Tumgik
biologiablog3-blog · 4 years
Text
youtube
Seminário de Biologia
Alunos: Aline, Bianca, Breno e Lucas
1 note · View note
biologiablog3-blog · 4 years
Text
Tumblr media
Angiospermas e gminospermas
QUESTÃO ENEM 2019/ CADERNO CINZA
Resolução:
A formação de tubo polínico, presente apenas nas gminospermas e na amgiospermas, permitiu a conquista definitiva do ambiente terrestre pelas plantas, pois possibilitou o encontro entre os gametas masculino e feminino dos vegetais durante sua reprodução, sem que houvesse necessidade de umidade ou água ambientais.
Muitas pessoas confundem com a polinização pelo vento e até mesmo com a transportação que algumas espécies de pássaros faz, pegando as sementes em determinado lugar e assim deixando em outros ambientes.
Resposta correta: C
0 notes
biologiablog3-blog · 5 years
Text
A estrutura angiospermas feito no laboratório, com o ensino da professora Márcia Araújo.
Tumblr media
Alunos: Aline, Breno, Bianca, Lucas e Maria Alice
Turma: 3°M03
Data: 17/09/2019
0 notes
biologiablog3-blog · 5 years
Photo
Corais são seres vivos, muitos se enganam, e ainda é sempre bom lembrar da importância que eles têm pra vida humana. É extremamente incrível conhecer esse mundo dos corais.
Tumblr media
Corais são tão lindos. 
61 notes · View notes
biologiablog3-blog · 5 years
Text
Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media
Relatório da aula prática no laboratório, pela professora Márcia Araújo. Sobre as briófitas e pteridrófitas.
Alunos: Aline, Breno, Bianca, Lucas e Maria Alice.
Turma: 3°M03
Data: 22/08/2019
0 notes
biologiablog3-blog · 5 years
Text
Tumblr media Tumblr media Tumblr media
Relatório da aula prática no laboratório, pela professora Márcia Araújo.
- Talófitas (Clorófitas, fiófitas e rodófitas).
Alunos: Aline, Breno, Bianca, Lucas e Maria Alice.
Turma: 3°M03
Data: 13/08/2019
0 notes
biologiablog3-blog · 5 years
Photo
Tumblr media
A tungíase é uma doença infecciosa da pele, causada pela fêmea do bicho-de-pé (Tunga penetrans). É mais comum em países subdesenvolvidos, tais como as regiões tropicais da África, oeste da Índia, Caribe e as Américas Central e do Sul, sendo rara na Europa e América do Norte. .
#Repost @biologie_amusante • • • • • • —————————— Follow us on Instagram:  @biologieamusantetrolls  @biologie_amusante  @radouane_nabil —————————— #scienceart #science #biology #phdstudent #Biologystudent #chimie #biochimie #gags #funy #nature #wilde #animals #biologosnarede #bio #biology #biologo https://www.instagram.com/p/B36w338p29p/?igshid=1eai8koiafg75
2 notes · View notes
biologiablog3-blog · 5 years
Text
Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media
MITOSE, produz duas células idênticas.
Divisão de células somáticas, do corpo.
Possui 5 fases mas vamos falar sobre as 4 que são cobradas, a outra só é dada em ensino superior.
1- PRÓFASE
Durante a prófase a carioteca e nucleolo desaparecem, mas porque?
Carioteca envolve o nucleo que os cromossomos estão, então para eles sairem o envoltorio tem que desaparecer, e o nucleolo possui ribossomos que sintetizam proteínas, essa síntese precisa parar pra ocorrer a divisão.
Ainda na prófase, a cromatina que começou a condensar na fase G2 da interfase continua condensando e os centríolos migram para lados opostos da célula.
2-METÁFASE
Fase mais importante pra vestibular.
Metafase remete a meio, essa é a fase que os cromossomos ficam na chamada PLACA EQUATORIAL (meio da célula), o cromossomo é controlado pelas fibras de fuso (ou acromáticas) dos microtubulos que saem dos centríolos, essas fibras grudam no CINETÓCORO, um buraquinho no centromero (meio do cromossomo). Para o centríolo, que esta localizado nos dois lados da célula se manter estável é necessário a substância áster.
Na metáfase a cromatina está no máximo de condensação e o cariótipo ajuda a organizar os cromossomos em pares. É a fase perfeita pra identificar erro no cromossomo 21, caso tenha 3 cromossomos o indivíduo tem síndrome de down.
3-ANÁFASE
Fase caracterizada pela separação das cromatides irmãs.
4-TELÓFASE
Nessa fase temos o reaparecimento da carioteca e nucleolo, começa a descondensação. É o oposto da prófase.
Ocorre a citocinese (divisão da celula).
45 notes · View notes
biologiablog3-blog · 5 years
Photo
Tumblr media
Corais são tão lindos. 
61 notes · View notes
biologiablog3-blog · 5 years
Text
undefined
youtube
- Ciclos bioquímicos: H2O, CO2, O2 e N2
0 notes
biologiablog3-blog · 5 years
Text
LAMARCKISMO E DAWINISMO
O que é?
Lamarckismo é uma teoria desenvolvida pelo biólogo francês Jean-Baptiste Lamarck no começo do século XIX. Esta teoria tem como objetivo principal explicar a evolução das espécies. Lamarck publicou sua teoria no ano de 1809, no livro “Filosofia Zoológica”, sendo que ela foi de grande importância para as Ciências Biológicas, pois serviu de base para o trabalho de Charles Darwin.
Os dois postulados do Lamarckismo:
Através destes dois postulados, Lamarck pretendia explicar a evolução de todas as espécies, desde o princípio da vida no planeta Terra.
Lei do uso e desuso:
- De acordo com Lamarck, um órgão do corpo humano se desenvolve cada vez mais na medida em que é mais usado. Por outro lado, por atrofiar e até desaparecer caso seja pouco utilizado.
Lei da transmissão hereditária dos caracteres adquiridos:
- Esta lei complementa a primeira. De acordo com Lamarck, as características adquiridas por uma espécie, em função do uso e desuso dos órgãos, são transmitidas de geração para geração, ou seja, hereditariamente. As mudanças no meio ambiente são indutoras das transformações nos órgãos dos animais.
Clássico exemplo do pescoço das girafas:
O exemplo do pescoço da girafa é um dos mais ilustrativos da teoria de Lamarck. Antigamente, as girafas tinham o pescoço curto. Com a escassez de alimentação em determinados períodos, foi necessária uma mudança de comportamento por parte destes animais para garantir a sobrevivência. Para poder alcançar o topo das árvores e comer as folhas, as girafas esticaram o pescoço. A cada geração de girafas, elas nasciam com o pescoço um pouco maior.
Tumblr media
Lamarckismo e Darwinismo:
Lamarck acertou ao afirmar que órgãos podem se desenvolver com o uso e atrofiar com o desuso. Porém, a teoria de que estas características são transmitidas hereditariamente mostrou-se incorreta pela Ciência, principalmente pela Teoria da Evolução das Espécies do naturalista inglês Charles Darwin.
Darwin conseguiu demostrar, através da teoria da  seleção natural, que os indivíduos mais fortes e adaptados de uma espécie tendem a alcançar mais facilmente a fase adulta e gerar novos indivíduos com estas características favoráveis ao desenvolvimento. Os mais fracos ou com características pouco favoráveis para o desenvolvimento, tendem, com o passar do tempo, a desaparecer. Desta forma, sobrevivem os mais aptos da espécie, transmitindo seus caracteres através da hereditariedade.
0 notes
biologiablog3-blog · 5 years
Text
Quais são as teorias da evolução?
• Criacionismo: As forças divinas são responsáveis pelo surgimento do planeta e de todas as espécies existentes. Nesse caso, não houve nenhum processo evolutivo e as espécies são imutáveis. Essa teoria relaciona-se com questões religiosas.
• Evolucionista: Propõe a evolução das espécies por meio da seleção natural conforme ocorrem as mudanças ambientais.
0 notes
biologiablog3-blog · 5 years
Text
Etapas da evolução Humana
• Primatas: Os mais antigos viveram há cerca de 70 milhões de anos. Esses mamíferos de pequeno porte habitavam as árvores das florestas e alimentavam-se de olhas e insetos.
Tumblr media
• Hominoides: São primatas que viveram entre aproximadamente 22 e 14 milhões de anos atrás. O procônsul, que tinha o tamanho de um pequeno gorila, habitava em árvores, mas também descia ao solo; era quadrúpede, isto é, locomovia-se sobre as quatro patas. Descendente do procônsul, o kenyapiteco às vezes endireitava o corpo e se locomovia sobre as patas traseiras.
Tumblr media
• Hominídeos: Família que inclui o gênero australopiteco e também o gênero humano. O australopiteco afarense, que viveu há cerca de 3 milhões de anos, era um pouco mais alto que o chimpanzé. Já caminhava sobre os dois pés e usava longos braços se pendurar nas  árvores. Mais alto e pesado, o australopiteco africano viveu entre 3 milhões e 1 milhão de anos. Andava ereto e usava as mãos para coletar frutos e atirar pedras para abater animais.
Tumblr media
• Homo habilis: Primeiro hominídeo do gênero Homo. Viveu por volta de 2,2 milhões a 780 mil anos atrás. Fabricava instrumentos simples de pedra, construía cabanas e, provável,ente, desenvolveu, uma linguagem rudimentar. Seus vestígios só foram encontrados na África.
Tumblr media
• Homo erectus: Descendeu do Homo habilis, viveu entre 1,8 milhões de anos e 300 mil anos atrás. Saiu da África, alcançando a Europa, a Ásia e a Oceania. Fabricava instrumentos de pedra mais complexos e cobria o corpo com  peles de animais. Vivia em grupos de vinte a trinta membros e utilizava uma linguagem mais sofisticada. Foi o descobridor do fogo.
Tumblr media
• Homem de Neandertal: Provável descendente do Homo erectus, viveu há cerca de 200 mil a 30 mil anos. Habilidoso, criou muitas ferramentas e fabricava armas e abrigos com ossos de animais. Enterrava os mortos nas cavernas, com flores e objetos. Conviveu com os primeiros homens modernos e desapareceu por motivos até hoje desconhecidos.
Tumblr media
• Homo sapiens:  Descendente do Homo erectus, surgiu entre 100 mil e 50 mil anos atrás. Trata-se do homem moderno. Espalhou-se por toda a Terra, deixando variados instrumentos de pedra, osso e marfim. Desenvolveu a pintura e a escultura.
É preciso lembrar, porém, que essa listagem não está completa. Ela apenas resume o que foi possível concluir a partir dos fósseis estudados até hoje.
Tumblr media
0 notes
biologiablog3-blog · 5 years
Text
EVOLUÇÃO HUMANA
Tumblr media
A Evolução Humana também conhecida como  antropogênese é a origem da evolução do homem. Deve-se entender que o estudo da evolução humana conta com muitas ciências incluindo a antropologia física, arqueologia, linguística, genética, e primatologia.
Um dos estudiosos que mais contribuíram para a história da evolução humana foi Charles Darwin com a ideia de seleção natural, observando que os seres vivos sofrem modificações que podem ser repassadas de geração para geração. Esta ideia de seleção natural não causou muito impacto ao se referir ao mundo animal, mas causou indignação principalmente entre as religiões e a comunidade científica quando Darwin passou a afirmar que o homem e o macaco teriam um parente em comum que vivera há milhões de anos atrás.
Posteriormente surgiu a comprovação desta teoria, conforme os pesquisadores iam encontrando esqueletos com características intermediárias entre os humanos e os símios. Em resumo, é importante que todas as pessoas passem a conhecer a origem e evolução humana como maneira de conhecer a fundo como o homem vem se desenvolvendo no decorrer dos séculos.
0 notes