Tumgik
catex · 3 years
Photo
Tumblr media Tumblr media Tumblr media
3 notes · View notes
catex · 4 years
Photo
Tumblr media Tumblr media Tumblr media
1 note · View note
catex · 4 years
Photo
Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media
1 note · View note
catex · 4 years
Quote
Para todos aqueles que vêm para este local feliz: Bem-vindos. A Disneyland é sua terra. Aqui, a idade revive as memórias do passado e a juventude pode saborear o desafio e a promessa do futuro. A Disneyland é dedicada aos ideais, sonhos e à dura realidade que criaram a América, com a esperança de que ela seria uma fonte de alegria e inspiração para todo o mundo.
Walter E. Disney
4 notes · View notes
catex · 4 years
Text
Aulário 6 - Cultura da Mídia
Segundo Guy Dèbord nos estamos na chamada Sociedade do Espetáculo, onde a maioria das coisas que aparecem nas nossas vidas são ordinárias, pois o sentido de extraordinário foi atribuído a tantos acontecimentos que agora as coisas comuns passaram a serem um espetáculo.
Podemos relacionar esse conceito a Disney ao observarmos como seus filmes acabam, com o passar dos anos as pessoas deixaram de se surpreender com os clássicos finais felizes que a Disney sempre abordou. No começo o espetáculo dos filmes era que o príncipe conseguia salva a princesa e o bem vencia o mal, hoje todo mundo que ja é habituado com o formato de filme da Disney não se surpreende mais com seus finais e até já esperam que  o filme tenha o clássico final “felizes para sempre”.
2 notes · View notes
catex · 4 years
Text
Porque a Disney?
Disney é a maior empresa, produtora de produtos midiáticos e não midiáticos, do mundo. Se baseando na ideia de que Disney é onde seus sonhos podem se tornar realidade, ela instiga pessoas de todas as idades a querem consumir seus produtos, fazendo com que, de alguma forma, elas se sintam livres e especiais, assim como quando eram crianças.
Tumblr media
8 notes · View notes
catex · 4 years
Text
Aulário 5 - Contrato de Comunicação
O Contrato de Comunicação é um contrato simbólico estabelecido com certos produtos midiáticos, criando um ambiente de "troca linguareira" entre emissor (produto) e receptor (espectadores), onde  se estabelecem expectativas diante do produto. Tais expectativas podem ser quebradas, fazendo com que o contato se rompa ou podem ser superadas, fazendo com que esse contrato seja fortalecido.
Na Disney o Contrato de Comunicação foi, de certa forma, rompido quando a empresa comprou a trilogia Star Wars. Muitos espectadores estavam com as expectativas altas por confiarem nos trabalhos da Disney, mas ao lançarem a continuação da saga muitos fãs tiveram essas expectativas rompidas, o que gerou muitas críticas aos novos filmes produzidos pela Disney.
Tumblr media
2 notes · View notes
catex · 4 years
Text
Aulário 4 - Fluidez Afetiva
A Fluidez Afetiva se resume na busca angustiante por realizar nossos desejos, e assim que conseguimos a posse daquilo que almejamos ele deixa de ser prazeroso, buscamos sempre o prazer naquilo que é novo e nos desprendemos do que é "velho" justamente porque estamos constantemente em busca do prazer. Não conseguir encontrar o prazer que buscamos, gera frustração e angústia nos fazendo sentir a necessidade de buscar mais o consumo.
Podemos perceber traços de Fluidez Afetiva no filme Enrolados da Disney, onde a madrastra de Rapunzel deseja sua posse constantemente com a finalidade de usufruir de seus cabelos mágicos que a mantem jovem, assim que a madrasta percebe que perdeu seu "objeto" de desejo ela se frustra e se revolta contra Rapunzel.
Tumblr media
3 notes · View notes
catex · 4 years
Text
Aulário 3 -  Sociedade do Consumo
A Sociedade do Consumo se caracteriza por relacionar satisfação e desejo ao consumo, onde o ser contemporâneo sana suas vontades através de tendências, marcas e experiências, levando, assim, a um consumo excessivo de bens e serviços.
Não é a toa que a Disney é conhecida como o lugar onde os sonhos se tornam realidade, além dos filmes serem repletos de magia, a Disney faz de tudo para que você se sinta num conto de fadas. Grandes exemplos do esforço que a Disney faz para realizar seus desejos são, as diversas lojas espalhadas por pelos parques, shoppings e outlets, que são repletas de roupas, fantasias e brinquedos  baseados nas temáticas dos filmes, a Bibbidi Bobbidi Boutique que fica localizado no parque dentro do castelo da Cinderella e transforma as crianças em suas princesas favoritas durante a visita ao parque e, por fim, o Disney plus, que é o novo serviço de streaming da Disney onde você pode ter acesso a todos os filmes sem sair de casa.
3 notes · View notes
catex · 4 years
Text
Aulário 2 - Sociedade de Controle
A Sociedade de Controle substitui as instituições modernas utilizadas na Sociedade Disciplinar, pela mídia e pelo consumo, que passam a exercer o mesmo papel das instituições modernas, ditam normas de comportamento aos sujeitos da sociedade.
Na Disney podemos perceber que quase tudo serve de influencia para que você, consumidor, incorpore as temáticas e a magia do mundo dos sonhos. Os filmes deixam de ser apenas filmes e passam a ser experiencias. Exemplos disso são os próprios parques da Disney com seus brinquedos, restaurantes e hotéis, que muitas vezes tem suas atrações  baseadas nos filmes, como por exemplo o castelo da Cinderella e os personagens que ficam andando por todos os lugares, fazendo com que os hospedes se sintam parte dos filmes.
Tumblr media Tumblr media
3 notes · View notes
catex · 4 years
Text
Aulário 1 - Modernidade Líquida
A modernidade se caracteriza por apresentar um conceito universal do que é certo e errado. Já a Modernidade Líquida rompe com tal conceito, sendo mais flexível sobre as coisas solidificadas da antiga modernidade. Na Disney isso se evidencia quando as princesas mudam de comportamento nos filmes, deixando de se comportar como o que seria “correto” uma princesa se comportar e passando para um novo comportamento mais flexibilizado que o antigo.
Nos primeiros filmes elas eram vistas como donzelas indefesas em perigo que sempre dependiam se seus príncipes para serem salvas. Já nos filmes atuais, elas não ocupam mais esse cargo, agora elas lutam pelo que acreditam e se salvam sozinhas. Um grande exemplo de princesas assim são a Merida, de Valente, a Mulan, de Mulan e a Elsa, de Frozen.
8 notes · View notes