Tumgik
falaespiritosanto · 4 months
Text
Como alcançar a benção prometida por Deus?
No livro de Tiago 1-22-25: Não enganem a si mesmos pela merda audição do que a Palavra diz, mas pratiquem-na! Quem ouve a Palavra, mas não faz o que ela diz, é como a pessoa que olha sua face em um espelho, observa-se nele, vai embora e imediatamente esquece da sua aparência. Se uma pessoa, porém, olhar bem de perto da Torah perfeita, que concede liberdade, e não se tornar um ouvinte que se esquece de tudo, mas alguém que pratica a obra que ela requer, então será muito abençoado em tudo o que fizer.
Devemos interligar esta passagem com o livro de Josué, também no capitulo 1 que diz: 7. Somente seja forte e muito corajoso e tenha cuidado de seguir toda a Torah, a qual Mosheh, meu servo, ordenou que você seguisse. Não se desvie dela nem para a direita nem para a esquerda; assim, você será bem-sucedido aonde quer que vá. 8. Sim, mantenha o livro da Torah em seus lábios e medite nele dia e noite, assim você agirá de acordo com tudo o que está escrito nele. Desse modo, seus caminhos prosperarão, e você será bem-sucedido. 9. Não fui eu que ordenei a você "Seja forte e corajoso"? Então, não se apavore nem desanime, porque Adonai, seu Deus, é com você aonde quer que vá."
No capítulo 19:27 do livro de Provérbios, há um alerta claro sobre as consequências de se afastar da instrução: Se você parar de ouvir a instrução, meu filho, irá afastar-se das palavras que dão conhecimento.
A consequência do afastamento é a perda de discernimento espiritual, como ilustrado na história de Eli quando Ana (mãe de Samuel) estava orando em silêncio, e Eli erroneamente pensou que ela estava bêbada. Esse episódio reflete a falta de compreensão espiritual resultante do afastamento da instrução.
Na primeira carta aos Coríntios 2:14, Paulo reforça esse conceito, afirmando que o homem natural não compreende o que vem do Espírito de Deus; para ele, é insensatez. A incapacidade de entender tais coisas ocorre porque elas são discernidas pelo Espírito. Por outro lado, aquele que tem o Espírito é capaz de discernir todas as coisas, enquanto ninguém está em posição de discerni-las sem o Espírito.
Essa falta de discernimento espiritual é contrastada com a afirmação final: "Nós, porém, temos a mente do Messias!" Aqui, Paulo destaca a capacidade daqueles que estão alinhados com o Espírito de discernir e compreender, sublinhando a importância da conexão espiritual para a sabedoria divina.
No evangelho de Mateus cap 13 versículo 15: "porque o coração deste povo tornou-se insensível com seus ouvidos, quase não ouvem, e seus olhos estão fechados, para que mão vejam com os olhos, ouçam com os ouvidos, entendam com o coração, e façam t'shuvah, para que eu os cure" é destacado a resistência do povo a instrução de Deus. Essa apatia espiritual impede que vejam, ouçam e compreendam as mensagens e chamados divinos.
Um exemplo disso está no livro de Zacarias 7:11-12: No entanto, eles não ouviram; viraram as costas de forma obstinada e fecharam os ouvidos, para não ter de escutar. Sim, eles tornaram o coração duro como diamante, para não ouvir a Torah e as mensagens enviadas por Adonai-Tzva'ot mediante seu Espírito atuante nos primeiros profetas. Estre é o motivo de a grande ira vir de Adonai-Tzva'ot.
0 notes
falaespiritosanto · 8 months
Photo
Tumblr media
30K notes · View notes
falaespiritosanto · 8 months
Text
“Deus, eu aceito o Teu tempo. Assim como a semente: Eu preciso ser plantada, regada, e cuidada, até virar uma árvore frutífera no Teu jardim.”
— Bruna Miguel.  (via nam-ore)
1K notes · View notes
falaespiritosanto · 8 months
Photo
Tumblr media
11K notes · View notes
falaespiritosanto · 8 months
Text
Devocional Eclesiastes 2
De que adianta buscar o prazer? E, enquanto ainda buscava a sabedoria, apeguei-me à insensatez.
Muitas pessoas mergulham na insensatez quando buscam a sabedoria, pois existe uma linha tênue entre ambas. A questão é que geralmente buscamos o prazer no lugar errado. As coisas desse mundo não podem nos preencher, não podem nos completar e por isso, sentimos como se estivéssemos correndo atrás do vento quando buscamos por prazer nas coisas do mundo.
A quem foi revelada a raiz da sabedoria? Quem pode discernir os seus artifícios? A quem foi mostrada e revelada a ciência da sabedoria? Quem pode compreender a multiplicidade de seus caminhos?
Somente o Deus altíssimo, criador onipotente, rei poderoso e infinitamente temível, sentado no seu trono; foi ele quem a criou no Espírito Santo, quem a viu, numerada e medida.
O segredo é buscar a Deus acima de todas as coisas! Nele encontramos a paz, a alegria e o prazer que buscamos incessantemente. A sabedoria foi criada antes de todas as coisas, a inteligência prudente existe antes dos séculos! O Verbo de Deus nos céus é fonte de sabedoria, seus caminhos são os mandamentos eternos.
O temor do Senhor é o início da sabedoria. O temor do Senhor é uma glória, um motivo de glória, uma fonte de alegria, uma coroa de regozijo. O temor do Senhor alegra o coração. Ele nos dá alegria, regozijo e longa vida. Quem teme o Senhor se sentirá bem no instante final, no dia da morte será abençoado. O amor de Deus é uma sabedoria digna de ser honrada. Aqueles a quem ela se mostra amam-na logo que a veem, logo que reconhecem os fenômenos que realiza. A sabedoria distribui a ciência e a prudente inteligência; eleva à glória aqueles que a possuem.
Provérbios 1:7: 
Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o SENHOR. Os tolos desprezam a sabedoria e não querem aprender.
Tiago 1:5: Mas, se alguém tem falta de sabedoria, peça a Deus, e ele a dará porque é generoso e dá com bondade a todos.
1 Pedro 5:5: E vocês, jovens, sejam obedientes aos mais velhos. Que todos prestem serviços uns aos outros com humildade, pois as Escrituras Sagradas dizem: “Deus é contra os orgulhosos, mas é bondoso com os humildes!
Provérbios 16:18: O orgulho precede a destruição; a arrogância precede a queda.
Salmos 34:11: Venham, meus jovens amigos, e escutem, que eu os ensinarei a temer a Deus, o SENHOR.
1 note · View note