Tumgik
corrigeredacaoenem · 4 years
Text
Resumos Pandemia: Banco Central anuncia queda de 3,6% na concessão de empréstimos no Brasil
Resumos Pandemia: Banco Central anuncia queda de 3,6% na concessão de empréstimos no Brasil
Tumblr media
Durante a quarentena no país, com empresas e famílias ainda em busca de recursos para fechar as contas devido aos efeitos repentinos da pandemia do coronavírus, imaginou-se que a busca por crédito aumentaria. Entretanto, as concessões de empréstimos dos bancos no crédito livre voltaram a cair no mês de maio.
Solicitação de empréstimos durante a pandemia
Durante o mês de maio, quando houve a…
View On WordPress
0 notes
corrigeredacaoenem · 4 years
Text
Como treinar redações na quarentena em 4 passos
Como treinar redações na quarentena em 4 passos
Está na quarentena, que tal começar a praticar suas redações?
A falta de preparo para possíveis “surpresas” ocasiona a queda de rendimento em qualquer situação. Por exemplo, imagine um torneio de futebol, ou de qualquer outra modalidade esportiva.
Suponha que a “equipe A” chega na final contra a “equipe B”. Os dias se aproximam da decisão e… É claro que os técnicos vão querer descobrir as…
View On WordPress
0 notes
corrigeredacaoenem · 4 years
Text
Trabalhe online na Quarentena
Trabalhe online na Quarentena
O objetivo do post é passar uma mensagem bem objetiva.
Pare de deixar para depois!!! Muitas mulheres, donas de casa estão trabalhando através da Internet na quarentena.
Este material explica passo a passo como iniciar do zero o seu negócio na Internet. .
Comece você também http://bit.ly/monte_o_seu_negocio
Tumblr media Tumblr media
  View On WordPress
0 notes
corrigeredacaoenem · 6 years
Photo
Tumblr media
0 notes
corrigeredacaoenem · 6 years
Photo
Tumblr media
0 notes
corrigeredacaoenem · 6 years
Text
RESUMÃO PARA A REDAÇÃO DO ENEM 2018
RESUMÃO PARA A REDAÇÃO DO ENEM 2018
O objetivo do artigo é trazer um resumão de última hora, em imagens, para a redação do ENEM.
Para isso, vamos dividir o artigo em cinco partes:
1- O texto dissertativo-argumentativo 2- O parágrafo de introdução 3- Os dois parágrafos do desenvolvimento 4- O parágrafo de conclusão 5- Orientações gerais
#1 O texto dissertativo argumentativo
Tumblr media
  #2 O Parágrafo de Introdução
Tumblr media
Precisa de dicas específicas…
View On WordPress
0 notes
corrigeredacaoenem · 6 years
Text
3 DICAS para a o parágrafo de conclusão e proposta de intervenção social
3 DICAS para a o parágrafo de conclusão e proposta de intervenção social
O objetivo do artigo é orientar como elaborar o parágrafo de conclusão da redação para o ENEM. Por isso dividimo em 3 partes:
Tumblr media
#1 EXEMPLO DE PROPOSTA DE INTERVENÇÃO SOCIAL #2 O PARÁGRAFO DE CONCLUSÃO #3 CONTEÚDO DA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO DO ENEM
Para iniciar a leitura do artigo vale a pena dar uma olhada na proposta de intervenção social a seguir:
#1 EXEMPLO DE PROPOSTA DE INTERVENÇÃO SOCIAL
“…P…
View On WordPress
0 notes
corrigeredacaoenem · 6 years
Text
A vacinação sem dúvida foi um dos temas mais discutidos no ano de 2018. A volta de doenças tidas como erradicadas, tais como: Rubéola, Polimielite e Sarampo, trouxe a tona a baixa cobertura vacinal, problema que preocupa autoridades e profissionais da área da Saúde em todo o Brasil.
O CRE não iria te deixar por fora dessa discussão, por isso preparamos este resumo completo que irá facilitar o entendimento sobre o assunto e irá ampliar o seu repertório de conhecimento para mandar bem na redação do ENEM.
Para facilitar, dividimos este resumo em 5 tópicos:
#1 O que é a vacina #2 Contexto histórico da vacinação #3 O que foi a  Revolta da Vacina? #4 Vacinação e retorno de doenças erradicadas no Brasil. #5 Redação sobre vacinação
E então, vamos estudar!
#1- O Que é vacina?
Bom, para ficar por dentro da discussão, é importante saber que as vacinas são substâncias cuja função é estimular nosso corpo a produzir resposta imunológicas para nos proteger contra determinadas doenças.
A produção de uma vacina é feita a partir do próprio agente causador da doença, um antígeno é uma pequena porção das estruturas de bactérias, vírus e/ou protozoários que é colocada em nosso organismo de forma enfraquecida ou inativada.
Além de não causar a doença, as formas enfraquecidas e inativadas do antígeno são capazes de estimular a criação de anticorpos no nosso sistema imunológico, o que evita a proliferação da doença no organismo.
Para fixar os conceitos de antígeno e anticorpos, assista ao vídeo abaixo:
Bom agora que sabemos o que uma vacina, vamos ver o contexto histórico da vacinação
Tem muito resumo pela frente ainda. Vamos lá! 
#2- Contexto histórico da vacinação
No início do século XVIII, a varíola era uma doença que causava mas já nessa época, a esposa de um embaixador inglês, Lady Mary, havia associado que pessoas saudáveis que recebiam através da pele, o líquido oriundo do ferimento de indivíduos adoecidos estavam imunes à varíola.
Esse método foi chamado de variolação e foi bastante utilizado até o fim do século. No entanto, nesse mesmo século, o médico inglês Edward Jenner, após várias observações, percebeu que pessoas que conviviam com vacas, mesmo as vacas adoecidas por varíola, não eram contagiadas pela varíola humana.
Edward Jenner na árvore.
O médico então, colheu o líquido das espinhas de uma dessas pessoas contaminadas com a varíola benigna das vacas e o inoculou em James Phillipps, um garoto de 8 anos.
Seis semanas depois, o médico introduziu a transpiração de um doente de varíola no braço do menino e ele sobreviveu.
Assim, o médico continuou o  procedimento em várias pessoas, retirando o pus dos adoecidos e transferindo para as pessoas, como forma de prevenir a moléstia.
Anos depois, inoculou novamente em James Phillips, o garoto que participou de seu primeiro experimento e em mais duas pessoas. O resultado do experimento foi que ambos continuaram imunes, sem apresentar qualquer sintoma da doença.
Origem do Termo Vacina
Em sua publicação original, o médico Edward Jenner usou o termo “varíola da vaca” em latim: “variola vaccinae” que, com o tempo, acabou popularizado como “inoculação da vacina”, o termo vacina é amplamente utilizado atualmente.
O vídeo a seguir do canal Biologando ilustra bem o tema, vale a pena visualizar…
Erradicação da Varíola
A Organização Mundial da Saúde considerou a Varíola uma doença erradicada do planeta em 1980. Assim, a eliminação da doença representa um grande marco da saúde pública na história da civilização.
A erradicação só foi possível graças à descoberta da vacina que foi outro marco histórico de extrema importância da saúde, para se ter uma idéia a Varíola matava 400 mil europeus por ano no século XVIII.
O sucesso foi tanto que, em 1805, Napoleão Bonaparte obrigou que todos seus soldados fossem vacinados, o que gerou insatisfação e alguns conflitos. Outro conflito por questões semelhantes, foi a “Revolta da Vacina”, que ocorreu em 1904 no Rio de Janeiro, é o que você vai conferir no próximo capítulo do nosso resumo.
Eaí ta gostando desse resumo incrível? Acha que vai ser útil na redação do ENEM? Então clique aqui e envie seu texto, por apenas R$2,00 receba a nossa avaliação detalhada em até 48h.
#3- O que foi a Revolta da vacina?
No ano de 1904, o Rio de janeiro passava por uma grave crise de saúde pública. Aproximadamente 800 mil habitantes, dentre eles circulavam diversas doenças, tais como: Peste Bubônica, Febre Amarela, Varíola, Tuberculose, Malária dentre outras.
Para controlar as epidemias, e também com o intuito de modernizar a cidade, o governo do então presidente Rodrigues Alves fez uma série de reformas urbanas que modificou o cotidiano dos cariocas.
Tumblr media
charge de Leonidas, ilustra a revolta da vacina.
As mudanças referentes à arquitetura e urbanismo da cidade ocorreram desde a destruição de cortiços ao alargamento de ruas, com isso grande parte da população pobre, removida de suas antigas moradias no centro, teve de se alocar nos subúrbios e favelas da cidade.
Saneamento e erradicação de doenças
Já a missão do então diretor de geral de Saúde Pública Oswaldo Cruz, era promover mudanças no saneamento da cidade e erradicar a Peste Bubônica, Febre Amarela e a Varíola.
Para atingir este objetivo, o governo realizou uma proposta de lei impopular que tornava obrigatória a vacinação para toda a população. Esta lei foi aprovada e junto com ela uma regulamentação proposta por Oswaldo Cruz.
A regulamentação obrigava a exigência de comprovantes de vacinação para realizar matrículas nas escolas e para obtenção de empregos, além da checagem em viagens, hospedagens e casamentos.
Na regulamentação também estava previsto o pagamento de multas para quem resistisse à vacinação. No entanto, assim que esta proposta vazou para a imprensa, desencadeou-se a maior revolta urbana que já tinha sido vista na cidade.
A revolta ocorreu entre 10 e 16 de novembro de 1904, embora a vacinação obrigatória tenha sido o estopim da revolta, logo os protestos passaram a se dirigir aos serviços públicos em geral e aos representantes do governo, em especial contra as forças repressivas.
A direita, “Fila de presos na Ilhas das Cobras”Fonte: http://www.ccms.saude.gov.br/revolta/revolta2.html
A esquerda, “Bonde virado durante a revolta da vacina” Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Revolta_da_Vacina
Apesar das boas intenções, a maneira como as reformas foram conduzidas por Oswaldo Cruz, causou indignação, sendo suas medidas apontadas como violação dos direitos civis e constitucionais.
Além disso, havia um componente moral muito grande, pois naquela época foi considerado um crime contra honra de um chefe de família que seu lar, assim como os corpos de suas mulheres fossem invadidos por um desconhecido.
O desfecho da revolta da vacina foi uma tentativa fracassada de golpe de estado e a deportação de 461 pessoas para o estado do Acre. Alo término da revolta houve ainda a prisão de 945 pessoas, 30 mortos e 110 feridos.
 #4- Vacinação e a volta de doenças erradicadas no Brasil
De acordo com dados fornecidos pelo Ministério da Saúde, em 2017, o índice de vacinação no Brasil foi o mais baixo nos últimos 16 anos.A imunização contra o Sarampo e poliomelite para as crianças menores de 1 ano estão em queda.
No início do mês de agosto, a Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo se iniciou no país inteiro. Todas as crianças de 1 a menos de 5 anos foram convidadas aos postos de saúde para receber as vacinas contra essas infecções, mesmo as que já se vacinaram anteriormente.
No caso da poliomielite, crianças que não tomaram nenhuma dose ao longo da vida receberão a vacina inativada (a injetável). As que já passaram por uma ou mais doses terão à disposição a versão oral do imunizante, a que ficou famosa com a campanha do Zé Gotinha.
No caso da vacina contra o sarampo, todas devem tomar uma dose da  tríplice viral (que também protege contra caxumba e rubéola). desde que não tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.
A meta do governo federal é imunizar 11,2 milhões de crianças e atingir o marco de 95% de cobertura nessa faixa etária, conforme recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Reaparecimento de doenças erradicadas
o PNI (Programa Nacional de Imunizações) foi criado em 1973 para organizar o calendário de vacinação, facilitando o controle e a erradicação de doenças que podem ser prevenidas através da imunização. Por exemplo, Poliomielite e do vírus autóctone da Rubéola, ambos erradicados no País.
Algumas doenças que estavam controladas em terras brasileiras voltaram a apresentar surtos. É o caso do sarampo, que já tem casos confirmados em alguns estados brasileiros.
#5- Exemplo de Redação sobre vacinação
Abaixo, um exemplo de redação dissertativa-argumentativa sobre o retorno de doenças erradicadas ao Brasil e a baixa cobertura vacinal:
Tema: A volta de doenças erradicadas no Brasil
Título: Prevenir ou remediar?
“É melhor prevenir do que remediar”, a frase pode ser conhecida pela população brasileira, porém na prática não tem sido muito bem recebida. No início do século XX, Oswaldo Cruz, que exercia cargo que se equivale ao do atual ministro da saúde, resolveu implementar  medidas para erradicar doenças que causavam a maioria das mortes na época.
A capital do Brasil na época, o Rio de Janeiro, sofria com surtos de doenças, em virtude da precariedade das redes de água, esgoto e da coleta de lixo. Sendo assim, as medidas que sugeriam desde a limpeza dos focos de reprodução de larvas até a obrigatoriedade de vacinação para a população, sob pena de multa. No entanto, o resultado desta tentativa de prevenção acabou desencadeando o evento que ficou conhecido como a Revolta da Vacina.
Embora os protestos tenham ocorrido e os atos tomado grandes proporções na cidade, é fato que no ano seguinte houve uma redução de mais de 90%  nas mortes por febre amarela, de acordo com informações do Acervo Histórico do Estadão. Consequentemente, a doença foi erradicada da cidade quatro anos depois.
Recentemente, o país têm presenciado mortes por Sarampo, entretanto observamos queda no índice de vacinação nos anos anteriores. Por que preferir remediar do que prevenir? Talvez seja a atitude reflita o desconhecimento ou a irresponsabilidade de uma geração que não conviveu com doenças como a paralisia infantil.
Em vista disso, é necessária a adoção de medidas mais rígidas para garantir a vacinação de crianças, tais medidas incluem a checagem da carteira de vacinação para viagens, matrículas em escolas e universidades tanto para os pais como para as crianças na creche. A vacinação em dia, também deve ser exigida para a contratação de profissionais. O objetivo é despertar na Família, o cuidado necessário com seus dependentes.
Paralelamente o governo, por meio de suas unidades de saúde e hospitais, deve manter um banco de dados interligado incluindo a caderneta de vacinação como parte das informações de um prontuário eletrônico do paciente, em conseqüência disso, permitirá que a checagem da caderneta de vacinação possa ser integrada do sistema do SUS para sistemas de universidades, escolas e da receita federal.
Só assim, garantiremos praticidade na checagem das aplicações, e evitaremos ter de remediar, uma vez que como Oswaldo Cruz já nos comprovou, a vacinação é sim uma medida preventiva eficaz.
Bom, com este exemplo de redação, finalizamos o resumo do tema de redação sobre “vacinação”. Mas, o CRE possui inúmeros outros resumos de temas da atualidade que você pode consultar clicando aqui!
Em breve, vamos disponibilizar gratuitamente um e-book com 30 temas da atualidade para o ENEM 2018, deixe seu e-mail e whatsapp abaixo para receber:
[contact-form]
Tumblr media
  C
  Introdução Vacinação: 5 tópicos para o possível tema da redação do enem 2018 A vacinação sem dúvida foi um dos temas mais discutidos no ano de 2018. A volta de doenças tidas como erradicadas, tais como: Rubéola, Polimielite e Sarampo, trouxe a tona a baixa cobertura vacinal, problema que preocupa autoridades e profissionais da área da Saúde em todo o Brasil.
0 notes
corrigeredacaoenem · 6 years
Photo
Tumblr media
0 notes
corrigeredacaoenem · 6 years
Photo
Tumblr media
0 notes
corrigeredacaoenem · 6 years
Video
O CRE quer te ajudar a atingir a NOTA MIL na redação do ENEM 2018! Saiba mais sobre o método PROL: http://corrigeredacao.com.br (em São Paulo, Brazil)
0 notes
corrigeredacaoenem · 6 years
Text
- Tema redação Encceja 2018
– Tema redação Encceja 2018
Quem realizou a prova do ENCCEJA no domingo 05/08/2018 teve que elaborar uma redação com o tema “Os riscos de trabalhar a noite e como isso prejudica os trabalhadores”.
Tumblr media
Milhões de trabalhadores atuam no período noturno mundo a fora. De acordo com um estudo realizado pela universidade  americana de Princeton, nos Estados Unidos e disponibilizado no site da BBC, estima-se que nos países…
View On WordPress
0 notes
corrigeredacaoenem · 6 years
Text
13 formas de fazer a introdução da redação?
13 formas de fazer a introdução da redação?
Na introdução, vamos apontar o que será redigido ao longo do texto. Ela não deve ser muito longa e permanecer entre dois e três parágrafos. É na introdução deve que demonstramos as principais idéias que serão discutidas no texto.
Tumblr media
Veja o exemplo de introdução a seguir, no trecho da redação nota MIL do ENEM 2017, elaborada pela estudante Isabella Barros Castelo Branco do Piauí:
Na obra “Memórias…
View On WordPress
0 notes
corrigeredacaoenem · 6 years
Text
7 Prováveis temas para redação ENEM 2018
7 Prováveis temas para redação ENEM 2018
Tumblr media
Todos sabemos da importância de estar por dentro dos temas da atualidade, pois eles não só dão base para iniciar a linha de raciocínio, como devem ser cobrados na redação. Por isso separamos os 7 possíveis temas para a nossa maratona de estudos.
Estes temas foram coletados baseado na opinião da maioria dos estudantes que comentaram no grupo de estudos “ENEM 2018” pelo Facebook. O grupo conta com…
View On WordPress
0 notes
corrigeredacaoenem · 6 years
Text
Como arrebentar na redação do ENCCEJA
Como arrebentar na redação do ENCCEJA
Tumblr media
No próximo domingo dia 05/08/2018 será realizada a prova do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, mais conhecido como ENCCEJA.
Como sabemos o CRE disponibiliza vídeos, resumos e materiais com o objetivo de garantir a sua nota MIL na redação do ENEM. A prova do ENCCEJA não é tão diferente, na verdade o aluno que está preparado para a realização da redação do ENEM,…
View On WordPress
0 notes
corrigeredacaoenem · 6 years
Text
Fake news: As notícias falsas podem cair na redação do ENEM 2018
Fake news: As notícias falsas podem cair na redação do ENEM 2018
Tumblr media
Existe um projeto de lei que prevê até três anos para quem divulgar notícias falsas, Este é um dos projetos existentes sobre o tema, e o CRE resume o tema aqui para você fazer bonito na sua redação.
Mas para iniciar, é preciso saber os tópicos que vamos tratar neste resumo, então segue o índice:
#1 – O que são as Fake News #2- Contexto Histórico #3 Recomendações #4 Estudo sobre o tema
Então, vamos…
View On WordPress
0 notes
corrigeredacaoenem · 6 years
Video
youtube
Violência Urbana no Brasil - Possível Tema Redação ENEM 2018
0 notes