Tumgik
leituranlouisecruz · 5 months
Text
Podemos realizar muitas e muitas conversas com outros ampliando possibilidades de debates, compreensão e entendimento em relação a vários assuntos e campos de abordagem, mas creio que a melhor conversa que podemos ter acontece em nós mesmos e com nossas consciências.
1 note · View note
leituranlouisecruz · 5 months
Text
Nenhum país melhora seu povo destituído de uma boa Educação. Sem debates sociais com boa qualidade, com pouquíssima leitura de livros; com culto a estímulo de vida superficial que não oferece desenvolvimento ao senso crítico e a "eterna" exacerbação do EU. Não há o que esperar...
Na "eterna" exacerbação do Eu mediante fachada de autenticidade, somos lançados constantemente ao olhar ficcionalizado e forçado dos outros. Somos aquilo que está dentro de nosso espírito. Cada um sabe o que se passa dentro de si. Para quem crer, Deus é quem conhece sinceramente.
1 note · View note
leituranlouisecruz · 6 months
Text
Olá, amores. Boa noite. Acabei de postar vídeo (no LEITURAN® - Youtube) (no dia 11 NOV 2023) Minha Coleção de Hqs - Parte 17, 18 e 19. Espero que gostem e possamos compartilhar nossos gostos literários. Beijinhos e bom final de semana para todos!
1 note · View note
leituranlouisecruz · 6 months
Text
Plantar Bem e Colher Bem
Deus é AMOR. No final do dia o bem que plantamos é o bem que colhemos. A calmaria espiritual para mim é o que conta.
1 note · View note
leituranlouisecruz · 7 months
Text
Olá, amores. Pergunto se gostam de pensar, por exemplo, acerca de possíveis elementos comparativos entre dois ou mais filmes e livros. Compartilho minha pequena experiência com alguns conteúdos e abordagens lá no LEITURAN® (- Youtube) Beijinhos e até as próximas postagens.
1 note · View note
leituranlouisecruz · 7 months
Text
Olá, amores. Postei os seguintes vídeos no LEITURAN® (- Youtube):
Compilação de Novelas Gráficas que oferecem histórias de terr0r e/ou suspense
Elementos comparativos e observações entre os filmes Estrada Mald1ta (2007) e Ghost House (2017). Apresento também possíveis diálogos com filmes.
Filmes de Terr0r que assisti/ mais gosto - nessa compilação não estabeleço ordem preferencial.
Elementos comparativos - Filmes Colecionador de Unhas (Nails) (2017) e A Mald1çã0 de Helena (2012).
E, você, pergunto se gosta de pensar, por exemplo, acerca de possíveis elementos comparativos entre dois ou mais filmes. Beijinhos e até os próximos compartilhamentos.
Todos os conteúdos transmitidos aqui no Tumblr encontram-se em sua versão expandida e detalhada no LEITURAN® (- Youtube). Espero sua visita e participação, fundamental para crescimento e divulgação contínua do canal.
Muita Luz, Paz e Prosperidade!!
1 note · View note
leituranlouisecruz · 8 months
Text
Cenários de felicidades e de sofrimentos
Em meu entendimento, tudo o que existe envolve variados movimentos passageiros. Cenários de felicidades e de sofrimentos também são assim.
In my understanding, everything that exists involves varied fleeting movements. Scenarios of happiness and suffering are also like this.
1 note · View note
leituranlouisecruz · 8 months
Text
Possíveis significados espirituais da Borboleta:
Transformação, mudança e renovação
Recomeço, beleza, felicidade, efemeridade da natureza, proteção e boas energias
Significados do vocábulo "Singelo"
simples;
único desprovido de ornatos, de enfeites
sem complexidade; fácil
sem malícia; ingênuo
1 note · View note
leituranlouisecruz · 10 months
Text
Literatura e Cinema
A diferença primordial entre ambas é: enquanto a literatura lida com recursos imagéticos subjetivos influenciados pelo arcabouço e pelo potencial imaginativo do autor e do leitor; o cinema, no imediatismo que lhe é peculiar, traduz essas palavras em sons e imagens utilizando-se da ótica do diretor e auxiliado pelos recursos técnicos (humanos, materiais e imateriais) e tecnológicos disponíveis.
Os recursos técnicos aplicados ao cinema muito contribuem para deixar as histórias contadas nos livros mais atrativas e ricas em possibilidades de novas percepções estéticas, sensoriais e emocionais. Isso permite releituras de livros devido à linguagem híbrida inata do cinema e o faz dar nova feição à obra literária.
1 note · View note
leituranlouisecruz · 10 months
Text
“Um dia quando todos os livros forem queimados por inúteis, há de haver alguém, pode ser que tenor, e talvez italiano, que ensine esta verdade aos homens. Tudo é música, meu amigo. No princípio era o dó, e do dó fez-se ré,etc. Este cálice (e enchia-o novamente), este cálice é um breve estribilho. Não se ouve? Também não se ouve o pau nem a pedra, mas tudo cabe na mesma ópera...”
(Machado de Assis, in Dom Casmurro, Cap. IX A Ópera).
1 note · View note
leituranlouisecruz · 10 months
Text
Não seja escravo das suas emoções.
Don´t be a slave to your emotions.
1 note · View note
leituranlouisecruz · 10 months
Text
Olá, meus amores! Mais um vídeo (disponível no LEITURAN® - Youtube) para vcs com muito carinho. Mil beijinhos e toda luz do Universo!
Venho com Impressões sobre o filme Um Lugar para Recomeçar (An Unfinished Life) (2005) - SPOILERS.
Entendo que filmes adquirem maiores potencialidades se forem vistos não como discursos prontos e acabados, mas como alicerces (ou pontos de partida) para outros questionamentos e novas buscas, que propiciarão maiores aprendizados individual e/ou coletivamente.
Indico acessar a playlist:
Impressões sobre filmes mais marcantes para mim
Para darem uma força ao canal, podem se inscrever, curtir o vídeo e ativar o sininho das notificações! Muito Obrigada!
1 note · View note
leituranlouisecruz · 10 months
Text
Não se entristeça em relação ao que se desejava sentimental e/ou materialmente, quando não alcança a tua pessoa, em minha leitura, não estava destinado para ti.
Don't be sad about what you wanted sentimentally and/or materially, when it doesn't reach you, in my reading, it wasn't destined for you.
1 note · View note
leituranlouisecruz · 10 months
Text
Entendo que filmes adquirem maiores potencialidades se forem vistos não como discursos prontos e acabados, mas como alicerces (ou pontos de partida) para outros questionamentos e novas buscas, que propiciarão maiores aprendizados individual e/ou coletivamente.
1 note · View note
leituranlouisecruz · 10 months
Text
Quais são as características de uma introdução de edição crítica?
Resp.: Preliminarmente, devemos salientar que edição crítica é um instrumento produtivo de trabalho literário, linguístico e cultural. Dito isso, com a finalidade de responder à questão apresentada, nos debruçaremos sobre a edição crítica das obras não póstumas de Eça de Queirós — volume que apresenta as 2.ª e 3.ª versões de O Crime do Padre Amaro (doravante simplesmente denominada por nós de Padre Amaro), trabalho sob a coordenação do professor Carlos Reis (da Faculdade de Letras de Coimbra) e de Maria do Rosário. Assim vejamos:
Descrição da gênese do romance:
questão do plágio – no decorrer da produção da obra, Eça de Queirós sofreu acusações de que Padre Amaro seria plágio de La Faute de l'Abbée Mouret, comprometendo a originalidade e a autenticidade textual, assim como o próprio autor, no que diz respeito à criatividade,
quantidade de vezes que o romance foi escrito –  O romance foi reescrito, resultando em três versões (datadas de 1875, 1876 e 1880), as quais possibilitaram o amadurecimento da obra. Em 1889, foi impressa uma versão definitiva do romance (ne varietur).
No que tange ao enredo:
(i) nas duas primeiras versões, o Padre Amaro mata o filho logo após nascer; e
(ii) na terceira, o reverendo não comete infanticídio, porém, o rebento morre misteriosamente pouco antes de sua mãe Amélia.
No que concerne ao estudo literário norteador:
(i) na 1ª versão, o romance lembra-nos os moldes românticos exibidos nas Prosas Bárbaras;
(ii) na 2ª versão, o autor demonstra uma aproximação à doutrina Naturalista, com uma ênfase na influência do meio sobre as personagens; e
(iii) na 3ª versão, comprova-se o esmiuçador trabalho de composição realizado por Eça de Queirós. Como resultado, a obra torna-se mais equilibrada.
as índoles literária e ideológica do autor:
Eça de Queirós era severo crítico de seus escritos. Pesquisa indicou-nos o escritor lusitano possuir paixão pelo ofício da escrita e, em face disso, zelava com esmero pela forma de suas produções literárias. Aditamos que, não somente em Padre Amaro como em suas demais obras, o autor exprimiu toda uma visão pessimista em relação à sociedade portuguesa.
Quanto à índole ideológica, Eça de Queirós adotou em Padre Amaro a estética realista e naturalista. Cabe, também, comentarmos que em Padre Amaro o autor faz uma crítica aos costumes eclesiásticos buscando comprovar duas teses:
(i) o sacerdócio sem vocação leva o sacerdote à perda dos valores morais, e
(ii) a fanatização religiosa da mulher acarreta a destruição do padre.
Quanto à índole literária, Eça utiliza-se do narrador para, com acurada caracterização das personagens, enfatizar temas que interessam ao Naturalismo;
descrição dos critérios e orientações de apresentação adotados para a elaboração dessa edição crítica. São eles:
(i) a 2ª versão surgirá na continuidade das páginas pares;
(ii) o texto da edição ne varietur (1889) surgirá na continuidade das páginas ímpares;
(iii) os rodapés das páginas ímpares integrarão o aparato que resulta do confronto entre o texto da edição ne varietur com o da 3ª versão, assim como casuais notas do editor, devidamente indicadas; e
(iv) o rodapé das páginas pares integrará o aparato que resulta do confronto do texto da edição ne varietur com o texto da 2ª versão, bem como eventuais notas de editor, também devidamente indicadas;
indicação do aparato crítico utilizado e sua respectiva formatação: aparato que resulta do confronto dos textos  das versões ne varietur com a 3ª versão;
estabelecimento do texto-base a ser adotado para produzir a edição crítica de Carlos Reis e Maria do Rosário: a 3ª versão, tendo em vista ter sido a versão que fez Eça ficar satisfeito em relação às versões anteriores; e
pesquisa histórico-literária da obra.
Resumindo, mediante as características citadas e comentadas nas alíneas (a), (b), (c), (d) e (e) anteriores — aspectos já presentes na introdução da edição crítica de Carlos Reis e Maria do Rosário — percebemos que esses críticos textuais mostram-nos a complexidade e a relevância de seu instrumento de trabalho. Utilizando esse instrumento, tais críticos buscam interpretar a gênese em Padre Amaro — um romance de escrita muito complexa — e os acidentes de percurso que essa gênese conheceu. Por último, mas não em menor importância, a crítica textual permite-nos verificar, também, os “bastidores da escrita”, isto é, as modificações inseridas no decorrer da elaboração das diferentes versões, do aperfeiçoamento da obra e de sua maturação, tanto em relação ao conteúdo quanto à forma.
1 note · View note
leituranlouisecruz · 10 months
Text
Falamos e pleiteamos muito sobre cidadania e direitos humanos; mas deixamos de tratar de algo muito mais simples e importante: os deveres humanos. Deveres que foram, são e sempre serão obrigações de todos em relação aos outros, sobretudo os desvalidos. Isso é que confere razão e sentido à nossa vida terrena. Quem já não se sentiu bem tendo feito alguém feliz?
1 note · View note
leituranlouisecruz · 10 months
Text
Venho com Série The Last of Us (2023) (Vídeo disponível no LEITURAN® - Youtube)
Ótima série para se refletir, por exemplo, sobre até que ponto os personagens são responsáveis e generosos com seus semelhantes em meio a tamanha tr@gédi@. A produção da HBO é enriquecida com cenários e personagens muito bem desenvolvidos.
A trama da primeira temporada propicia relevantes inquietações o que traz mais nuances psicológicas no contexto geral do enredo além de intensa jornada de sobrevivência dos personagens principais e secundários. Vale a pena assistir. Espero que venham mais temporadas! Simplesmente adorei!
Não sabia da existência do videogame. Mesmo não o jogando, gosto de conhecer (mesmo que pouquinho) a história deles (de videogames).
1 note · View note