Tumgik
brnoslva-blog · 10 years
Text
Não estamos aqui por casualidade, não há nada que aconteça sem uma causa: Lama Yeshe
Quando começamos a levar mais a sério as perguntas e indagações sobre a vida e a existência, certamente vamos passar (ou parar) nessa investigação: a da causalidade — ou casualidade. Tudo é por acaso? Nada é por acaso? Partes são e partes não são? Segundo afirma categoricamente o célebre Lama Thubten Yeshe (1935–1984) no trecho abaixo, nada acontece por acaso. É uma compreensão (ou atestado) fundamental de ser compreendido, mas é frequentemente ignorado em circunstâncias que preferimos chamar de nomes como “infortúnio”, como se o fato de que “nada acontece por acaso” fosse aplicável apenas a algumas coisas (“algumas coisas não acontecem por acaso, outras sim”). O que o Lama diz, no entanto, é que se achamos que algo está fora da rede da causalidade, essa é uma compreensão causada (sic) por nossa ignorância.
Lama Yeshe tem um tipo de discurso direto e assertivo, que incita a buscarmos entendimento com rigor e vontade séria. Sem meias palavras ou expressões de incerteza ou fuga.
O texto abaixo foi intitulado “No estamos aquí por casualidad“, traduzido para o português do espanhol no site das Ediciones Dharma:
“E porque as coisas são deste jeito? Porque somos ignorantes. Devido à nossa ignorância, tudo que experimentamos vem acompanhado de pensamentos extremamente limitados. Portanto não acontece simplesmente por azar. Esse é um conceito errado. Assim, insisto novamente que qualquer prazer e qualquer dor tem uma causa, tem uma causa principal. E o mesmo ocorre com nosso redor. Não há nada que aconteça sem uma causa. Se pensas que todas as sensações felizes ou infelizes acontecem simplesmente por casualidade, sem serem causadas por uma energia que existe em nosso interior, então estás sustentando um conceito errado com o qual não há possibilidade de crescer, não há possibilidade de compreender, porque estás ignorando a causa. Ignoras as causas que produzem estes resultados. Estás ignorando a relação interdependente de tudo com tua própria consciência”. ~ Lama Yeshe, via Ediciones Dharma
0 notes