Tumpik
ravirravi · 2 years ago
Video
youtube
Edição do vídeo de chamado para a #RedePelaTransição
Recife, 2020.
0 notes
ravirravi · 3 years ago
Video
youtube
Sinopse: Salitre √† Beira √© um document√°rio produzido a partir de imagens e depoimentos captados durante a Caravana Agroecol√≥gica do Semi√°rido Baiano, em julho de 2017. A Caravana mobilizou representantes de mais de uma dezena de institui√ß√Ķes, entre as quais Abrasco, Fiocruz, CPT e Minist√©rio P√ļblico da Bahia, al√©m de representantes de comunidades quilombolas e comunidades de fundos de pasto. Foi pensada e articulada com o objetivo de observar coletivamente os conflitos,e as experi√™ncias de resist√™ncia, autonomia e organiza√ß√£o no contexto da bacia do Rio S√£o Francisco, em uma regi√£o sob forte press√£o do agroneg√≥cio e de grandes empreendimentos. A Caravana percorreu munic√≠pios em torno do rio Salitre que √© afluente do S√£o Francisco e est√° inserido em um territ√≥rio disputado desde a coloniza√ß√£o por diferentes interesses, uma vez que √© rico em min√©rios (inclusive o que origina seu nome, componente da p√≥lvora) e possuir at√© meados dos anos 70 √°gua em abund√Ęncia. No entanto, hoje √© um rio invis√≠vel. ¬†Aborda temas como associativismo, agroecologia, disputa de terras e a forte presen√ßa feminina em espa√ßos de lideran√ßa. Mas, sobretudo, √© uma oportunidade de ser o porta-voz de pessoas que vivem em uma regi√£o esquecida pelo Brasil e pode ser o espelho do futuro n√£o muito distante da bacia do S√£o Francisco.
Duração: 45min.
Imagens, edição e montagem: Arthur Diniz e Ravi Rocha
Recife, 2018.
0 notes
ravirravi · 3 years ago
Video
BIBLIOTECA AMBIENTAL
Diante de todo o retrocesso na √°rea socioambiental que estamos passando no nosso pa√≠s, resolvi tornar p√ļblico todo acervo digital que tenho nessa tem√°tica. S√£o quase 5 mil arquivos, dentre artigos, livros, publica√ß√Ķes, apresenta√ß√Ķes, v√≠deos etc sobre conserva√ß√£o da biodiversidade, legisla√ß√£o ambiental, zoologia, bot√Ęnica, permacultura e sustentabilidade. Conhecimento √© de todxs. e n√£o √© por falta dele que vamos deixar de resistir!
Acesse aqui: https://bit.ly/2SFkrq8
0 notes
ravirravi · 3 years ago
Video
youtube
2018 - Vídeo Stop Motion "Autogestão do Sistema Agroflorestal Experimental (UFPE)" (produção)
1 note · View note
ravirravi · 4 years ago
Video
youtube
2017 - Não tem Flor Quadrada de Naomi Silman (edição).
0 notes
ravirravi · 4 years ago
Text
Memórias da passagem da Mostra Itinerante do filme Revolução do Jardim no Ceça
Um relato de como foi a Mostra Itinerante no Ceça. A Mostra tem o objetivo de deixar fluir através da experiência prática as ideias apresentadas pelo filme. Nosso desejo é que a exibição possa trazer a possibilidade de criação de paraísos no meio urbano e no interior de cada pesssoa. 
Tumblr media
Exibição do filme Revolução do Jardim, dia 1 de novembro no Quarta Generosa
O centro do Recife resiste pela comunica√ß√£o do esp√≠rito, pela comunica√ß√£o de pot√™ncias no Ce√ßa, espa√ßo n√£o-espa√ßo de cultura e de busca por harmonia das rela√ß√Ķes. Foi a√≠ nesse fluxo que o o filme Revolu√ß√£o do Jardim foi exibido. A Mostra Itinerante convidou nesse dia como surpresa o videoclipe "Recifechando" de Mozzaika, uma querida artista da Arg√©lia/Fran√ßa que esteve em Recife no primeiro semestre do ano como parte do seu projeto album-visual que percorre v√°rios pa√≠ses, criando m√ļsica, dan√ßa, composi√ß√Ķes e mais um pouco com artistas de cada local. No clipe, a vis√£o de Mozzaika sobre uma s√©rie de dores sociais que Recife vem passando e a sua pot√™ncia como terra que resiste. "Recifechando" entrecruza a Revolu√ß√£o do Jardim em diversos pontos, mas sobretudo porque enxergam uma nova rela√ß√£o com a cidade e com o centro.
Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media
 Após a exibição dos vídeos, uma recepção interessante das cerca de 30 pessoas presentes: vontades de exibir Revolução do Jardim em condomínios, escolas e até mesmo em programas da sáude no governo. Conheci uma rede incrível de braços que trabalham para a sustentação da vida, saí brilhante com a real generosidade de todos que conversei, mas particularmente da Gordices da Santa (que me deu um bolo de banana extra ultra master delicioso!).
Oficina de Criação dos Jardins de Dentro e de Fora, dias 3 e 4 de novembro
Depois da exibição, nossa proposta era que o filme deixasse junto com suas imagens a potência real dos jardins no interior de cada pessoa e através de uma intervenção paisagística no Ceça. A primeira grande gratidão foi ter conhecido e trabalhado com Mariana Albuquerque, que ofereceu a oficina junto comigo. Tudo fluiu tranquilamente, que pessoa maravilhosa! Tive muitos aprendizados nessa parceria, é um lugar que quero estar sempre.
Realizamos um pouquinho de meditação e visualização criativa, para florescer os jardins de dentro e para a intervenção paisagística juntamos mudas, ferrramentas e outros recursos do pedacinho de terra Do Sítio (Chã Grande/PE, empreendido por Mari) e dos vizinhos queridos do Ceça, o Soledade 37 (Rua da Soledade - Recife/PE).
Tumblr media Tumblr media Tumblr media
No total, 12 pessoas participaram da oficina. Plantamos um espiral de ervas lindão, aplicando a técnica de criação de solo com palha do japonês Fukuoka. Tivemos oportunidade de trabalhar vasinho supensos com cordas em macramê, reorganizar um dos pallets do espaço e um minhocário que estava desativado, além de reutilizar  pneus como vasos maiores para ornamentais.
Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media
Próximo passo: Renascimento do Jardim
No dia 08 de novembro, iremos voltar ao Ceça e à Quarta Generosa para encerrar o ciclo apresentando um pouco como foi o processo de preparação e realização da oficina, além de propor em grupo uma poderosa visualização criativa para a vida no centro do Recife florescer e criarmos paraísos!
O QUE FICOU AP√ďS A REVOLU√á√ÉO
Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media
0 notes
ravirravi · 5 years ago
Video
https://www.facebook.com/simboraMUDAR/videos/287828178362330/
1 note · View note
ravirravi · 5 years ago
Photo
Tumblr media
Arte gráfica para exibição do filme Amor Maldito de Adélia Sampaio 
0 notes
ravirravi · 5 years ago
Video
youtube
2015 - ‚ÄúRevolu√ß√£o do Jardim‚ÄĚ (dire√ß√£o em parceria com Arthur Diniz, edi√ß√£o e montagem)
2 notes · View notes
ravirravi · 5 years ago
Video
youtube
Marsha Hanzi √© precursora da Permacultura no Brasil e h√° 12 anos fundou o Mariz√° Epicentro de Cultura e Agroecologia, em Tucano-BA. Marsha conversa sobre a crise geral que nossa sociedade vem passando, a import√Ęncia do foco nas solu√ß√Ķes para enfrent√°-las na cidade e um pouco de sua trajet√≥ria inspiradora.
Recife, 2015.
0 notes
ravirravi · 6 years ago
Video
youtube
2016 - ‚ÄúUsina Teatral‚ÄĚ (imagens, montagem, som direto)
0 notes
ravirravi · 6 years ago
Video
youtube
2016 - ‚ÄúUsina Teatral‚ÄĚ - Renato Ferracini (imagens, montagem, som direto)
0 notes
ravirravi · 6 years ago
Video
youtube
2016 - ‚ÄúUsina Teatral‚ÄĚ - Angelicus (imagens)
0 notes
ravirravi · 7 years ago
Video
youtube
2015 - Teaser da festa ‚Äú1¬™ Baktun Solto e Virada‚ÄĚ (edi√ß√£o como Coletivo Baktun)
0 notes