Tumgik
Text
Aldeia Histórica de Monsanto viaja pelas histórias de Fernando Namora num dia repleto de surpresas
A Aldeia Histórica de Monsanto encerra, no próximo dia 6 de novembro, a edição deste ano do Ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa”. O último evento promete uma viagem pelo romance “A Noite e a Madrugada”, de Fernando Namora, que viveu em Monsanto e que se inspirou na Aldeia Histórica para este livro. Devido à pandemia, a participação presencial será limitada, mas a transmissão por livestreaming, no Facebook das Aldeias Históricas de Portugal, permitirá a todos viver e sentir a festa em Monsanto.
Médico e escritor português, Fernando Namora foi um dos mais ilustres habitantes da Aldeia História de Monsanto. Fernando Namora exerceu atividade como médico municipal de Monsanto, entre outubro de 1944 e outubro de 1946. E foi inspirado pelo encanto daquela Aldeia Histórica, das suas gentes e histórias, que escreveu o romance “A Noite e a Madrugada”, em 1950.
Essa obra, juntamente com mitos e lendas que povoam o imaginário popular de Monsanto, vão servir de mote para a festa do Ciclo “12 em Rede” 2021, que chega à Aldeia Histórica de Monsanto, no próximo dia 6 de novembro. Em 2021, assinalam-se ainda os 500 anos da morte de D. Manuel I, monarca que imprimiu uma marca singular no nosso país e cujos ecos se fazem sentir em Monsanto, desde a arquitetura, à memória da presença judaica. O seu legado também será evocado no evento.
Assim, sob o mote “Histórias da Aldeia: Entre a Noite e a Madrugada”, aquele que será o último evento do Ciclo “12 em Rede” 2021 contará com várias atividades e surpresas para os habitantes e visitantes de Monsanto: visitas guiadas, rota pelos restaurantes e tascas, oficinas gastronómicas, palestras, mostra de produtos endógenos, entre outros.
Uma oportunidade única para saber mais sobre a cultura, a História e as tradições da Aldeia Histórica de Monsanto. A palestra “Novas abordagens ao Adufe tradicional”, por exemplo, leva-nos à descoberta de novas abordagens em torno do adufe, e a conversa “Melancolia, Fin del Mundo y Renascimento Ibérico Peninsular” , transporta-nos para os contextos da Península Ibérica tardo-medieval, o tempo vivido pelo rei D. Manuel I, num convite à reflexão acerca do conflito entre melancolia e fim-de-mundo, presentes na música desta época.
O dia terminará com os concertos dos grupos musicais de música antiga e contemporânea Sete Lágrimas e Ensemble Med. Intitulado “1515: O Rinoceronte de Dürer”, este momento musical de Ensemble Med, criado em residência artística no território, desconstrói o universo da expansão marítima que tanto marcou o reinado de D. Manuel I.
Devido à pandemia, a participação presencial será limitada, mas a transmissão por livestreaming, no Facebook das Aldeias Históricas de Portugal, permitirá a todos viver e sentir a festa em Monsanto.
A inscrição, que é gratuita mas necessária, pode ser feita para a totalidade do evento ou apenas para um momento específico, como um concerto ou uma visita guiada – sendo que o limite de participantes dependerá do espaço e da tipologia de cada atividade. Pode inscrever-se junto do Gabinete de Turismo de Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, presencialmente ou através do número de telefone 277202900 ou e-mail [email protected] ou do Posto de Turismo de Monsanto (presencialmente).
Este evento é promovido pela Associação de Desenvolvimento Turístico Aldeias Históricas de Portugal, numa organização do Município de Idanha-a-Nova, Junta de Freguesia da União de Freguesias de Monsanto e Idanha-a-Velha, Associações e Agentes económicos locais. Uma iniciativa apoiada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE).
Participe nesta festa e viva grandes emoções na Aldeia Histórica de Monsanto!
Programa do evento e limite de participantes: 6 de Novembro
Entra e Come!
Uma volta por restaurantes e afins Local: espaços de restauração de Monsanto
10h – Palestra| Aula Novas abordagens ao Adufe tradicional Local: Forno 12 pax em simultâneo (máx)
10h – 12h – Visita Orientada| O Castelo de Monsanto: um lugar inexpugnável Local: Posto de Turismo/Centro de Interpretação de Monsanto
11h – 17h – Mostra de Produtos Endógenos Local: Posto de Turismo/Centro de Interpretação de Monsanto
12h – Conversa | “ Melancolia, Fin del Mundo y Renascimento Ibérico Peninsular” Local: Forno 30 pax máx
14h – 15h – Oficina dos Sabores | Novos ou Velhos, sempre Bio! | LiveStreaming Local: GeoHotel-Escola de Monsanto 10 pax máx 16h – 17h – Palestra | Monsanto: a Noite Inquisitorial e a Madrugada Criptojudaica Local: Posto de Turismo/Centro de Interpretação de Monsanto 30 pax máx
18h – 19h – Visita Orientada| Porta a Porta: de Sto. António ao Espírito Santo Início: Posto de Turismo/Centro de Interpretação de Monsanto 12 pax máx
21h00 – Concerto | Diáspora, por Sete Lágrimas LiveStreaming Local: Igreja Matriz de Monsanto Sujeito à lotação do espaço 22h30 – Concerto | O Rinoceronte de Dürer, por Ensemble Med  –  Streaming Local: gravado na Capela de S. Pedro de Vir-a-Corça
7 de novembro
Entra e Come!
Uma volta por restaurantes e afins Local: espaços de restauração de Monsanto 10h30 – 11h30 – Visita Orientada| Histórias da Aldeia entre a Noite e a Madrugada – Um Mistério de Árvores Feito Início: Largo da Relva 12 pax máx
0 notes
Text
Aldeias Históricas de Portugal vencem Melhor Filme de Turismo do Mundo
O novo filme promocional das Aldeias Históricas de Portugal, “De Corpo e Alma”, produzido pela Lobby Films and Advertising, acaba de ser eleito o Melhor Filme de Turismo do Mundo, na maior competição de filmes de turismo à escala mundial, os “World’s Best Tourism Film Awards – CIFFT Circuit”.
“De Corpo e Alma”, o novo filme promocional das Aldeias Históricas de Portugal, é o Melhor Filme de Turismo do Mundo. Nomeado para a maior competição de filmes de turismo à escala mundial, os “World’s Best Tourism Film Awards – CIFFT Circuit”, o filme, produzido pela Lobby Films and Advertising, e realizado por Telmo Martins, venceu o prémio “CIFFT Best World Tourism Film «People’s Choice» Award 2021”, tendo sido a produção mais votada – com 8133 votos em 30 países.
De 1 a 25 de outubro, o público, a nível mundial, foi convidado a votar no seu filme de turismo favorito na competição online do prémio “CIFFT Best World Tourism Film «People’s Choice» 2021”, tendo sido possível votar todos os dias, uma vez por dia.
O filme das Aldeias Históricas de Portugal sagrou-se vencedor face a uma forte concorrência: nesta 4.ª edição do prémio CIFFT “People’s Choice”, concorreram 40 vídeos de 16 países, alcançando quase 46 mil votos em 30 países.
Com uma narrativa marcante e personagens que fizeram História como os reis D. Dinis, D. João, e Pedro Álvares Cabral, que descobriu o Brasil e nasceu e cresceu em Belmonte, uma das 12 Aldeias Históricas de Portugal, o filme “De Corpo e Alma” leva o espectador numa viagem intensa pelas Aldeias Históricas de Portugal, explorando a visão, a audição e o coração. Construídas em granito e xisto, as Aldeias Históricas de Portugal guardam histórias de conquistas e tradições ancestrais. A sua identidade assenta não só no património arquitetónico e natural, mas também em elementos imateriais relacionados com o património histórico e cultural.
youtube
“As conquistas na vida das Aldeias Históricas de Portugal são o pretérito perfeito e imperfeito. E, a prova mais evidente de que as conquistas continuam, é o prémio “Melhor Filme de Turismo do Mundo – People’s Choice”. É uma forma de fazermos jus aos nossos antepassados pelo legado, de agradecermos às comunidades que habitam nas Aldeias Históricas e de consciencializarmos as gerações mais novas para fazerem perdurar esta identidade. Através da sétima arte podemos assim imortalizar as histórias e estórias de 12 Aldeias Históricas de Portugal – 1 destino que são 12, e acreditamos que o prémio Melhor Filme de Turismo do Mundo – People’s Choice em muito contribuirá para o robustecimento das indústrias culturais e criativas no território. Todos são bem-vindos! Todos podem aqui viver a sua História”, comentou Dalila Dias, Coordenadora Executiva das Aldeias Históricas de Portugal, sobre o prémio.
Telmo Martins, da Lobby Films and Advertising, realizador do filme, comentou que “vencer uma competição deste altíssimo nível, com reconhecimento a nível Mundial e comparada aos Óscares dos Filmes de Turismo, deixa-me profundamente feliz e com a sensação de dever cumprido. Este prémio atesta ainda a qualidade do filme produzido, entre tantos de grande qualidade. Inevitavelmente não nos podemos esquecer, que o objetivo da produção deste filme é promover o incrível produto “Aldeias Históricas de Portugal”, a sua identidade, história, beleza e atmosfera. São realmente 12 aldeias únicas no Mundo, que chegam mais longe e permitem uma gigante promoção com este valioso prémio”.
Mais uma vez, este prémio comprova a atratividade das 12 Aldeias Históricas de Portugal, não só para o turismo, como também para o universo das indústrias culturais e criativas. Aliás, este é um eixo estruturante na política de ativação e dinamização da Rede no domínio socioeconómico e que se pretende ver em crescimento na próxima década (Estratégia Aldeias Históricas de Portugal 2030), com vista à diversificação do tecido empresarial do território. Um objetivo que parte das competências já existentes e outras que estão a ser criadas por via do sistema científico instalado na região, com abordagem especializada nesta área.
O filme “De Corpo e Alma” é uma iniciativa apoiada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE).
0 notes
Text
Sabores e iguarias de Idanha-a-Velha inspiram um dia pleno de emoções na Aldeia Histórica
Sob o mote “Nas Terras do Rei Wamba… Há Pão!”, o Ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa” 2021 promove, no próximo dia 30 de outubro, um dia dedicado à gastronomia da Aldeia Histórica, com muitas surpresas e atividades para todos os gostos e idades.
Reza a lenda que, no lugar que hoje conhecemos como a Aldeia Histórica de Idanha-a-Velha, um humilde lavrador chamado Wamba tornou-se rei dos Visigodos (um dos vários povos que passou por aquele território). Ancorada numa paisagem de montado e olival, naquele tempo e até hoje, o sustento dos homens andou sempre de mão dada com a terra.
A gastronomia é, por isso, um dos grandes atrativos da Aldeia Histórica de Idanha-a-Velha, sendo o mote para o décimo evento do Ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa” 2021 que, durante todo o ano, leva animação e cultura às 12 Aldeias Históricas de Portugal.
Com o tema “Nas Terras do Rei Wamba… Há Pão!”, no próximo dia 30 de outubro, visitantes e habitantes podem participar, por exemplo, em workshops para aprender a fazer pão ou “borrachões” (biscoito típico da Aldeia Histórica de Idanha-a-Velha), visitar a mostra de produtos endógenos, ouvir “Estórias de Pão” (atividade direcionada para o público infanto-juvenil), assistir ao lançamento do Fascículo II de receitas desenvolvidas e confeccionadas nos workshops das edições 2020/2021 do Ciclo de eventos “12 em Rede” ou ao showcooking “Ervas e Aromas” com a chef Maria Caldeira de Sousa.
Como pelo notável conjunto de ruínas que conserva, a Aldeia Histórica de Idanha-a-Velha é uma das mais importantes estações arqueológicas do país, o evento irá incluir, também, momentos lúdico-educativos sobre o tema. Por exemplo, duas visitas atelier “MosaicoLab”, que se irão focar no legado da arte do mosaico pela civilização romana, e que pode ser observado em Idanha-a-Velha, e um percurso orientado pela extraordinária coleção epigráfica da Aldeia Histórica. As visitas atelier “MosaicoLab” repetem-se ainda no dia seguinte, domingo, dia 31 de outubro.
Não faltará também um momento musical, com a acordeonista, cantora e compositora Celina da Piedade, cuja sonoridade folk inspirada no cancioneiro tradicional alentejano promete terminar o dia de sábado, em grande, na Aldeia Histórica de Idanha-a-Velha.
Devido à pandemia, a participação no evento será limitada e sujeita a inscrição prévia – mas a festa poderá ser sentida e vivida em todo o mundo, via streaming, no Facebook das Aldeias Históricas de Portugal.
A inscrição, que é gratuita, pode ser feita para a totalidade do evento ou apenas para um momento específico, como um concerto ou uma visita guiada – sendo que o limite de participantes dependerá do espaço e da tipologia de cada atividade. Pode inscrever-se para o evento na Aldeia Histórica de Idanha-a-Velha junto do Gabinete de Turismo da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, de forma presencial ou através do número de telefone 277202900 ou do [email protected], ou o Posto de Turismo de Idanha-a-Velha, de forma presencial.
O evento é promovido pela Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico, numa organização do Município de Idanha-a-Nova, Junta de Freguesia da União de Freguesias de Monsanto e Idanha-a-Velha, Associações e Agentes económicos locais. Uma iniciativa apoiada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE).
Entre nesta festa e viva um dia inesquecível na Aldeia Histórica de Idanha-a-Velha!
Programa do evento e limite de participantes: 30 de outubro
08h – 17h – Vamos ao Forno! Local: Forno Comunitário 15 pax máx
11h – 12h – Atelier de Borrachões Local: Forno Comunitário 15 pax máx
10h – 17h – Mostra de Produtos Endógenos Local: Envolvente da Sé / Lagar de Varas
10h – 12h – Atelier MosaicoLab #1 Local: Largo do Espírito Santo/ Recinto de Festas 10 pax máx
10h – 12h – Estórias de Pão #1 Local: Antiga Casa da Câmara 10 pax máx 10h30 – Receituário Colecionável | Lançamento Fascículo II Local: Igreja de Sta. Maria /Sé de Idanha-a-Velha 50 pax máx
11h – Visita Orientada| Árvores com História Início: Porta Norte 12 pax máx
14h – 16h – Visita Atelier MosaicoLab #2 Local: Largo do Espírito Santo/ Recinto de Festas 12 pax máx
14h – 16h – Estórias de Pão #2 Local: Antiga Casa da Câmara 10 pax máx 15h – Showcooking | Ervas e Aromas – entre a História e a Tradição Local: Palheiros de São Dâmaso 10 pax máx 15h30 – Prova de Bolos de Forno Local: Forno Comunitário 15 pax máx
16h – Artes de Rua | Rasto – Companhia Erva Daninha Local: Exterior da Igreja de Sta. Maria /Sé de Idanha-a-Velha
17h15 – Visita Orientada | Valete Vos Viatores Local: Pavilhão Epigráfico 12 pax máx 21h – Concerto | Celina da Piedade Local: Igreja de Sta. Maria /Sé de Idanha-a-Velha Sujeito à lotação do espaço  
31 de outubro
Visita Atelier MosaicoLab
Sessão #1 – 10h30 Sessão #2 – 12h30 Local: Largo do Espírito Santo/ Recinto de Festas 12 pax máx
A festa só acaba em novembro! O Ciclo “12 em rede – Aldeias em Festa” 2021 só termina em novembro! Depois de Idanha-a-Velha, a festa segue para Monsanto, a 6 de novembro.
0 notes
Text
Novo filme promocional das Aldeias Históricas de Portugal nomeado para Melhor Filme de Turismo do Mundo
“De Corpo e Alma”, o novo filme promocional das Aldeias Históricas de Portugal, produzido pela Lobby Films and Advertising, é um dos finalistas na maior competição de filmes de turismo à escala mundial, os “World’s Best Tourism Film Awards – CIFFT Circuit”.
Depois de ter arrebatado o Ouro no Festival Internacional de Cinema de Turismo de África e conquistado a Prata no Festival Internacional de Cinema de Turismo, em Capadócia, na Turquia (ambos na categoria de Produtos Turísticos), o novo filme promocional das Aldeias Históricas de Portugal, “De Corpo e Alma”, está nomeado para Melhor Filme de Turismo do Mundo, na maior competição de filmes de turismo à escala mundial, os “World’s Best Tourism Film Awards – CIFFT Circuit”.
O filme, produzido pela Lobby Films and Advertising, é um dos finalistas na categoria “CIFFT “People’s Choice” Award 2021”, e enfrenta uma forte concorrência: há mais de 30 filmes a concurso, de destinos turísticos de todo o mundo!
Para vencer, o filme das Aldeias Históricas de Portugal precisa de ser o mais votado no site dos prémios CIFFT até 25 de outubro. O público pode votar todos os dias no seu filme preferido, uma vez por dia.
Esta nomeação demonstra, mais uma vez, a atratividade das 12 Aldeias Históricas de Portugal, não só para o turismo, como também para o universo das indústrias culturais e criativas. Aliás, este é um eixo estruturante na política de ativação e dinamização da Rede no domínio socioeconómico e que se pretende ver em crescimento na próxima década (Estratégia Aldeias Históricas de Portugal 2030), com vista à diversificação do tecido empresarial do território. Um objetivo que parte das competências já existentes e outras que estão a ser criadas por via do sistema científico instalado na região, com abordagem especializada nesta área.
Já premiado em festivais e com esta nomeação, o filme “De Corpo e Alma” reforça, assim, a sua importância enquanto ferramenta de comunicação das Aldeias Históricas de Portugal, tendo como objetivo uma maior notoriedade internacional do território.
youtube
Esta é uma iniciativa apoiada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE).
0 notes
Text
Lendas da Estrada Real da Aldeia Histórica do Piódão ganham vida em dia de festa e animação
No próximo dia 25 de setembro, o Ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa” 2021 vai recriar as lendas e estórias da Estrada Real, outrora uma das mais importantes rotas comerciais entre a Beira Litoral e a Beira Interior, que passava pela Aldeia Histórica do Piódão. Um dia repleto de atividades e surpresas, que termina com dois excelentes momentos musicais protagonizados por Laurent Filipe Trio e Manuel Cruz.
Escondida entre os socalcos da Serra do Açor, a Aldeia Histórica do Piódão foi, nos tempos da Estrada Real, o refúgio perfeito de nobres e criminosos foragidos. Desses tempos ainda se contam, em noites frias à lareira, mil e uma lendas e estórias que povoam o imaginário das gentes da Aldeia Histórica do Piódão.
Essas estórias vão ganhar vida e trazer mais alegria e animação à Aldeia Histórica do Piódão, no próximo dia 25 de setembro, graças ao Ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa” 2021. Um dia que promete muitas atividades e surpresas para habitantes e visitantes, como um showcooking “Na cozinha da Avó: Sabores de Cá”, com o chef Fábio Bernardino; um workshop de rodilhas (pequenas almofadas circulares, que serviam de proteção à cabeça para suportar o peso de cestas, potes ou cântaros); uma visita acompanhada pela Aldeia Histórica, “O Caminho do Pão”, que levará o visitante desde a colheita do cereal até à produção do pão; uma tocata tradicional com o rancho folclórico “Malmequeres da Cerdeira”; e para terminar, dois concertos, com Laurent Filipe Trio e Manuel Cruz.
Uma oportunidade única para visitar e passar um fim-de-semana diferente na Aldeia Histórica do Piódão, já que o evento começa no dia anterior, sexta-feira dia 24 de setembro, com um momento de boas-vindas, às 18h: “Piódão ao Piano”, com Miguel Neves.
Devido à pandemia, a participação no evento será limitada e sujeita a inscrição prévia – mas a festa poderá ser sentida e vivida em todo o mundo, via streaming, no Facebook das Aldeias Históricas de Portugal.
A inscrição, que é gratuita, pode ser feita para a totalidade do evento ou apenas para um momento específico, como um concerto ou uma visita guiada – sendo que o limite de participantes dependerá do espaço e da tipologia de cada atividade. Para se inscrever para o evento na Aldeia Histórica do Piódão deve contactar o o Posto de Turismo do Piódão, através do número de telefone 235 732 787; o Museu do Piódão, pelo e-mail [email protected]; o Posto de Turismo de Arganil, pelos contactos 235 200 137, 235 200 139 ou [email protected], ou o Município de Arganil, através do número de telefone  235 200 137 ou e-mail [email protected].
Participe nesta festa e viva grandes emoções na Aldeia Histórica do Piódão!
Programa do evento e limite de participantes: 24 de setembro 18h – Bem-vindo a Piódão: “Piódão ao Piano” com Miguel Neves Local: Largo Cónego Manuel Fernandes Nogueira 20 pax máx 25 de setembro 10h30 – Showcooking “Na cozinha da Avó: Sabores de Cá”, com chef Fábio Bernardino Local: Junto à Casa da Padaria 20 pax máx 11h45 – Workshop de Rodilhas com Vanda Andrés Local: Posto de Turismo de Piódão 6 pax máx 15h30 – Visita Acompanhada pela Aldeia: “O Caminho do Pão” Local: Igreja Matriz 20 pax máx 16h15 – Tocata Tradicional pela Aldeia com o Rancho Folclórico “Malmequeres da Cerdeira” 18h15 – Concerto: Laurent Filipe Trio Local: Antiga Escola do Piódão 40 pax máx 19h30 – Concerto: Manuel Cruz Local: Antiga Escola do Piódão 40 pax máx
A festa só acaba em novembro! O Ciclo “12 em rede – Aldeias em Festa” 2021 só termina em novembro! Depois de Piódão, a festa segue para Idanha-a-Velha, a 30 de outubro; e Monsanto, a 6 de novembro.
0 notes
Text
Ciclo "12 em Rede" promove concerto com Mário Laginha e muitas emoções na Aldeia Histórica de Marialva
Sob o mote “As Mulheres de Marialva”, o Ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa” 2021 vai levar mais vida e animação à Aldeia Histórica de Marialva, no próximo dia 11 de setembro. Um dia para celebrar as figuras femininas da Aldeia Histórica, mas também a História, a cultura, os costumes e as tradições de Marialva – e que terminará em grande, com um concerto com Mário Laginha.
No próximo dia 11 de setembro, é a vez da Aldeia História de Marialva receber o Ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa” 2021. Com o tema “As Mulheres de Marialva”, o evento vai dar destaque ao papel que as mulheres da aldeia tiveram na sua herança patrimonial e cultural, com uma caminhada, vindimas, degustações, showcooking com o chef Álvaro Costa, visita guiada e o concerto “Tempo Não Parou”, com direção musical de Hélder Costa, Teresa Sarmento e Joana Raquel nas vozes e o reputado pianista Mário Laginha como convidado especial. Um programa para todos os gostos e idades, num dia que promete tornar-se inesquecível para habitantes e visitantes da Aldeia Histórica de Marialva.
Devido à pandemia, a participação nos eventos será limitada e sujeita a inscrição prévia – mas as festas poderão ser sentidas e vividas em todo o mundo, via streaming, no Facebook das Aldeias Históricas de Portugal.
A inscrição, que é gratuita, pode ser feita para a totalidade do evento ou apenas para um momento específico, como um concerto ou uma visita guiada – sendo que o limite de participantes dependerá do espaço e da tipologia de cada atividade. Para se inscrever para o programa do evento na Aldeia Histórica de Marialva é necessário contactar o Posto de Turismo de Marialva, através do contacto 279 859 288, ou o e-mail [email protected].
O evento é promovido pela Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico, numa organização do Município de Mêda, Junta de Freguesia de Marialva, Associações e Agentes económicos locais. Uma iniciativa apoiada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE).
Junte-se a esta festa e viva grandes emoções na Aldeia Histórica de Marialva!
Programa do evento e limite de participantes: 10h – Caminhada PR1 AHP de Marialva Local: Posto de Turismo de Marialva 30 pax máx
12h30 – Vinha da Cascalheira 30 pax máx 14h – Regresso pela PR1 AHP Marialva Percurso circular – 3km 30 pax máx
16h – Visita Guiada | As Mulheres de Marialva 30 pax máx
19h – Sacro de Amanda Gonsales Local: Exterior Capela do Senhor dos Passos 50 pax máx
20h – Showcooking com Chef Álvaro Costa Local: Antiga Casa da Câmara
20h30 – Entrega da Dinner Box Local: 20 Dinner Box/4pax máx 80 pax máx
22h – Concerto | Tempo Não Parou com Mário Laginha Local: Largo da Igreja de São Pedro 80 pax máx
A festa só acaba em novembro! O Ciclo “12 em rede – Aldeias em Festa” 2021 só termina em novembro! Depois de Marialva, a festa segue para Piódão, a 25 de setembro; Idanha-a-Velha, a 30 de outubro; e Monsanto, a 6 de novembro.
0 notes
Text
Aldeias Históricas de Portugal e Renault assinam protocolo para converter a Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo na primeira localidade de Portugal Continental com mobilidade 100% sustentável
A Associação Aldeias Históricas de Portugal e a Renault Portugal assinaram um protocolo de colaboração com vista a tornar a Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo a primeira localidade de Portugal Continental com mobilidade 100% sustentável – livre de emissões de CO² e de ruído! Uma frota de modelos elétricos Renault (Twizy, Twingo Electric, ZOE e Kangoo Z.E.) será disponibilizada aos residentes e profissionais que exercem atividade no território, bem como aos visitantes da aldeia. Um projeto-piloto que poderá estender-se a áreas para além da mobilidade, de modo a reforçar a Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo como uma referência no domínio da sustentabilidade.
Não se trata de uma utopia ou de projetar um futuro a longo prazo. No último trimestre deste ano, a Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo dá um passo importante para se tornar a primeira localidade de Portugal Continental com mobilidade 100% sustentável, na sequência de um protocolo assinado entre a Renault Portugal e as Aldeias Históricas de Portugal. Um ambicioso projeto realizado em colaboração com o município de Figueira de Castelo Rodrigo.
Uma frota de viaturas Renault elétricas será disponibilizada aos residentes e profissionais da Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo, mas também aos muitos visitantes que visitam o território e que, assim, terão a oportunidade de confirmar que os automóveis elétricos, por serem zero emissões em utilização, pelo prazer e conforto de condução que proporcionam e pelos imbatíveis custos de utilização, são uma excelente solução (também) para os territórios de baixa densidade e não apenas para os grandes centros urbanos. E isto sem qualquer custo para os utilizadores!
Quatro modelos distintos que, pelas suas caraterísticas, irão satisfazer diferentes necessidades: o Renault Twizy que, pela imagem e conceito, promete ser a preferência dos jovens com mais de 16 anos, mas também dos adultos que procuram uma experiência de mobilidade mais irreverente ou ainda de quem sofre de mobilidade reduzida; o Renault Twingo Electric que certamente impressionará pela agilidade e prazer de condução; o Renault ZOE que surpreenderá pelos desempenhos nas fantásticas e desafiantes estradas da Beira Alta; e o Renault Kangoo Z.E. que, na versão comercial, deixará rendidos os profissionais dos mais diversos setores de atividade da Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo, inclusivamente dos muitos que se dedicam à agricultura e à pecuária.
Um projeto que vai de encontro à estratégia que a Associação Aldeias Históricas de Portugal tem desenvolvido na promoção da competitividade assente no princípio da sustentabilidade. Um racional que continuará a vigorar na Estratégia Portugal 2030, com o objetivo de reforçar as Aldeias Históricas de Portugal como líder em inovação nos territórios de baixa densidade, num inequívoco comprometimento com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
É no eixo estratégico “Mobilidade urbana inclusiva e sustentável” que se insere a parceria com a Renault Portugal. Um projeto que será objeto de monitorização e que irá permitir aos diferentes utilizadores o acesso a uma mobilidade sustentável, inclusivamente como transbordo para os visitantes que recorrerem à ferrovia como forma de deslocação. Aliás, potenciar o transporte multimodal é outro dos compromissos da Associação Aldeias Históricas de Portugal na área da sustentabilidade
Sublinhe-se que, ainda este ano, as Aldeias Históricas de Portugal voltaram a receber a certificação BIOSPHERE DESTINATION. Uma distinção da GSTC – Global Sustainable Tourism Council, a entidade que, à escala global, estabelece os pressupostos de um turismo sustentável, de acordo com as orientações da UNESCO e da Carta Mundial de Turismo Sustentável. As Aldeias Históricas de Portugal são o único destino em rede – no mundo! – com esta classificação!
Com cerca de uma centena de habitantes e uma considerável atividade económica, a Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo (distrito da Guarda) está localizada no topo de uma colina com uma deslumbrante vista para o vale do Côa. Rodeada por uma antiga muralha, é um autêntico museu a céu aberto, com destaque para as imponentes ruínas do castelo e do palácio de Cristóvão de Moura, mas também para o ambiente medieval, feito de várias edificações de arquitetura manuelina e árabe.
2019 – Ecosystème Porto Santo
Com a assinatura deste protocolo, a Renault reforça a aposta e o investimento num Portugal mais sustentável. Recorde-se que, desde 2018, encabeça o programa “Porto Santo Sustentável – Smart Fossil Free Island”. Um projeto desenvolvido em parceria com a Empresa de Eletricidade da Madeira e o Governo Regional da Madeira, com o objetivo de fazer a transição energética da ilha de Porto Santo, com recurso a um ecossistema elétrico inteligente assente em quatro pilares: os veículos elétricos, a armazenagem de energia, a recarga inteligente e a reversão da recarga (Vehicle to Grid ou V2G).
Uma estratégia que será reforçada com o lançamento, também no outono, de um ambicioso projeto de conteúdos dedicado à sustentabilidade, muito em especial ao que de melhor se faz em Portugal na área.
Sobre a rede das Aldeias Históricas de Portugal:
Perdidas entre montes e vales da verdejante paisagem do interior de Portugal, repletas de lendas e castelos, sabores e tradições, há 12 singelas aldeias onde apetece perdermo-nos, para nunca mais nos encontrarmos. Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso: as Aldeias Históricas de Portugal, um destino que são 12, são paraísos escondidos que nos levam numa viagem ao tempo de reis e rainhas, épicas e infinitas batalhas que escreveram a História como a conhecemos hoje. Viajar até às Aldeias Históricas de Portugal é, assim, descobrir a História de um país de temerários conquistadores, através das pedras das suas calçadas e das suas frondosas muralhas e castelos, orgulhosa e imponentemente erguidos. É, ainda, a garantia de momentos inesquecíveis de lazer, aventura e descoberta, temperados com os inigualáveis aromas e sabores da região, que compõem a sua típica gastronomia. No território das Aldeias Históricas de Portugal há um sem fim de trilhos para caminhadas e percursos de bicicleta e BTT – como a Grande Rota 22 (GR), a maior rota de Walking & Cycling em Portugal, com cerca de 600 km.
As Aldeias Históricas de Portugal são o primeiro destino em rede – à escala mundial –, e o primeiro destino nacional a receber a certificação BIOSPHERE DESTINATION.
A Grande Rota das Aldeias Históricas de Portugal (GR22) é a maior rota europeia para caminhadas com selo Leading Quality Trails – Best of Europe, entregue pela European Ramblers Association (Associação Europeia de Caminhada).
Sobre o Grupo Renault:
O Grupo Renault está na liderança de uma mobilidade que se está a reinventar. Fortalecido pela aliança com a Nissan e a Mitsubishi Motors, e à sua experiência diferenciadora na eletrificação, o Grupo Renault potencia a complementaridade das suas 5 marcas: Renault, Dacia, Lada, Alpine e Mobilize, na oferta de soluções inovadoras e sustentáveis de mobilidade para os seus clientes. Presente em mais de 130 países, emprega mais de 170 000 colaboradores e vendeu 2,95 milhões de veículos em 2020. Pronto a assumir desafios tanto nas estradas como nos diferentes mercados, o Grupo está empenhado numa transformação ambiciosa e geradora de valor, centrada no desenvolvimento de novas tecnologias e serviços, e numa nova gama de veículos ainda mais competitiva, equilibrada e eletrificada. Em consonância com os desafios ambientais, o Grupo Renault pretende alcançar a neutralidade de carbono na Europa até 2050.
0 notes
Text
Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo celebra raízes judaicas num dia pleno de emoções
“Exodus” é o tema do evento do Ciclo “12 em Rede | Aldeias em Festa” 2021 na Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo, que acontece no próximo dia 28 de agosto. Um dia para recordar a presença de uma comunidade judaica na Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo, com um programa pleno de atividades para toda a família.
Conservam-se, até aos nossos tempos, várias marcas da permanência de uma comunidade judaica na Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo. É o caso, por exemplo, da Casa do Rabino (uma habitação com uma estrela de cinco pontas no peitoril, que seria a residência do representante da comunidade judaica), da Cisterna Medieval (que terá sido uma antiga sinagoga), ou da antiga judiaria. Castelo Rodrigo terá sido um dos refúgios do povo judeu, na Península Ibérica.
Também o imaginário popular do povo da aldeia está repleto de mitos sobre esta comunidade: como a famosa Lenda da Marofa, sobre Zacuto e a sua filha Ofa, judeus que terão escolhido aquela Aldeia Histórica como nova morada, ou a história de Epharim Bueno, de nome cristão Martim Álvares, que, por ser judeu, deixou a sua terra Natal, Castelo Rodrigo, para estudar e tornar-se médico.
Para celebrar esse legado, no próximo dia 28 de agosto, o tema do Ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa” 2021 é o “Exodus”. Lembrando o livro sagrado que conta a saída dos judeus para fora da sua Israel Natal (“Êxodo”), simboliza as partidas e chegadas de que Castelo Rodrigo tem sido palco.
O programa promete um fim de semana de diversão para todos os gostos e idades, com jogos para toda a família, vídeo-visita, workshops de cozinha, showcookings, jantar comunitário e um concerto de Manuel de Oliveira com Marco Rodrigues.
Este ano, o Ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa” 2021 prevê uma atividade complementar, no domingo, dia 29 de agosto: uma caminhada e degustação de petiscos e vinhos da Adega de Figueira de Castelo Rodrigo, no Convento de Santa Maria de Aguiar.
Devido à pandemia, a participação nos eventos do Ciclo “12 em Rede | Aldeias em Festa” será limitada e sujeita a inscrição prévia – mas a festa poderá ser sentida e vivida em todo o mundo, via streaming, no Facebook das Aldeias Históricas de Portugal.
A inscrição, que é gratuita, pode ser feita para a totalidade do evento ou apenas para um momento específico, como um concerto ou uma visita guiada – sendo que o limite de participantes dependerá do espaço e da tipologia de cada atividade. Para se inscrever para o programa da festa na Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo é necessário contactar o Posto de Turismo de Castelo Rodrigo, através do contacto 271311277, o e-mail [email protected] ou as Aldeias Históricas de Portugal, junto do número 275 913 395 ou do e-mail [email protected].
Este evento é promovido pela Associação de Desenvolvimento Turístico Aldeias Históricas de Portugal, numa organização do Município de Figueira de Castelo Rodrigo, Junta de Freguesia de Castelo Rodrigo, Associações e Agentes económicos locais. Uma iniciativa apoiada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE).
Participe nesta festa e viva grandes emoções na Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo!
Programa do evento e limite de participantes Sábado, 28 de agosto 10h – 19h – Programação de Jogos para toda a Família Local: Rua da Cadeia 10h30 – Apresentação da Plataforma de vídeo-visita Local: Início na Porta do Sol 11h – Workshop #1 – Saberes e Sabores – O Pão Local: Forno Comunitário 15 pax máx 13h – Chef Álvaro Costa – Comida d’época – Showcooking Local: Cozinha Comunitária 15 pax máx 15h30 – Workshop #2 – Saberes e Sabores – O Azeite Local: Pátio do Castelo 15 pax máx 16h30 – Workshop #3 – Saberes e Sabores – A Amêndoa Local: Sabores da Geninha 15 pax máx 17h30 – Workshop #4 – Saberes e Sabores – O Mel Local: Ginjinha O Castelo 15 pax máx 19h15 – Pôr-do-sol no Castelo Local: Cantinho Café e Pátio do Castelo 30 pax máx 20h – Comunidade Convida! – Jantar Comunitário Local: Rua da Cadeia 80 pax máx 22h – Concerto – Manuel de Oliveira com Marco Rodrigues Local: Palácio de Cristóvão de Moura 90 pax máx Domingo, 29 de agosto 10h – Caminhada & Degustação Petiscos & Vinhos da Adega no Convento de Santa Maria de Aguiar 50 pax máx
A festa só acaba em novembro! O Ciclo “12 em rede – Aldeias em Festa” 2021 só termina em novembro! Depois de Castelo Rodrigo, a festa segue para Marialva, a 11 de setembro; Piódão, a 25 de setembro; Idanha-a-Velha, a 30 de outubro; e Monsanto, a 6 de novembro.
0 notes
Text
Aldeias Históricas de Portugal integram campanha nacional por um turismo responsável
O verão é, por excelência, a época do ano em que se regista maior afluência nas áreas naturais e protegidas. Para sensibilizar os visitantes, a Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico juntou-se a 11 redes de turismo portuguesas para reforçar a importância de uma viagem responsável.
Rodeadas de natureza em estado puro, as Aldeias Históricas de Portugal são autênticos refúgios para escapar ao dia-a-dia nas cidades. Com praias fluviais, zonas ribeirinhas, parques naturais, reservas protegidas, paisagens de serra, infinitas planícies, a Grande Rota das Aldeias Históricas de Portugal (GR22) e inúmeros percursos pedestres, no verão, este imenso território torna-se ainda mais apetecível para aventuras a pé ou de bicicleta, ou simplesmente para relaxar.
A preservação da natureza é um dos compromissos das Aldeias Históricas de Portugal – tendo sido, aliás, o primeiro destino em rede, no mundo, a receber o certificado BIOSPHERE DESTINATION. De facto, no ano passado, a Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico foi o primeiro destino a nível nacional a criar o “Manifesto do Turista Responsável”, lembrando aos seus visitantes a importância do respeito pela natureza.
Este ano, a Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico junta-se a uma campanha nacional para reforçar o convite a uma viagem responsável. Com o mote “Obrigado por cuidar do nosso país”, a iniciativa é do Turismo de Portugal e junta 12 redes de turismo: ADERE Peneda-Gerês, Aldeias de Montanha, Aldeias do Xisto, Aldeias Históricas de Portugal, Geopark Naturtejo, Heranças do Alentejo, Lugares da Serra Alentejana, Montanhas Mágicas, Rota da Terra Fria Transmontana, Rota do Românico, Termas Centro e Rota Vicentina. 12 redes colaborativas que têm em comum serem procuradas, especialmente no verão, pela sua vasta oferta em Turismo de Natureza e Turismo Ativo.
O objetivo desta campanha é, assim, trabalhar uma literacia para a sustentabilidade, assente na ideia de colaboração, quer internamente através das redes de turismo de Portugal, quer através do apoio aos turistas.
Abastecer-se com produtos locais, deixar menos lixo do que encontrou, respeitar os ritmos de vida locais, investir o valor justo pela qualidade, procurar informações sobre a região e as suas particularidades e não sobrecarregar locais sensíveis, são algumas das mensagens da iniciativa.
Durante o mês de agosto, estas redes de pessoas e territórios irão mostrar – através das redes sociais – que o futuro do turismo está na preservação da natureza e cultura local. Uma mensagem que está em linha com a estratégia de sustentabilidade das Aldeias Históricas de Portugal, uma das prioridades da sua atuação no território.
1 note · View note
Text
Aldeia Histórica de Linhares da Beira recria lenda de Dona Lopa num dia pleno de emoções
No próximo dia 31 de julho é a vez da Aldeia Histórica de Linhares da Beira receber o Ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa” 2021. Sob o mote “Dona Lopa e o Segredo Revelado”, será um dia para viajar pelos mitos e lendas que povoam o imaginário popular da Aldeia Histórica de Linhares da Beira, e também pela sua História, cultura, gastronomia, costumes e tradições. Um programa repleto de diversão, para miúdos e graúdos, que terminará com um concerto do músico português Moullinex.
Um dos mil e um tesouros da Aldeia Histórica de Linhares da Beira são os seus mitos e lendas. De geração em geração, são contadas estórias como o segredo de Dona Lopa, D. Rodrigo e o milagre da lua nova, entre outras. Um vasto e riquíssimo património imaterial que, este ano, está em destaque no Ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa” 2021, marcado para dia 31 de julho, na Aldeia Histórica de Linhares da Beira.
Sob o mote “Dona Lopa e o Segredo Revelado”, celebra-se não só o imaginário popular da Aldeia Histórica de Linhares da Beira, como também a sua História, cultura, gastronomia, costumes e tradições, numa programação diversificada e à medida de todos os gostos e idades.
Assim, no dia 31 de julho (sábado), o Ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa” promove, na Aldeia Histórica de Linhares da Beira, uma mostra de produtos endógenos, uma visita orientada interativa, uma oficina gastronómica de produtos locais e um concerto do músico português Moullinex, que terá como cenário o magnífico castelo da aldeia.
Uma oportunidade única para descobrir, em todo o seu esplendor, a magia e o encanto da Aldeia Histórica de Linhares da Beira, assim como a sua comunidade.
Devido à pandemia, a participação no evento será limitada e sujeita a inscrição prévia – mas a festa poderá ser sentida e vivida em todo o mundo, via streaming, no Facebook das Aldeias Históricas de Portugal.
A inscrição, que é gratuita, pode ser feita para a totalidade das atividades ou apenas para um momento específico, como um concerto ou uma visita guiada – sendo que o limite de participantes dependerá do espaço e da tipologia de cada atividade. Para se inscrever para o programa do evento da Aldeia Histórica de Linhares da Beira é necessário contactar o Posto de Turismo de Linhares da Beira, através do número 271 776 307 ou o e-mail [email protected] ou as Aldeias Históricas de Portugal, junto do número 275 913 395 ou do e-mail [email protected].
Este evento é promovido pela Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico, numa organização do Município de Celorico da Beira, Associações e Agentes económicos locais. Uma iniciativa apoiada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE).
Entre nesta festa e viva grandes emoções na Aldeia Histórica de Linhares da Beira!
Programa do evento e limite de participantes 16h30 – 18h30 – Mostra de produtos endógenos Local: estabelecimentos da Aldeia Histórica de Linhares da Beira Loja de produtos Ti’ Amélia Restaurante Cova da Loba Centro de dia da Santa Casa da Misericórdia de Linhares da Beira 18h30 – Oficina gastronómica de produtos locais Local: Jardim do Hotel Rural do Inatel de Linhares da Beira 40 pax máx 19h30 – Visita orientada interativa Local: Largo do Castelo de Linhares da Beira 50 pax máx 21h30 – Concerto “Moullinex” Local: Castelo de Linhares da Beira 80 pax máx
A festa só acaba em novembro! O Ciclo “12 em rede – Aldeias em Festa” 2021 só termina em novembro! Depois de Linhares da Beira, a festa segue para Castelo Rodrigo, a 28 de agosto; Marialva, a 11 de setembro; Piódão, a 25 de setembro; Idanha-a-Velha, a 30 de outubro; e Monsanto, a 6 de novembro.
0 notes
Text
Uma viagem no tempo na Aldeia Histórica de Almeida com o Ciclo "12 em Rede"
No próximo dia 17 de julho é a vez da Aldeia Histórica de Almeida receber o Ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa”, promovido pela Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico. Sob o tema “Roda dos Expostos”, o evento levará visitantes e habitantes de Almeida numa inesquecível viagem no tempo, pela História, cultura, costumes e tradições da Aldeia Histórica. O dia terminará em grande, com concerto de Paulo de Carvalho e Victor de Zamora, pianista cubano.
Instituída, em Almeida, no ano de 1843, a roda dos expostos (ou dos “enjeitados”) consistia num mecanismo utilizado para abandonar (na linguagem da época, expor ou “enjeitar”) recém-nascidos, que ficavam ao cuidado das instituições de caridade. O mecanismo, em forma de tambor ou portinhola giratória, embutido numa parede, era construído de tal forma que, quem deixava a criança, não era visto por aquele que a recebia. Este modelo existiu por toda a europa, a partir do século XVI.
A partir do tema e a época em que se contextualiza, o evento do Ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa” na Aldeia Histórica de Almeida, do próximo dia 17 de julho, promove visitas guiadas encenadas e comentadas, mas também momentos musicais e gastronómicos alusivos à altura, oferecendo, assim, a visitantes e habitantes de Almeida uma autêntica viagem no tempo.
O dia começará de forma muito doce, junto ao Turismo Municipal, com a doçaria e os saberes antigos em grande destaque, a partir das 10h00. Segue-se uma visita guiada e comentada pelo Historiador Augusto Moutinho Borges, historiador e professor universitário, com encenação e performance da equipa artística da Cooperativa Artística da Raia Beirã (CARB), dedicada ao mecanismo da “roda dos expostos”, no século XVI, em Almeida.
O evento incluirá, também, uma apresentação de doçaria conventual, uma visita guiada dedicada ao culto da fé na Aldeia Histórica de Almeida, um showcooking com o chef Álvaro Costa e Olga Cavaleiro (cujo trabalho de investigação deu origem ao Projeto Receitas que Contam Histórias) e terminará com um concerto de Paulo de Carvalho e Victor Zamora, pianista cubano.
Devido à pandemia, a participação no evento será limitada e sujeita a inscrição prévia – mas a festa poderá ser sentida e vivida em todo o mundo, via streaming, no Facebook das Aldeias Históricas de Portugal.
A inscrição, que é gratuita, pode ser feita para a totalidade das atividades ou apenas para um momento específico, como um concerto ou uma visita guiada – sendo que o limite de participantes dependerá do espaço e da tipologia de cada atividade. Para se inscrever para o programa do evento da Aldeia Histórica de Almeida é necessário contactar o Posto de Turismo de Almeida, através do número 271 149 451 ou o e-mail [email protected] ou as Aldeias Históricas de Portugal, junto do número 275 913 395 ou do e-mail [email protected]
Este evento é promovido pela Associação de Desenvolvimento Turístico Aldeias Históricas de Portugal, numa organização do Município de Almeida, Associações e Agentes económicos locais. Uma iniciativa apoiada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE).
Participe no evento e viva grandes emoções na Aldeia Histórica de Almeida!
Programa do evento e limite de participantes A partir das 10h00 – Acolhimento aos visitantes 10h30 – Visita Guiada: “Os Enjeitados da Fortuna Eispostos na Roda do Tempo” 30 pax máx 15h00 – Apresentação Doçaria Conventual (limitado à lotação do espaço) 16h30 – Visita Guiada: “Itinerários da fé… Três Igrejas, Uma História” 30 pax máx 19h30 – Showcooking: Chef Álvaro Costa com Olga Cavaleiro 60 pax máx 22h00 – Concerto Paulo de Carvalho convida Victor Zamora (LiveStreaming) 100 pax máx
A festa só acaba em novembro! O Ciclo “12 em rede – Aldeias em Festa” 2021 só termina em novembro! Depois de Almeida, a festa segue para Linhares, a 31 de julho; Castelo Rodrigo, a 28 de agosto; Marialva, a 11 de setembro; Piódão, a 25 de setembro; Idanha-a-Velha, a 30 de outubro; e Monsanto, a 6 de novembro.
0 notes
Text
Ciclo "12 em Rede" na Aldeia Histórica de Belmonte celebra a figura de Pedro Álvares Cabral
Nascido na Aldeia Histórica de Belmonte, Pedro Álvares Cabral deu novos mundos ao mundo ao descobrir o Brasil, em 1500. No próximo dia 10 de julho, o Ciclo “12 em Rede | Aldeias em Festa” 2021 chega à Aldeia Histórica de Belmonte para recordar esta incontornável figura da História, levando-nos ainda à descoberta da família Cabral. Para celebrar a ligação da Aldeia Histórica de Belmonte com o Brasil, o evento contará também com uma degustação de sabores do país sul-americano, pela mão do chef Valdir Lubave. O dia terminará em grande, com um concerto do aclamado músico Dino d’Santiago, com a participação do Coro da Academia Sénior de Belmonte.
O primeiro alcaide-mor do castelo da Aldeia Histórica de Belmonte chamava-se Fernão Cabral I. Era o pai de Pedro Álvares Cabral. Em 1446, tornou o castelo a sua residência, fundando o Paço dos Cabrais (como ainda hoje é conhecido). Pedro Álvares Cabral celebrizou o nome de Belmonte em todo o mundo, quando descobriu o Brasil, em 1500, mas a família Cabral já vinha a marcar, há algum tempo, a História daquele lugar.
Com o mote “Por Terras de Cabral”, o Ciclo “12 em Rede | Aldeias em Festa” 2021 chega à Aldeia Histórica de Belmonte no próximo dia 10 de julho, para celebrar não só a figura de Pedro Álvares Cabral, como também a  própria família Cabral. O evento promete ainda uma viagem pela História de Belmonte e até ao Brasil – uma ligação que Pedro Álvares Cabral firmou e que permanece até aos nossos dias.
Várias atividades, ao longo de todo o dia, prometem um novo olhar sobre a família Cabral e momentos para celebrar a ligação da Aldeia Histórica de Belmonte, e Portugal, com o Brasil. O evento contará, por exemplo, com a visita guiada “Belmonte em época de Cabral”, a palestra “As receitas do tempo de Pedro Álvares Cabral”, um momento com música do Brasil, pela voz de músicos brasileiros que trabalham na região, a experiência gastronómica “Sabores do Brasil”, com o chef Valdir Lubave, e termina com um concerto de Dino d’Santiago, no palco do Castelo da Aldeia Histórica de Belmonte, com a participação do Coro da Academia Sénior de Belmonte.
E para descobrir, em pleno, a Aldeia Histórica de Belmonte, o Ciclo “12 em Rede | Aldeias em Festa” inclui, ainda, atividades complementares no fim-de-semana do evento. No dia 9 de julho, às 21h30, haverá um momento de acolhimento aos participantes do evento, seguido de uma visita noturna ao Castelo da Aldeia Histórica de Belmonte. No dia 11 de julho, habitantes e visitantes da Aldeia Histórica de Belmonte podem participar numa caminhada pela PR – Caminho Histórico de Belmonte, com welcome session & degustação de produtos regionais no TheVagar – Mountain Suites ou numa visita livre aos museus de Belmonte, cuja extensa oferta é um dos mil motivos para visitar a Aldeia Histórica.
Durante todo o evento, em vários restaurantes da Aldeia Histórica de Belmonte, é possível provar as “receitas de Cabral”. Graças a um projeto comunitário, desenvolvido em conjunto com restaurantes e empresas alimentares da Aldeia Histórica de Belmonte, foram criados pratos de inspiração medieval que evocam sabores, aromas, cores e texturas próximas daquelas que terão povoado a mesa de Pedro Álvares Cabral, com a participação de João Pedro Gomes e o chef Luís Lavrador.
Devido à pandemia, a participação no evento será limitada e sujeita a inscrição prévia – mas a festa poderá ser sentida e vivida em todo o mundo, via streaming, no Facebook das Aldeias Históricas de Portugal.
A inscrição, que é gratuita, pode ser feita para a totalidade do evento ou apenas para um momento específico, como um concerto ou uma visita guiada – sendo que o limite de participantes dependerá do espaço e da tipologia de cada atividade. Para se inscrever para o programa da festa na Aldeia Histórica de Belmonte é necessário contactar a Câmara Municipal de Belmonte e EMPDS – Empresa Municipal de Belmonte, através do contacto 275 910 010 ou [email protected], ou as Aldeias Históricas de Portugal, através do número 275 913 395 e o e-mail [email protected].
Este evento é promovido pela Associação de Desenvolvimento Turístico Aldeias Históricas de Portugal, numa organização do Município de Belmonte, Associações e Agentes económicos locais. Uma iniciativa apoiada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE).
Participe nesta festa e viva grandes emoções na Aldeia Histórica de Belmonte!
Programa do evento e limite de participantes
9 de Julho
21h30 – Acolhimento aos participantes do evento
22h00 – Visita nocturna ao Castelo de Belmonte Local: Castelo de Belmonte 25 pax máx
10 de Julho
10h00 – Visita Guiada: Belmonte em época de Cabral Local de encontro: Castelo de Belmonte 25 pax máx
10h00 – 20h00 – Mercadinho de produtos locais Local: Largo do Pelourinho
11h00 – Apresentação e degustação do Licor e Compota de Cabral, pela Licocampo Local: Largo Zeca Afonso
11h30- Oficina de sabão artesanal – Sabão de Cabral, pela Eli Bet Local: Largo do Pelourinho 15 pax máx
15h30 – As receitas do tempo de Pedro Álvares Cabral – Palestra com João Pedro Gomes e Luís Lavrador Local: Museu Judaico de Belmonte (Número de pessoas condicionada aos lugares do Auditório) 35 pax máx
16h30 – Música do Brasil Local: Largo do Pelourinho
18h00 – Sabores do Brasil, com Chef Valdir Lubave Local: Largo do Pelourinho 30 pax máx
22h00 – Concerto de Dino d´Santiago Participação especial do Coro da Academia Sénior de Belmonte. Local: Castelo de Belmonte 150 pax máx
11 de Julho
9h00 – Caminhada pela PR – Caminho Histórico de Belmonte, com welcome session & degustação de produtos regionais no TheVagar – Mountaion Suites 30 pax máx ou
9h30 – Visita livre aos Museus de Belmonte – limitado à lotação de cada um dos Museus Visita livre aos Museus de Belmonte; Castelo de Belmonte, igreja de Santiago, Museu Judaico, Museu dos Descobrimentos, Ecomuseu do Zêzere, Museu do Azeite.
9 a 11 de Julho Receitas de Cabral – Restaurantes aderentes: Feito ao Bife Casa do Castelo Belmonte Sinai Fio de Azeite Quinta da Bica Pousada Convento de Belmonte O Brasão
A festa só acaba em novembro! O Ciclo “12 em rede – Aldeias em Festa” 2021 só termina em novembro! Depois de Belmonte, a festa segue para Almeida, a 17 de julho; Linhares, a 31 de julho; Castelo Rodrigo, a 28 de agosto; Marialva, a 11 de setembro; Piódão, a 25 de setembro; Idanha-a-Velha, a 30 de outubro; e Monsanto, a 6 de novembro.
0 notes
Text
Aldeia Histórica de Sortelha celebra lenda do Beijo sem Fim num dia pleno de emoções
No próximo dia 3 de julho, o Ciclo “12 em Rede | Aldeias em Festa” 2021 vai levar mais vida e animação à Aldeia Histórica de Sortelha. Com a mítica lenda do Beijo sem Fim a servir de mote, será um dia recheado de atividades e surpresas, para habitantes e visitantes da Aldeia Histórica. Devido à pandemia, a participação presencial será limitada, mas a transmissão por livestreaming no Facebook das Aldeias Históricas de Portugal permitirá a todos viver e sentir a festa em Sortelha.
Reza a lenda que, no tempo em que Portugal lutava pela reconquista das Beiras aos mouros, a filha do alcaide de Sortelha ter-se-á apaixonado pelo príncipe mouro. Trocaram mensagens e presentes, até que um dia combinaram encontrar-se. Mas a mãe da donzela, sempre vigilante, decidiu segui-la. Praticante de bruxarias, assim que os dois se beijaram, amaldiçoou-os, transformando-os em pedra. Surgiram, assim, os curiosos penedos de Sortelha, que até hoje são conhecidos como as Pedras do Beijo Eterno.
É esta romântica lenda que inspira o evento do Ciclo “12 em Rede | Aldeias em Festa” 2021, que chega à Aldeia Histórica de Sortelha no próximo dia 3 de julho. Várias atividades, ao longo do dia, evocam a famosa lenda e recordam curiosidades e histórias sobre o povo e a Aldeia Histórica de Sortelha. Haverá, por exemplo, visitas guiadas encenadas, oficinas gastronómicas, um piquenique, entre outras surpresas. O dia terminará em grande, com um concerto de Luísa Sobral, uma das mais conceituadas compositoras e cantoras do atual panorama musical do país.
De destacar também a oficina de bracejo “Conversas entrelaçadas”, que irá decorrer naquele dia, pelas 14h, na Zona da Porta Nova (largo junto ao chafariz). O bracejo é uma planta filiforme que é utilizada, desde os tempos mais remotos, para tecer, de forma entrelaçada, vários objetos de uso doméstico e decorativo, nomeadamente esteiras, cestaria, vassouras, entre outros. É um tipo de artesanato que fazia parte do património cultural de algumas regiões, como o concelho do Sabugal – a que pertence Sortelha -, e atualmente é característico desta Aldeia Histórica.
Devido à pandemia, a participação no evento será limitada e sujeita a inscrição prévia – mas a festa poderá ser sentida e vivida em todo o mundo, via livestreaming, no Facebook das Aldeias Históricas de Portugal.
A inscrição, que é gratuita mas necessária, pode ser feita para a totalidade do evento ou apenas para um momento específico, como um concerto ou uma visita guiada – sendo que o limite de participantes dependerá do espaço e da tipologia de cada atividade. Para se inscrever para o programa da festa na Aldeia Histórica de Sortelha é necessário contactar a Câmara Municipal do Sabugal, através do número 271 750 080,  através do e-mail [email protected] , ou as Aldeias Históricas de Portugal, através do número 275 913 395 ou do email [email protected]
Este evento é promovido pela Associação de Desenvolvimento Turístico Aldeias Históricas de Portugal, numa organização do Município do Sabugal, Junta de Freguesia de Sortelha, Associações e Agentes económicos locais. Uma iniciativa apoiada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE).
Participe nesta festa e viva grandes emoções na Aldeia Histórica de Sortelha!
Programa do evento e limite de participantes 9h00 -11h00 | Caminhada ‘Conhecer Sortelha a partir do Arrabalde…’ Local: Passeio pelo Arrabalde 20 pax máx.
11h00 -12h30 | ‘A Natureza à Mesa’ | Streaming Criação: Chef Rui Cerveira – Casa da Esquila (Casteleiro-Sabugal) Local: Ruínas da Igreja de Santa Rita 15 pax máx.
14h00- 15h00 | Oficina de bracejo – ‘Conversas entrelaçadas’ Local: Zona da Porta Nova (largo junto ao chafariz) 10 pax máx
15h00 -16h00 | Atelier ‘Histórias Criativas – Vamos fazer o Zé do Feijão’ Criação: Atelier Histórias Criativas Dinamização: Rita Gomes, Aldeia Histórica de Castelo Novo Local: Rua da Mesquita (à sombra da Figueira) 10 pax máx (crianças dos 3 a 12 anos)
16h00 – 17h30 | Piquenique nas ‘sortes’* Local: Recantos da Aldeia 10 kits de piquenique máx (até 4 pax por kit) * A origem do nome Sortelha poderá estar relacionada com o facto de, na aldeia, apenas existirem pequenas ‘sortes’ (microscópicos quintais)
18h00 – 19h00 | ‘Murmúrios de Paixão’ – percurso encenado Criação: Coruja do Mato, Cooperativa artística; João Reis (ator e encenador natural de Quarta-Feira, Sortelha) e Participação da Comunidade Local: Pela Aldeia 20 pax máx
19h30 – 21h00| Concerto com Luísa Sobral | Livestreaming Luísa Sobral (voz e guitarra) e Manuel Rocha (guitarra e voz) Local: Largo do Pelourinho 60 pax máx (40 visitantes/20 residentes) A festa só acaba em novembro! O Ciclo “12 em rede – Aldeias em Festa” 2021 só termina em novembro! Depois de Sortelha, a festa segue para Belmonte, a 10 de julho; Almeida, a 17 de julho; Linhares, a 31 de julho; Castelo Rodrigo, a 28 de agosto; Marialva, a 11 de setembro; Piódão, a 25 de setembro; Idanha-a-Velha, a 30 de outubro; e Monsanto, a 6 de novembro.
0 notes
Text
Ciclo "12 em Rede" celebra a força e o poder da mulher na Aldeia Histórica de Castelo Mendo
No próximo dia 26 de junho, o Ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa” 2021 vai levar mais vida e animação à Aldeia Histórica de Castelo Mendo. O tema do evento, “D. Mendo, a Donzela Que se Fez Varão”, simboliza a força e o poder da mulher e vai dar o mote para um dia pleno de emoções.
A figura feminina, o poder e a força da mulher vão estar em destaque no próximo dia 26 de junho, na Aldeia Histórica de Castelo Mendo. Partindo do rimance (pequeno canto épico) “A Donzela Que Vai À Guerra”, o Ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa” 2021 vai promover um dia repleto de diversão, para miúdos e graúdos.
Um dia para celebrar o feminino, mas também a cultura, a gastronomia, as tradições e costumes de Castelo Mendo, com uma programação dedicada a toda a família. Habitantes e visitantes são convidados a participar em jogos, desafios e passatempos para descobrir a História de Castelo Mendo. Para desfrutar da gastronomia do território, haverá um piquenique recheado de produtos típicos da região e um showcooking com o conceituado chef Álvaro Costa. O evento contará ainda com um concerto, “O Tempo Não Parou”, um projeto colaborativo criado em residência artística no território de Castelo Mendo, com direção artística de Hélder Costa, no qual participará a inigualável Maria João. E o dia termina com a performance e gravação de podcast “Entre Braga e Nova Iorque”: “Donzela Que se Fez Varão – O Poder e a Liberdade da Mulher”, nas ruínas da Igreja de Santa Maria do Castelo.
Devido à pandemia, a participação no evento será limitada e sujeita a inscrição prévia – mas a festa poderá ser sentida e vivida em todo o mundo, via streaming, no Facebook das Aldeias Históricas de Portugal.
A inscrição, que é gratuita, mas necessária, pode ser feita para a totalidade do evento ou apenas para um momento específico, como um concerto ou uma visita guiada – sendo que o limite de participantes dependerá do espaço e da tipologia de cada atividade. Para se inscrever para o programa do evento na Aldeia Histórica de Castelo Mendo é necessário contactar o Posto de Turismo de Almeida, através do número 217 570 020 ou do email [email protected], o café Venceslau, em Castelo Mendo, a Junta de Freguesia de Castelo Mendo, pelo número de telefone 912 149 316 ou o email [email protected] ou as Aldeias Históricas de Portugal, através do número 275 913 395 ou do email [email protected].
Este evento é promovido pela Associação de Desenvolvimento Turístico Aldeias Históricas de Portugal, numa organização do Município de Almeida, Junta de Freguesia de Castelo Mendo, Associações e Agentes económicos locais. Uma iniciativa apoiada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE).
Participe nesta festa e viva grandes emoções na Aldeia Histórica de Castelo Mendo!
Programa do evento e limite de participantes
A partir das 10:30 Programação para Famílias
13:00 Pic-nic nas imediações da Aldeia 60 pax máx
16:00 “DOM MENDO, Donzela que se fez Varão” (Visita Guiada/ Percurso Performativo) 30 pax. máx.
19:30 Showcooking Degustação com Chef Álvaro Costa 60 pax. máx
21:30 Concerto – “Tempo Não Parou” com Maria João 100 pax máx.
23:00 “Donzela que se fez Varão” – O poder e a Liberdade da Mulher (Performance e gravação de podcast “entre Braga e Nova Iorque” ) 15 pax. máx
A festa só acaba em novembro! O Ciclo “12 em rede – Aldeias em Festa” 2021 só termina em novembro! Depois de Castelo Mendo, a festa segue para Sortelha, a 3 de julho; Belmonte, a 10 de julho; Almeida, a 17 de julho; Linhares, a 31 de julho; Castelo Rodrigo, a 28 de agosto; Marialva, a 11 de setembro; Piódão, a 25 de setembro; Idanha-a-Velha, a 30 de outubro; e Monsanto, a 6 de novembro.
0 notes
Text
Novo filme promocional das Aldeias Históricas de Portugal premiado em dois dos mais conceituados festivais de cinema de turismo
“De Corpo e Alma”, o novo filme promocional das Aldeias Históricas de Portugal, produzido pela Lobby Films and Advertising, acaba de receber duas importantes distinções: Ouro no Festival Internacional de Cinema de Turismo de África e Prata no Festival Internacional de Cinema de Turismo, Capadócia, Turquia. Os dois prémios foram conquistados na categoria de Produtos Turísticos.
Apesar da forte concorrência – só no Festival Internacional de Cinema de Turismo de África estiveram a concurso mais de mil filmes, provenientes de 94 países! – a estreia das Aldeias Históricas de Portugal na maior competição de filmes de turismo à escala mundial, os “World’s Best Tourism Film Awards – CIFFT Circuit”, não podia ter começado de forma mais positiva: o filme “De Corpo e Alma” arrebatou o Ouro no Festival Internacional de Cinema de Turismo de África e conquistou Prata no Festival Internacional de Cinema de Turismo, Capadócia, Turquia, ambos na categoria de Produtos Turísticos.
Estes prémios representam o reconhecimento internacional da qualidade técnica e criativa do filme realizado por Telmo Martins, e produzido pela Lobby Films and Advertising, em parceria com a Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico, mas também da estratégia de comunicação delineada para o território e isto de acordo com a exigência de um júri internacional composto por prestigiados profissionais internacionais da área do turismo e promoção/comunicação turística.
Por outro lado, estes prémios demonstram, mais uma vez, a atratividade das 12 Aldeias Históricas de Portugal, não só para o turismo, como também para o universo das indústrias culturais e criativas. Este é, aliás, um eixo estruturante na política de ativação e dinamização da Rede no domínio socioeconómico e que se pretende ver em crescimento na próxima década (Estratégia Aldeias Históricas de Portugal 2030), com vista à diversificação do tecido empresarial do território. Um objetivo que parte das competências já existentes e outras que estão a ser criadas por via do sistema científico instalado na região, com abordagem especializada nesta área.
Entrega da Prata no Festival Internacional de Cinema de Turismo, Capadócia, Turquia, a Hugo Marcos, CIFFT General Secretary
Com estas distinções, o filme “De Corpo e Alma” entra, assim, com o pé direito na maior competição de filmes de turismo à escala mundial, os “World’s Best Tourism Film Awards – CIFFT Circuit”, composto pelos 14 maiores e mais prestigiados festivais de filmes de turismo. Mais uma importante ferramenta de comunicação das Aldeias Históricas de Portugal, com vista ao reforço da notoriedade internacional do território.
0 notes
Text
Aldeia Histórica de Castelo Novo celebra a Fonte da Gardunha na festa do Ciclo "12 em Rede"
Pelas ruas da Aldeia Histórica de Castelo Novo, há um murmúrio que caminha connosco, perpetuando a sensação de que nos encontramos num lugar encantado. É a Água do Alardo, que nasce no topo da Aldeia Histórica, e que vai fluindo pela encosta abaixo. E é um dos tesouros de Castelo Novo que vai servir de mote para o evento do Ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa”, agendado para o próximo dia 19 de junho.
É na Nascente Divina, no cimo da Aldeia Histórica de Castelo Novo, que brota a Água do Alardo. O manancial local permite que o excedente flua pela Aldeia Histórica, resultando numa melodia que se ouve em cada recanto de Castelo Novo.
De facto, uma particularidade da aldeia é a singular rede que capta, faz circular e distribui por gravidade essa água de nascente. No topo da aldeia está o princípio desse sistema de tanques, caleiras e fontes que disponibiliza a água a qualquer ponto da malha urbana, aos quintais ou aos terrenos agrícolas envolventes.
Conhecida como “a Fonte da Gardunha”, a Água do Alardo é uma das preciosidades de Castelo Novo – e vai inspirar o evento do Ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa”, que chega àquela Aldeia Histórica, no próximo dia 19 de junho.
Várias atividades, ao longo do dia, evocam a Fonte da Gardunha e recordam curiosidades e estórias sobre o povo e a Aldeia Histórica. Haverá, por exemplo, percursos sonoros artísticos, onde a água se assume como fio condutor, um mercado de produtos tradicionais, uma visita guiada à fábrica das Águas do Alardo, uma instalação performativa, multissensorial – “DeGELO – Diamante Bruto” -, entre outros. Momentos que vão fazer as delícias de miúdos e graúdos.
O dia terminará “À Mesa”, às 21h: as famílias da Aldeia Histórica convidam os visitantes para jantares performativos, em que contam estórias e vivências, revelam e recriam receitas quase secretas e dão a conhecer o património de Castelo Novo. Uma experiência muito intimista, perfeita para melhor conhecer Castelo Novo e a sua comunidade.
Devido à pandemia, a participação no evento será limitada e sujeita a inscrição prévia – mas a festa poderá ser sentida e vivida em todo o mundo, via streaming, no Facebook das Aldeias Históricas de Portugal.
A inscrição, que é gratuita, mas necessária, pode ser feita para a totalidade do evento ou apenas para um momento específico, como um concerto ou uma visita guiada – sendo que o limite de participantes dependerá do espaço e da tipologia de cada atividade. Para se inscrever para o programa do evento na Aldeia Histórica de Castelo Novo é necessário contactar o Posto de Turismo de Castelo Novo, através do número 275 561 501 ou do email [email protected], ou as Aldeias Históricas de Portugal, através do número 275 913 395 ou do email [email protected]
Este evento é promovido pela Associação de Desenvolvimento Turístico Aldeias Históricas de Portugal, numa organização do Município do Fundão, Junta de Freguesia de Castelo Novo, Associações e Agentes económicos locais. Uma iniciativa apoiada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE).
Participe nesta festa e viva grandes emoções na Aldeia Histórica de Castelo Novo!
Programa do evento e limite de participantes
10h00 às 12h00               Fábrica das Águas do Alardo: Visita guiada Nº de Visitas: 5 Número de participantes: 6
Todo o dia: Mercado da Belisandra Largo Juiz de Fora
Todo do dia: Percurso histórico de Castelo Novo Posto de Turismo
Todo o dia: Percurso Uma Aldeia Posto de Turismo
Todo o dia: Desvio Posto de Turismo
15h00: Oficina “Ouvir a Água” Posto de Turismo Número de participantes: 15 15h-20h00: DeGelo – Diamante Bruto Bosque da Quinta do Alardo Deambulações Coreográficas: 15H00; 17H00; 19H às 20H00       
21h00: À Mesa! Número de participantes: 40
A festa só acaba em novembro! O Ciclo “12 em rede – Aldeias em Festa” 2021 só termina em novembro! Depois de Castelo Novo, a festa segue para Castelo Mendo, a 26 de junho; Sortelha, a 3 de julho; Belmonte, a 10 de julho; Almeida, a 17 de julho; Linhares, a 31 de julho; Castelo Rodrigo, a 28 de agosto; Marialva, a 11 de setembro; Piódão, a 25 de setembro; Idanha-a-Velha, a 30 de outubro; e Monsanto, a 6 de novembro.
0 notes
Text
Aldeias Históricas de Portugal inspiram criação de Rede de Conjuntos Históricos na província de Badajoz
Um grupo de representantes de várias localidades históricas da província de Badajoz (Espanha) visitou as Aldeias Históricas de Portugal, com o objetivo de adquirir conhecimento sobre a sua abordagem de desenvolvimento territorial, de modo a criar uma rede de 12 Conjuntos Históricos na província de Badajoz.
A Rede das Aldeias Históricas de Portugal tem sido cada vez mais procurada como exemplo de boas práticas, tanto no plano nacional como internacional. Depois de, em novembro de 2018, ter sido o primeiro destino em rede – a nível mundial –, a receber o certificado BIOSPHERE DESTINATION, em junho de 2019 acolheu o 1º encontro de técnicos de turismo da CPLP – Comunidade de Países de Língua Portuguesa, que veio conhecer o projeto da Rede como exemplo de boas práticas na recuperação de património. Em janeiro de 2020, a Rede das Aldeias Históricas de Portugal tornou-se o primeiro território português a liderar a comunidade internacional de Destinos Turísticos Sustentáveis.
Esta semana, as Aldeias Históricas de Portugal receberam a visita de uma comitiva de representantes de várias localidades históricas da província de Badajoz (Espanha), cujo objetivo é conhecer a sua metodologia de trabalho, com vista a criar uma rede de 12 Conjuntos Históricos na Província de Badajoz, ao abrigo do projeto de Cooperação Transfronteiriça GLOBALTUR-EUROACE. Marcam presença, entre vários autarcas e deputados, o Deputado de Turismo de Província de Badajoz.
Nesta visita, a Rede das Aldeias Históricas de Portugal deu a conhecer, à Diputación de Badajoz, a sua estratégia de desenvolvimento territorial, onde se enquadram o vasto património histórico-cultural, a gastronomia, os vinhos, a natureza, os costumes e tradições, e a promoção de “um destino que são 12”, sem igual em todo o mundo, servindo assim de exemplo para os seus congéneres espanhóis.
Sobre a visita, Gonzalo de la Granja Villoslada, Consultor de Turismo do Ayuntamiento de Olivenza, comentou que “o projeto tem um atrativo social, económico e turístico muito interessante. É notório o potencial de todas as Aldeias Históricas que visitámos, assim como o envolvimento de projetos públicos e privados. É impressionante também o profissionalismo de todos os setores aliados ao turismo. A informação, para o turista, está desde logo acessível. Nota-se uma grande aposta a nível tecnológico. Agora, com o que aprendemos, vamos criar a base para o nosso projeto”.
Já Joaquina Hernández, Técnica Consultora da Magnus Nature, disse que “as Aldeias Históricas de Portugal, para nós, são um exemplo magnífico, fantástico, de trabalho em rede, que envolve o desenvolvimento turístico, da comunidade, das empresas, a sustentabilidade, e sobretudo a economia, em territórios despovoados. São modelos de sucesso. Nesta visita, aprendemos muito. As Aldeias Históricas de Portugal são especialistas a trabalhar em rede, algo que não é fácil, pois é preciso envolver municípios, comunidades e empresas. As Aldeias Históricas de Portugal mostram um imenso profissionalismo em todo o seu trabalho e provam que tudo é possível”.
María Soledad López, Técnica de Turismo da Diputación de Badajoz, explicou que “queremos criar uma rede com os 12 Conjuntos Históricos na Província de Badajoz, e para isso escolhemos o modelo de sucesso das Aldeias Históricas de Portugal para nos inspirarmos. As Aldeias Históricas de Portugal são uma referência no turismo rural, e um exemplo que queremos imitar”.
0 notes