Tumgik
anonyhack-blog1 · 5 years
Photo
Tumblr media
0 notes
anonyhack-blog1 · 5 years
Text
Arduino
Direto ao ponto: O famoso Arduino!
Falando em termos práticos, as placas Arduino possuem funcionamento semelhante ao de um pequeno computador, no qual, pode-se programar a maneira como suas entradas e saídas devem se comportar em meio aos diversos componentes externos que podem ser conectados nas mesmas.
No site oficial da Arduino, encontramos a seguinte definição (traduzida):
Arduino é uma plataforma open-source de prototipagem eletrônica com hardware e software flexíveis e fáceis de usar, destinado a artistas, designers, hobbistas e qualquer pessoa interessada em criar objetos ou ambientes interativos.
Ou seja, O Arduino é uma plataforma formada por dois componentes: A placa, que é o Hardware que usaremos para construir nossos projetos e a IDE Arduino, que é o Software onde escrevemos o que queremos que a placa faça.
A maior vantagem dessa plataforma de desenvolvimento sobre as demais é a sua facilidade de sua utilização, pois, pessoas que não são da área técnica podem aprender o básico e criar seus próprios projetos em um intervalo de tempo relativamente curto.
Antes do famoso Arduino
Pouco tempo atrás, para se confeccionar um circuito interativo, era necessário fazer projetos do zero para uma aplicação específica. Além disso, para se fazer pequenas alterações nas funcionalidades do circuito era necessário um estudo crítico e bastante trabalho.
Com o advento dos microcontroladores, foi possível que problemas que antes eram tratados com soluções de hardware fossem tratados usando software de computadores. Dessa forma, um mesmo circuito poderia desempenhar funções totalmente diferentes, através da reprogramação e alteração de alguns parâmetros do programa.
No entanto, apesar da facilidade trazida pelos microcontroladores, trabalhar com os mesmos não é tão trivial. Desta forma, um grupo de pesquisadores italianos teve a ideia de fazer um dispositivo que tornasse o seu uso simples e acessível a qualquer um. O resultado foram as placas Arduino.
Como funcionam?
Como já dito, os Arduinos possuem funcionamento semelhante ao de um pequeno computador capaz de interpretar entradas e controlar as saídas afim de criar sistemas automáticos. Para isso, você precisa programa-lo.
Programação nada mais é que falar ao controlador quais decisões devem ser tomadas em cada circunstancia. Para isso, escrevemos um código que segue uma sequência logica de tomada de decisões que leva em conta as vareáveis que serão lidas e/ou controladas.
Para programar essas placas, ou seja, ensiná-las a desempenharem a as funcionalidades que você deseja, basta utilizarmos a sua IDE (ambiente integrado de desenvolvimento), que por sua vez, é um software onde podemos escrever um código em uma linguagem semelhante a C/C++, o qual, será traduzido, após a compilação, em um código compreensível pela nossa placa.
Aonde podemos usá-lo?
Por exemplo, um uso simples de um Arduino seria para acender uma lâmpada por um certo intervalo de tempo, digamos, 30 segundos, depois que um botão fosse pressionado. Nesse exemplo, o Arduino teria uma lâmpada e um botão conectados a ele. O circuito aguardaria pacientemente até que o botão fosse pressionado, de modo que, uma vez pressionado o botão, ele acenderia a lâmpada e iniciaria a contagem. Depois de 30 segundos, apagaria a lâmpada e aguardaria um novo apertar do botão. Você poderia utilizar essa configuração para controlar uma lâmpada em um closet, por exemplo.
Esse conceito poderia ser estendido pela conexão de um sensor, como um sensor de movimento, para acender a lâmpada quando uma pessoa entrasse no closet. Outros inúmeros projetos podem ser feitos com essa plataforma, como um painel solar que se move de acordo com a incidência da radiação proveniente do sol, uma planta que manda uma mensagem no twitter quando precisar ser regada, uma caixa de brinquedos aberta por leitura de impressão digital, um robô espião sem fio, entre muitos outros. A imaginação é o limite!
Robótica Educacional
Robótica educacional nada mais é que o uso da robótica como ferramenta para potencializar o aprendizado dos estudantes. Sua principal proposta é incentivar o uso da robótica com o intuito de resolver problemas reais ou fictícios do dia-a-dia.
Devida a facilidade utilização, o Arduino tem entrado, cada vez mais, nas salas de aula do Brasil e do mundo, se tornando um dos protagonistas no ensino de robótica para crianças e adolescentes, mesmo considerando concorrentes de peso como o Lego.
O Lego, que também é uma ferramenta fenomenal, possui grandes limitações.
A primeira é a dificuldade de se integrar com outros equipamentos que não sejam da marca. Isso implica na dificuldade de se usar o Lego para desenvolver projetos de robótica e automação que usem equipamentos cotidianos, tais como: lampadas, ventiladores, entre outro equipamentos. O que limita muito a sua aplicação.
O Arduino possibilita a utilização de uma gama infinitamente maior de opções de sensores e por ser uma ferramenta mais robusta, pode ser facilmente conectado a vários periféricos .
Outro ponto fundamental é o preço. Um kit da Lego custa até 10 vezes mais que um kit Arduino.
É valido saber que é possível integrar o LEGO com o Arduino. Essa união pode criar resultados surpreendentes.
Quais os modelos mais famosos de placas Arduino?
Existem diversas modelos de placas Arduino, mas a mais popular é a Placa Arduino Uno e será ela que iremos usar como referência nessa apostila. Caso você tenha outra placa, tal como a Placa Arduino Mega ou a Placa Arduino Micro.
Apesar de diferentes modelos, os projetos que programamos em um modelo pode ser facilmente adaptado para outro. Só fique atento para as particularidades de sua Placa.
0 notes
anonyhack-blog1 · 5 years
Link
1 note · View note
anonyhack-blog1 · 5 years
Text
Pode parecer um pouco estranho!!
Filho da Puta (14 de abril de 1812 — 25 de agosto de 1835) foi um cavalo puro-sangue inglês do turfe da Grã-Bretanha[1] que ganhou nove de suas doze corridas, inclusive a "St. Leger Stakes" e a "Doncaster Cup".[2][3] Ele foi pai do cavalo Birmingham que venceu em St. Leger em 1830 e foi o mais importante “Leading Sire” da Gran Bretanha e Irlanda em 1828.[4] Filho da Puta pertenceu a Sir William Maxwell e posteriormente a Mr. Houldsworth.
O nome "Filho da Puta" se originou da irritação de Sir Willian Barnett, proprietário do Haras onde nasceu o animal, o qual, quando do nascimento do potrinho, soube que fora traído pela esposa. Sir Willian, que vivera em Portugal e conhecia bem a língua portuguesa, num excesso de raiva deu este nome ao futuro campeão.[5][6]
Filho da Puta foi pintado em óleo na tela por um famoso pintor inglês chamado John Frederick Herring no ano de 1815. Está exposto no Doncaster Museum Service (Inglaterra).[7] O quadro mede 34.5 x 45 cm e foi comprado pelo museu em 1958.
fonte:wikipedia
3 notes · View notes