Tumgik
psi-ingrid-oliveira · 3 years
Text
Ansiedade
Tumblr media
Tem momentos em nossa vida que vamos nos sentir ansiosos e com medo, como diante de situações de perigo para que possamos reagir de acordo.
Todavia quando o medo ou ansiedade são excessivos e/ou acontecem em momentos inapropriados, deixam de nos auxiliar e podem acabar fazendo com que a gente aja de maneira equivocada.
Então quando estamos lidando com alguma situação (inédita ou do cotidiano) e temos pensamentos espontâneas sobre o que pode dar errado pode desencadear reações fisiológicas como batimento cardíaco acelerado, suor excessivo, tremores, tensão muscular, dentre outros. Esse conjunto de reações fisiológicas e pensamentos errôneos nos levam a evitar ou fugir de determinadas situações.
Tumblr media
Em terapia é possível desenvolver habilidades para lidar com a ansiedade, assim como compreender os pensamentos e crenças que estão a causando, e ao manejar eles criamos a capacidade de lidar com as situações que causam a ansiedade.
De forma simples, a ansiedade é normal até o ponto em que nos ajuda a nos preparar ou lidar com uma situação, se ela está intensa a ponto de te impedir de seguir com a vida normalmente está na hora de procurar ajuda profissional.
--
Ingrid Oliveira
Psicóloga
CRP 06/168161
(12) 99151-0339
--
Referências
CLARK, D. A; BECK, A. T. Vencendo a ansiedade e a preocupação: com a Terapia Cognitivo-Comportamental. Porto Alegre: Artmed, 2014.
1 note · View note
psi-ingrid-oliveira · 3 years
Text
A importância da Psicoterapia
Tumblr media
Uma pesquisa realizada por Mondardo, Piovesan e Mantovani (2009) levanta como benefícios provindos da psicoterapia: autoconhecimento, desenvolvimento de habilidades, modificação na forma de pensar e de perceber a realidade, e melhora da saúde advinda da capacidade de lidar com os problemas.
E essas melhoras são notáveis a partir dos comportamentos, alívio ou extinção de sintomas, e mudança nos pensamentos e crenças. Isso é possível através de um processo terapêutico no qual o terapeuta e paciente formam aliança e trabalham ativamente juntos.
Dito isso, estamos acostumados a investir em tantas coisas em nossa vida, como bens materiais e formas de entretenimento, por que não investir também em sua saúde mental? Assim como buscamos profissionais médicos quando estamos doentes devemos buscar também pessoas capacitadas na área psicológica para nos auxiliar a cuidar de nossa mente.
---
Referências:
MONDARDO, A. H; PIOVESAN, L; MANTOVANI, P. C. A percepção do paciente quanto ao processo de mudança psicoterápica. Aletheia, Canoas, n. 30, dez. 2009.
---
Ingrid Oliveira
Psicóloga CRP 06/168161
(12) 99151-0339
1 note · View note
psi-ingrid-oliveira · 3 years
Text
O que é a Terapia Cognitivo-Comportamental?
Tumblr media
A Terapia Cognitiva-Comportamental (TCC) foi desenvolvida por Aaron Beck por volta de 1960 ao realizar experimentos para comprovar a eficácia da psicanálise, mas que ao invés disso acabou gerando outras explicações para a depressão (tema da pesquisa) como cognições distorcidas, e a partir disso essa descoberta foi sendo estudada e aprofundada, originando a Terapia Cognitiva, a qual hoje é conhecida por Terapia Cognitivo-Comportamental conforme foi sendo evoluída e expandida.
Esse modelo de psicoterapia parte do princípio de que a cognição influencia os comportamentos, e que ela pode ser estudada e alterada, sendo assim, uma mudança na cognição leva a mudanças comportamentais.
As distorções do pensamento ou distorções cognitivas levam o indivíduo a avaliar erroneamente uma situação e assim agir de maneira equivocada, por isso o foco da terapia cognitiva é corrigir essas distorções, que irão alterar as reações a esses pensamentos. Além disso, a TCC é voltada para o presente e para a resoluções de problemas, apresentando eficácia para casos como depressão, transtorno de ansiedade generalizado, transtorno do pânico, dentre outros.
---
Referências: BECK, J. Introdução à Terapia Cognitivo-Comportamental. In: ______. Terapia Cognitivo-Comportamental: Teoria e Prática. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2013, cap. 1.
KNAPP, P. Princípios fundamentais da Terapia Cognitiva. In: KNAPP, P. Terapia Cognitivo-comportamental na prática psiquiátrica. Porto Alegre: RS. Artmed. 2004
---
Ingrid Oliveira
Psicóloga CRP 06/168161
(12) 99151-0339
1 note · View note
psi-ingrid-oliveira · 3 years
Photo
Tumblr media
Olá! Me chamo Ingrid e sou psicóloga praticante da Terapia Cognitivo-Comportamental. Atendo adolescentes, adultos e idosos de modo online de qualquer lugar do país
As principais demandas com que atuo são aqueles ligados a ansiedade e depressão.
Fico a disposição caso queira entrar em contato para consultar meus serviços
Ingrid Oliveira WhatsApp: (12) 99151-0339 E-mail: [email protected] CRP 06/168161
1 note · View note