. E se você ainda não conheceu Jesus e leu esse texto, saiba que você pode conhecê-lo começando agora mesmo com um ato de fé onde quer que você esteja, contanto que você esteja disposto a deixar o pecado pra trás, se arrepender e deixar Jesus transformar a sua vida, e se você acha que não está, e mesmo assim quer conhecê-lo, ore pedindo para que Ele te dê forças pra isso, Deus não deixará de ouvir seu sincero clamor por Seu amor, até porque você jamais conseguirá ter vitória contra o pecado sem o auxílo do Espírito Santo, é Ele quem te dará a vitória! E aos que têm a certeza de que já o conheceram, eu digo a vocês, Deus já realizou o maior milagre que você poderia receber em sua vida, a sua salvação! Não corra apenas atrás de milagres, mas vá em busca do nosso Senhor e Ele realizará aquilo que tem preparado pra você.
Espero que esse testemunho chegue aos olhos de quem precisa lê-lo, e se você acabou de ler, ore para que isso aconteça, também peço a oração de todos vocês pelo meu irmão Brendon, ele está passando por uma enfermidade e sei que a oração de vocês chegará até o nosso Senhor Jesus. Há pessoas por todo o nosso país e pelo mundo precisando de perseverança neste exato momento. Que toda a glória seja do nosso Senhor Jesus, amém!
Alan Coura
07/07/20
0 notes
jesus-evidences · 4 years
Photo
Tumblr media
Evil Days
Primeiramente queria pedir perdão a todos que seguem a página por mais uma vez ter demorado tanto pra estar aqui postando algo novo. Acabei enfrentando algumas coisas novas e nisso falhei aqui com vocês, mas saibam que está tudo bem agora e graças à misericórdia do Senhor Jesus estou aqui novamente.
Eu acredito que nunca mencionei isso aqui com vocês, mas atualmente eu moro com meus avós. Nós morávamos em uma casa muito grande pra nós três e a cada dia que passava eu via como aquilo acabava afetando muito os dois, já que pela idade ficava pra eles cada vez mais difícil subir as escadas durante o dia todo; cada tarefa simples de casa ficava cada vez mais exaustiva pra minha avó e meu avô. Ao mesmo tempo que tudo ia ficando mais difícil para os dois, graças ao envelhecimento e a idade que uma hora ou outra acaba chegando pra todos nós que vamos ficando nesse mundo, muitos problemas foram surgindo, como uma dor no joelho, uma tontura, grande quantidade de remédios, fraquezas e independente disso tudo eu via que eles ainda me motivavam a buscar aquilo que eu queria, eles me ajudam sempre!
Com isso eu parei pra pensar e vi como eu preciso aproveitar o máximo meu tempo de agora, o meu hoje, já que graças ao Senhor eu tenho força e saúde suficiente pra batalhar por todos propósitos de Deus em minha vida. E enquanto eu pensava nisso tudo eu me lembrei de uma passagem famosa dita por Salomão no livro de Eclesiastes:
“Lembre-se do seu Criador nos dias da sua mocidade, antes que venham os dias maus, e cheguem os anos em que você dirá: ‘Não tenho neles prazer.’ “ - Eclesiastes 12:1
É claro que nem todas as pessoas chegam a ficar idosas, mas não é por isso que eu devo deixar de me cuidar e acreditar que isso acontecerá comigo também. Eu me lembro que quando eu era criança eu gostava de acreditar que eu chegaria aos 100 anos de idade, isso pra mim seria uma grande prova de que eu era uma pessoa forte haha! Hoje eu vejo quantos riscos há em chegar a essa idade, quantos problemas a pessoa pode enfrentar e como deve ser difícil estar cada vez mais fraco fisicamente. E parando pra pensar em tudo isso e no versículo anterior que eu compartilhei com vocês, me lembrei de um personagem da Bíblia que acredito que nem todos vocês conheçam: Barzilai.
Barzilai foi narrado poucas vezes na Bíblia, porém teve uma participação muito importante na vida de Davi, já que ele ajudou Davi a escapar da perseguição de Absalão, filho de Davi o qual havia se rebelado. Está escrito:
“Quando Davi chegou a Maanaim, Sobi, filho de Naás, de Rabá dos amonitas, e Maquir, filho de Amiel, de Lo-Debar, e o gileadita Barzilai, de Rogelim, trouxeram a Davi e ao seu exército camas, bacias e utensílios de cerâmica e também trigo, cevada, farinha, grãos torrados, feijão e lentilha, mel e coalhada, ovelhas e queijo de leite de vaca; pois sabiam que o exército estava cansado, com fome e com sede no deserto.” - 2 Samuel 17:27-29
Como podemos ver Barzilai era um homem de muitas posses e que ao saber do que Davi estava passando não teve medo e o ajudou a escapar. Não só ajudou Davi escapar, mas também cuidou de Davi e todos os homens que o acompanhavam, Davi estava com seu exército junto dele. Após os cuidados e resumindo a história, Absalão morre e após isso Davi iria voltar para Jerusalém. Antes que Davi voltasse à Jerusalém, ele se encontra com Barzilai mais uma vez, e ele pediu a Barzilai que fosse com ele para Jerusalém para que assim ele pudesse demonstrar sua gratidão. Porém essa foi a resposta de Barzilai:
Já fiz oitenta anos. Como eu poderia distinguir entre o que é bom e o que é mau? Será que hoje o teu servo ainda pode sentir o gosto daquilo que come e bebe? Posso ainda apreciar a voz de homens e mulheres cantando? Eu seria mais um peso para o rei, meu senhor. Teu servo acompanhará o rei um pouco mais, atravessando o Jordão, mas não há motivo para uma recompensa dessas. Permite que o teu servo volte! E que eu possa morrer na minha própria cidade, perto do túmulo de meu pai e de minha mãe. Mas aqui está o meu servo Quimã. Que ele vá com o meu senhor e rei. Faze por ele o que achares melhor! "   -        2 Samuel 19:35-37
Como podemos ver, Barizilai já havia perdido boa parte de seus prazeres, alguns de seus sentidos e não desejava mais nada a não ser viver em paz até o final de sua vida. Barzilai era um homem idoso de 80 anos que mesmo tendo essa idade, foi usado por Deus para ajudar Davi. E isso me fez pensar como eu deveria aproveitar mais as oportunidades que eu tenho enquanto estou na minha idade, não sou tão novo e nem tão velho, pra falar a verdade diversas vezes fui falar pra minha avó que estava velho e ela só me dizia: “Se você está velho, eu estou o quê? você está novo ainda, tem uma vida inteira pela frente!”.
Aproveite enquanto há tempo! Eu não sei a sua idade, quais são os seus problemas, mas independente de tudo isso digo que peça a Deus que te ajude a alcançar tudo aquilo que Ele tem guardado pra você, que você peça à Ele para que ele te ajude a aproveitar todas as suas oportunidades e que te ajude a enxergar todos os milagres que Ele tem feito em sua vida. Está escrito também:
“Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus.” Efésios 5:15,16
A idade avançada não é uma garantia, muitos partem daqui muito novos, muitos acreditam que podem dizer: “hoje estou cansado, amanhã eu começo, amanhã eu faço...” . Mas não é isso que Jesus nos alertou, muito pelo contrário, se lermos no décimo segundo capítulo do evangelho de Lucas, na parábola do servo vigilante, vemos que devemos estar sempre prontos para a volta do nosso Senhor! Não podemos achar que os dias maus podem vir somente quando estivermos velhos, já que também há uma enorme quantidade de enfermidades que podem nos atingir durante nossa trajetória. Também está escrito:
Ouçam agora, vocês que dizem: "Hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade, passaremos um ano ali, faremos negócios e ganharemos dinheiro". Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa. Ao invés disso, deveriam dizer: "Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo". Agora, porém, vocês se vangloriam das suas pretensões. Toda vanglória como essa é maligna. - Tiago 4:13-16
É aquela famosa frase: “viva a cada dia como se fosse o último”, porém eu acredito que fique melhor assim: “viva para Deus cada dia como se fosse o último”. Acho que há um filme no qual nos ajuda a compreendermos de fato como muitas vezes não enxergamos as bênçãos de Deus em nossas vidas e o nome é: “Milagres do Paraíso”. Espero que esse texto possa ter te ajudado a compreender que Deus pode te fortalecer independente de sua idade ou seus problemas, Moisés era idoso quando foi usado, Abraão, Calebe e muitos outros mais, porém foram homens verdadeiramente usados por Deus e que mostraram que não há limites para o poder de Deus, basta ter fé e viver somente para Ele. Que toda a glória seja dada ao Senhor Jesus, amém!
31/05/2020
Alan Coura
0 notes
jesus-evidences · 4 years
Photo
Tumblr media
Em primeiro lugar, quero pedir desculpa à todos pela demora que eu tive pra postar esse texto, eu sei que nada justifica essa demora, até mesmo se eu estivesse passando por diversas dificuldades, porque acima de tudo eu preciso estar sempre compartihando com vocês aquilo que o Pai vai falando comigo no decorrer dessa jornada a qual todos nós passamos… E sendo bem sincero, o atraso desse texto não foi somente por causa das minhas tribulações, mas também porque eu estava confuso em como eu escreveria tudo o que eu quero compartilhar com vocês e também as bases bíblicas que eu usaria pra explicar melhor tudo o que eu vou falar, mas vamos lá.
No ano passado, principalmente no segundo semestre dele, eu conheci muitas pessoas (a grande maioria pelas redes sociais) e ao mesmo tempo que eu vinha conhecendo todas essas pessoas eu percebi que muitas dessas pessoas também iam ficando para trás, até mesmo aquelas as quais eu tentava manter no meu ciclo de conversas e amizade. Sendo bem sincero com todos vocês, antigamente isso era uma coisa que me chateava muito, eu era daquelas pessoas as quais acreditava que se alguém sai da sua vida é porque ela não quis te manter o suficiente, ou você não quis manter ela, eu descartava todos os acontecimentos e fatos que ocorreram na vida de cada um já que pra mim não havia uma desculpa pra isso. Mas recentemente eu acabei mudando um pouco de opinião…
Nos últimos meses, através do Instagram e Facebook, uma das postagens que eu mais vi aparecer na minha frente estava geralmente escrito algo parecido com: “tal pessoa saiu da minha vida, isso foi um livramento de Deus”. Confesso que isso me incomodava um pouco, porque as pessoas não param pra pensar no impacto dessa frase, ou naquilo a qual ela está acreditando… De início já quero deixar claro que eu acredito sim em livramentos, Deus de fato nos afasta ou pode afastar pessoas, porém devemos ter cuidado com a maneira que enxergamos esses livramentos. Reflita comigo: há dois amigos em uma mesma igreja, eles frequentam a igreja juntos, oram, conversam sobre a palavra, discutem os assuntos mais complexos e cada um tem o seu próprio relacionamento com Deus. Porém, acaba que um deles precisa se mudar, seus pais acharam melhor ou pela direção do Senhor viram que era necessário que eles saíssem daquela cidade. Então um deles se muda e no decorrer do tempo, por causa de suas novas fases da vida e as novas amizades, eles acabam perdendo um pouco de contato um com o outro. Agora eu te pergunto: Os dois estavam buscando a Deus e tinham uma amizade verdadeira, você realmente acha que foi livramento a falta de contato entre eles? Eu não consigo enxergar dessa maneira… Você pode até me dizer: “Ah, Alan, mas as pessoas estão falando de relacionamentos!” , tudo bem, eu compreendo, mas pare pra pensar: E se duas pessoas, atraídas por aparência ou personalidade acharam que poderia dar certo, mas acima deste relacionamento e amizade tem também o seu relacionamento em secreto com Deus? E se elas foram se conhecendo e orando, viram por elas mesmas, ou tiveram uma revelação do Senhor que não ia dar certo? Você realmente acredita que o livramento foi apenas pra uma delas? Eu acredito que se foi livramento pra uma, ao mesmo tempo foi pra outra! Lógico que podem haver lobos entre as ovelhas, mas nem sempre podemos taxar algumas ovelhas como lobos! Eu acredito que se uma pessoa, nesse processo de amizade pra relacionamento não deu certo comigo, ou se Deus me revelou que não era essa a vontade dEle, ao mesmo tempo ela foi um livramento pra mim, eu sei que posso ter sido um livramento pra ela também.
Eu sei que quando paramos pra pensar sobre isso, tudo isso pode ser um pouco complexo, mas é apenas uma reflexão pra pararmos pra pensar e vermos que nem sempre podemos tirar conclusões ruins sobre o nosso próximo, enxergá-lo como um livramento no sentido ruim da coisa, eu quero que você se coloque no lugar dele e veja que você também pode ter sido uma pessoa que não se encaixaria na vida dele. Eu acredito que não importa qual motivo seja, sempre que pessoas vão entrando em nossas vidas, temos que colocá-las em oração, pedirmos a direção de Deus pra vermos se devemos ou não mantê-las em nosso ciclo de amizade, vermos se devemos sentir algo ou não, pedir a Deus que nos direcione até mesmo naquilo que sentimos por essas pessoas para que não tenhamos sofrimento no futuro por confiarmos em nosso enganoso coração.
Porém, eu gostaria de sair um pouco desse sentido da conversa e voltar para o fato de que sempre haverão pessoas entrando e saindo de nossas vidas, às vezes por um determinado tempo ou às vezes até mesmo pro resto delas. E pra iniciar eu gostaria de relembrar Abraão e Ló. No capítulo 13 do livro de Gênesis a bíblia nos diz que os dois estavam com tantos bens, que juntos eles não poderiam mais viver, já que a terra era insuficiente pra eles. E não só isso, os pastores de Abraão estavam brigando com os pastores de Ló! Abraão, com muita sensatez disse a Ló que eles não deveriam brigar,porque eram família, e deu a oportunidade de Ló escolher a terra a qual ele queria e assim eles viveram afastados um do outro por certo tempo. “Tá, Alan, mas o que você quer dizer com isso?”, quero dizer que nem sempre conseguimos manter aqueles que amamos constantemente em nossas vidas, às vezes isso é inevitável. Abraão amava Ló, uma prova disso é quando ele resgatou seu sobrinho durante a guerra dos 9 reis(Gn 14) e também quando intercede pela cidade dele(Gn 18). Por mais que as despedidas sejam difíceis, elas sempre estarão acontecendo diante dos nossos olhos, tanto com familiares, como também com amigos e conhecidos. No terceiro capítulo do livro de Eclesiastes está escrito:
Para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito debaixo do céu: (3:1) tempo de derrubar e tempo de construir, (3:3) tempo de chorar e tempo de rir, tempo de prantear e tempo de dançar, tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntá-las, tempo de abraçar e tempo de se conter, tempo de procurar e tempo de desistir, tempo de guardar e tempo de lançar fora, (3:4-6)
tempo de calar e tempo de falar, (3:7)
Também gostaria de relembrá-los sobre uma passagem do livro de Atos, na qual vemos que Paulo se despedindo dos efésios:
Tendo dito isso, ajoelhou-se com todos eles e orou. Todos choraram muito e, abraçando-o, o beijavam. O que mais os entristeceu foi a declaração de que nunca mais veriam a sua face. Então o acompanharam até o navio. - Atos 20:36-38
Ninguém queria ver Paulo ir embora, mas tanto eles como Paulo sabiam que isso era necessário, Paulo sabia que ele ainda precisava dar seu testemunho em outras cidades.
Acredito que o maior motivo de eu escrever esse texto, não é apenas falar sobre livramentos ou pela entrada e saída de pessoas em nossas vidas, mas te mostrar que mesmo que despedidas aconteçam, você ainda pode viver em paz, tendo uma vida normal com aquelas pessoas que permaneceram, e o mais importante, com Cristo que está do seu lado sempre! Outra coisa que eu acredito que eu queria que vocês enxergassem é que devemos estar sempre examinando as pessoas que entram e as que estão em nossas vidas, para que não nos coloquemos em ciladas as quais pela direção de Deus jamais teríamos entrado, como foi o caso de Sansão com Dalila e de Salomão com suas centenas de mulheres idólatras. Jamais deixe de pedir a Deus que te afaste do caminho tortuoso, que te livre dos desejos enganosos do coração e te ajude a alcançar aquilo que Ele tem preparado para a sua vida. E pra finalizar, em relação a todas as pessoas que saíram ou as quais não tem mais tanta presença em sua vida, ore por elas e pela sua amizade, fique em paz, deixe nas mãos do Pai ! Espero que todos tenham entendido o sentido desse texto, compreendido o objetivo dele, mas se não, quem quiser discutir sobre é só me chamar no direct, estarei por lá. Que a paz do Senhor esteja com todos vocês e que toda a glória seja sempre dEle, Amém!
Alan Coura
0 notes
jesus-evidences · 4 years
Photo
Tumblr media
Comfort
Eu queria compartilhar com vocês como que foi o meu amadurecimento em relação às consolações. O conforto e a consolação sempre foram necessários em minha vida, mas nem sempre tive o conforto e consolação suficiente, por que ?  Se você não se sente confortado, se sente perdido ou até mesmo desesperado em sua situação, peço que tenha calma e leia esse texto para que ele talvez possa confortá-lo.
Eu me lembro que quando eu comecei a ler a bíblia eu queria compreender tudo que estava ali escrito, então eu lia continuamente, orava sempre pedindo o entendimento de muitas coisas e no decorrer do tempo Deus foi me revelando uma grande quantidade delas, foi me dando as respostas que eu precisava e mostrando que estava comigo. Eram dias de leitura e oração, e no tempo livre que eu não estava fazendo um dos dois, eu estava passando o tempo com a minha família falando sobre tudo que eu havia aprendido, raramente eu “jogava meu tempo fora”.
O tempo foi correndo e então me lembro que muitas dificuldades foram surgindo, porém essas dificuldades me aproximaram mais ainda de Deus, porque eu via como eu era necessitado de Deus o tempo todo. Às vezes eu não compreendia como que eu podia ser tão fraco, achava que eu não conseguiria e então tentava sempre conversar com pessoas que poderiam me ajudar e me fortalecer, buscava conselhos e edificação através de suas consolações. No começo até funcionou, mas houveram momentos em que eu percebi que suas consolações não eram suficientes, que não há como alguém ser a minha base, eu precisava de uma direção que viesse do Senhor, eu percebi que há momentos na vida que só Deus vai poder me ajudar e que a consolação das pessoas não é o suficiente para todo e qualquer momento. Haverão momentos em sua vida que você se sentirá necessitado em conversar com alguém, mas não se sente confortável em falar com ninguém, por que ? Porque é pra você falar para Deus ! Haverão madrugadas que todos estarão dormindo, mas você sente uma enorme necessidade de desabafar e talvez até mesmo chorar, o que fazer? Fale para Deus ! É inevitável, nem sempre haverão pessoas a todo instante para te ajudar, e nem sempre vão saber o que está passando pela sua cabeça e como está o seu coração, mas Deus sabe, Ele te criou, Ele estará sempre pronto para te ouvir e sempre entenderá o que você está pensando e sentindo. A consolação humana é limitada, mas não há limites para a consolação divina !
Não quero que ninguém fique confuso com minhas palavras e pense: “então eu não devo conversar com mais ninguém?” ; não é isso que eu estou lhe dizendo, mas estou tentando te mostrar que haverão momentos que talvez ninguém, a não ser Deus, conseguirá te compreender e te ajudar da maneira que você necessite. Deus nos disse em diversas passagens que Ele é o nosso consolador:
“Sim, sou eu quem os consola; por que, então, temem simples mortais, que murcham como o capim e desaparecem?” - Isaías 51:12
“Eu os consolarei em Jerusalém, como a mãe consola seu filho.” - Isaías 66:13
“ Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai das misericórdias e Deus de toda consolação,” - 2 Coríntios 1:3
“Mas Deus, que conforta os desanimados, nos encorajou com a chegada de Tito.” - 2 Corintios 7:6
Deus está nos consolando em todos os nossos momentos de dificuldade, às vezes sem falarmos com ninguém, às vezes usando pessoas para nos confortar, mas jamais pense que você foi abandonado por Ele. Aos que se sentem consolados nesse momento, peço que consolem seus irmãos e os ajudem a perseverar, dêem a eles a esperança que eles precisam, e aos que estão desamparados e sentindo falta de força, orem sem parar, não se esqueçam de que há um inimigo fazendo de tudo para te ver cair ! Tomás de Kempis escreveu: “O diabo não dorme, e a carne não está morta; portanto, não cesse de se preparar para a batalha, pois à sua direita e à sua esquerda há inimigos que jamais descansam.” Na palavra também está escrito:
“Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês.” - Tiago 4:7
“Estejam atentos! Tomem cuidado com o seu grande inimigo, o diabo, que anda como um leão rugindo à sua volta, à procura de alguém para devorar.” 1 Pedro 5:8
Não há só pessoas sendo tentadas pelo diabo e buscando consolação, como há também as pessoas que estão passando por um dos momentos mais difíceis da trajetória cristã: o silêncio. Mas como assim, silêncio? Há pessoas que não estão conseguindo mais sentir a presença de Deus, que estão passando por um momento que não entendem mais o seu caminho, não sabem qual o seu propósito e se sentem perdidas. Por que isso? Porque nossa fé não pode depender exclusivamente de sensações ! Alguns passam por isso porque não conseguiram mortificar totalmente seus desejos, ou deixaram uma fresta aberta para algum pecado ou vício voltar e assim acabam entrando nesse momento de desespero, é necessário que Ele cresça e ela diminua, é preciso deixar as distrações de lado e se entregar para Deus, use o seu tempo para as coisas do alto. Outros por causa do orgulho, pois há pessoas as quais por um momento acham que estão preparadas para tudo, mas quando o conforto é tirado dela, ela entra em desespero rapidamente. Independente da razão pela qual alguém possa estar vivenciando esse ‘silêncio’ de Deus, eu te digo: “Continue confiando e buscando a Deus”. Não vamos à igreja apenas para sentir a presença, não louvamos apenas para sentir a presença, não o buscamos apenas para sentirmos a presença, nós devemos adorar a Deus por amor, por gratidão ! Davi tinha anseio em sentir a presença, mas há diversos Salmos que vemos Davi clamando à Deus e vemos que nem sempre ele se sentia consolado. Deus nos prova, Ele quer que o seu relacionamento com Ele seja fortalecido e cresça, não dependendo apenas de sensações, Ele quer ver até onde você está disposto a ir por Ele !
Como uma criança grita por sua mãe e seu pai, sempre tivemos esse costume de sair correndo aos braços de alguém quando as coisas ficam difíceis, mas lembrem-se que não temos um Deus que não age ao nosso favor, um Deus que não cuida de nós, muito pelo contrário, temos um Pai, temos o Consolador, o melhor Amigo que qualquer um poderia ter, Ele quer que você diga a Ele o que você está sentindo, Ele quer que você chore e explique o porque de tudo estar tão difícil e quer te consolar da maneira certa e na hora certa, é preciso ter fé! Não deixe que seu coração ou sensação alguma te engane:
“Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim.” - João 14:1
“E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum dos que ele me deu, mas os ressuscite no último dia.” - João 6:39
Se, tendo escapado das contaminações do mundo por meio do conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, encontram-se novamente nelas enredados e por elas dominados, estão em pior estado do que no princípio. Teria sido melhor que não tivessem conhecido o caminho da justiça, do que, depois de o terem conhecido, voltarem as costas para o santo mandamento que lhes foi transmitido. Confirma-se neles que é verdadeiro o provérbio: "O cão voltou ao seu vômito” e ainda: “A porca lavada voltou a revolver-se na lama”.
2 Pedro 2:20-22
“É da natureza humana fazer planos, mas a resposta certa vem do Senhor.” - Provérbios 16:1
“Confie ao Senhor tudo o que você faz, e seus planos serão bem-sucedidos.” - Provérbios 16:3
“Há caminhos que a pessoa considera corretos, mas acabam levando à estrada da morte.” - Provérbios 16:25
Não confie em você mesmo, mas em Deus que te ama e pode te ajudar a tomar as melhores decisões ! Que toda a glória seja dada ao nosso Senhor, amém!
Alan Coura
0 notes
jesus-evidences · 4 years
Photo
Tumblr media
Suffering
De acordo com as minhas últimas leituras e estudos, há um assunto que despertou muito a minha atenção: o sofrimento do cristão. Há cristãos sofrendo em todo canto desse mundo, mas por que isso? Qual a finalidade de todo esse sofrimento? Alguns sofrem psicologicamente, outros na carne e há também aqueles que sofrem perseguições, há diversos tipos de sofrimento e esse sofrimento vem para todos nós. Te peço que leia o estudo até o final para que já não fique desanimado logo de início, porque esse texto é para te trazer bom ânimo e não aumentar teu sofrimento.
A primeira coisa que eu quero lembrá-los é que Jesus nunca deixou de nos avisar que sofreríamos por Ele, como está escrito no evangelho:
Jesus dizia a todos: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me. - Lucas 9:23
Não é necessário muito entendimento para compreender que negar a si mesmo e carregar a sua própria cruz lhe traria sofrimento.
Os apóstolos Pedro e Paulo foram homens que sofreram muito por Jesus, diversos tipos de sofrimento, não só psicológico, como também físico, e o que eu quero te lembrar é que tanto Paulo como Pedro escolheram passar por tudo isso, eles não foram obrigados, eles optaram em sofrer por Cristo!
No nono capítulo de Atos, está escrito:
Mostrarei a ele o quanto deve sofrer pelo meu nome”. - Atos 9:16
Deus disse isso à Ananias quando o mandou ir até Saulo, para que Saulo fosse usado por Ele para pregar a Palavra aos gentios. Saulo foi batizado e depois de seu encontro com Jesus ele optou pelo ministério. Então ao invés de perseguir a igreja, ele preferiu se tornar parte dela e sofrer junto com ela, para que assim todos pudessem ver a misericórdia de Deus com sua vida. Paulo viu que sofrer por Cristo e por fazer o bem era muito melhor do que fazendo o mal. Está escrito, por ele:
“Quero conhecer a Cristo, ao poder da sua ressurreição e à participação em seus sofrimentos, tornando-me como ele em sua morte.” - Filipenses 3:10
Eu acho que se eu fosse falar sobre o sofrimento de todos os homens da Bíblia, provavelmente eu teria que deixar de escrever esse texto e escrever um livro, porque o sofrimento na vida do humano é algo inevitável. Por acaso Abraão não sofreu ao esperar décadas pela promessa? José não sofreu ao ser preso injustamente? Davi não sofreu quando pecou, foi perseguido e desprezado por todos? Salomão não sofreu quando percebeu que tudo adquiriu era vaidade? Jeremias não sofreu quando viu que tudo seria destruído porque ninguém lhe dava ouvidos e ignoravam todos os avisos do Senhor ? Elias não sofreu ao ponto de dizer para Deus: “Basta, Senhor! Tira a minha vida, porque eu não sou melhor que os meus pais.” ?
Mas por que todos esses homens escolheram passar por tudo isso? Porque todos eles sabiam que estavam agradando a Deus negando os prazeres desse mundo passageiro, eles sabiam que esse sofrimento seria algo temporário, eles estavam sempre com seus olhos fixados para as coisas do alto! Está escrito:
“Pois que vantagem há em suportar açoites recebidos por terem cometido o mal? Mas se vocês suportam o sofrimento por terem feito o bem, isso é louvável diante de Deus.”  - 1 Pedro 2:20
“Todavia, mesmo que venham a sofrer porque praticam a justiça, vocês serão felizes. “Não temam aquilo que eles temem, não fiquem amedrontados. ” -        1 Pedro 3:14
“Pela fé Moisés, já adulto, recusou ser chamado filho da filha do faraó, preferindo ser maltratado com o povo de Deus a desfrutar os prazeres do pecado durante algum tempo.” - Hebreus 11:24,25
Havia também um outro motivo de eles suportarem tanta coisa, eles se alegravam por isso, eles sabiam como é maravilhoso e importante poder ter a oportunidade de fazer algo por Deus, de estarem participando de tudo que Jesus avisou que aconteceria. Está escrito:
“Os apóstolos saíram do Sinédrio, alegres por terem sido considerados dignos de serem humilhados por causa do Nome.” - Atos 5:41
“Contudo, se sofre como cristão, não se envergonhe, mas glorifique a Deus por meio desse nome.” -  1 Pedro 4:16
Essas últimas madrugadas eu tenho orado por todos aqueles que são perseguidos, aqueles que estão entregando suas vidas para que a Palavra de Deus seja pregada à todos. Tenho pensado muito nisso, em como olhamos tanto para o nosso sofrimento, ao pontos de acharmos que somos únicos, que nossos irmãos não estão passando por outros diversos tipos de sofrimentos diferentes. Eu realmente não sei pelo que você está passando agora, mas está escrito:
“Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar. Resistam-lhe, permanecendo firmes na fé, sabendo que os irmãos que vocês têm em todo o mundo estão passando pelos mesmos sofrimentos.” - 1 Pedro 5:8,9
Uns estão sendo perseguidos, outros desprezados na escola ou faculdade, outros estão enfrentando uma depressão, outros se sentem solitários, há uma diversidade muito grande de sofrimento em que passaremos nessa vida passageira, mas isso não deveria ser algo surpreendente pra você, pois Jesus nos disse:
“Todos odiarão vocês por minha causa, mas aquele que perseverar até o fim será salvo.” - Mateus 10:22
Já deveríamos saber que seríamos desprezados pelas pessoas, que sofreríamos perseguição, que seríamos motivo de piada por negarmos os prazeres transitórios do pecado e que tudo isso é inevitável. Também está escrito:
“Lembrem-se das palavras que eu lhes disse: nenhum escravo é maior do que o seu senhor. Se me perseguiram, também perseguirão vocês. Se obedeceram à minha palavra, também obedecerão à de vocês.” - João 15:20
“De fato, todos os que desejam viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.” - 2 Timóteo 3:12
Eu sei que provavelmente muitos amigos ficaram para trás, alguns ou muitos familiares tentam fazer de tudo pra te tirar do caminho certo, que muita coisa do passado tenta voltar a acontecer e que muitas vezes o futuro pode te amedrontar, mas lembre-se que também está escrito:
“Bem-aventurados serão vocês quando, por minha causa os insultarem, perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês.” - Mateus 5:11
“Bem-aventurados serão vocês, quando os odiarem, expulsarem e insultarem, e eliminarem o nome de vocês, como sendo mau, por causa do Filho do homem.” - Lucas 6:22
“Se vocês são insultados por causa do nome de Cristo, felizes são vocês, pois o Espírito da glória, o Espírito de Deus, repousa sobre vocês.” - 1 Pedro 4:14
Se de alguma forma você hoje estiver sofrendo para a glória de Jesus, não fique desanimado, saiba que você está agradando e fazendo a vontade de Deus, se entregue à Ele em todos os momentos de dificuldade, não desista. Lembre-se do que Ele nos disse:
"Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”. - João 16:33
Que toda a glória seja dEle.
Alan Coura
1 note · View note
jesus-evidences · 4 years
Photo
Tumblr media
Empty
Quando recebi o convite do evangelista para dar o meu testemunho, a primeira coisa que passou pela minha cabeça foi sobre o que eu poderia falar. Eu poderia falar dos meus vícios, das minhas paixões e prazeres, mas acredito que há uma razão maior disso tudo ter acontecido,  isso tudo aconteceu por causa do vazio.
Acredito que esse vazio é o que tem gerado tantos suicídios e pessoas depressivas nos dias de hoje, pois elas vivem tentando preencher esse vazio e nunca conseguem.
Eu me lembro que com meus 18 anos eu já tinha esse vazio no meu coração, eu tentava preencher ele de algumas maneiras e não conseguia.  Pra ser sincero, o melhor escape que eu tinha nessa época era o jogo, era jogando que eu me esquecia por um momento de todos os meus problemas, mas além disso durar pouco, só funcionava se eu estivesse ganhando, se eu perdesse já era um problema a mais. Nessa época eu também acreditava que se eu encontrasse uma garota e vivesse com ela uma paixão, tudo estaria resolvido. Então comecei a sair, comecei a beber, fiz mais de uma centena de amigos e fiquei procurando essa garota. Resumo da história: de 2010 até 2016 eu me apaixonei 3 vezes, me envolvi com outras diversas garotas e no final das contas, só encontrei sofrimento e o vazio.
Então em 2017 eu pensei: talvez eu só precise mesmo é voltar a estudar, conhecer novas pessoas e ter um um novo propósito. Me mudei pra São José dos Campos, morei no bairro mais rico da cidade, estava com um corpo que eu gostava e me orgulhava, fazia o curso que eu queria, era conhecido na faculdade, fazia festas na minha casa recebendo meus amigos e muitas garotas, porém ainda havia algo de errado. Por mais que houvesse muita risada e álcool, aquela felicidade era falsa, já que toda manhã eu era atormentado pela ressaca, pela consciência e por aquele repetido vazio.
Eu tentei preencher esse vazio com uma pessoa, uma paixão, mas há pessoas nesse mundo tentando preencher de outras maneiras. Alguns com seu dinheiro, outras com drogas, outras com suas metas, porém, sempre que alcançam o que queriam, no final das contas só encontram vazio, porque mesmo que alguém consiga o mundo todo, há um vazio dentro de cada um de nós que só Deus pode preencher.
***   Não me neguei nada que os meus olhos desejaram; não me recusei a dar prazer algum ao meu coração. Na verdade, eu me alegrei em todo o meu trabalho; essa foi a recompensa de todo o meu esforço. Contudo, quando avaliei tudo o que as minhas mãos haviam feito e o trabalho que eu tanto me esforçara para realizar, percebi que tudo foi inútil, foi correr atrás do vento; não há qualquer proveito no que se faz debaixo do sol. - Eclesiastes 2:10,11 ***
Salomão teve tudo, fez de tudo e no final encontrou o vazio.
Também há pessoas que consideram a fama algo grandioso nesse mundo, mas por que há  então tantos famosos vivendo em depressão e cometendo suicídios?
Marilyn Monroe foi uma das mulheres mais desejadas dos anos 50, tinha o corpo e o rosto que muitas mulheres queriam ter, era famosa e possuía praticamente todas as jóias que desejasse.
Mas algumas de suas frases foram:
“Não me falta homem, o que me falta é amor.”
“Ter uma carreira é maravilhoso, mas ela não pode te aquecer numa noite fria.”
“A humanidade foi feita para ser feliz, não foi? Gostaria de ser feliz”
Marilyn não conseguiu encontrar aquilo que ela mais desejava: o verdadeiro amor. Se sentia sozinha e assim se suicidou com apenas 36 anos de idade.
Kurt Cobain também foi um famoso cantor e compositor, uma vez ele disse:
“Se meus olhos mostrassem a minha alma, todos, ao me verem sorrir, chorariam comigo.“
Kurt era usuário de drogas, uma delas a heroína, e com apenas 27 anos também se suicidou.
***  Mas as suas maldades separaram vocês do seu Deus; os seus pecados esconderam de vocês o rosto dele, e por isso ele não os ouvirá. - Isaías 59:2 ***
Durante 13 anos eu tentei viver sozinho e da minha maneira, vivi em pecado e assim acabei só afastando Deus de minha vida. Esse afastamento é o responsável pelo vazio que eu sempre tive que enfrentar, esse vazio que tantas pessoas enfrentam. Entretanto, no ano passado me vi em uma situação a qual eu não conseguia enxergar uma saída, parei pra pensar em toda a paz que as pessoas que conhecem Jesus têm e resolvi me entregar à Ele. Eu passei a ler a Bíblia o máximo que eu podia, eu pedia revelação e assim Deus foi respondendo todas as dúvidas que eu tinha, Ele me revelou a verdade e me tirou da escravidão do pecado. Ele preencheu aquele vazio que ninguém ou qualquer coisa poderia preencher. Há uma só esperança para aqueles que conhecem este vazio: Jesus Cristo.
*** “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. - Mateus 11:28-30 ***
Agradeço a Deus por me dar esse descanso quando mais precisei e principalmente por fazer essa vazio desaparecer.
Que toda a glória seja eternamente dEle.
Alan Coura
0 notes
jesus-evidences · 4 years
Photo
Tumblr media
ABRAHAM
Um dos estudos que eu mais queria refazer era este: ler novamente toda a trajetória de Abraão, o pai da fé.
*ANDAR POR FÉ*
Na primeira vez que Abrão é mencionado, a Palavra nos fala sobre sua família e que Sarai não podia ter filhos. Então Deus chama Abrão e diz para ele deixar sua terra, seus parentes e toda a família de seu pai e ir para uma nova terra que Ele iria mostrá-lo, diz para ele que faria dele uma grande nação, que o abençoaria, seria famoso e que seria uma bênção para os outros. (Gênesis 12:1-3)
Nesse chamado do Senhor, Abrão tinha 75 anos de idade, sua mulher não podia ter filhos e ele havia vivido toda sua vida com seus parentes, mas mesmo assim Abrão fez tudo que Deus ordenou e levou seu sobrinho Ló com ele. Abrão pegou tudo o que tinha e foi em direção à terra prometida.
Quando a gente lê essas coisas, às vezes parece ser tudo muito simples, né? Mas se coloque no lugar de Abrão e pare pra pensar... Abrão já estava ficando muito velho, sua mulher não podia engravidar, ele iria à uma terra desconhecida e largaria toda a família de seu pai, seria esse o verdadeiro significado de andar por fé ?
*PACIFICADOR*
Depois de algum tempo, tanto Abrão como Ló haviam enriquecido muito, e a terra em que eles viviam  não possuía recursos suficientes para os dois. Não só esse era o problema, mas como também os servos dos dois estavam se desentendendo, o caos estava começando a surgir.
Abrão discutiu com Ló sobre quem iria embora? Abrão disputou a terra com seu sobrinho? O quê Abrão fez diante dessa situação ?
Abrão chegou a Ló e lhe disse que não deveriam haver conflitos entre eles e seus servos, afinal, eles eram parentes próximos, pra que tudo isso? Será que não havia uma maneira melhor de resolver as coisas?
Abrão, mostrando ser um pacificador, falou para Ló escolher um lado da terra que ele quisesse, e assim foi. Após a partida de Ló, Deus diz a Abrão para que ele olhasse para toda essa terra e que isso seria dele e de seus descendentes, que lhe daria tantos descendentes que não haveria como contá-los.
- “Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus.” - Mateus 5:9
*ZELO*  
Pouco tempo depois, houve uma guerra entre reis e essa guerra chegou até as terras em que Ló estava localizado. Invasores saquearam Sodoma e partiram para casa, levaram tudo que podiam consigo, mas também capturaram Ló e tudo que ele possuía.
Quando Abrão soube de seu sobrinho, logo mobilizou 318 homens treinados que tinham nascido em sua casa e perseguiu o exército que tinha invadido Sodoma e Gomorra. Abrão recuperou todos os bens saqueados, trouxe de volta seu sobrinho com todas as mulheres e outros prisioneiros. Abrão tinha zelo por sua família.
*O CLAMOR DE ABRÃO*
Algum tempo depois, o Senhor veio falar com Abrão novamente, e lhe disse para ele não ter medo, que Ele seria o seu escudo e que sua recompensa seria muito grande. Antes de mostrá-los a resposta de Abrão, eu queria comentar o quão paciente Deus é conosco, muitas vezes mesmo sendo abençoados e tendo coisas que muitas pessoa não possuem, reclamamos e clamamos a Deus com falta de fé, e é isso que veremos agora, o clamor de Abrão e a paciência do Senhor.
A resposta de Abrão foi essa:
Contudo, Abrão declarou: “Ó Todo-Poderoso SENHOR, meu Deus! De que valerá uma grande recompensa se continuo sem filhos? Eliézer de Damasco é quem vai herdar tudo o que tenho. Tu não me concedeste descendência, e por esse motivo um dos meus servos, nascido na minha casa, será o meu herdeiro!” - Gênesis 15:2,3
Às vezes essa resposta de Abrão parece ser ingrata, já que o Senhor o havia abençoado por anos desde que ele havia saído de sua terra, mas na verdade Abrão sabia que o mais importante dizer aquilo que ele tinha no coração pro Senhor, ser sincero, libertar tudo aquilo que estava guardado em seu coração, Abrão tinha uma proximidade muito grande com o Pai. Há momentos em nossas vidas que mesmo tendo a promessa, cansamos no meio do caminho e olhamos para as circunstâncias, mas a resposta final vem sempre do alto!
Deus então diz:
Então imediatamente lhe assegurou o SENHOR: “Não será Eliézer o teu herdeiro; mas, sim, filho gerado de ti mesmo será o teu legítimo herdeiro!” Então o SENHOR conduziu Abrão para fora da tenda e orientou-o: “Olha para os céus e conta as estrelas, se é que o podes”. E prometeu: “Será assim a tua posteridade!” - Gênesis 15:4,5
Deus não se irou com o momento de dúvida de teu servo, muito pelo contrário, Deus foi paciente e disse ao teu servo que o herdeiro seria seu filho legítimo. Então o versículo 6 nos diz assim:
Abrão creu no SENHOR, e isso lhe foi creditado como justiça. - Gênesis 15:6
É isso que precisamos fazer continuamente em nossas vidas, crer naquilo que o Senhor nos diz, crer que em um determinado tempo tudo aquilo que guardamos em nossos corações, se for da vontade de Deus, acontecerá no momento certo. Em Eclesiastes 3:1-8 vemos claramente que há um tempo determinado para tudo, o que nos resta é aceitarmos e termos paciência.
*A PRESSA E SUA CONSEQUÊNCIA*
Porém, Sarai não aguentava mais toda essa espera, ela não havia conseguido engravidar durante todo esse tempo e disse a Abrão que deitasse com tua serva, Hagar, que talvez por meio dela fosse possível criar uma família, então Abrão aceitou essa proposta. Quando Hagar engravidou, a serva começou a desprezar sua senhora, e Sarai culpou Abrão pela vergonha que ela estava passando, mas Abrão disse que a serva era dela, que ela que fizesse o que ela achasse melhor, Sarai a tratou tão mal que Hagar fugiu.
Nesse momento de fuga, vemos a fidelidade de Deus com Abrão, Ismael e Hagar, pois Hagar tinha com ela um dos descendentes de Abrão, então Deus enviou um anjo até Hagar, para dizer a ela que voltasse e que fosse sujeita a sua senhora Sarai, que seu filho lhe daria incontáveis descendentes. Hagar voltou, teve Ismael e sabia que Deus estava cuidando dela.
Quando Ismael nasceu, Abrão tinha 86 anos, ou seja, haviam completado 11 anos desde que Deus tinha aparecido a Abrão e dito para ele sair daquela terra, 11 anos que Deus tinha prometido a ele descendentes.
*QUANDO ABRÃO TEVE DÚVIDAS*
Com o passar de mais 13 anos, quando Abrão estava com 99 anos, Deus apareceu à ele novamente e lhe pediu fidelidade, pediu que ele tivesse uma vida íntegra, que Ele faria com Abrão uma aliança e lhe daria uma descendência incontável. Deus muda seu nome para Abraão, pois ele seria o pai de muitas nações. Deus promete a terra de Canaã para Abraão e todos os seus descendentes. Deus também diz a Abraão que sua mulher não se chamaria mais Sarai, mas Sara, que Ele a abençoaria e que ela se tornaria mãe de muitas nações, que haveriam reis entre seus descendentes.
Já faziam 24 anos desde a primeira vez que Deus tinha dito a Abraão que ele teria seus descendentes, acredito que ele e Sara tentaram muito tempo ter seu filho e chegou em um momento em que por causa de sua velhice e tanta espera, eles desanimaram. Após Deus falar de Sara, foi isso que aconteceu:
“Então caiu Abraão sobre o seu rosto, e riu-se, e disse no seu coração: A um homem de cem anos há de nascer um filho? E dará à luz Sara da idade de noventa anos? E disse Abraão a Deus: Quem dera que viva Ismael diante de teu rosto!” - Gênesis 17:17,18
Como podemos ver, Abraão teve seu momento de dúvida, ele e Sara estavam com idade avançada, tentaram durante muito tempo e então Abraão pelas aparências do momento pediu que Ismael pudesse viver sob a bênção de Deus. Mas Deus confirmou que Sara teria um filho, chamado Isaque e que seria com ele e com seus descendentes a confirmação de Sua aliança. Deus disse a Abraão que no ano que vem, nessa mesma época, Isaque nasceria.
*QUANDO SARAI TEVE DÚVIDAS*
Passado mais um tempo, o Senhor apareceu a Abraão novamente, Abraão viu 3 homens perto de sua tenda e foi correndo lhes dar as boas-vindas. Abraão pediu que eles ficassem na sombra, disse que lhes traria água e pediu para que eles esperassem pela refeição para que eles recuperassem as forças para a viagem. Abraão se sentia honrado com a visita. Quando a comida ficou pronta e eles se serviram, perguntaram de Sara e logo que Abraão disse que ela estava na tenda, um deles disse que na mesma época e no ano que vem, Sara teria um filho. Porém Sara estava ouvindo toda conversa e logo que ouviu a notícia riu consigo, pensando em como uma mulher velha como ela poderia ter filho, e que seu marido também já havia passado da idade para o mesmo. Logo que isso aconteceu, Deus perguntou à Abraão o por que de Sara rir, perguntou se haveria algo difícil demais para o Senhor e confirmou de que no ano que vem voltaria. Sara amedrontada tentou negar, mas logo foi corrigida.
*O JUSTO JUÍZO DE DEUS*
Quando Abraão acompanhou os viajantes para se despedir deles, o Senhor disse que iria a Sodoma e Gomorra, porque ouviu um grande clamor vindo de lá, porque os pecados dessas duas cidades eram extremamente graves. Preocupado com Ló e sua família, Abraão pergunta ao Senhor se todos da cidade seriam exterminados, inclusive os justos, mas Deus diz:
“Claro que não farias tal coisa: destruir o justo com o perverso. Afinal, estarias tratando o justo e o perverso da mesma maneira! Certamente não farias isso! Acaso o Juiz de toda a terra não faria o que é certo?”.  - Gênesis 18:25
E é nesse versículo em que todos deveriam ter paz em relação aos que se vão, ou sobre tudo que acontece na vida de cada um, Deus sabe de todas as coisas!
*O NASCIMENTO DE ISAQUE*
O Senhor foi bondoso com Sara, como lhe dissera, e fez por ela o que prometera. Sara engravidou e deu um filho a Abraão em sua velhice, na época fixada por Deus em sua promessa. Abraão deu o nome de Isaque ao filho que Sara lhe dera. Quando seu filho Isaque tinha oito dias de vida, Abraão o circuncidou, conforme Deus lhe havia ordenado. Estava ele com cem anos de idade quando lhe nasceu Isaque, seu filho. E Sara disse: "Deus me encheu de riso, e todos os que souberem disso rirão comigo". E acrescentou: "Quem diria a Abraão que Sara amamentaria filhos? Contudo eu lhe dei um filho em sua velhice! " - Gênesis 21:1-7
Como podemos ver, finalmente foi chegada a hora de Sara ter seu filho, 25 anos depois da primeira vez que o Senhor apareceu a Abraão. Abraão andou por fé durante todo esse tempo, Abraão creu quando o Senhor lhe fez a promessa e essa promessa levou nada mais e nada menos que 25 anos!
Muitas vezes desanimamos, nos falta paciência, mas Deus sabe por quais tribulações precisamos passar, sabe o quanto precisamos ser moldados para aquilo que Ele planeja pra cada um de nós. Peça à Deus que te prepare para que você possa chegar aonde Ele quer, que você consiga realizar aquilo que Ele tem preparado pra você. Sara mesmo tendo duvidado naquele momento, teve fé de que poderia ter um filho, e isso foi confirmado no livro de Hebreus:
“Pela fé, Abraão — e também a própria Sara, apesar de estéril e avançada em idade — recebeu poder para gerar um filho, porque considerou fiel aquele que lhe havia feito a promessa.” - Hebreus 11:11
Não desanime, jamais retroceda, tenha fé e persevere mesmo que isso leve anos!
*A PROVAÇÃO*
E por incrível que pareça, Abraão ainda não tinha completado tudo aquilo que deveria. Por mais que tenha levado 25 anos para Isaque nascer, o Senhor precisava saber o que Abraão amava mais, Ele ou seu próprio filho. Está escrito:
Passado algum tempo, Deus pôs Abraão à prova, dizendo-lhe: "Abraão! " Ele respondeu: "Eis-me aqui". Então disse Deus: "Tome seu filho, seu único filho, Isaque, a quem você ama, e vá para a região de Moriá. Sacrifique-o ali como holocausto num dos montes que lhe indicarei". - Gênesis 22:1,2
Abraão andou por fé 25 anos para Isaque nascer, e depois que o menino havia crescido, Deus lhe pediu para sacrificá-lo. O que Abraão fez diante dessa situação?
Na manhã seguinte, Abraão levantou-se e preparou o seu jumento. Levou consigo dois de seus servos e Isaque seu filho. Depois de cortar lenha para o holocausto, partiu em direção ao lugar que Deus lhe havia indicado. No terceiro dia de viagem, Abraão olhou e viu o lugar ao longe. Disse ele a seus servos: "Fiquem aqui com o jumento enquanto eu e o rapaz vamos até lá. Depois de adorarmos, voltaremos". - Gênesis 22:3-5
Abraão simplesmente obedeceu aquilo que o Senhor lhe havia ordenado, Abraão amava seu filho, mas tinha fé no poder de Deus, ele sabia que Deus poderia providenciar o cordeiro para holocausto.
Abraão pegou a lenha para o holocausto e a colocou nos ombros de seu filho Isaque, e ele mesmo levou as brasas para o fogo, e a faca. E caminhando os dois juntos, Isaque disse a seu pai Abraão: "Meu pai! " "Sim, meu filho", respondeu Abraão. Isaque perguntou: "As brasas e a lenha estão aqui, mas onde está o cordeiro para o holocausto? " Respondeu Abraão: "Deus mesmo há de prover o cordeiro para o holocausto, meu filho". E os dois continuaram a caminhar juntos. - Gênesis 22:6-8
*FÉ COM OBRAS*
No livro de Tiago, está escrito:
De que adianta, meus irmãos, alguém dizer que tem fé, se não tem obras? Acaso a fé pode salvá-lo? - Tiago 2:14
Abraão tinha fé de que Deus poderia prover o cordeiro, mas como ele agiu diante dessa situação? Ficou esperando Deus prover e deixou de fazer aquilo que Deus tinha ordenado? Não, Abraão fez aquilo que Deus tinha dito pra ele fazer:
“Quando chegaram ao lugar que Deus lhe havia indicado, Abraão construiu um altar e sobre ele arrumou a lenha. Amarrou seu filho Isaque e o colocou sobre o altar, em cima da lenha. Então estendeu a mão e pegou a faca para sacrificar seu filho.” - Gênesis 22:9,10
Deus, vendo que Abraão lhe obedeceu, enviou seu anjo:
Mas o Anjo do Senhor o chamou do céu: "Abraão! Abraão! " "Eis-me aqui", respondeu ele. "Não toque no rapaz", disse o Anjo. "Não lhe faça nada. Agora sei que você teme a Deus, porque não me negou seu filho, o seu único filho. " Abraão ergueu os olhos e viu um carneiro preso pelos chifres num arbusto. Foi lá, pegou-o e sacrificou-o como holocausto em lugar de seu filho. Abraão deu àquele lugar o nome de "O Senhor proverá". Por isso até hoje se diz: "No monte do Senhor se proverá". Pela segunda vez o Anjo do Senhor chamou do céu a Abraão e disse: "Juro por mim mesmo", declara o Senhor, "que por ter feito o que fez, não me negando seu filho, o seu único filho, esteja certo de que o abençoarei e farei seus descendentes tão numerosos como as estrelas do céu e como a areia das praias do mar. Sua descendência conquistará as cidades dos que lhe forem inimigos e, por meio dela, todos povos da terra serão abençoados, porque você me obedeceu". - Gênesis 22:11-18
Como podemos ver, a última frase de Deus foi: PORQUE VOCÊ ME OBEDECEU. Há muitas coisas que consideramos ser importantes em nossas vidas, coisas que Deus está nos mostrando que pode estar nos atrapalhando, nos desviando, mas não conseguimos deixá-las. Pode ser uma paixão, um familiar que não te quer no caminho do Senhor, qualquer coisa, você precisa colocar Deus em primeiro lugar! No começo pode ser difícil, mas em Hebreus podemos ver que isso irá nos trazer a paz que desejamos:
Nenhuma disciplina parece ser motivo de alegria no momento, mas sim de tristeza. Mais tarde, porém, produz fruto de justiça e paz para aqueles que por ela foram exercitados. - Hebreus 12:11
Busquem o Senhor e Ele te dará essa paz, amém?
Que toda a glória seja de nosso Senhor Jesus.
Alan Coura
1 note · View note
jesus-evidences · 5 years
Photo
Tumblr media
Appearance
Tenho pensado muito há algum tempo sobre como as aparências podem muitas vezes nos enganar e que infelizmente a grande maioria das pessoas tiram suas conclusões baseadas no vestir, no aspecto físico e acabam se esquecendo que o mais importante é quem é aquela pessoa, quais foram as lutas dela e quanta coisa ela poderia aprender e absorver se a conhecesse.
Meu objetivo hoje é mostrar que não podemos deixar que a aparência das pessoas ou dos momentos nos atrapalhem. Haverão pessoas com estilos diferentes que podem nos ensinar muito, haverão momentos difíceis que podem nos gerar muita experiência, a aparência sempre vai querer te atrair ou te assustar, mas a fé sempre te moverá para a direção certa.
Pra começar eu quero falar sobre uma passagem muito conhecida que é a do bom samaritano:
~~~~~~~~~~
Certa ocasião, um perito na lei levantou-se para pôr Jesus à prova e lhe perguntou: “Mestre, o que preciso fazer para herdar a vida eterna? ” “O que está escrito na Lei? ”, respondeu Jesus. “Como você a lê? ” Ele respondeu: “ ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todas as suas forças e de todo o seu entendimento’ e ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’”. Disse Jesus: “Você respondeu corretamente. Faça isso, e viverá”. Mas ele, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: “E quem é o meu próximo? ” Em resposta, disse Jesus: “Um homem descia de Jerusalém para Jericó, quando caiu nas mãos de assaltantes. Estes lhe tiraram as roupas, espancaram-no e se foram, deixando-o quase morto. Aconteceu estar descendo pela mesma estrada um sacerdote. Quando viu o homem, passou pelo outro lado. E assim também um levita; quando chegou ao lugar e o viu, passou pelo outro lado. Mas um samaritano, estando de viagem, chegou onde se encontrava o homem e, quando o viu, teve piedade dele. Aproximou-se, enfaixou-lhe as feridas, derramando nelas vinho e óleo. Depois colocou-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e cuidou dele. No dia seguinte, deu dois denários ao hospedeiro e disse-lhe: ‘Cuide dele. Quando voltar lhe pagarei todas as despesas que você tiver’. "Qual destes três você acha que foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes? ” “Aquele que teve misericórdia dele”, respondeu o perito na lei. Jesus lhe disse: “Vá e faça o mesmo”. Lucas 10:25-37
~~~~~~~~~~
Como podemos ver, o sacerdote e o levita, que eram homens que aparentemente deveriam ou poderiam ajudá-lo, deixaram o homem lá para a sua morte, mas o samaritano, que era um homem isolado destes, o qual tinha a menor probabilidade de ajudar o seu próximo, fez isto.
Agora em segundo lugar, eu quero comentar sobre Abraão. Abraão sempre demonstrou ter uma fé impressionante, mas a aparência do momento e a sua própria o fizeram questionar a si mesmo sobre a promessa do Senhor à ele. Quando Abraão teve seu primeiro filho Ismael, filho de Agar, ele já tinha 86 anos. Quando Abraão estava com seus 99 anos o Senhor apareceu a ele e disse que lhe daria uma descendência muito numerosa e que seu filho nasceria de Sara. (Gênesis 16:15 ; Gênesis 17:1,2,16)
Mas agora quero colar dois versículos para que percebam como a aparência daquele momento estava nos pensamentos deles:
~~~~~~~~~~
Abraão prostrou-se, rosto em terra; riu-se e disse a si mesmo: “Poderá um homem de cem anos de idade gerar filhos? Poderá Sara dar à luz aos noventa anos? ” Gênesis 17:17
Abraão e Sara já eram velhos, de idade bem avançada, e Sara já tinha passado da idade de ter filhos. Por isso riu consigo mesma, quando pensou: “Depois de já estar velha e meu senhor já idoso, ainda terei esse prazer? ” Mas o Senhor disse a Abraão: “Por que Sara riu e disse: ‘Poderei realmente dar à luz, agora que sou idosa? ’ Existe alguma coisa impossível para o Senhor? Na primavera voltarei a você, e Sara terá um filho”. Sara teve medo, e por isso mentiu: “Eu não ri”. Mas ele disse: “Não negue, você riu”. Gênesis 18:11-15
~~~~~~~~~~
Parecia algo impossível se pararmos pra pensar na aparência que isso tudo nos passa, um homem de 99 fosse ter um filho com sua mulher a qual era estéril e velha. Mas Deus provou aos dois que não há nada difícil para Ele e que a aparência  do momento nunca será um problema se tivermos fé.
Em terceiro lugar quero falar de Davi, o homem segundo o coração de Deus. Acredito que pela história de vida de Davi podemos ver que as aparências foram vencidas desde o começo até o fim. Tudo começa no momento em que Samuel vai à casa de Davi para ungir o escolhido para ser rei, pois quando Samuel vê Eliabe, ele pensa “Esse provavelmente é o escolhido”, provavelmente por causa de sua estatura, deveria ser um homem alto e forte, um homem que tinha uma boa aparência para ser um líder do exército na guerra, mas logo que ele pensa isso… :
O Senhor, contudo, disse a Samuel: “Não considere a sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração”. 1 Samuel 16:7
PLEI, Samuel é corrigido no momento em que achou que a aparência do rapaz era algo importante pra Deus. Pelo modo que Deus fala e pela famosa luta de Davi com Golias, Davi provavelmente era um homem mais baixo e que por isso era colocado como pastor de ovelhas, seu pai nunca imaginava que ele pudesse ser o rei de Israel e muito menos que venceria o gigante filisteu, seu pai queria que ele apenas trabalhasse para ele e não acreditava nem que ele pudesse estar no exército de Israel.
Nesse caso de Davi, podemos ver que a aparência física também é algo que não deveria ser tão valorizado pelas pessoas da maneira como é, Davi foi um rei que Israel precisava e isso porque sempre teve o temor, e quando errou, por mais que tenha enfrentado duras consequências, se humilhou e continuou adorando o Senhor acima de tudo.
E pra finalizar em relação à aparência física, quero relembrar o capítulo em que Isaías fala da aparência de Jesus:
~~~~~~~~~~
Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos. Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum. Isaías 53:2,3
~~~~~~~~~~
Contrária a essas imagens que fazem de Jesus, podemos ver que Ele não possuía beleza ou algo que atraísse alguém pelos olhos, mas que foi rejeitado pelos homens. Não podemos olhar para as pessoas e criar uma personalidade sobre ela apenas por sua aparência, querer medir quem ela é por sua aparência, porque essas pessoas podem te surpreender e mostrar que são muito mais do que você espera. Pare pra pensar em João Batista e que suas roupas eram tecido com pelos de camelo e usava um cinto de couro, comia gafanhotos e mel silvestre, imagine esse homem gritando à todos para que se arrependessem de seus pecados!
Não fique preocupado com sua roupa, com seu corpo, seu rosto, eu sei que é difícil, eu enfrento lutas como essa todos os dias, mas creio que Deus pode me ajudar e me aperfeiçoar muito em relação a isso, tenha fé e peça para que as aparências não sejam um obstáculo em sua vida, Deus vai te ajudar também. Que toda a glória seja dEle.
Alan Coura
0 notes
jesus-evidences · 5 years
Photo
Tumblr media
Loneliness
Se eu te perguntasse quantas vezes nesse mundo você se sentiu só, você conseguiria me dizer?
Eu me lembro exatamente quando que eu resolvi me isolar e começar a viver sozinho, eu tinha 13 anos, eu queria ter o meu próprio quarto, eu queria assistir TV até a hora que eu quisesse, eu achava que ficando sozinho e me virando seria um modo de amadurecer, eu achava que seria mais adulto eu enfrentar tudo estando sozinho, sem precisar sair correndo em busca de ajuda, achava que precisar de ninguém era ser melhor, queria crescer aumentando meu orgulho cada vez mais.
Durante toda minha vida eu sempre fui cercado de um grande número de amigos e colegas, eu era bom em quase todos os esportes que eu praticava, tinha boas notas no colégio e a partir do momento que eu entrei no ensino médio eu comecei a mudar em algumas coisas. Eu comecei a sentir uma necessidade maior de ter uma garota em minha vida e foi aí que eu comecei a incessante busca pela garota que eu desejava.
Anos se passavam e eu não a encontrava, procurei no colégio, procurei nas redes sociais, procurei nas festas que eu era convidado, nas baladas, na academia e quanto mais eu procurava, mais sozinho eu me sentia. Me lembro também de me relacionar com algumas, mas algo sempre dava errado, às vezes eu me desinteressava, outras vezes eu não conseguia me expressar da melhor maneira, tomei uns foras e enfim, eu não consegui encontrar uma pessoa que fosse exatamente aquilo que eu queria.
Essa busca me levou a muito sofrimento durante muito tempo, passei mais de uma década procurando e me sentindo sozinho. As minhas próprias paixões eram o que me fazia me sentir sozinho. Eu sempre tive uma família presente, que queria me motivar e me ajudar, tive amigos e pessoas que queriam sempre me ajudar, eu nunca poderia dizer que eu era uma pessoa que não tinha ninguém, a minha solidão era gerada apenas pelo meu desejo descontrolado de encontrar a pessoa certa pra mim, e hoje, graças à misericórdia do Senhor, eu estou em paz em relação à isso, pois Ele me ajudou a mortificar as paixões descontroladas do meu coração, me ajudou a entender que há uma hora pra tudo e que se for o melhor pra mim, Ele me irá colocar essa pessoa na minha vida, e que se não for, tá tudo bem, afinal, sozinho eu não estou mais, pois tenho comigo o Deus do impossível e só Ele sabe o que é melhor pra mim.
Isso tudo que eu escrevi acima é apenas um dos tipos mais comuns de solidão, a solidão de quem procura um alguém especial, mas ainda existem muitos outros tipos de solidão.
Existem pessoas que estão sozinhas nesse mundo, que vivem debaixo de viadutos, dormem nos bancos das praças, pessoas que estão sozinhas mesmo, não tem um ombro amigo, um aperto de mão, um abraço e vivem assim durante meses, anos e não conseguem sair desse prolongado sofrimento.
Ao mesmo tempo existem pessoas que estão rodeadas de pessoas durante todo o seu dia, pessoas que por causa da fama são idolatradas, pessoas que nasceram lindas, ricas, possuem praticamente tudo aquilo que seus olhos desejam, mas mesmo com tudo isso, não conseguem preencher o vazio de seus corações. Elas compram, elas se casam com pessoas que seriam o sonho de outras, tem filhos e no final de tudo, ainda assim se sentem sozinhas. Algumas nem se casam, não conseguem ter amigos, porque estando rodeadas de tanta falsidade e pessoas que se aproximam por interesse, não conseguem confiar em ninguém… Essa luta contra a solidão na maioria das vezes não termina da maneira mais bonita e é o que gera tantos suicídios no nesse mundo.
Também existem pessoas que não conseguem e nunca conseguiram se encaixar na sociedade, pessoas que sofrem pela sua aparência ou até mesmo pelo seu jeito de falar, pessoas que foram desprezadas durante muito tempo de suas vidas, pessoas que se sentem sozinhas e que não conseguem achar um local ou um alguém que a aceite.
Existem pessoas que perderam, uma mulher que perdeu seu marido; uma mãe que perdeu seu filho; um filho que perdeu seu pai e essa perda causou um grande impacto no seu coração. Pessoas que ficam presas à memórias e sabem que talvez nunca mais haverá alguém como essa pessoa foi em sua vida. A Rainha Vitória depois de perder seu marido, disse: “Não haverá mais ninguém que me chame de Vitória”. A Rainha soube o que era a solidão.
Também há pessoas que hospitalizadas ou enfermas, se sentem sozinhas, sem esperança, pessoas que não conseguem mais ver uma saída pra sua enfermidade, pessoas que muitas vezes, após um acidente, não querem mais viver um relacionamento em que precisem da outra pessoa pra tudo, não querem que a sua pessoa amada viva como enfermeira até a morte, não conseguem ver felicidade num relacionamento assim, quem assistiu “Como eu era antes de você” sabe exatamente do que eu estou falando.
Esses são alguns dos tipos de solidão que a nossa sociedade enfrenta, mas com certeza há pessoas as quais podem nos confirmar que se sentem sozinhas nesse mundo por outros fatores também, cada um enfrenta uma realidade; uma vida é muito diferente da outra, são outras lutas e jamais devemos nos achar superiores aos outros.
Há uma passagem no evangelho de João, no quintó capítulo, que retrata nitidamente um exemplo de solidão:
Algum tempo depois, Jesus subiu a Jerusalém para uma festa dos judeus. Há em Jerusalém, perto da porta das Ovelhas, um tanque que, em aramaico, é chamado Betesda, tendo cinco entradas em volta. Ali costumava ficar grande número de pessoas doentes e inválidas: cegos, mancos e paralíticos. Eles esperavam um movimento nas águas. De vez em quando descia um anjo do Senhor e agitava as águas. O primeiro que entrasse no tanque, depois de agitada as águas, era curado de qualquer doença que tivesse. Um dos que estavam ali era paralítico fazia trinta e oito anos. Quando o viu deitado e soube que ele vivia naquele estado durante tanto tempo, Jesus lhe perguntou: “Você quer ser curado? ” Disse o paralítico: “Senhor, não tenho ninguém que me ajude a entrar no tanque quando a água é agitada. Enquanto estou tentando entrar, outro chega antes de mim”. Então Jesus lhe disse: “Levante-se! Pegue a sua maca e ande”. Imediatamente o homem ficou curado, pegou a maca e começou a andar. Isso aconteceu num sábado, (…) -  João 5:1-9
~~~~~~~~~~
Como podemos ver, esse homem esperou por alguém que o pudesse ajudar durante 38 anos! Ele só via a sua cura naquelas águas, então ali permaneceu durante todo aquele tempo, esperando que alguém talvez pudesse ter compaixão e ajudá-lo, mas somente Jesus o ajudou.
Muitas vezes em nossas vidas colocamos nossos olhos em determinadas coisas e pensamos que são a resposta da nossa cura, ou da nossa felicidade, como esse homem, que achava que a sua cura estava somente no movimento dessas águas, mas Jesus revelou a ele Sua misericórdia e o curou.
Também podemos ver que em muitos momentos de nossas vidas, ficaremos à espera de algo ou alguém que nos ajude, que nos tire daquele sofrimento o qual estamos passando, mas com toda certeza eu lhe digo que há somente Um quem pode te salvar disso, é Jesus! Ele não quer que você se sinta sozinho, não quer que você procure as respostas para os seus problemas no mundo, Ele quer que você sinta paz e confie nEle. Quem garante que esse homem não tenha pedido ajuda à outros homens ? Durante 38 anos ele podia muito bem ter pedido ajuda, pedido que alguém o jogasse, mas ele não tinha ninguém e ninguém quis, porque alguém jogaria outra pessoa, se ela mesma poderia obter a sua própria cura?
Jesus veio a esse mundo e o venceu! Tudo que Ele mais quer é que você vença também, Ele veio aqui exatamente pra isso, pra que você vencesse! Eu sei que é difícil, em muitos momentos nos sentimos desamparados e cansados, mas confie e eu tenho certeza que Jesus irá te ajudar. Jesus sabia exatamente o que era a solidão, enfrentando tentações por 40 dias no deserto, não só estava sozinho, mas também estava com o diabo o importunando ( Mateus 4:1-11). Também passou pela pior sensação que alguém poderia enfrentar, que foi perder a presença de Deus, quando por causa dos meus e dos seus pecados clamou em alta voz:
- Eli, Eli, lemá sabactani? - Isso quer dizer: “Deus meu, Deus meu, por que me desampareste?” ( Mateus 27:46 )
Esse é o amor de Deus, tudo isso foi preciso para que você não precisasse passar por tudo isso. Tento ser grato todos os dias por tudo que Deus fez em minha vida e ao mesmo tempo sei que não há nada que eu faça que seja o suficiente pra isso, não me resta mais nada a fazer, a não ser desejar ter comigo sempre a presença de Deus em minha vida. Que toda a glória seja eternamente dEle, Amém.
Alan Coura
0 notes
jesus-evidences · 5 years
Photo
Tumblr media
You vs You
Eu me lembro que com alguns meses depois de ter me entregado ao Senhor, entrei numa luta muito pesada comigo mesmo, uma luta contra a minha velha natureza.
Na época em que eu vivia da maneira como eu achava melhor, a minha maneira de vencer qualquer circunstância era através do orgulho ou da raiva. Eu tinha uma determinação muito grande em querer mostrar pra mim mesmo ou também para os outros que quando eu quero, eu consigo. Porém, conforme o tempo passava, menos paz eu tinha, porque não há descanso naquele que se preocupa em ser alguém ou em simplesmente superar alguém, porque por mais que eu “vencesse” as pessoas e as superasse, no fim eu via que era tudo uma grande vaidade, e que no final das contas eu estava sempre sozinho.
E a minha luta começou justamente quando eu me desentendi com uma pessoa próxima, porque pra mim o mais fácil seria simplesmente juntar todas as lembranças ruins que eu tinha dessa pessoa e com esse grande armazenamento de mágoas simplesmente esquecê-la e deixar ela desaparecer da minha vida, mas eu não podia mais fazer isso, porque o Senhor não tinha me resgatado para que eu deixasse a ira tomar conta de mim e muito menos ter ódio de alguém, Ele me resgatou para que eu a amasse e fosse um pacificador(Mateus 5:9). Eu gastaria todo meu tempo nervoso, preocupado, ansioso e tudo voltaria novamente a ser como antes, mas graças ao Senhor e Sua misericórdia essa foi uma luta em que Ele me deu a capacidade de vencer.
Com essa introdução agora eu posso começar a explicar melhor o que quero compartilhar com vocês e vou fazer isso citando um versículo muito conhecido em que diz:
“ Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!” 2 Corintios 5:17
Depois de ser resgatado eu vi que não podia mais deixar minhas velhas manias e meus insensatos modos de pensar tomarem conta de mim novamente, eu também percebi que as minhas transgressões não afetam só a mim mesmo, mas como também as pessoas que estão à minha volta e que eu preciso estar sempre lutando comigo mesmo e mantendo uma boa conduta para que as pessoas à minha volta vejam o que Jesus fez por mim.
Nas epístolas de Paulo vemos ele mencionar esse assunto diversas vezes:
“Assim, eu lhes digo, e no Senhor insisto, que não vivam mais como os gentios, que vivem na futilidade dos seus pensamentos. Eles estão obscurecidos no entendimento e separados da vida de Deus por causa da ignorância em que estão, devido ao endurecimento dos seus corações. Tendo perdido toda a sensibilidade, ele se entregaram à depravação, cometendo com avidez toda espécie de impureza. Todavia, não foi assim que vocês aprenderam de Cristo. De fato, vocês ouviram falar dele, e nele foram ensinados de acordo com a verdade que está em Jesus. Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade.” - Efésios 4:17-24
“Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira. Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos.” - Efésios 2:3-5
“ Mas agora, abandonem todas estas coisas: ira, indignação, maldade, maledicência e linguagem indecente no falar. Não mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas e se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador.” - Colossenses 3:8-10 “ Houve tempo em que nós também éramos insensatos e desobedientes, vivíamos enganados e escravizados por toda espécie de paixões e prazeres. Vivíamos na maldade e na inveja, sendo detestáveis e odiando-nos uns aos outros. Mas quando se manifestaram a bondade e o amor pelos homens da parte de Deus, nosso Salvador, não por causa de atos de justiça por nós praticados, mas devido à sua misericórdia, ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que ele derramou sobre nós generosamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador. Ele o fez a fim de que, justificados por sua graça, nos tornemos seus herdeiros, tendo a esperança da vida eterna. “ - Tito 3:3-7
~~~~
Há um ultimo fator muito importante que é a nossa maneira de viver, a nossa conduta, porque há um grande número de pessoas que não são convencidas pelas nossas palavras, mas sim pelos nossos atos e pela nossa moral de vida. Temos que ter muito cuidado com aquilo que falamos e fazemos diante das pessoas, para que assim elas sejam movidas e convencidas a buscar a paz que o Senhor nos concedeu. Temos que tomar cuidado em não querer usar nossa liberdade de maneira insensata, como na Palavra está escrito:
“Tudo é permitido”, mas nem tudo convém. “Tudo é permitido”, mas nem tudo edifica. - 1 Corintios 10:23
“Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus. Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor.” - Efésios 5:15-17
Como filhos obedientes, não se deixem amoldar pelos maus desejos de outrora, quando viviam na ignorância. Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, pois está escrito: “Sejam santos, porque eu sou santo”. - 1Pedro 1:14-16
~~~~
Não se esconda, não deixe que a luz se apague, seja a diferença, seja o bom perfume, para que maior seja a glória do Nosso Senhor Jesus Cristo. Tenha fé, paciência, determinação, ame o Senhor para que assim todas as coisas ocorram para o seu bem. Amém.
“Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” - Romanos 8:28
“ Porque para Deus somos o aroma de Cristo entre os que estão sendo salvos e os que estão perecendo.” - 2Corintios 2:15
“ Porque outrora vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Vivam como filhos da luz, pois o fruto da luz consiste em toda bondade, justiça e verdade; e aprendam a discernir o que é agradável ao Senhor. Não participem das obras infrutíferas das trevas; antes, exponham-nas à luz. Porque aquilo que eles fazem em oculto, até mencionar é vergonhoso. Mas, tudo o que é exposto pela luz torna-se visível, pois a luz torna visíveis todas as coisas.” Efésios 5:8-13
Alan Coura
0 notes
jesus-evidences · 5 years
Photo
Tumblr media
Don’t Forget
Eu queria compartilhar com vocês hoje um pensamento que eu venho tendo há um tempo atrás, um pensamento sobre o esquecimento. Eu quero nos atentar à essa nossa falha em nos esquecermos tão rápido dos avisos e das bênçãos de Deus em nossas vidas. E falando sobre isso eu acho que há uma passagem perfeita pra esse assunto:
~~
Pedro estava sentado fora no pátio. Uma empregada se aproximou e lhe disse:
- Você também estava com Jesus, o galileu.
Mas ele negou diante de todos e disse:
- Não sei o que você está dizendo.
Quando se dirigia para a porta, Pedro foi visto por outra empregada, que disse aos que estavam ali:
- Este também estava com Jesus, o Nazareno.
E ele negou outra vez, com juramento:
- Não conheço esse homem.
Pouco depois, aproximando-se os que estavam ali, disseram a Pedro:
- Com certeza você também é um deles, porque o seu modo de falar o denuncia.
Então ele começou a praguejar e a jurar:
- Não conheço esse homem!
E no mesmo instante o galo cantou. Então Pedro se lembrou da palavra que Jesus lhe tinha dito: “Antes que o galo cante, você me negará três vezes.” E Pedro, saindo dali, chorou amargamente. - Mateus 26:69-74
~~
Como pudemos ver, Pedro foi avisado do que iria acontecer, e mesmo ele negando e dizendo que iria morrer com Jesus se fosse preciso, não só ele, mas também todos os discípulos, Pedro em seu momento de medo negou Jesus. Acho que nessa conversa de Jesus com Pedro e os discípulos podemos perceber como não devemos querer entrar em discussão com Deus sobre aquilo o qual Ele já nos revelou, não devemos tentar fugir de seus avisos, tentar saber mais do que o nosso Deus.
Quando foi que Pedro se lembrou daquilo que Jesus tinha lhe dito? Ele se lembrou apenas no momento que tudo que Jesus tinha lhe dito foi concretizado. Acredito que muitas vezes em nossas vidas, Deus fala conosco e nos avisa sobre muitas coisas, mas devido às circunstâncias e nossos medos, acabamos nos esquecendo de todo esse cuidado de Deus conosco e acabamos vendo quando é tarde demais.
Outro fato importante que podemos ver claramente nessa passagem, é que Deus sabe tudo que pode e que vai acontecer em sua vida. Então eu te pergunto: Se há um Deus o qual te ama, o qual é o teu Pai, o qual quer te direcionar constantemente em sua vida, por qual razão você deveria querer ter o controle de tudo em sua vida? Por qual razão você acha que sabe mais do que Ele ?
Somos todos falhos, nossas memórias funcionam para tantas coisas e naquilo que mais precisamos dela acabamos entrando em decepção, mas sabe o que é mais lindo nessa passagem? Pedro entendeu que ele não podia ditar tudo que ia acontecer em sua vida, que ele não estava e nunca esteve no controle de nada, mas sim que deveria se humilhar diante dAquele que poderia o ajudar a estar sempre na direção certa. Deus usou Pedro maravilhosamente após sua ressurreição, Pedro passou a entender que ele não era capaz de fazer absolutamente nada daquilo que ele planejava sem a misericórdia de Deus em sua vida, ele entendeu o motivo do sacrifício e tudo isso veio quando ele recebeu o Espírito de Deus.
Deus nos deixou sua Palavra e através dela podemos muitas vezes encontrar a direção que desejamos. No Salmo 119 há diversos versículos mostrando o quão é importante ter conhecimento da Palavra, que não devemos nos esquecer dela, porque ela poderá te evitar de cometer erros insensatos, ela irá te ajudar a responder à aqueles que não entendem a sua maneira de viver pela fé, ela irá te livrar de laços que você muitas vezes não pôde fugir, irá te fazer andar de maneira diferente, uma maneira nova, a qual te direcionará pro caminho da vida!
Não se esqueça, não deixe sua memória falhar, busque o conhecimento continuamente e pense em todas as coisas e transformações as quais Ele fez em sua vida, não se esqueça dos avisos, pense naquilo tudo que você tem apenas porque Ele te deu, não se esqueça nem das “pequenas coisas” que na verdade são grandes, como o seu falar, ouvir, enxergar, andar, coisas que muitos hoje não podem. Não deixe aquilo que você não tem tomar lugar em sua vida, pense sim nas bênçãos de Deus em sua vida. Ele está cuidando de você e te dando tudo aquilo que você precisa, não se esqueça!
Versículos:
“Meu filho, não se esqueça da minha lei, mas guarde no coração os meus mandamentos, pois eles prolongarão a sua vida por muitos anos e lhe darão prosperidade e paz.” - Provérbios 3:1,2
“Meu filho, se você aceitar as minhas palavras e guardar no coração os meus mandamentos; se der ouvidos à sabedoria e inclinar o coração para o discernimento; se clamar por entendimento e por discernimento gritar bem alto, se procurar a sabedoria como se procura a prata e buscá-la como quem busca um tesouro escondido, então você entenderá o que é temer ao Senhor e achará o conhecimento de Deus.” - Provérbios 2:1-5
Que toda a glória seja eternamente dEle, Amém.
Autor: Alan Coura
0 notes